domingo, 27 de março de 2011

O CONVENTO, AS OBRAS E OS TURISTAS

Na sequência da notícia publicada no CM, sobre o início da obras da "Envolvente ao Convento de Cristo" (ver post anterior), tendo em conta outrossim o comentário de um leitor, que me aconselhou a ir trabalhar, lá resolvi meter pés ao caminho. Apesar de ser domingo. Junto à estação de caminho de ferro, colhi estas duas fotos. Em ambas é notório o estilo tomarense de empreitada: dá-se-lhe uma designação pomposa e manda-se executar outra bem diferente, além da constante do intitulado oficial. Neste caso da "Envolvente ao Convento de Cristo", trata-se de tentar solucionar uma vez mais o problema das águas pluviais da encosta do castelo, que teimam em vir desaguar na parte sul da Praça da República, apesar dos esforços anteriores, designadamente da ParqT. Vamos lá a ter esperança que seja desta...

Pelo caminho, surgiu-me este belo panorama da encosta de Nª Srª da Piedade, com a escadaria bem visível, o que não acontecia antes do tornado ter derrubado a maior parte das árvores de grande porte.
Lá em cima, junto ao castelo, eram duas da tarde e o aspecto geral do parque de estacionamento da Cerrada dos Cães era este. Não havia mais lugares livres, uma vez que a outra parte está ocupada com o estaleiro da obra, conforme já aqui foi referido.
Junto à fachada norte do Convento de Cristo, também já não restavam lugares livre para estacionar...
A não ser na extremidade nascente, junto à fachada do ex-Hospital Militar, numa zona de terra batida.
Uma vez que a já citada notícia mencionava um parque para autocarros nas traseiras do convento, fui procurá-lo, mas em vão. O que encontrei foi isto. Será aqui? Se for, convenhamos que não é nada exagerado, nem lá perto.
Estamos em Março, num ano de grave e prolongada crise. Ou me engano muito, ou vamos ter uma estação turística animadíssima. Com os potenciais visitantes a sairem de Tomar encantados, prometendo voltar quanto antes e recomendando vivamente a capital dos templários aos seus amigos, graças ao magnífico acolhimento de que beneficiaram. Visite Portugal, o país mais hospitaleiro da Europa! Visite Tomar, a cidade mais acolhedora! Mas por favor venha de comboio...

2 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz por ter seguido o meu conselho e ter ido trabalhar. Como o caro profeta diz, "tarde é o que nunca vem".

Já agora, diga-me lá porque é que os turistas odeiam a forma como são tratados por cá mas o parque automóvel da Cerrada está sempre cheio ?

Há coisas do catano, hein ?

Anónimo disse...

" Estamos em Março, num ano de grave e prolongada crise. Ou me engano muito, ou vamos ter uma estação turística animadíssima. Com os potenciais visitantes a sairem de Tomar encantados, prometendo voltar quanto antes e recomendando vivamente a capital dos templários aos seus amigos, graças ao magnífico acolhimento de que beneficiaram. Visite Portugal, o país mais hospitaleiro da Europa! Visite Tomar, a cidade mais acolhedora! Mas por favor venha de comboio... "

Slogan para a festa:
- Venha ver os Tabuleiros com a CP, porque a crise é o que se vê!