terça-feira, 15 de março de 2011

ERA PREVISÍVEL... 2


Afinal o nosso infeliz conterrâneo José Carlos Sousa não pernoitou sob o alpendre de S. Gregório.  Por razões que não foi possível apurar por enquanto, resolveu mudar-se para os arcos do Edifício Escavação, ao fundo das ruas do Camarão e Sacadura Cabral,  instalações provisórias da autarquia há mais de 20 anos. Apesar da insistência de Tomar a dianteira, limitou-se repetir que não quer conversas, "o que está dito, está dito; o que está escrito, está escrito" e que lhe roubaram dinheiro e outros bens. Uma das fotografias documenta o esforço da assistente social da autarquia, Isabel Figueiredo, para tentar estabelecer um diálogo cordial e coerente, enquanto José Carlos não pára quieto no mesmo sitio, continuando sempre a pronunciar em voz alta frases de entendimento bastante problemático. Observe-se a atitude constrangida da funcionária superior, com as mãos nos bolsos de trás, por não saber o que lhes deve fazer...

7 comentários:

Anónimo disse...

Se este nosso concidadão está gravemente doente só há uma solução:

INTERNAMENTO IMEDIATO E TRATAMENTO.

Ponto final,parágrafo.

Fugir da realidade é tudo,menos responsável.

Ou estão com medo que,não estando no seu perfeito juízo,fique traumatizado?

Deixemo-nos de parvoeiras e hipocrisias.

A psiquiatria é uma especialidade clínica. Existe porque existem doentes do foro. Os hospitais psiquiátricos existem para internar e tratar os doentes afectados.

Respeitar o nosso concidadão nestas condições,é tomar as medidas adequadas ao seu tratamento,que só pecam por tardias.

Haja bom-senso,coragem e vontade política para resolver o problema real do José Carlos.

Mas,atenção!

Todo o rigor na protecção dos seus bens e valores,excluindo,naturalmente,tudo o que for comprovadamente lixo.

Anónimo disse...

Não se pode internar um cidadão só porque gosta mais de viver na rua do que numa casa. Só o podem internar quando for uma ameaça para a sociedade. A lei nao permite. E para ser internado tem que ser com ordem do tribunal e com queixas apresentadas contra ele. É o que se chama a pescadinha e rabo na boca.

Anónimo disse...

Ó Simões Filomena.

Na te parece que era bom deixares de andar a usar como escritório privado o gabinete da Casa Manuel Guimarães, onde até querias uma secretária paga pelos contribuintes?

O dinheiro que se poupava nesse teu ato de expurgo, dava para contratar um psiquiatra para obrigar a delegada de saúde a internar o zé carlos.

Anónimo disse...

Oh Rebelo, essa do "esforço da Isabel" a técnica de acção social da câmara, é para rir?

Eu apenas a vejo com um ar displicente (aparentemente) e de mãos atrás das costas, como quem diz: Oh pá, estás a dar-me cá um trabalho...

Mas quem é que na autarquia está interessado em "perder" tempo com o cidadão José Carlos? Há quantos anos está este cidadão tomarense a viver numa retrete? Perdão Num hotel urinol! Alguém na autarquia se interessou seriamente? Vamos lá a chamar os bois pelos nomes.

Ao que consta, os IpT vão propor uma solução para o caso do cidadão José Carlos. Como? Assim:
1. Graça Costa está a fazer um levantamento da situação social do indivíduo;
2. João Simões está a preparar um dossier jurídico sobre o atentado à dignidade do cidadão José Carlos;
3. Pedro Marques será o advogado queixoso contra o Município de Tomar junto do Tribunal dos Direitos do Homem, em Estrasburgo.

Consta que a serem bem sucedidos prosseguem com novo processo, mas desta vez contra o Câmara e o Corvelo pelo atentado contra o património tomarense.

Apenas um senão: Os elementos mais inteligentes dos IpT (ainda não se sabem quem são, mas a escolha está dependente de uma análise exaustiva às contas bancárias dos candidatos aos mais inteligentes) aguardam pelos resultados do ADN das contas bancárias que estão disseminadas algures por aí.

Claro que também vai pesar na decisão a esperteza dos que usam indevidamente os meios públicos (autárquicos) tais como os telefones e telemóveis para uso particular e privado.

A bem da nação.

Anónimo disse...

Dá Deus nozes a quem não tem dentes...

Anónimo disse...

Só me enganei no novo alojamento, mas tive a terminação...
Pensava que ele se ia instalar nas arcadas da Câmara!

Anónimo disse...

Uma funcionária incompetente, qual superior, basta ver como lidou com o probelma do TORNADO e uma vereadora com este pelouro que devia ter sido demitida mas há muito. São umas nódoas estas pessoas e queriam enganar o pobre coitado com rendas e um contrato de arrendamento encapotado. Qual rendas e os ciganos do Flecheiro?