terça-feira, 29 de março de 2011

NÃO HAVIA NECESSIDADE...



A notícia é da Rádio Hertz, que o João Franco e os seus colaboradores não brincam em serviço. Sempre em cima dos acontecimentos. (Salvo seja, que os tenho por sexualmente ortodoxos...)
Trata-se da inauguração, pelo vereador José Vitorino (PS), do novo local de atendimento do anterior "Departamento de Administração Urbanística", nos bons tempos do presidente Pedro Marques liderado pela saudosa e extremamente acolhedora Paula Marques, agora rebaptizado "Divisão de Ordenamento e Gestão do Território". Como escrevia Camões, há cinco séculos, "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, todo o mundo é feito de mudança, tomando sempre nova qualidades. Ao que o italiano Lampeduza acrescentou, muito a propósito -"É preciso ir mudando qualquer coisinha, para que tudo possa continuar na mesma". É o caso.
Esclareça-se que não se trata de atacar ou de algum modo tentar diminuir o esforço do Vereador Vitorino, que é bom cidadão, bom rapaz, e excelente técnico. Infelizmente para ele e para nós, em termos de política... cada qual é para o que nasce, diz a filosofia árabe; cada um é para o que se prepara, proclamam os europeus.
Conforme mostram as fotografias, o novo local pode considerar-se politicamente correcto, porque sendo o vereador responsável do PS, a porta do dito é a primeira à esquerda do edifício, como convém. Quanto ao espaço em si, é mais amplo e confortável, sobretudo para os funcionários. Para os cidadãos utentes tem uma vantagem -a tesouraria situa-se agora mesmo ao lado, na mesma sala. Deixou de haver necessidade de sair de um serviço para entrar no outro.
Dito isto, o problema é outro, bem mais grave e continua por resolver. Que eu saiba, nunca ninguém se queixou das instalações, aqui ou em qualquer outro serviço aberto ao público, excepto no que diz respeito às "casas de banho", que são praticamente inexistentes. Os cidadãos lastimam-se é do atendimento (funcionários com cara e modos de carcereiros), da burocracia, da morosidade, das exigências exorbitantes, dos elevados custos das taxas e licenças, das ruas sujas com presentes de cão, da ausência de critérios claros e conhecidos, da falta de um rumo, do PDM, cuja revisão nunca mais acaba, de uma autarquia onde cada eleito governa por sua conta, como se isto fosse uma herdade alentejana... Esquecem-se que na política acontece o mesmo que na fábricas em laboração contínua -trabalha-se por turnos. Agora tu, logo eu, depois aquele. Pelo que, diz o povo, "Filho és, pai serás; conforme fizeres, assim encontrarás." Faço-me entender? Trata-se no fundo daquele diálogo bastante comum: -Prazer em vê-lo! Está com excelente aspecto! -Pois, realmente eu também não me queixo do aspecto. O pior é o resto!

8 comentários:

Anónimo disse...

É a cidade que temos e os governantes de esquerda que temos. Será que ainda não está mais que visto que com o centrão não vamos a lado nenhum ?

PNR É A SOLUÇÃO !

Por Thomar, por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Governantes de esquerda em Tomar?
Onde!?

Anónimo disse...

A fascistada quer meter a cabeça de fora...

Os 48 ANOS de ditadura deixaram o Povo vacinado.

Felizmente!

Bravura Lusitana disse...

"Fascistada" ?

Graças às novas oportunidades é que qualquer indivíduo escreve desta forma e se julga soberano relativamente aos seus conhecimentos, perante os de outrém.

Graças ao desgoverno que se vive desde a revolução abrileira é que qualquer indivíduo confunde direita com fascismo, ideais nacionalistas e patriotismo com totalitarismos ultrapassados.

Estude um pouco de história antes de dizer bacoradas, caro anónimo das 20:49.

Os governantes de esquerda não existem ? Se não existissem, Tomar era uma cidade segura. Era uma terra onde a população de etnia cigana já tinha saltado dali para fora para que o espaço pudesse ser aproveitado conforme planeado. Era um local aprazível e onde os nossos filhos poderiam passear tranquilamente.

Nada disto se passa.

Por Thomar, por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Este fáscistóide do chamado PNR ainda não percebeu que é um "excremento" da História de Portugal e que vale 0,19 % dos votos dos Tomarenses(eleições legislativas de 2009),ou seja 45(!) votos em todo o concelho.

Cabem todos num autocarro dos pequenos...que os leve para o Vimieiro-Santa Comba Dão.

Ou melhor...

Acomodá-los num prédio do futuro acampamento gitano...

Pode ser que se resolvam dois problemas...

Anónimo disse...

Os 45(de todo o concelho) não chegam para compor listas candidatas à Câmara e Assembleia Municipal...

Que rica solução...

O futuro de Tomar só depende deste "grande" partido neo-nazi...

O Povão é que não vê...

Que pobreza de espírito!...

Bravura Lusitana disse...

Caro anónimo, permita-me que desça ao seu nível e que lhe recomende uma lavagem dentária de cada vez que falar da História de Portugal. É um fedor que sai daí que nem imagina...

Se acha que todas as pessoas que não odeiam António de Oliveira Salazar são "excrementos" (que nível, QUE NÍVEL...) então acho que devia apresentar uma moção na AR para expulsar os ditos cujos do país. Assim podia ser que o mesmo ficasse reduzido a metade, ou nem isso.

Por fim, os do PNR é que são "fáscistóides", mas vossa excelência é que propõe a junção de dois grupos de pessoas - nacionalistas e ciganos - de forma a que "se resolvam dois problemas de uma vez". Quem é o extremista aqui ?

Cultive-se, homem. A ignorância e a má-educação não o levam a lado nenhum, a não ser à cepa torta.

PNR Tomar.

Anónimo disse...

XÔ BICHO!!!...