domingo, 20 de março de 2011

A OPINIÃO DOS EMPRESÁRIOS


Assim que lerem o nome do autor do prefácio, alguns estimados leitores exclamarão o habitual "Lá vem este gajo promover mais um livro dos neoliberais!" Neste caso, porém, estão equivocados. Trata-se antes de um condensado de sugestões para ultrapassar a crise, oriundas de 55 empresários e gestores de entidades que produzem riqueza e criam postos de trabalho. Não de teóricos do estado-patrão, cujos resultados não têm estado à altura das expectativas.
Mais precisamente, trata-se de um relatório que, não sendo propriamente partidário e muito menos um programa eleitoral, contém muito daquilo que o PSD irá apresentar na próxima campanha eleitoral, ao que tudo indica muito em breve. Isto porque o próprio PP Coelho é muito claro no prefácio que assina: "Esta obra fornece, pois, uma relevante visão dos empresários e empreendedores para o desenvolvimento do País, que será muito útil de analisar e que, não vinculando o PSD, este não deixará de  ter em boa conta." (Página 8)
Está fora de causa apresentar aqui largos excertos do livro. Ainda assim, procurando responder antecipadamente à sacramental pergunta "Que tem isso a ver com Tomar?", seguem-se algumas citações, muito úteis sobretudo para os digníssimos autarcas, pois não há bem que sempre dure...
"Outro tema muito comum, porque várias vezes levantado, prende-se com o problema dos atrasos incompreensíveis nos licenciamentos a nível autárquico, em que, apesar da boa vontade da esmagadora maioria dos autarcas, os investidores vêem os seus projectos bloqueados durante anos a fio, por dois tipos de razões: a entropia causada pela própria máquina camarária e a enxurrada de pareceres que é necessário pedir as mais variadas comissões, institutos e organismos externos, para ver aprovado qualquer projecto. Fica a percepção de que estas estruturas (exemplo de muitas outras no País) não interiorizaram ainda que devem estar ao serviço do cidadão...e não o inverso." (Página 18) Sugestão nº 14 "Reduzir o número de câmaras municipais e de juntas de freguesia" Sugestão nº 66 "Combater o grande agente de burocracia em Portugal a nível de aprovações e licenciamentos, que são as autarquias, criando super-estruturas regionais..." Sugestão nº 123 "Educar para pensar, mais do que educar para fazer". Sugestão nº 233 "Apostar na agricultura biológica, em que beneficiamos do factor sol  e do facto de termos pouca poluição. Este sector cresce na Alemanha a uma taxa anual de 15%" Sugestão nº 235 "Apostar no turismo como segunda residência dos países mais frios da Europa." Sugestão nº 236 "Apostar no turismo de natureza, cultural e ecoturismo..." Sugestão nº 238 "Apostar no sector do turismo sénior de qualidade..." Sugestão nº 240 Apostar nas segundas casas para europeus e população reformada estrangeira residente ou em tratamentos médicos e recuperações..." Sugestão nº 273 "Concentrar os esforços de captação do turismo intra-europeu para a classe média europeia..." Sugestão nº 348 "Melhorar a sinalização turística em todo o território." Sugestão nº 357 "Apostar fundamentalmente em dois sectores-chave e transversais: turismo e mar... ..."  Sugestão nº 360 "Constituir um grupo de trabalho inter-ministerial para apoiar o sector do turismo, com valências nas seguintes áreas: turismo, infra-estruturas, ambiente, cultura, património, saúde, transportes e planeamento urbanístico."

Os leitores mais atentos já terão notado decerto que a maior parte destes temas ligados ao turismo e às autarquias, já antes foram abordados bastas vezes aqui em Tomar a dianteira, até porque se trata da minha formação e especialização universitária. O facto de os digníssimos autarcas locais se considerarem omni-competentes e auto-suficientes, tem obstado até agora a que Tomar se possa colocar na vanguarda do progresso no referido sector. Mesmo o facto de ter reiterado que tenho um plano para a cidade, apenas logrou cativar um ou outro cidadão interessado em "tirar nabos da púcara", para mais tarde poder vir, eventualmente, a cozinhar arroz de nabiças. Há que continuar a ter paciência...

3 comentários:

Anónimo disse...

Vivam os camaleões,espécie sempre muito activa aquando da mudança de moscas!

Liga da Protecção dos Animais.

Anónimo disse...

PARA MEMÓRIA FUTURA

"Sábado, 19 de Setembro de 2009
DIA 27 CONTRA A CRISE VOTAR ! VOTAR !

António Rebelo

Quando ainda estava convencido de que, com o agravar da crise, os tomarenses começariam a "dar o corpo à curva", prometi aqui mesmo que, no momento oportuno, revelaria o meu sentido de voto. Chegou a altura de cumprir o prometido, embora já esteja persuadido de que a esmagadora maioria dos tomarenses nada vai ligar ao que agora escrevo, pois como habitualmente são especialistas seja de que assunto for. E então em matéria de política, nem vale a pena tecer mais comentários. Vamos portanto ao âmago da questão."

.../...

"Usando uma linguagem de cariz burocrático, finalizo dizendo que, tudo visto e devidamente ponderado, não posso deixar de votar PS, no próximo dia 27. Que cada eleitor saiba assumir as suas responsabilidades, são os meus votos.

Nota final: "Tomar a dianteira" continuará à inteira disposição dos habituais leitores, mas interrompe aqui as suas publicações diárias. Tencionamos recomeçar no dia 27 de Setembro, ao fim da tarde. Muito obrigado pela vossa atenção."

Anónimo disse...

O que é que interessa a opinião dos empresários sobre a situação de Portugal ?
Em Portugal não há empresários, apenas curiosos.
Voltar a crescer, com estes "empresários" e com estes "políticos" ? Boa piada.
Passos Coelho e o seu Miguelito, que diz que é tomarense (nascido em Angola), são os chefes do infantário.
A crise ainda não começou em Portugal.
Tomar não conta. Acabem com o concelho e integrem Tomar noutro concelho como freguesia.
Se o Miguelito, que diz que é tomarenses (nascido em Angola), prometer aos tomarenses que Tomar vai ser a capital da Cultura em 2012, como o fez anteriormente, eles aceitam tudo.
Olhem para a Platex, ao que parece a atravessar novos momentos difíceis.
Os tomarenses só ficarão contentes quando Tomar perder tudo.