quarta-feira, 9 de março de 2011

MAIS UM LIVRO INDISPENSÁVEL, QUE A DOENÇA É GRAVE



Antes que os habituais "bota-abaixo", do tipo "o gajo fez isto, é aquilo e pensa que nos engana", convirá esclarecer que Nogueira Leite é catedrático de economia na Universidade Nova, doutorou-se nos Estados-Unidos e foi Secretário de Estado das Finanças no 2º governo de Guterres, tendo apresentado a sua demissão ao cabo de apenas 9 meses. Actualmente está filiado no PSD.
Neste livro de muito fácil leitura, por ser em forma de entrevista e ter notas para os não economistas, começa por apresentar os sintomas da doença, na primeira parte. A seguir procura estabelecer um diagnóstico rigoroso (2ª parte), após o que avança com uma terapêutica possível.
São duzentas páginas que se devoram num instante, pois o estilo é simples, directo e motivador. Eis um curto excerto: "...E depois veio o engenheiro José Sócrates, que anuncia muito mas reforma pouco. ... ...Era o tal aviso do défice externo? -Era o aviso do início dos anos 2000. No caso de Vítor Bento ["Perceber a crise para encontrar o caminho", bnomics, Lisboa, Abril 2009], o aviso foi feito ainda em 1998. As dificuldades sentiram-se fortemente a partir de 2008. Só agora as pessoas aceitam que o país tem um problema gravíssimo, que é preciso mudar as coisas, mas ninguém está com grande vontade de mudar nada. À semelhança de períodos históricos anteriores, continuamos com um enorme imobilismo. Só a restrição externa ou um dictat externo pode ser visto como uma condição para começar a mudar. Que é o que está a acontecer agora." (página 142)
Será só para impressionar que a terceira parte tem por título "Acto final: ressurreição ou morte"? Estou em crer que não. Boa leitura a todos!

5 comentários:

Anónimo disse...

A TRAGÉDIA TOMARENSE

Luís Ferreira, vereador do PS na Câmara de Tomar, está internado no hospital de Tomar a recuperar de uma intervenção cirúrgica aos rins realizada ontem, dia 8 no hospital de Santa Maria em Lisboa .
O autarca há cerca de 20 anos que sofria de pedra nos rins. Desde o dia 1 de Março deslocou-se várias vezes ao hospital de Tomar devido às dores nos rins.
Com a intervenção cirúrgica, que correu bem, o problema de saúde fica resolvido pelo menos por algum tempo.

Anónimo disse...

pedras nos rins? nao será na cabeça?

Anónimo disse...

Grande e notavel aproximação ao PSD...nacional.

Anónimo disse...

A saída possível é ... de mansinho pela porta dos fundos, e sem apagar a luz!
O Lacrau do Nabão

Anónimo disse...

Luis, recupera depressa e bem para retomares o teu lugar! Isto sem ti não tem a mesma piada!