quinta-feira, 24 de março de 2011

MAIS UM SINAL DA DECADÊNCIA ECONÓMICA

Foto Rádio Hertz
Segundo o site da Rádio Hertz, a 11 de Abril próximo a agência do banco Santander Totta a funcionar na Av. Nun'Álvares vai encerrar definitivamente. A respectiva carteira de clientes será transferida para a agência da Alameda 1 de Março. De acordo com a mesma fonte, a medida insere-se na decisão global de encerramento de 33 agências Santader Totta em todo o país, em localidades de pequena e média dimensão até agora com dois balcões, o que representa duplicação de serviços, mas igualmente de custos. E aqui reside, na opinião de Tomar a dianteira, a raíz do problema. Reduzir custos é cada vez mais urgente e necessário, designadamente devido à informatização e aos encargos elevados da mão de obra, assim tornada dispensável, mas também e sobretudo tendo em conta a evidente decadência económica, sobretudo do interior do país, com  o consequente definhamento em recursos humanos. Menos actividade económica = menos emprego = menos população = menos rendimentos = menos clientes = menos negócios = menos lucros = menos investimentos = actividade económica...e assim sucessivamente. Eis ao que chegámos. Enquanto país e enquanto concelho. Como temos neste momento em Tomar 3 agências da CD, 3 do BCP, 2 do BES e 2 da Caixa Agrícola, mais cedo ou mais tarde são inevitáveis outros encerramentos, posto que em economia e finanças não há milagres.
E as ferramentas mentais dos portugueses em geral não parecem calibradas para os novos tempos. Ainda há poucas semanas, o presidente da câmara de Viseu e da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas,  interrogado por um jornalista sobre a sua posição àcerca da eventual hipótese da supressão de municípios e de freguesias, foi lesto na resposta: "Estamos dispostos a discutir esse tema, desde que não seja por uma questão de redução de custos." Que ideia! Então não se está mesmo a ver que é só por uma questão de libertar autarcas para outras funções???!!!
No fundo, tenha ou não lido O Leopardo, o cidadão Ruas é o perfeito exemplo da doutrina Lampedusa - É necessário ir mudando qualquer coisinha para se conseguir que tudo possa continuar na mesma. O problema é termos agora chegado ao ponto a partir do qual não mais será possível que tudo continue na mesma. Não basta simular. Tem mesmo de haver alterações substanciais. A todos os níveis. A começar pela cabeça dos políticos que temos tido. Sócrates acaba de fazer a triste experiência, inaugurando assim o ciclo dos cataclismos pessoais. Mas não será o único, nem coisa que se pareça. Recordando Darwin e a sua evolução das espécies, as que não conseguiram adaptar-se às novas condições de existência, desapareceram rapidamente. É o que espera muitos eleitos, incluindo os do vale do Nabão. Essa é que é essa! O resto são balelas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ouviste,Luisito?

Tá a chegar ao fim.
Prepara-te para o teu cataclismo.
Deputada,já era.
Vereador a t.i.,vai ser.
"Quadro da função pública" vai ser...investigado.

Podes começar a escrever a tua auto-biografia,talvez com o título:

CRÓNICA DE UM MAU MALANDRO

Anónimo disse...

"Recordando Newton e a sua evolução das espécies"

Caro amigo esta a confundir Newton com Charles Darwin mas pronto é um pequeno erro, ambos foram geniais mas em diferentes áreas do conhecimento.

Unknown disse...

Para comentário das 12:13

Tem toda a razão. Já fiz a necessária correcção. Peço desculpa aos leitores pelo lapso.

António Fonseca (engº) disse...

Professor REBELO os leitores agrdeciam a sua opinião e alerta


Na reunião de Câmara de hoje dia 24 de Março um corajoso munícipe foi lá e alertou para a vergonha do concelho da Rotunda de Minjoelho/Calçadas que está descentralizada, propositadamente e que no futuro vai dar em acidentes. Aos costumes disse nada um “panhonha” que nos desgoverna e até disse que a estradas de Portugal aceitou. Isso é mentira. A estradas de Portugal entregou esta via à Câmara e pronto. Entre tantos futuros leasaos, entre presidentes de Junta que nada vêm, foi de coragem este munícipe ter ido á Câmara. Pedro Marques está contra e desconfia do interesse dos proprietários. Este deve ser um caso de polícia judiciária, pois corre aí que o engenheiro da Câmara na altura, o Sebastião ( não é o arquitinto) recebeu luvas de um proprietário, funcionário da Estradas de Portugal e a malta que vive no condómino ( coronéis, sargentos outros militares já todos reformados) moveram cordelinhos e manda-se a rotunda para fora do eixo da via, para não chatear este importantes.
Isto é uma vergonha que tem que ser travada com um providência cautelar

Anónimo disse...

Já há muito tempo que o Dr. Sérgio Martins nas suas Notas do Dia na Rádo Hertz vinha avisando que os Bancos começariam a encerrar agências por esse país fora, e que Tomar não seria excepção.
Qual é a admiração ?

Anónimo disse...

...e ainda há o caso do dossier dos computadores!

Anónimo disse...

Computadores...
Cheira-me a oleoso maçon...
Ou estarei enganado?
Será desta que o "basfond" do currículo vai ser desvendado?
Pergunto eu...

Anónimo disse...

A rotunda não é descentralizada, mas sim descentrada! A falta que a quarta classe faz...

Anónimo disse...

Sô Dr. Rebelo,

Está atento às soluções do patrão do Miguelito?

Está atento às propostas do guru Carrapatoso?

Eles aí estão,ufanos,esplendorosos,a mostrar a sua verdadeira face,as suas verdadeiras ideias.

Sem nó e,sobretudo,sem dó nem piedade.

Desgraçado povo que se deixa instrumentalizar para alternar o voto entre os dois responsáveis do caos - o PS e o PSD.

Lancemos o MVB - MOVIMENTO VOTO BRANCO que,fácilmente,pode ter mais de 50% de votantes.

Até é mais simples - é só dobrar o boletim sem escrever nada.

Será o voto contra o sistema,o voto que fará estremecer tudo - órgãos de soberania,partidos políticos e cidadãos em geral.

Em frente com o MVB!

Anónimo disse...

Chegavam duas dependências bancárias para um concelho como Tomar. Da existência de uma número bem superior a este é que temos as ineficiências e improdutividades que caaracterizam a economia portuguesa.
O Lacrau do Nabão.