sexta-feira, 11 de março de 2011

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE

Visto que começa hoje o fim de semana (para alguns sortudos até já começou, enquanto para outros nunca acaba), aqui ficam algumas leituras instrutivas. Para quem goste e aprecie, claro.
Começo com esta minha modesta contribuição para a manifestação de hoje dos jovens da geração à rasca, que por vezes me parecem demasiado enrascados. Quando me tocou a ser combatente em África a título precário, logo por acaso com a especialidade de "escriturário de gatilho", quando nos aparecia alguém muito enrascado, o encorajamento era pronto e leal: "Desengoma-te pá, que tás na tropa!" Quase meio século mais tarde, repito com todo o alento "Desengomem-se pá! Vocês até são civis e vivem num país livre, com as fronteiras escancaradas! Estão à espera de quê?!"
Entretanto, entre duas cervejolas (pelo menos) para molhar a palavra e olear a cabeça, leiam este escrito de Paul Krugman, copiado do jornal i de hoje. Bem sei que o título é bastante duro, mas o homem deve saber o que está a dizer. Afinal, sempre obteve o Nobel de Economia em 2008. Não deve portanto ser assim muito burgesso.

Após um contributo para a manif desta tarde, aqui vai outra ajuda. Desta vez para os meus amigos jornalistas locais e respectivos patrões (quando não se trate da mesma pessoa, bem entendido). Este recorte do semanário O RIBATEJO, assinado pelo seu director Joaquim Duarte, deve fazer-vos pensar um bocado, de forma a irem tomando as providências que tiverem por convenientes. Se o não fizerem é meu entendimento (mas que percebo eu de jornalismo?!) que mais cedo que tarde alguma imprensa local acabará por desaparecer, aspirada pelo esgoto da história. Atentem bem neste parágrafo: "O Ribatejo vai inovar e acrescentar mais conteúdos jornalísticos: será mais interpretativo na leitura da actualidade regional, mais profundo na análise e mais aberto enquanto espaço de opinião."De modo a não beliscar ninguém, apenas um pequeno comentário: Vasto programa! Até que enfim que o jornalismo tipo Correio da Manhã começa a levar umas facadas. Tarde é o que nunca chega chega!

Há neste outro texto noticioso d'O Ribatejo algo que não bate certo. Ou sou eu que estou a ver mal, ou os barrotes estão tortos! Fala o jornalista João Batista de "um campo relvado sintético no valor de uma centena de milhar de euros que foi oferecido à câmara (de Santarém) há seis anos." A ser assim, como se explica que a substituição do sintético do ex-estádio de Tomar possa vir a custar na ordem dos 250 mil euros, conforme foi avançado pelo vereador Carrão há algum tempo? O plástico vai encarecendo à medida que avançamos mais para norte? Foi um manifesto exagero do senhor vereador? Pedro Ferraz da Costa foi demasiado certeiro, ao afirmar a dada altura na TV que "o país é demasiado pequeno para se roubar tanto"? Ficam as perguntas, que nunca são inconvenientes. As respostas, (ou a ausência delas) é que por vezes...

O senhor presidente da edilidade não precisa e os seus dois vereadores idem idem. Já o meu amigo Luís Ferreira, se entretanto não emagreceu um bocadinho no hospital... ( Boas melhoras Luís!)
Em qualquer caso, aqui fica a receita, tanto mais útil quanto é certo que o produto até limita o apetite. O que em período de austeridade pode vir a ser extremamente útil. Depois não digam que não ajudei, graças ao jornal i de hoje. 

7 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Rebelo,

Nos últimos tempos a maior participação da malta, aqui neste blog, era de duas forças políticas locais, embora sob o anonimato até pela linguagem brejeira que era utilizada, a saber do IpT e PS que iam gladiando para ver quem tinha lugar na capoeira.
Um dos maiores "fabricadores" de comentários nojentos estava a cargo do João Simões que é um rapaz "bem" mandado e cumpre sempre as ordens do chefe da tribo.
Actualmente, por razões da denúncia da utilização abusiva dos meios públicos por parte de tal senhor, criou um certo "vazio" até que a poeira assente.
Até lá, vamos falando de coisas sérias. Este artigo/post bem poderia ser dirigido à Câmara Municipal que está cheia de "dr" com muito pouca substância para um eficaz desempenho dos cargos que ocupam, a começar por toda a vereação que compõem o executivo camarário.
Para quando o regresso da Graça Costa para nos fazer rir um bocado, pelo desempenho do ligar de pau-de-cabeleira do chefe? O comum dos cidadãos nem deram pela sua ausência, facto que demonstra a sua verdadeira inutilidade enquanto vereadora. Tenho dito.

Anónimo disse...

Dr.Rebelo,

Segundo declarações do próprio,Luís Ferreira iniciou a sua "carreira" na administração pública na "INSPECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA".

Nunca o disse a qualquer órgão de comunicação social de Tomar,nunca o declarou em qualquer blogue,próprio ou alheio.

Mas viu-se agora obrigado a declará-lo a um blogue de Alpiarça.

Alimentou e estimulou o secretismo em torno do assunto.Com ou sem razões para isso,conforme a vida irá demonstrar.

Em nome da verdade,da transparência e da ética repúblicana,impõe saber-se :

Em que data concorreu à IGAP?

Qual o concurso e a classificação final do mesmo?

Qual a categoria profissional e as habilitações exigíveis para a mesma?

Qual o serviço da IGAP em que foi admitido,em que data e onde se localizava?

Durante quanto tempo prestou serviço efectivo nesse serviço?

Quando pediu a transferência para a Câmara de Alpiarça?

Quando foi concretizada?

Que relação funcional existia entre a categoria profissional com que foi admitido na IGAP e a categoria de técnico de informática da CM de Alpiarça?

Qual a data de entrada efectiva ao serviço da Câmara de Alpiarça e a data de saída para o Governo Civil?

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.

Os cidadãos,a comunidade tomarense, têem direito a saber a verdade.

Só a verdade impede o boato e o "diz que disse".

Se está de consciência tranquila não deve recusar-se a esclarecer a situação e a revelar todos os pormenores relevantes.

Se nada tem a esconder,não deve cultivar o secretismo,como fez até agora.


P. Sarmento

Anónimo disse...

Boa peça a do P. Krugman, muito actual e devias ser discutida em Tomar, e no país, onde se julga que a instrução, os serviços, o turismo e a cultura resolvem tudo, mas não resolvem.
Hoje foi informado que a escola de música da Póvoa do Varzim pode fechar por falta de dinheiro. Em Tomar o dinheiro vai caír do céu...
EStamos na era da informação, mas não em Tomar.
O que é que se Passa coma Misericórdia de Tomar ? Já devia ter convocado a Assembleia Geral para análise do Balanço e Contas e ainda não o fez? Por Lei a vonvocação da Assembleia tem de ser feita, pelo menos, com quinze dias de antecedência. Os anúncios ainda não saíram nos jornais. Se saíram para a semana não será cumprido o prazo legal.

Anónimo disse...

Os Homens da Luta.

Tomar, quem te viu e quem te vê
Ontem glorioso, hoje é o que se vê
Os teus filhos ordenham a sangrar
p'rós que não querem trabalhar

O que (ainda) está a dar
É mesmo não trabalhar
Na política é só sacar
P'ra cuspir quem quer trabalhar

Os nosso políticos são
Sempre os que têm razão
Trabalhar não é com eles
Negociatas ó p´ra eles

Do Corvêlo é só pose
Da Rosário esclerose
O Pedro é carraça
Quem o contenta é a Graça

O Ferreira é parlapié
O Carrão vinho e água pé
O Becerra são negócios
O povo leva nos ossos

E viva o malho

Anónimo disse...

Do Choupal até à lapa
Foi Coimbra os meus amores
A sombra da minha capa
Deu no chão, abriu em flores

Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar.

Anónimo disse...

In Hertz:

O restaurante Mister Grill foi encerrado, na tarde desta sexta-feira, por uma brigada da ASAE. Alguns inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar andam a visitar vários estabelecimentos de restauração no concelho de Tomar, acompanhados por efectivos da Guarda Nacional Republicana e ainda elementos das Finanças. Por aquilo que a Hertz conseguiu apurar, estas visitas podem estar relacionadas com a recente apreensão de lampreias pescadas ilegalmente na cidade do Nabão. Dessa forma, os restaurantes aderentes à Mostra da Lampreia deverão ser alvo de inspecções. Até agora, por informações recolhidas há instantes, a Lúria, o Ninho do Falcão e o Mister Grill foram visitados. Neste último caso, como referimos, os inspectores da ASAE decretaram o encerramento do espaço porque encontraram bolor numa parede. Este fecho deverá ser apenas por 24 horas uma vez que, em termos práticos, não está em causa a segurança alimentar dos clientes. A Hertz já obteve uma reacção de Emília Silva, do Mister Grill, que disse ter ficado surpreendida com o aparato da operação e não hesitou em afirmar que «houve algum excesso de zelo»: «Fiquei surpreendida com o aparato, que envolveu a GNR e até alguns cães... Também fomos afectados pelo tornado, que nos levou um telhado. Uma das casas de preparação de legumes começou a meter água e, apesar de limparmos o bolor que apareceu, nunca foi algo ultrapassasse o problema de vez. Fomos adiando a pintura da parede em causa porque os pintores disseram-nos que a tinta não ia agarrar face ao Inverno que atravessamos. Mas, agora, teremos que cumprir as ordens que nos deram, ainda que essa tinta não agarre... No domingo esperamos estar abertos ao público. Queria deixar bem claro que não está em causa a conservação dos alimentos. Está tudo dentro da validade, tudo conservado e posso provar isso mesmo a quem quiser ver, através da própria notificação. Julgo que houve excesso de zelo dos inspectores. Isto foi quase de faca ao peito...».

É tão fácil fazer justiça quando do outro lado estão «pequenos comerciantes»...

Anónimo disse...

Esta ASAE é o terror dos pequenos comerciantes.
O melhor é soltar os cães a esta nova polícia de costumes...