quarta-feira, 23 de março de 2011

MÁQUINAS, SISTEMAS E VÍTIMAS



É o costume. Se no País andamos atrasados dezenas de anos em relação à Europa do norte, aqui em Tomar andamos atrasados dezenas de anos em relação à última moda de Lisboa. Em todos os domínios. Veja-se o caso documentado nas fotografias.
Só agora é que um estabelecimento local colocou à venda uma máquina doméstica para depenar galinhas. E galos e frangos e frangas, suponho eu. Sobretudo frangas. Numa altura em que até a nossa autarquia -tão antiquada em vários domínios- já tem montada desde há vários anos uma rede de máquinas para depenar, tosquiar e esfolar os cidadãos eleitores. Saneamento, resíduos sólidos, água, IMI, derramas, licenças, coimas, são outros tantos procedimentos encapotados para depenar, tosquiar ou esfolar cada um, não se sabe a que propósito, tão mau e magro é o retorno obtido em contrapartida. Se calhar para imitar o governo de Lisboa, que inventou o IVA, o IRS, o IRC, o IC, o ISC e por aí fora, aos quais resolveu depois acrescentar o IA e as portagens, tudo para melhor depenar, tosquiar e esfolar os utentes/contribuintes. Mesmo assim, com cada vez mais máquinas para explorar os recursos dos indígenas, como também estes se foram entretanto especializando e montando cada qual a sua própria máquina (Veja-se o nosso conterrâneo José Carlos Sousa, que aguardou ser expulso do local que ocupava ilegalmente, mas se recusou a assinar qualquer documento, conseguindo assim um alojamento decente, pelo qual não paga renda nem água nem luz, segundo declarou. E sofre de stress de guerra. O que não o impede de esfolar o orçamento da autarquia, sem que alguém o consiga depenar...), houve necessidade de inventar novas máquinas, mais sofisticadas, mais europeias. Surgiram então os sucessivos PECs -Processos de Esfolar Contribuintes. Tão eficazes que chegada a quarta versão, o próprio responsável pela sua utilização -o nosso amado José Sócrates- será hoje, segundo tudo indica, vítima da sua própria máquina - Depenado, tosquiado e esfolado, acabará por ser abatido no próprio local onde se autoriza o uso das ditas máquinas. Uma forma subtil de ir à lã e ser tosquiado, dirão os eleitores ingratos.
Então e a outra foto, a da Rotunda do Muro-mijatório? Tem alguma coisa a ver com a máquina? Interrogarão as habituais melgas de serviço, todos os dias depenadas, tosquiadas e esfoladas, mas apesar disso quedas porque conformadas.
A foto da Rotunda tem tudo a ver, pois demonstra com um exemplo elucidativo que também os "empresários" de obras públicas já utilizam desde há muito máquinas mais ou menos sofisticadas para depenar, tosquiar ou esfolar os contribuintes através do orçamento de Estado, dos Fundos Europeus e dos orçamentos autárquicos. Ou julgarão os leitores que uma obra de 515 mil euros = 103 mil contos, (preço afixado naquele painel exterior do lado esquerdo da porta da Casa dos Cubos), ficou cheia de mazelas por mero acaso? Aconteceu simplesmente que à força de tanto querer depenar, tosquiar ou esfolar, o animal acaba por ressentir-se. O governo deve ser abatido hoje. A autarquia acabará por ter a mesma sorte. Inteiramente merecida. Só falta saber quando. Porque nesta vida, quem anda sempre à lã, só pode acabar tosquiado!

5 comentários:

Anónimo disse...

Como eu adorava ter aquela máquina...

Uma máquina invisível,voadora,muito potente,que telecomandada me permitisse fazer chover merda em salpicos onde a cagança,a mentira,a corrupção,o favoritismo,o arranjismo,a prosápia,estivessem ululantes,em orgástica festa.

Isso sim,era

AQUELA MÁQUINA !!!!!!!!!!.........

uma funcionária farta de cachopos disse...

DR. Rebelo esta é para rir

A esta hora as luzes podem estar apagadas todos os dias pois a partir das 17H00 não está ninguém e durante o dia 90% dos funcionários estão horas no face book.

Uma funcionária farta ao fim de 30 anos de serviço e que vai para a reforma..

Tomar volta a aderir à Hora do Planeta




Tomar vai voltar a mostrar, no próximo sábado, que é uma cidade preocupada com o ambiente. A Câmara Municipal é uma das entidades que voltam a aderir à Hora do Planeta, manifestação global que faz a diferença com um simples gesto: entre as 20.30 e as 21.30 horas todos somos convidados a desligar as luzes.
A autarquia vai fazê-lo no edifício dos Paços do Concelho. Todos nós podemos fazê-lo nas nossas casas ou em edifícios pelos quais sejamos responsáveis.
Iniciativa da WWF, World Wild Foundation, que o ano passado juntou mais de 4500 cidades em 128 países do mundo, a Hora do Planeta convida ainda a partilhar histórias e acções que beneficiem o planeta no site ou no facebook daquela entidade, bem como a ir para além da hora, encetando acções sustentáveis numa base diária.

Anónimo disse...

Qualquer dia nem é preciso desligar as luzes! Isto fechou tudo para balanço e o preço da electricidade é e vai continuar a ser tão caro que ninguém vai conseguir manter o contrato com a EDP.

Anónimo disse...

Os boys e chulos do PS - Fereira e Cª,Lda - estão á rasca,a ver os tachos a rebolar.

Os súbditos do Relvas estão famintos,de dentes em riste e afiados para abocanhar...

Triste sina,a dos Tomarenses e dos Portugueses a ver...

MUDAR AS MOSCAS!

Anónimo disse...

Não adianta levantar a cabeça.
Agora vêm aí os baoys do PSD...
AA