domingo, 13 de março de 2011

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE


(Clique sobre a imagem para ampliar)


Com a sua costumeira acutilância, uma precisão cirúrgica e uma extraordinária economia de meios, na sua habitual crónica no PÚBLICO, Vasco Pulido Valente situa os problemas de tal forma que todos os leitores os entendem...caso saibam ler "à antiga". Este seu último parágrafo é para mim de antologia. Lendo-o, fica-se com a ideia de que VPV sempre viveu e vive em Tomar. Se os tomarenses tomassem a devida nota do seu conteúdo e tivessem finalmente(!) a coragem de agir em conformidade, Tomar só teria a ganhar...
(Clique sobre a imagem para ampliar)


Esta página, do DN de hoje, é ouro sobre azul para os tomarenses amantes da sua terra. Isto porque em Tomar, cujo Convento de Cristo também é Património da Humanidade e também vai ter uma nova envolvente de dois milhões e meio de euros, e até tem uma réplica quadrada do Palácio de Carlos V (que é circular), não há Siza Vieira que nos valha. No Alhambra vão gastar 11 milhões de euros para afastar o trânsito do monumento, com este projecto luso-espanhol "Porta Nova", agora aprovado e que vai estar exposto ao público durante vários meses. No Convento de Cristo, vão gastar 2,5 milhões de euros para fazer um parque para autocarros encostado à fachada norte do monumento, nunca houve concurso público e o "projecto" nunca foi exposto. Tenho a impressão que nesta terra não é só a réplica do Palácio de Carlos V que é quadrada. Ou como proclamam nuestros hermanos: España es diferente.
Outra grande "cabeça" da cultura portuguesa, e uma grande senhora da democracia -que também passou por Oxford, tal como VPV- Maria Filomena Mónica usa um estilo percutante e impiedoso para caracterizar a triste sociedade que continuamos a ser. Vale a pena ler e meditar... Neste seu comentário no PÚBLICO demonstra não ter papas na lingua, nem os olhos dentro dos bolsos das conveniências: "Os promotores da manifestação de ontem são todos licenciados em Relações Internacionais. Isto habilita-os a quê? Alguém se deu ao trabalho de olhar o conteúdo destes cursos? Os docentes que os regem sabem do que falam? Duvido."

A nossa conterrânea Anabela Freitas também é notícia no DN de hoje. Embora o actual sistema eleitoral lhe não permita brilhar, fiquei satisfeito quando aqui há tempos a ouvi falar. Tanto na Assembleia Municipal de Tomar como na AR, é minha opinião que não nos envergonha, antes pelo contrário. No actual contexto de mediocridade cada vez mais gritante, é quanto basta.

8 comentários:

Anónimo disse...

essa senhora que escreve que são todos diplomados em REI é uma redutora. são formados em muitas áreas profissionais: enfermagem, geografia, gestao, economia, linguas e literaturas modernas, quimica, engenharia electrotecnica, civil ou informatica. nao sabem muito e têm quase todos carros dos papas, telemoveis topo de gama, bons portateis, vestem roupa de marca, usam aparelhos de correcção dentarios, andam em institutos de linguas e ginasios. vao ao cabeleireiro ou barbeiro duas vezes por mes, usam perfumes caros, comem pelo menos fora 4 vezes por semana. ja sairam de portugal em viagens de semanas varias vezes ao longo do seu curso superior e mesmo na situaçao de precarios pois basta ver as suas fotos no facebook: é tunisia, e espana, e suiça, e franca, sao os EUA, e o brazil, e cabo-verde. entao o que eles querem mais? tem pais babados que sofreram e por isso porque nao sofrem tambem e se fazem à vida? a licenciatura que tiraram serve para nao lhes chamar de ignorantes, burros ou preguiçosos.
os pensionistas acima dos 1500 euros devem ser penalizados pois foram estes parasitas: ex-medicos, ex-juizes, ex-militares, ex-professores que a«judaream a que o pais ficasse assim. à 20 anos quem era professor ou medico era um deus e era pago a peso de ouro pelo Estado, um serralheiro ou carpinteiro era um escrasvo mal pago e tratado como os caes. acho que nao estou a ser hopocrita nao é senhor rebelo?

Anónimo disse...

REBELO AGORA SEM CESURA ESTÁ BEM?
COM TE ATREVES A RECORTAR E ALOCAR NO TEU BLOGUE ESCRITOS DE OUTREM! NÃO RECEIAS QUE TE PONHAM UM PROCESSO?
AGUARDO A TUA RESPOSTA FRUTO DO TEU PENSAMENTO LÚCIDO.

MEGA MASSA PRO!

Unknown disse...

Ó MEGA, tu se calhar não te dás conta meu mas estás a tornar-te melga! Atão o homem agora já não pode publicar o que quiser? Desde que indique de forma clara a origem e o autor, tudo fixe. Topas meu?

Sebastião Barros

HC disse...

Acutilante, como é habitual, o artigo de Maria Filomena Mónica, na linha aliás do que escrevem alguns dos melhores pensadores nacionais.

E quando a demagogia alastra, é bom saber que há âncoras que não saiem do lugar.

É por isso que sito Orwell: ""Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um acto revolucionário"

cumprimentos

HC disse...

... e já agora:

não é Espanha que é diferente, é Tomar que, para o bem e para o mal, não se parece com nada.

:)

cumps

Anónimo disse...

"Ó MEGA, tu se calhar não te dás conta meu mas estás a tornar-te melga! Atão o homem agora já não pode publicar o que quiser? Desde que indique de forma clara a origem e o autor, tudo fixe. Topas meu?

Sebastião Barros"

CARO SENHOR COM CERTEZA QUE NÃO PODE!!!
O SENHOR REBELO TEM QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO AO AUTOR DO ESCRITO!!!
ISSO É MUITO BÁSICO MAS UM DIA ATÉ PODE TER UMA SURPRESA NA CAIXA DO CORREIO DA SUA CASA!!!
QUEM O AVISA É O MMP A QUEM O SENHOR INVEJA!!!
OK OH TÓ REBELO? VÁ DIETA PARA REDUZIR A TUA BARRIGUITA. SAI DO COMPUTADOR E FAZ JOGGING 5 VEZES POR SEMANA DE MANHÃ, 30 MINUTOS, DIETA HIPOCALÓRICA E INGERE L'CARNITINA ANTES DO ANAERÓBICO. DAQUI A TRÊS ÉS UM HOMEM NOVO FÍSICA E MENTALMENTE ;)

MEGA MASSA PRO!

Unknown disse...

O que se torna irritante aqui em Tomar é que em geral as pessoas além de pouco equipadas mentalmente, ou talvez por causa disso mesmo, são de ideias fixas.
Após mais de um ano calado e vários esclarecimentos dados por quem sabe do que fala, aparece agora o MEGA MASSA com o mesmo paleio e as mesmas posições de 2009. Irra, que é demais!

Anónimo disse...

Este MEGA MASSA PRO não estava em coimbra?... Porque é que voltou à cidade do nabão?
AA