sexta-feira, 18 de março de 2011

RES NON VERBA - BLOGUE TOMAR A DIANTEIRA DE VENTO EM POPA

Já os latinos proclamavam, há mais de vinte séculos: Res non verba. Que o mesmo é dizer, actualizando -Queremos obras, factos, estamos fartos de palavreado. Pois é algo semelhante que acontece sistematicamente aqui em Tomar a dianteira. Debalde me tenho aplicado a dizer que escrevo sobretudo para memória futura, fórmula perifrástica para substituir algo como: "Fico muito contente se lerem e gostarem, mas não é para vocês que escrevo, pelo que me é praticamente indiferente a vossa opinião, que vale o que vale, vindo de onde vem."
Apesar disso, alguns leitores, com um ego maior do que os Himalaias, insistem em confundir o próprio umbigo com as Fossas Abissais do Oceano Pacífico. Contrariados porque os seus comentários vão, em muitos casos, directamente para o caixote do lixo, obstinam-se a garantir que o blogue está a perder interesse e que tem cada vez menos frequentadores. Dizem isto tanto pessoalmente como pelos meios electrónicos. E usam até uma frase que tem tanto de cínico como de hipócrita -"Eu não frequento, mas segundo ouvi dizer..." Pois! Continuem a viver no vosso mundo fantasmático, sejam felizes se puderem e tenham muita saúde. Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré, dizem os nossos irmãos brasileiros...
Após esta indispensável introdução, que também permite compreender porque está a cidade cada vez melhor, aqui vão factos indesmentíveis sobre Tomar a dianteira.
Segundo o contador independente da Google, que os administradores dos blogues apenas podem consultar, mas de modo algum alterar, desde 12 de Março de 2009 até hoje, Tomar a dianteira registou 275.371 visualizações, uma média de 11.473/mês, 2.622/semana. No último mês (Fevereiro), apesar de mais curto, registaram-se 12.526 visualizações e na última semana 3.131. No dia 12/03 houve 533 visualizações. 
Há portanto uma subida sustentada da nossa audiência, ao contrário do proclamado pelas usuais aves agoirentas, que tentam projectar sobre os outros as suas manias e fobias. Mais: Aqueles funcionários e outros, que garantem nunca ler Tomar a dianteira, mentem com quantos dentes têm na boca, como aliás já fizeram em relação aos eleitores durante a campanha eleitoral. Aos sábados e domingos, o número de visualizações baixa da casa das 500 para as 300 ao mesmo tempo que se regista idêntica diminuição nos URL com origem na autarquia.
Façam o favor de ter paciência. As coisas são o que são, por muito que nos possam desagradar. Todos têm o direito de detestar, de reclamar, de se indignar, de opinar, o que não significa todavia que tenham razão. Contra factos não adianta esgrimir argumentos -Quero factos; estou farto de palavreado oco! E MAL INTENCIONADO!

2 comentários:

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa...
Perante o conformismo e a autocensura dos jornais nabantinos o crescimento do TOMAR A DIANTEIRA prova extactamente que os tomarenses querem a mudança, porque de conversa fiada estão fartos.
Continue professor,
Manuel Marques

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

"Esqueceu-se" de dissertar sobre a relação visualizações/comentários escritos e também sobre a relação visualizações/comentários publicados. E ainda sobre a relação visualizações/comentários censurados.

Porque havendo muitas visualizações e poucos comentários publicados,das duas,uma:

- Ou as visualizações não suscitam interesse e os consequentes comentários.

- Ou as visualizações até sucitam interesse e comentários,mas a censura generalizada dão uma imagem falsa.

Inclino-me para esta última hipótese porque é visível a má convivênvia do Dr. Rebelo com a crítica e o contraditório,em larga medida decorrente das suas obsecadas ambições pessoais de poder e protagonismo.

A abordagem estatística séria e abrangente que sugiro acima é que revelarão se o blogue vai "de vento em popa" ou em dinâmica oposta.

R. Grácio