quinta-feira, 17 de março de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA


A grande novidade desta semana é O RIBATEJO, doravante com novo visual, novo formato e mais conteúdo. Em manchete, a questão da eventual fusão dos dois politécnicos do distrito. Uma excelente peça de excelente jornalismo. A comparação de custos com a Universidade da Madeira, (uma região autónoma em geral muito poupada), é de mestre.
Como era de esperar, Santarém deseja a fusão mas Rio Maior e Tomar são contra. Preferem implicitamente que tudo fique como está. O tal atavismo português. Imobilismo é que é bom, pois  a  estabilidade é fundamental. Para quem ocupa os vários poleiros, bem entendido. Infelizmente, tanto para os partidários do statu quo como para os da fusão pretendida, o tempo das instituições universitárias artesanais já passou. Agora, por essa Europa fora, o que está a dar são os grandes Campus Universitários, com dezenas de milhares de alunos e agrupando vários estabelecimentos (letras, ciências, tecnologia, medicina, biologia, gestão, comércio...). Tudo indica, por conseguinte, que dentro de dez/vinte anos teremos em Portugal continental apenas cinco grandes Campus Universitários - Norte, liderado pelo Porto; Centro, liderado por Coimbra; Lisboa; Alentejo, liderado por Évora;  Algarve, liderado por Faro. Pode até acontecer uma junção Alentejo/Algarve. Falta só apurar se faremos tudo isto voluntariamente, ou pressionados pelo usual aguilhão de Bruxelas, cujos eurocratas estão cansados de aturar gulosos. Incompetentes, ainda por cima.
N'O TEMPLÁRIO, bastantes fotografias, como é habitual,  e destaque para a resolução do caso do "Hotel Urinol". Referência igualmente para mais uma excelente crónica de Godinho Granada e para a conferência de Jorge Custódio sobre a Fábrica de Fiação "um monte de ruínas". Há quantos anos? O que fez Jorge Custódio enquanto exerceu o cargo de director do Convento de Cristo?
D'O MIRANTE, só esta curiosa fotografia, que pode muito bem vir a constituir um dia uma recordação das últimas cedências gratuitas do Pavilhão Municipal...quando a autarquia ainda parecia rica.

Felicitações ao CIDADE DE TOMAR, decano da imprensa da zona. Sempre são 76 primaveras. Além da manchete da semana, apenas uma referência para este título da página 12, que explica afinal muito do que vai acontecendo no Vale do Nabão. Haja saúde! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor António Rebelo.
Sou natural de Tomar, por motivos familiares estou a viver temporáriamente em Sintra, onde escuto habitualmente o Rádio Clube de Sintra (RCS), onde trabalham o Victor Faria e a Fátima Faria, de Tomar, que estiveram ligados à Rádio hertz e a uma outra rádio.
Ontem, 17 de Março, ouvi em directo uma entrevista no RCS, via telefone, com o Dr. Sérgio Martins, sobre a actual situação política no país e a possibilidade de eleições antecipadas.
A entrevista foi extensa, e muito interessante, porque ouvi falar de coisas que não sabia e não são faladas na comunicação social.
O Dr. Sérgio Martins foi apresentado como colaborador da Rádio Hertz e do jornal O Templário, de Tomar, o que é bom para a nossa terra.
Durante anos li os artigos do Dr. Sérgio Martins no Cidade de Tomar, e agora leio as suas opiniões no Templário, com muita atenção, porque trazem sempre informação importante, notando-se que está sempre actualizado e preparado para entender o que se passa à sua volta.
O Rádio Clube de Sintra vai beneficiar imenso com a sua colaboração.
Tomar é que não soube, nem sabe, aproveitar.

Anónimo disse...

Mas isso é obvio. Uma Universidade e com diversos polos e com bons professores e doutores com as letras todas e não o embuste de uns quantos bons professores e uma legião de gente com fraca formação, de visões reduziadas, que pouco ou nada fez na vida e que se quer em lugares de formadores dos homens e mulheres deste país e dos quais o Politécnico de Tomar esgotou e vai arrebentar por estar CHEIO