quarta-feira, 2 de março de 2011

UM TRISTE GUARDANAPO PARA SE LIMPAREM...

Manchete do Correio da Manhã de hoje, 02/03/11

"As mesma causas... ...produzem sempre os mesmos efeitos", dizia o Lavoisier com toda a razão. No dia 27 de Fevereiro, no post "Será que tudo isto vai acabar bem?", escrevi aqui o seguinte, no último parágrafo:
"A tradicional megalomania tomarense, quando associada a uma ignorância crassa da economia, leva a confundir despesa com investimento e a precipitar o "estampanço" contra a parede. Aguentem-se. Pode ser que consigam pagar atempadamente aos funcionários até final do mandato. Pode ser... E até continuar com os subsídios, as cedências dos autocarros e os passeios gratuitos comezaina+tintol+animação. Poder ser..."
Com habitualmemnte, mas em muito maior quantidade, não tardaram os comentários insultuosos, ordinários, procurando fazer chacota... Os mais brandos garantiam que eu me tinha "passado", ou que realmente "a idade não perdoa". Outros consideraram-me um pessimista encartado e crónico, ainda pior do que o Medina Carreira. Outros ainda asseveraram que a minha ambição desmedida pelo lugar de presidente da câmara me cegava. Quanto aos mais ordinarecos, manda a decência nem sequer os citar, designadamente devido ao cheiro nauseabundo.
Como sempre, foi tudo directo para o "caixote do lixo" e continuei a dormir sossegadamente. Porque tais palermices ao abrigo do anonimato, quando "não passam de simples balas de cartão, que resvalam na couraça da minha indiferença", apenas me provocam uma profunda tristeza, por fazer parte de uma comunidade com  gente tão reles e lorpa, que nem "cabeça" tem para disso mesmo se dar conta. Mas pronto; é o que temos, pelo que sou forçado a concordar com o Marechal Beresford: "Não adianta dizer mal. Mesmo assim, é com eles que temos de fazer a guerra, porque não há outros".
Perante a ilustração supra, outros não deixaram de embandeirar em arco, proclamando triunfalmente "Eu não vos dizia?!" Não é o meu estilo. Não gosto de represálias, de vinganças, de desforços. Prefiro a cooperação, a fraternidade, a união em prol de causas comuns, no exercício da cidadania. Sem alardes nem foguetes. Só pela satisfação do dever cívico cumprido com êxito.
Façam o favor de ler quanto antes as páginas 4 e 5 do CM de hoje, estejam com muita atenção às notícias de 11/3 à noite, na TV, e nos jornais do dia seguinte. Façam outro tanto em relação aos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de Março. Entretanto saibam que quando ouvem falar de produtividade e de reformas estruturais, o que nos estão a dizer é afinal muito simples, em linguagem corrente: Os portugueses ganham e gastam demais para aquilo que produzem. Estado e autarquias vivem acima das suas reais possibilidades. Mais cedo que tarde vamos ser confrontado com duas hipóteses. A mais favorável consiste em termos de trabalhar mais para ganharmos o mesmo. A mais pessimista é aquela em que teremos simultaneamente de trabalhar cada vez mais, ganhando cada vez menos. É assim, quer estejamos ou não de acordo.

8 comentários:

Anónimo disse...

António Rebelo,

Você é um visionário.

Como consegue antecipar os acontecimentos?

Deus o proteja.


Francisco Alves

Anónimo disse...

Muito bem Rebelo. Mas você acredita que os tomarenses entendem alguma coisa do que se passa no Concelho ?
Para que é que serve a moção de censura aprovada na última Assembleia Municipal ? O executivo autárquico cai ? Com uma moção de censura aprovada no Parlamento o Governo nacional cai, e o das Câmaras?
Sobre a Medalha de ouro para o Miguel Relvas. O ex-presidente do Nersant, que agora saíu, não é cunhado do Relvas ? Por que só agora a medalha foi entegue ? Não estamos já em campanha eleitoral ?
Eles comeram, comem, e continuarão a comer tudo.

Anónimo disse...

Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada !

O problema é que eu sou um dos que como. E ando bem satisfeito :)

Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Que os "grandes" deixem de abdicar das despesas de representação, dos telemoveis para uso privado, viaturas de serviço á descrição, etc...

Anónimo disse...

Eu não abdico de nada disso.

Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

O Pinheiro pode ficar descançado porque anda por aí a lagarta do pinheiro, que os está a destruír.
E o Pinheiro vai ser cortado pela raíz, e será o capital mundial quem vai comer tudo, até o Pinheiro, que não passa de um proleta oportunista.

Anónimo disse...

Para 'eles' se não houver 13º mês ou subsídio de Natal, não há problema. 'Eles' não ganham 250 a 500 euros por mês...

Anónimo disse...

O Ministro das Finanças já veio desmentir a notícia de que o governo estava a estudar a possibilidade do "subsídio de férias dos funcionários públicos não ser pago em dinheiro mas sim em títulos de dívida pública".
Veio dizer que houve um problema de comunicação e o a proposta do governo é do "subsídio de férias dos funcionários públicos não ser pago".