terça-feira, 22 de março de 2011

FUI OBRIGADO! NÃO ASSINEI NADA!


DIÁLOGO COM O NOSSO CONCIDADÃO JOSÉ CARLOS SOUSA

-Olá! Bom dia Zé Carlos! Como é que te sentes na tua nova casa? -Lá estou. -Como é aquilo? -Como daqui à Praça...(a conversa teve lugar junto à Padaria Combatente). -Explica-me cá uma coisa, se fazes esse favor. Quando algum tempo antes lá fui com a chave, oferecer-te a mesma casa, disseste-me que não a querias; que dali não saías. O que é que te levou a mudar de opinião? -Eu não mudei nem fui de livre vontade. Fui obrigado. Não assinei nada. E roubaram-me coisas... -Não estou a ver qual foi a diferença... -A diferença é se tivesse ido de livre vontade, se tivesse assinado, agora tinha que pagar a renda, a água e a luz. E assim não pago nada. Sabe muito bem que eu cá tenho as minhas razões... -Pronto.Não se fala mais no assunto. O que é preciso é que tu estejas bem e num alojamento decente, com condições... -Já limpei o quintal todo; arrumei as telhas e tudo. Mas quando puder passe por lá. Aqueles quintais ao lado, aquilo é uma vergonha. Só lixo, só coisas derrubadas. Mais para cima não sei, mas ali é assim... Vá lá ver e tirar uma fotografia.

16 comentários:

Anónimo disse...

"...se tivesse ido de livre vontade, se tivesse assinado, agora tinha que pagar a renda, a água e a luz."

E depois são os doutores da Câmara que são os "espertos" desta terra...

Sócio a quem roubaram as uvas disse...

O SEGUNDO COVEIRO DA ADEGA VEM JUSTIFICAR-SE

ESTES DOIS, MASIS OS QUE PASSARAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS PELA CAMARA ARRASARAM, TUDO.... TUDO E AINDA NÃO FORAM JULGADOS

IN HERTZ


TOMAR – André Samouco (antigo presidente da Cooperativa): «Não se entende como é que pessoas concorrentes da Adega chegaram à direcção»


Os sócios da Adega Cooperativa de Tomar decidiram, neste sábado, votar pela insolvência, um cenário que se adivinhava face às crescentes dificuldades que eram do domínio público. E o melhor exemplo disso era o facto de, desde há alguns anos, a entrega de uvas na Adega ser nula. Ainda assim, os funcionários (quinze) continuaram ligados à empresa, o que levou a uma situação de ordenados em atraso. Mas, nesta altura, como é óbvio, já não há qualquer ligação contratual.


.
A propósito da actualidade da Adega Cooperativa, a Hertz falou com André Samouco, que desempenhou as funções de presidente entre 2005 e 2007. Este desfecho já se perspectivava, sublinhou. André Samouco recuou à altura em que esteve à frente da Adega para falar de uma situação grave e pouco clara relativamente à contabilidade: «Esta situação já se perspectivava. Quando tomei posse, não sabia da gravidade da situação... Mesmo dentro da Adega e junto dos funcionários administrativos e de contabilidade não era muito clara a situação. Quando isso aconteceu, entendi que seria necessária uma enorme mudança. Mas antes de ser presidente, já se adivinha que a Adega iria ter dificuldades se não invertesse o rumo. E o declínio continuou... Tentei estagnar esse declínio, é verdade, tentei inverter o rumo, mas não consegui. Faltaram-se condições, faltou-me apoio. A história da natureza social da Adega Cooperativa é muito representativa do concelho de Tomar. A Adega é fruto de um movimento cooperativo que foi próprio do salazarismo. Mas estes movimentos nunca partiram da base, mas sim de cima. Aliás, os corpos sociais também eram designados por cima, salvo raríssimas e honrosas excepções. Salvo estas excepções, os corpos sociais eram formados por pessoas com algum perfil social e político... O último que me antecedeu foi o doutor Jerónimo Graça. Um presidente da Câmara reformado que foi para a Adega Cooperativa. Não teve que lutar por aquilo, não era vitivinicultor, mas era uma personalidade... Mas a Adega não necessitava de um expert em gestão pois aquilo funcionava. Foi esta lógica e estes vícios que deram cabo dela!». André Samouco recordou que, enquanto presidente, quis colocar as cartas na mesa diante de todos os sócios, mas «situações que hoje já compreende melhor» levaram a que não concretizasse os seus intentos. Aliás, ficou o lamento de que pessoas «concorrentes da Adega» tenham chegado à direcção: «O facto das coisas inicialmente não terem sido claras correspondia a um projecto por parte de algumas pessoas... É estranho que as pessoas que tiveram a preocupação de não me deixarem prosseguir com a necessidade de clareza são concorrentes da Adega. Chegaram a tomar posse pessoas para cargos directivos quando os estatutos dizem que tal não podia acontecer. Se esta situação foi programada ou não para acabar com a Adega, não sei... Mas o que é que se pode entender quando se elegem pessoas que são concorrentes da Adega? Não houve respeito pelas regras...».

Anónimo disse...

Nos últimos dias praticamente todos falam dele. Infelizmente não têm coragem de dizer: SÓCRATES É UM MENTIROSO COMPULSIVO. Simplesmente dizem: SÓCRATES DIZ MENTIRAS. Que falta de coragem pois quando a mentira está no ADN de alguém como é que se apelida esse indivíduo? MENTIROSO... MENTIROSO... com todas as letras!

Anónimo disse...

E é só na Adega ?
A Adega é uma Cooperativa, pertence à Economia Social, como a Misericórdia, o CIRE, a ex-Nabância, o Lar de S. José, e outras instituições.
Como é que está a gestão em algumas destas instituições sociais ?
Na Misericórdia não andam a trabalhar para os que lá estão continuarem ?
Os tomarenses só ficam contentes quando tudo fechar as portas ? Haverá interesse em destruir o que resta ?
O caso do José Carlos é elucidativo do desastre social no concelho. Ninguém sabe o que é que anda a fazer.

Anónimo disse...

«A probabilidade de default - incumprimento da dívida soberana - da República Portuguesa, num horizonte de cinco anos, voltou a disparar hoje no mercado dos credit default swaps (acrónimo cds, seguros contra o risco de incumprimento na designação em inglês). À hora de almoço, o risco elevou-se para mais de 37%, quase três pontos percentuais acima do valor de fecho de sexta-feira passada, segundo dados da CMA DataVision.

O preço dos cds para Portugal disparou para 517,71 pontos base, o que implica um spread (diferencial) em relação ao custo dos cds para a dívida alemã (que serve de referência na zona euro) muito superior ao nível crítico de 450 pontos base. Esta situação reflete a deterioração rápida das condições de crédito.

Deste modo, Portugal subiu para a 5ª posição no TOP 10 mundial do risco de default, ultrapassando, de novo, a Argentina.

O aumento da probabilidade de default é hoje extensível à Grécia e à Irlanda, com o primeiro país com o custo dos cds, de novo, acima de 1000 pontos base e com um risco de cerca de 57% e com o segundo na ordem dos 631 pontos base e cerca de 42% de risco.

O disparo no risco, segundo analistas da Eurointelligence, deve-se à ameaça de queda do governo e convocação de eleições antecipadas em Lisboa, ao impasse na renegociação do acordo de resgate à Irlanda pelo novo governo em Dublin (coligação Fine Gael/Trabalhistas) com o Eurogrupo (zona euro) e ao provável bloqueio parlamentar na Finlândia (membro da zona euro) ao potencial acordo a firmar na cimeira da União Europeia esta semana.

Juros a cinco anos perto dos 8%


Ao final da manhã, as yields (juros implícitos) relativas às Obrigações do Tesouro (OT) a cinco anos já haviam atingido os 8% e situam-se agora nos 7,95%, continuando a tendência de aproximação ao patamar dos 9% e acima dos juros das OT com maturidades a dez anos, segundo dados da Bloomberg.

Também nas maturidades a 3 e 10 anos se está a assistir, esta manhã, a um disparo, com os juros das OT a três anos nos 7,21% e os a dez anos em 7,41%.

O TOP 10 mundial do risco de default tem como membros: Grécia (que lidera), Venezuela, Paquistão, Irlanda, Portugal, Argentina, Ucrânia, Dubai, Líbano e Egito.

A título indicativo, as yields com maturidades a 10 anos, ao final da manhã, eram para os PIIGS: 12,47% para Grécia, 9,75% para Irlanda, 7,41% para Portugal, 5,17% para Espanha e 4,76% para Itália.»

in Expresso on-line

Senhor Luís Ferreira como vê o seu partido deixou o país na porcaria. O PM e os seus comparsas vão emigrar para outros destinos tipo Venezuela onde devem ter cargos nalgumas companhia petrolíferas. Na Europa estão contaminados. O amigo Carrilho tem dito as verdades na TVI. Concordo que o Magalhães tenha sido um fiasco. Lembra-se do seu PM ter dito que até os "meus assessores usam o Magalhães"? Bom só posso chamar a isso MENTIRAS de um MENTIROSO. As pessoas têm inteligência razoável e o povo não é burro.
Senhor LF ainda bem que foi corrido da área cultural pois o senhor estava a gastar acima do 1 milhão de euros e isso é o que se chama incúria! Espero que 5.º lugar de Portugal deixe o Senhor Rebelo elucidado de que não vale tudo... não vale tudo quando quer defender Hugo Cristovão e Luís Ferreira. Senhor Rebelo... ganhe juízo homem... ganhe juízo... vá ao Santuário de Fátima por uma velinha pelo estado do país e de Tomar.

Anónimo disse...

Como vêem Senhores Rebelo, Ferreira e Cristovão não vale tudo mesmo para se manterem ou aspirarem no futuro a lugares privilegiados remunerados ou não:
«Os juros exigidos pelos investidores para deterem títulos de dívida soberana portuguesa com maturidade a cinco anos negoceiam hoje em máximos históricos, atingindo os 8,01%.

Às 13:36, a yield exigida pelos investidores para deter a dívida portuguesa a dez anos negociava em 8,01%, o seu máximo desde a entrada no euro, com o 'spread' face à dívida alemã a situar-se nos 543,5 pontos base.

Neste prazo, a taxa genérica da linha viva com maturidade a cinco anos calculada pela Bloomberg atingia os 8,007%.

A subida está verificar-se entre os países em maiores dificuldades da zona euro, com os juros exigidos neste prazo pelos títulos de dívida da Irlanda a negociarem nos 10,35% e os da Grécia nos 13,93%.



Queda do governo sobe juros

Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha estão entre os oito países com maior subida diária do risco.

Segundo analistas da Eurointelligence a subida do risco deve-se à ameaça de queda do governo e convocação de eleições antecipadas em Lisboa, ao impasse na renegociação do acordo de resgate à Irlanda pelo novo governo em Dublin (coligação Fine Gael/Trabalhistas) com o Eurogrupo (zona euro) e ao provável bloqueio parlamentar na Finlândia (membro da zona euro) ao potencial acordo a firmar na cimeira da União Europeia esta semana.

A atualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) vai ser debatida na quarta-feira no Parlamento.

O Governo reviu a projeção de crescimento da economia em 2011 no PEC, passando a apontar para uma queda de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), depois de ter inscrito no Orçamento do Estado uma previsão de crescimento de 0,2%.»

in Expresso on-line

Anónimo disse...

E é só na Adega ?
A Adega é uma Cooperativa, pertence à Economia Social, como a Misericórdia, o CIRE, a ex-Nabância, o Lar de S. José, e outras instituições.
Como é que está a gestão em algumas destas instituições sociais ?
Na Misericórdia não andam a trabalhar para os que lá estão continuarem ?
Os tomarenses só ficam contentes quando tudo fechar as portas ? Haverá interesse em destruir o que resta ?
O caso do José Carlos é elucidativo do desastre social no concelho. Ninguém sabe o que é que anda a fazer.

Tem toda a razão de verdade Tomar semrpe foi assim. Uns construiram e outros encaixam-se, encaixam os amigos e vão destruindo o que há. O Politécnico está na calha.
CAMBADA DE MALANDOS QUE TEM CONTAS CHORUDAS E INVESTEM FORA O QUE ROUBAM EM TOMAR

Anónimo disse...

Para o anónimo das 14:34

Gostava de ver o seu PSD a fazer melhor...
Não sou do PS, tenho votado à direita mas cada vez mais me convenço que os nossos políticos andam completamente a apanhar bonés. E não confio nem um pouco nesse senhor dos passos perdidos que irá fazer com que passemos do PEC 4 (que não aceita) directamente para o PEC 8 ou 9 imposto directamente pelo FMI ...
A.A.

Anónimo disse...

Por falar em lixo, atentados ao ambiente e outras coisas...
Está a decorrer o processo de avaliação de impacte ambiental do projecto de instalação avícola da Cabrala, junto a Dornes. Caso as pesoas (de Tomar e de Ferreira do Zêzere) não tomem as acções devidas iremos assistir à destruição de um dos lugares mais aprazíveis da região.
AA

Anónimo disse...

IN HERTZ

A Hertz não pára de crescer. A partir desta terça-feira, pode acompanhar-nos através de mais uma frequência. Estão disponíveis os 91,9, para além dos «tradicionais» 98fm. O objectivo passa, como é óbvio, por servir melhor os nossos ouvintes.



A Hertz pode, ainda, ser acompanhada na internet em dois sítios diferentes: radiohertz.pt e hertzfm.com. Por si, vamos mais longe.

Unknown disse...

Para comentário das 16:42

Podia ter suprimido este comentário, nitidamente malicioso, uma vez que usa da técnica velhinha que consiste em amalgamar para tentar anganar o próximo. Não o fiz para que os leitores possam apreciar o estilo capcioso e rasteiro de alguns leitores do blogue. Porque, com toda a franqueza, para além da nacionalidade, da naturalidade e da cor da pele, que tenho eu em comum com os meus amigos pessoais Hugo Cristóvão e Luís Ferreira?
Nem sequer sou filiado no PS ou eleito local, quanto mais agora responsável pelo que está a acontecer, tanto a nível nacional como local. Os leitores de boa fé sabem bem o que tenho escrito sobre a coligação local.
Por tudo isto, abaixo a embirração!

Anónimo disse...

E a cobertura a politiqueiros "profissionais" sem classe e sem gabarito...

Anónimo disse...

«Para comentário das 16:42

Podia ter suprimido este comentário, nitidamente malicioso, uma vez que usa da técnica velhinha que consiste em amalgamar para tentar anganar o próximo. Não o fiz para que os leitores possam apreciar o estilo capcioso e rasteiro de alguns leitores do blogue. Porque, com toda a franqueza, para além da nacionalidade, da naturalidade e da cor da pele, que tenho eu em comum com os meus amigos pessoais Hugo Cristóvão e Luís Ferreira?
Nem sequer sou filiado no PS ou eleito local, quanto mais agora responsável pelo que está a acontecer, tanto a nível nacional como local. Os leitores de boa fé sabem bem o que tenho escrito sobre a coligação local.
Por tudo isto, abaixo a embirração!»

Senhor Rebelo francamente tirou-me do sério. De acordo que não publique o que agora lhe escrevo mas ao ponto a que tive que chegar: ou é burro e não percebe o que lhe tento dizer ou é mesmo assim fingido.
O que o senhor Rebelo tem culpa é que é AMIGO destes dois senhores HC e LF que são indivíduos que não prestam percebe agoraaaaaaaaaa? Sabe senhor Rebelo tenho pena de si porque quem é AMIGO destes dois pulhas também não presta. Percebe agora? Parece-me que sim mas como tem teimosia de burro seja feliz com esses dois AMIGOS da onça e vivam todos muitos anos sempre AMIGOS. Cada um vive na merda que quer ou na merda que lhe convém!

Anónimo disse...

O Zé Carlos é fino como a seda! Como não assinou nada, ninguém tem autoridade moral para lhe exigir o pagamento de renda, de água e de luz! Quem quiser que o ponha de novo na rua! Assim como assim não tem nada a perder, pois foi de lá que ele veio! Ademais essa situação, a confirmar-se não deverá suscitar exaltação de espíritos, uma vez que a comunidade cigana do Flecheiro já goza desses "previlégios" há anos e anos, e assim continuará.

Boa jogada Sousa, e felicidades na tua nova casa! E é pena que não dures mais 25 anos, porque poderias alegar uso capião e torná-la tua propriedade...

Unknown disse...

Para comentário da 01:50

Se bem percebo, não concebe ou não aceita que se possa ser amigo pessoal e adversário político, consoante as circunstâncias. Lá saberá porquê. A mim ensinaram-me que nunca dá bons resultados confundir as duas áreas. Defeito meu, portanto. Mas agora também me parece já demasiado tarde para mudar.
A finalizar: Naturalmente que nunca apoiei, apoio ou apoiarei comportamentos com os quais não concorde. Sejam eles políticos, ou em qualquer outra área. Amigos, amigos, negócios à parte!

Anónimo disse...

Sô Rebelo,

Apegou-se tanto aos amigões e falsos maçons que agora,na hora da implosão,só pode ficar todo salpicado da merdosa matéria.

É a vida!...