segunda-feira, 21 de março de 2011

PAGA ZÉ POVO! E NÃO REFILES QUE ESTÁS BEM SERVIDO!

Hora de jantar. Telefonema amigo. Deputados vêm ao Convento. Querem saber qual a evolução do caso da limpeza da Janela do Capítulo. Da melhor vontade. Encontro às dez da manhã. Junto à Porta de S. Tiago. Preparação da coisa. 
Máquina fotográfica, algumas fotocópias de Tomar a dianteira. Nove e meia. Ala  que se está a fazer tarde. Primeiro dia oficial  de Primavera. Sol radioso. Céu azul. Tudo verdejante. Olaias floridas. Uma luz com não há outra na Europa. Dez menos um quarto. Agora é só esperar mais ou menos um quarto de hora. Os políticos só chegam atrasados aquando das campanhas eleitorais.
Onze menos um quarto. Manda o protocolo esperar só até meia hora. 45 minutos é para ministros. Uma hora para o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Cardeal Patriarca. Dos deputados nem ditos nem mandados. Tinha-me esquecido de que, com esta história da rejeição do PEC IV, já anda tudo em campanha eleitoral. Outra vez. Fica para uma próxima oportunidade. Se ainda houver pachorra.
Entretanto, paga Zé povo! E não refiles que estás bem servido! Até porque de qualquer maneira não adianta nada! Não é certamente por acaso que andamos sempre atrasados em relação à Europa do norte.
De que força política são os deputados em causa?! Não interessa. São todos parlamentares e movimentam-se de acordo com os mesmos parâmetros comportamentais. Por isso temos uma democracia cada vez mais forte e participada. É o que nos vai valendo, para aguentar tanta austeridade...
E estou seguro de que têm uma excelente justificação para a falta de comparência a tempo e a horas. Ou até mesmo várias, que somos o país do desenrasca. E a A.R. não paga assim tão mal.


13 Horas. Entretanto, quem telefonou já repetiu o gesto. Desta vez para apresentar desculpas. Os parlamentares é que continuam para lamentar. Para eles e para os políticos locais agora no poder, este excerto:
A DECADÊNCIA


"Em tempos comentei aqui que o país enfrentava desde há alguns anos fracas colheitas de políticos. Há muito que não se consegue um vintage e muitos dos nossos políticos são o equivalente a vinho a martelo. Mas a situação tende a agravar-se. Como se o mundo da política tivesse sido atingido pela filoxera e uma boa parte dos políticos já nem sequer são fruto de uma má colheita. São obtidos com uva apanhada em vinhas abandonadas ou já vindimadas." www.ojumento,blogspot.com
A esta panorâmica geral convém acrescentar um cliché nabantino. Os eleitos instalados à mesa orçamental consideram-se ipso facto membros de uma tribo de seres superiores, sem substitutos à altura. Segundo eles, este é só conversa, aquele nunca fez nada pela terra, aqueloutro é um doutor da treta, e assim sucessivamente. Enquanto os tomarenses amantes da sua terra continuarem a dormir, todos estes abusos continuarão impunes. . .para vergonha nossa!

16 comentários:

Luis Ferreira disse...

Prof. Rebelo

Nao se acanhe e pode dizer que são os deputados do bloco de Esquerda, mais conhecidos em Tomar pela "muleta do PPD".

Convém não confundir esses com os outros. Quando os outros falharem, que não lhe doa a mão, até lá permita-me aconselhar a que não generalize.

E nem sei porque tanto estranha isso de um grupo, cujo principal objectivo é propor o fim da economia, o fim do privado, o fim disto e o fim daquilo, com propostas completamente irrealistas e desfazadas do mundo real.

Governar é decidir e esse grupo, não pretende NUNCA fazer parte de qualquer solução, mas apenas "alimentar-se" das dificuldades dos outros.

É a minha opinião.

Anónimo disse...

Só mesmo um génio iluminado daqueles que gosta de andar de avental fora do trabalho mas passa as raras sessões da Assembleia Municipal a que vai distraido com o magalhães e nem se apercebe da moção de censura é que pode considerar que o BE em Tomar é "muleta do PPD".
Este comentário é tão idiota que nem se pode falar de muleta mas sim de abre os olhos mula... mas de gravata.

Anónimo disse...

Ora ora o senhor vereador armado em policia de costumes! Como lhe sobra o tempo livre sempre se pode entreter em horário de expediente com os blogs da net. Mas deixa lá ver, só tem expediente quem trabalha!?
O que vale é que não se pode generalizar e os deputados do PS nunca se atrasam nem o nosso primeiro até em cerimónias oficiais.
Moção de censura aos atrasos já!

Anónimo disse...

Vivemos no reino do absurdo.

Então não é que o senhor Luís Ferreira vem aqui dar uma "lição" sobre Democracia.

Reparem: "Governar é decidir...". Haja pachorra! Então o PS não se tem fartado de DECIDIR no sentido de destruir o país que somos: PORTUGAL.

Reparem: "...principal objectivo é propor o fim da economia...". Então não o que o PS tem estado a fazer desde que está no governo? Alguém mais destruiu tanto a economia real como o fez o PS e o PSD? Haja pachorra para tanta demagogia e imbecilidade.

Reparem: "...NUNCA fazer parte de qualquer solução...". Mas que solução? Manter o pior que o PS tem a (des)governar Portugal? Manter os deputados que são uns autênticos carneiros? Isto só pode ser de loucos.

Tirem-me deste filme!

Ainda bem que a senhora Merkel está a pôr esta gente no devido lugar. Goste-se ou não dela e dos alemães, a verdade é que os actuais governantes (PS) para além de andarem de cabeça perdida, o que não querem é perder o Poder por nada deste mundo. Porque será?

Tenho um palpite de que alguma desta gente (abutres) estão é com medo que a JUSTIÇA lhe venha pedir contas. Enquanto estiverem no poder têm sempre a possibilidade de nomearem as "pessoas certas" para os lugares certos a fim de bloquearem a Justiça que tanto apregoam. Mas é só para os outros!

O reino do absurdo é representado pelo PARTIDO SOCIALISTA quando o seu chefe bem dizer: "Ou eu ou o caos"; "Sou o único político que quer a estabilidade"; Onde é que eu já ouvi isto:

Já ouvi isto da boca do Kadhafi; do Mubarake; do Sadam; do Hitler; do Mussolini; do Salazar... poderia citar tantos, o que me faz pena é a CAMBADA de muitos militantes do PS estarem rendidos a esta pouca vergonha!!!

Para os Luís Ferreira do PS
Com simpatia mas sem condescender.

Anónimo disse...

E o Carrão no meio disto tudo amnahou-se sem saber ler nem escrever uma pessoa que nem para presidnte de Junta serviria, mas que ao longo destes 15 anos arranjou os iores malandres que Tomar conheceu e que derreteram a cidade

Anónimo disse...

"propostas completamente irrealistas e desfazadas do mundo real."

Desfazadas ?

Estamos bem, estamos. Ao nível da educação que a Dra Isabel Alçada pretende.

Quando temos um ignorante a vereador, tudo pode acontecer.

Jaques Xiráke

Anónimo disse...

Sô Rebelo,

Sempre a defender o amigão...
e a sua falta de carácter ou de vergonha,como se diz cá na terra.

Esmere-se!
Continue a censurar as verdades.

Anónimo disse...

Sr António Rebelo cuidado com essas amizades, amigo da onça... deve ser a "muleta do PPD"

Luis Ferreira disse...

Eu sei que custa, a dirigismo local do Bloco, levar "nas fuças" democráticas e terem de ser chamados à terra de vez em quando.

Já no mandato passado, na Assembleia o seu deputado Municipal mais Nao era do que "câmara de ressonância" da vontade do presidente Relvas. Chegava a ser anedótico a sua postura de subserviência. Os principais ataques e criticas políticas, em Tomar, vinham sempre para o PS, quando era e é sabido que quem lidera a autarquia é o PSD.

De muleta do PPD, nunca deixaram de ser, alavancado o dirigismo bloquista local, num extremismo e convencimento, só com par em três ou quatro dos mais neo-fascistas locais, bons representantes do "botas da cadeira", que nesta sociedade atávica e conservadora se "acantonaram" no PPD local.

São muleta do PPD, pois claro que são. Fazem parte do pequeno grupo de pedantes encartados, aos quais julgam que o comum dos mortais têm de pedir autorização para existir, pensar ou fazer.

Este dirigismo bloquista local é uma nódoa, proto-comunista, sem o ser e proto-fascista, sem o assumir. Umas nódoas políticas e societárias!

Anónimo disse...

O inspector Ferreira está atrevidote.

E dosorientadote...

Pudera...está a ver o terreno a fugir-lhe debaixo dos pés.

Está como as prostitutas:
Clama para os que o não são,antes que lhe chamem a ele que,segundo dizem,chegou a vestir calções pagos pelos ditos,mas sem prefixo.

Triste figurinha,de profissão pária e que ignora os sucessivos apelos dos leitores para explicar a entrada para "inspector público" aos 19 anos.

Mas,ao que parece,já são escassos os dias em que pode escarrar sobre quem o invecta e o despreza.

Se for feita justiça e anuladas as trapaceirices,se perder o tacho na Câmara,se deixar de ser marido de uma deputada,talvez abandone a Maçonaria para estender a mão à Cáritas.

É que o mundo dá muita volta...

Anónimo disse...

"...com esta história da rejeição do PEC IV, já anda tudo em campanha eleitoral. Outra vez."

Ai Portugal, Portugal,
Do que é que estás à espera.
Tens um pé numa galera,
E outro no fundo do mar!
- Jorge Palma

Anónimo disse...

Por este andar o Bloco ainda arrisca a governar Tomar.
AA

Anónimo disse...

O Ferreira é um habilidoso!
O Ferreira veste-se mal!
O Ferreira usa gravatas horrorosas!
O Ferreira saberá participar em debates (apesar de não saber falar e ou escrever), saberá fazer promessas, saberá organizar passeios, saberá fazer mostras da lampreia, saberá tudo menos governar que é a única coisa que ele faz!
O Ferreira pesca tanto de cultura que até insulta escritores!
O Ferreira é armada ao pingarelho!
O Ferreira contrata uma associação para fazer o seu trabalho!
O Ferreira deixa ruir o convento!
Morra o Ferreira, morra pim!
O Ferreira nasceu para provar que, nem todos os que governam sabem governar!
O Ferreira levou com uma moção nas fuças porque é incompetente!
O Ferreira anda de mão dada com o PSD e culpa outros!
O Ferreira especúla e inócula os concubinos!

Morra o Ferreira, morra pim!

Luis Ferreira disse...

Aos "camaradas" Carlos Trincão e Paulo Mendes

Deixem de ser c... e assumam o que escrevem, assinando.

Eu sei que dói, levar respostas de cara descoberta, sem tibiezas e com trabalho provado.
Mas se a um ainda reconheço capacidade para discutir a cidade e os assuntos da cultura, apesar de discordar de boa parte da abordagem, mas nestas coias de artes e estéticas, não se pode agradar a todos, ao outro, bem ao outro, actual deputado do bloco quando há vinte anos era dirigente da juventude do CDS, o que há a dizer? Só mesmo dor de cotovelo, refugiada na má língua c... e costumeira de quem não tem craveira intelectual para aguentar uma discussão séria. Pim!!!! (Ou será mais Pim Pim??) lol

Anónimo disse...

O OLEOSO labrosta está a perder os trimbelhos.

Não se conforma com a DERROTA.

Está em pânico com o BOYS BUNKER a ruir.

É penoso vê-lo,doentiamente,a insistir na tese de que é um notável invejado.

Como se alguém pudesse invejar uma figurinha que,qual exemplar de catálogo,representa e exibe tudo o que de pior se pode encontrar num humanóide.

Vá para longe,para o diabo que o carregue.
A bem da higiene social.

Unknown disse...

Realmente faz-se uma tempestade num copo de água. O aproveitamento político de qualquer acção partidária é sempre fácil quando não mais consegue comprovar a sua competência. Cá do alto observo muita bajulice, infâmia e maldizer. Tenham tento e mostrem-se responsáveis e humildes na hora das dificuldades. Acho que o professor Rebelo tem razão no seu desabafo, devem-lhe desculpas, e os terceiros que cuidem do seu quintal em pousio. Um abraço nabantino.