domingo, 6 de março de 2011

VAMOS A SER CLAROS E A URINAR A DIREITO


É do domínio público, ou pelo menos dos leitores deste blogue, que tenho algumas divergências de monta com o vereador Luís Ferreira, nomeadamente no que se refere à inopinada coligação, ou à recente atitude em relação ao imbróglio ParqT. Nunca confundi, todavia, divergências políticas com questões pessoais, muito menos com ódios de estimação. É sempre mau quando se não sabe ou se não quer estabelecer uma grande e salutar diferença entre toalhas e panos de cozinha.
Está agora a ser difundido por estes lados, tendo-me chegado por mail e por comentário, que um vogal da AM de Alpiarça -que se abstém, claro está, de indicar qual a força política que naquele órgão representa- descobriu à pouco que o cidadão Luís Ferreira foi a dada altura contratado por ajuste directo por aquela autarquia ribatejana, na categoria de "Técnico de informática", tendo ingressado logo nos respectivos quadros de pessoal. Vamos a ser claros e a urinar a direito. Perante tal facto, uma de duas: Ou é legal e trata-se de lastimável questiúncula politiqueira; ou ilegal e deve providenciar-se imediatamente adequada providência, na área do poder judicial. O resto não passa de baba peçonhenta de quem não gosta de perder nem aceita a derrota, insistindo pesadamente numa insólita e hipócrita atitude de defensor da moral e da ética.
Porque a triste realidade é esta: O que incomoda sobretudo alguns tomarenses, não é a sua contratação pelo município de Alpiarça, a sua actuação no PS, ou sequer o seu desempenho enquanto vereador. O que dói a esses tomarenses é que o agora autarca eleito na lista PS não seja bem nascido, não faça parte das boas famílias nabantinas, seja lá isso o que for. Ando por cá há tempo suficiente para saber que uma determinada camada social, que se julga "la crème de la crème" local, continua agarrada a valores que já na primeira metado do século passado eram anacrónicos. Basta dizer que até havia e há ainda, entre essas excelsas e prendadas criaturas, alguns exemplares monárquicos absolutistas, adeptos do "falecido senhor Rei D. Miguel, que Deus haja..." Resulta por isso assaz hilariante assistir à presente acção conjunta de eleitores da extrema direita trauliteira, de esquerdistas post-25 de Abril e de cidadãos da área da CDU, que nunca piaram sequer antes de Abril de 74, tentando de algum modo arredar do poder o intruso Luís Ferreira, demasiado laico, plebeu e ousado para os seus gostos pseudo-requintados. Haja vergonha! 
O actual embaixador americano em Lisboa, por exemplo, é um respeitável cidadão que financiou generosamente a campanha de Obama, tendo depois sido contemplado com esse lugar diplomático. Quer isso dizer que o presidente americano também prevaricou? Que fez algo moral ou eticamente condenável? Há eleitos que fariam melhor ir olhando para os respectivos fatos, não vá dar-se o caso de nos melhores panos também terem caído nódoas. Isto agora com a informática, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma e se sabe. É apenas uma questão de tempo e de paciência... Já os nossos antepassados diziam, sem sequer sonharem com a internet, "Filho és, pai serás; conforme fizeres, assim acharás".

21 comentários:

Anónimo disse...

"Ou é legal e trata-se de lastimável questiúncula politiqueira; ou ilegal e deve providenciar-se imediatamente adequada providência, na área do poder judicial."

António Rebelo:
Fui eu que postei a notícia!
Nunca esperaria de si, porém, a reacção lamentável e seguidista que apressadamente veio a destilar.
A sua atitude de lambe-c.s enoja qualquer visitante deste (que com cada vez mais dificuldade apregoa de imparcial)blogue.
Da sua mensagem retiro a frase que acima colei, paradigmática do que agora escrevo.
Tenha vergonha na cara e faça uma introspecção séria (apenas para si, caso para si consiga ser honesto)sobre a seriedade de um percurso como o daquele senhor.

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

Não sou da "la crème de la crème" local.
Não tenho ódio a ninguém,de estimação ou outro.
Não sou monárquico.
Não sou militante de qualquer partido.
Não me babo.
Não faço parte das boas famílias nabantinas.

Mas também não sou parvo ou papalvo. Nem ingénuo.

O que para mim está em causa em relação a Luís Ferreira, é:

- a sua falta de carácter enquanto homem.

- o seu comportamento e a sua falta de princípios enquanto político.

- o não olhar a meios para atingir os fins.

- o viver há dezenas de anos à custa de expedientes e do erário público.

- o nunca ter respondido às perguntas sobre o seu currículo profissional que lhe foram dirigidas. Algumas já referentes ao cambalacho que engendrou com Rosa do Céu.

- o encobrir-se e proteger-se sob a capa da maçonaria,afirmando-se como "homem sério e de bons costumes",defensor e praticante da "ética repúblicana",quando a sua prática evidencia o contrário.

Este caso da Câmara de Alpiarça deve merecer um inquérito rigoroso da Câmara e da Direcção Geral da tutela,cujo resultado deve ser comunicado ao Ministério Público para eventual procedimento criminal contra Rosa do Céu e Luís Ferreira.

O contrato de pessoal por ajuste directo,sem concurso público,só é possível em condições muito especiais,designadamente relacionadas com "urgência de "serviço". O que não é o caso.
Luís Ferreira e Rosa do Céu sabem muito bem o que fizeram e porque o fizeram. Sabem bem que cometeram uma enorme ilegalidade e só isso justifica os silêncios comprometedores de Luís Ferreira quando interrogado sobre a data e condições em que tinha sido admitido e ingressado no Quadro de Pessoal Efectivo da CM de Alpiarça.
Luís Ferreira nunca podia ser admitido nessas condições e a prová-lo está o facto de nunca ter exercido funções efectivas,antes ou depois de ter sido requisitado para adjunto do Governador Civil.

Apesar de considerar irrelevante a cor política do membro da AM de Alpiarça que suscitou a escandaleira,julgo,se li bem os textos a que tive acesso,tratar-se de um eleito do PS.

Esta é a minha visão e opinião sumária sobre este problema.

É tão legítima como a sua ou outra qualquer.

Por isso,espero que tenha o mesmo direito a ser publicada e contraditada.

P.Sarmento

Anónimo disse...

Não tenho nenhuma relação de amizade com o senhor Luís Ferreira.
Não comungo da maneira como muita gente está na política, incluindo aqui o senhor Luís Ferreira.
Quando não estamos de acordo com os políticos nem com as políticas praticadas num determinado contexto e muito menos com a gestão (ao que se diz sem que o contraditório de quem de direito, que prefere o silêncio) danosa, temos de ter a coragem de de não integrar tal "bando". Lamentavelmente Tomar anda de pernas para o ar nesta questão.
No entanto, acho deplorável os ataques pessoais, e, até, profissionais que têm vindo a ser feitos ao senhor Luís Ferreira. Claro que reconheço que ele tem vindo a semear ventos, pelo que se expõe a colher tempestades.
A questão é: Para quando uma atitude crítica com dignidade, evitando tentativas sempre nefastas de achincalhamento que em nada servem os propósitos razoáveis de qualquer pessoa de bem.
Estar na política tem muito que se lhe diga. Defendo que apenas os melhores, aqueles que estão disponíveis para Servir e não para se Servirem. Não pode ser a qualquer custo, e muito menos pelos caminhos da blasfémia, que se ataca o adversário, se é que é o caso.
Actualmente poucos são os que estarão, em Tomar, em condições de exercer o Poder com mérito e com histórico pessoal e político de primeiras águas. Claro que existem pessoas, algumas, poucas, disponíveis e com estatuto profissional e méritos pessoais reconhecidos para o exercício de cargos públicos em Tomar, na actualidade.
Estarão os partidos políticos interessados nessa gente? Esta é a questão central e que vai matando o nosso país e Tomar.
Para que não haja dúvidas, não estou disponível para nenhum lugar e prezo imenso a minha independência, para além de profissionalmente me sentir realizado. Boa sorte àqueles que estão disponíveis e que não se revêem nesta CAMBADA que por aí anda.

Anónimo disse...

Nada de urinar a direito,senão o Luisito fica todo mijadinho.

Anarca nabantino

Anónimo disse...

Sabe lá o senhor Rebelo se os tomarenses que denunciaram a situação o fizeram pelas razões idiotas que indicou. Já lhe ocorreu que existe quem não seja cor de rosa e esteja farto de ver o país corrupto como anda ? Pessoas que acham que temos que denunciar todos os tipos de corrupção, sejam eles quais for ?

E porque é que apelida a extrema direita de trauliteira ? Trauliteiros são os gaiteiros da chamada "esquerda moderada" que nos afundam a cada dia que passa. Os nossos impostos pagam-lhes a boa vida.

HAJA DECORO.

Saber Decidir disse...

Acho que é a primeira vez que concordo em absoluto com o que diz. Parabéns!
A inveja mesquinha é um dos defeitos do ser humano que mais me abespinha. Fossem todos correctos e os nomeados "imorais" que por ai andam (e são tantos, de todas as cores e feitios), nem sequer existiam.

AS

Anónimo disse...

A INVEJA É UM PECADO MORTAL.

MEGA MASSA PRO

Anónimo disse...

É muito curioso o post do Dr. Rebelo àcerca do seu(dele)amigo Ferreira.
Tenta,de uma forma inadmissível,inverter as situações.
Ou seja,na cegueira de defender o opróbio,perde o discernimento,desorienta-se por completo e descarrega uma catilinária de ataques soezes àqueles que manifestam justa indignação perante a falcatrua Rosa do Céu/Luís Ferreira.
Chama-lhes tudo e mais alguma coisa,acusa-os disto e daquilo,inventa uma escabrosa inveja e despeito em relação a um cidadão e político "impoluto e limpo" que,oriundo de família modesta e admiradora da velha ordem,subiu a corda a pulso,carregadinho de méritos e qualidades,onde pontificam a honestidade,os bons costumes e a ética repúblicana.
A indignidade do sujeito,o seu percurso de vida à custa de matrafias e do erário público é branqueado e transformado num exemplo a seguir.

O Dr.Rebelo perdeu os pedais e colou-se política e sentimentalmente a um crápula sem escrúpulos nem vergonha,que tem passado a vida a criar e a fomentar a calúnia e o ataque pessoal,a viver à custa do dinheiro dos impostos pagos por todos nós.

Atente-se no facto de estar com pelouros que não justificam uma situação de tempo inteiro ou sequer de meio tempo.
Só a sua postura profissional de "chulo social" não o levou a tomar a decisão decente: RENÚNCIA AO CARGO A TEMPO INTEIRO,poupando à nossa pré-insolvente Câmara alguns milhares de euros/mês - vencimento,viatura de turismo,ajudas de custo,telemóvel,combustível,manutenção,seguro e restantes alcavalas.

O impulso irracional do Dr. Rebelo vai custar-lhe muito caro em termos de credibilidade pública.

Pena é que tenha deixado resvalar o seu blog para um espaço de liberdade condicionada,por não permitir o exercício do contraditório em relação às posturas e opiniões de si próprio,de Luís Ferreira,de Hugo Cristóvão e,últimamente,de Miguel Relvas.

Chega a ser "comovente" como publica todos os comentários,mesmo os mais ridículos,que,no gozo,propositadamente,lhe fazem patéticos elogios.
Desses não fica um por publicar. E o mais "enternecedor" é ver a prontidão com que vem,penhoradamente,agradecer.

Dr. Rebelo,

Não tirou,infelizmente,grandes lições dos seus 70 anos de vida.
E é pena.
Chega a ser confrangedor.
Passou a vida colado a gente menor.

Rui Soares de Magalhães

Anónimo disse...

E o que é que o responsável do blogue tem a dizer em relação à atitude laica, republicana e maçónica do seu amigo Ferreira, de querer terminar com a presença das entidades religiosas nas cerimónias públicas do concelho e, por este andar, de ainda vir a afirmar ser contrário à realização da Festa dos Tabuleiros, porque a mesma não respeita por todas as religiões?

O lacrau do Nabão

Anónimo disse...

ahahahahahahahahah
este luís ferreira é mesmo mais um xico-esperto que tentou fazer a folha a pedro marques porque é invejoso. ora cá temos: quem cospe para o ar leva com cuspo. agora investiguem e mandem para a cadeira este bandido político. boy boy boy. quanto a antónio rebelo é lamentável que goste do cristovão que é exactamente igual mas para pior que o duplo-queixo. apenas é mais novo. senhor rebelo se o amigo for vivo, daqui a uns anos, vai ver que aquilo que soube do luís ferreira passar-se-á igual com o cristovão ou hugo costa. só o amigo rebelo nao vê mais longe nem eu ganho o euromilhões para dizer, na cara, aos miseráveis aprendizes de verdadeiros políticos deste país o que são na realidade. enquanto isso vivo na hipócrisia como todos nós o fazemos enquanto não pudermos dizer as verdades em público.

Anónimo disse...

Doutor António Rebelo:
A partir de agora não volto a visitar Tomar a dianteira. Cansei de ver o Senhor, tomarense respeitado, conhecedor e informado, que nos tem prestado bons serviços com comentários corajosos, ter passado a perder tempo com pessoas que buscam o protagonismo por tudo e por nada. Desculpe a franqueza.

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,

Até estou a recusar-me a acreditar no que acabo de ler.
Que posição mais obscura,que mijadela mais torta.
Tem a certeza que está no uso pleno das suas capacidades cognitivas e intelectuais?
O que é que o faz cometer suícidio de carácter?
O que é que faz que não veja o que toda a gente vê? O quê?
Como pode vir tentar branquear uma indignidade que se mete pelos olhos dentro?
O que é o perturba para vir empenhar-se na defesa política,moral e social de um indivíduo que tem uma postura e um currículo que afronta o mais descabelado oportunista?

É que,além do mais,o senhor foi funcionário público e sabe muito bem as coisas não se processam assim.

Esta sua posição pública é,para mim,uma sentença de "morte política" do cidadão António Francisco Rebelo.

Eu tinha muitas discordâncias com os seus escritos mas respeitava-o. Tinha consideração por si.

Agora levei um violento "sôco no estômago" e,sou-lhe franco,já não o consigo encarar da mesma maneira.

Lamento muito.


F. Melro

Anónimo disse...

"descobriu à pouco". Permita corrigir: descobriu há pouco

Anónimo disse...

este repetido interesse rebelino pelo ferreira das farturas e pelo hugo pensador traz água no bico!!!!
cheira-lhe a poder?!
por amor dos santos se adoram os altares!

Anónimo disse...

Sr Rebelo o seu post mais parece o fado do desgraçadinho e é pena. Mais do que a telenovela mexicana que envolve o seu protegido personagem e o seu chefe à altura, há uma situação que realmente me revolta o estômago e que acho que verdadeiramente se devia apurar...sabe-se que, pouco antes, o funcionário que ocupava o cargo na área da informática, foi despedido, pasme-se "por ter denunciado o uso dos computadores da autarquia para ver sites pornográficos". Isto é motivo para despedimento? O homem era um profissional incompetente, ou apenas puritano, ou terá descoberto quem navegava por tais pargens?...despedido por isto, ou porque o cargo era necessário para encaixar o boy?...Há gente a contrato anos a fio...e entra de imediato no quadro, para um cargo que nunca ocupou? Ou a autarquia não precisa de tal técnico, ou o serviço andará de facto muuuuuito atrasado. Há coisas realmente difícies de justificar...e a humildade do berço é um argumento muito primário

Anónimo disse...

Olha, olha aqui andam os IpT dos senhores Pedro Marques e do seu cão-de-fila João Simões. Está bem está. O que vocês querem já todos sabemos: POLEIRO para as negociatas. Vão mas é trabalhar.

Luis Ferreira disse...

Bom dia a todos

Agora que o carnaval terminou, oficialmente, podem passar a discutir assuntos relevantes para o nosso futuro colectivo? Como por exemplo, de que forma e com que estratégia vai o Municipio financiar os investimentos e compromissos financeiros de Medio e longo prazo?

Ou vão continuar "entretidos" a discutir se o Vereador Luis Ferreira, sendo já do quadro da administraçao publica, onde entrou por concurso e provas publicas, passou através de transferência pela Câmara de Alpiarça?

Qualquer dia preocupados com a brilhante posição de desenvolvimento de Tomar, fruto do grande gestor autárquico PSD/António Paiva e indefectíveis filhos-família seguidores, que só em dez anos passou Tomar de 59 para 91 no ranking de desenvolvimento do Pais e foi, olhem só a coincidência, ultrapassado no Distrito por vários Concelhos por... Alpiarça!

Já sei: a próxima grande descoberta do meu "clube de fãs" vai ser do tipo, que fui amigo de infância do actual Director de Departamento de planeamento físico Paulo Diogo ou que fui expulso de sócio da Nabantina aos 16 anos, por escrever um artigo de jornal a denunciar a perseguição política, realizada pelos democratas da AD, nos anos oitenta, contra os "perigosos" socialistas e comunistas...

Em Tomar confunde-se alhos com bugalhos e muito
especialmente a Arvore com a Floresta.
Tem-se visto o resultado...

Pior cego é o que não quer ver!

Anónimo disse...

Tanta falta que faz o Batata para chamar os bois pelos nomes...!!!

Anónimo disse...

O "distinto" vereador tem sempre entrada na na rebelina casa e não entra pela porta dos censurados "serviçais".

Entra sempre pela porta principal,passadeira vermelha estendida,a qualquer hora,mesmo que antes da mija das 7 da matina.

E,mais desvergomhado que doentinho,aí o temos em madrugadoras diatribes.

Mas,mestre que é nas artes do oculto,turva as águas sem nada esclarecer.

Onde entrou como quadro(?)da administração pública? Qual o serviço ou instituição?

Data do concurso e provas públicas?

Classificação?

Entre que datas exerceu funções efectivas nesse local?

Quando e porquê foi transferido para a Câmara de Alpiarça?

Entre que datas exerceu na Câmara de Alpiarça?

Estes esclarecimentos são devidos em nome das propaladas transparência e ética repúblicana de um titular de função e cargo público.

Os cidadãos têm direito a saber a verdade dos factos e os seus contornos.

Nada deve ficar no escuro,na penumbra ou na esquiva espúria ao esclarecimento cabal de uma situação que mexe com a utilização dos impostos pagos por todos nós.

P. Sarmento

Anónimo disse...

Este P.Sarmento é pior do que melga. Por acaso ele foi preterido no concurso interno que levou Ferreira para o quadro daquela Câmara Municipal? Será tudo dor de cotovelo ou ...
B.A.

Anónimo disse...

O direito aos pormenores da verdade e o dever de se disponibilizar para prestar as informações necessárias,são formas importantíssimas da prática e vivência democráticas.

É cómodo e ridículo chamar "melga" a quem pugna por isso.

Mas,csessomo diz o Povo:

QUEM NÃO DEVE,NÃO TEME!

"Dores de cotovelo" e "preterido no «concurso»" não passa de conversa da treta para tentar enganar parolos.

Essas respostas cá para fora...e depois falamos.

Se o tal de Ferreira não "abrir o jogo",alguém o vai abrir oportunamente.

Com provas,com documentos que atestam como foi fabricado um pomposo «quadro» da administração pública.

A verdade continuará a ser como o azeite.

E o resto são ferreirices.


P. Sarmento