segunda-feira, 7 de março de 2011

EM MARÉ DE CARNAVAL, CHACOTA NÃO PARECE MAL...

Investidor algures em Tomar, aguardando que lhe indiquem o respectivo serviço autárquico de acolhimento.
Ora aqui está uma excelente ideia, a copiar com urgência pela autarquia e outros serviços públicos da zona: "Visitantes são bem-vindos". Evitava-se assim -na medida do possível, já se vê- um pesado sentimento de culpa por parte dos utentes, afinal todos nós, quando temos a impressão de estar a violar intimidades e a incomodar, sempre que necessitamos de algo da nossa numerosa administração pública.
De resto, como muito bem indica esta publicidade privada, nem se justifica ir chatear os nossos digníssimos funcionários públicos. Não só porque ocupam empregos e não postos de trabalho, mas também e sobretudo porque "Se o problema está na crise, a solução está na RE/MAX", e não na admistração que temos. E depois digam que eu é que sou maledicente...
Verdade, verdadinha, os tomarenses são mesmo levados da breca, pessimistas incuráveis e sempre a pôr defeitos em tudo, quando afinal a autarquia até faz o que pode a favor das grandes causas. Ao saber que há neste momento uma campanha contra o alcoolismo a nível europeu, tratou logo de tomar providências. Para reduzir o consumo de  tintol, nada melhor que uma boa publicidade à cerveja. Sagres, ainda por cima. A lembrar o Infante D. Henrique, que sacou da Ordem de Cristo até mais não poder. Está ou não está bem visto?
Após mais de um ano por assim dizer de candeias às avessas e a dormirem em camas separadas,  os  insólitos coligados já deixaram perceber à saciedade que afinal o casório pouco ou nada funciona. Pelo menos naquilo que mais interessa. De forma que, entre outras coisas, parece lícito deduzir que alguma das partes não deve saber dançar o tango. Para o que, conforme esclareceu o patrão Sócrates, "são precisos dois". Pelo sim, pelo não, aqui fica uma publicidade que me pareceu muito adequada à circunstância.


Outra publicidade extremamente útil é esta da "Pérola dos Templários". Para a hipótese de vir ser  necessário recasar os coligados, desta vez com um acordo nupcial mais estruturado, completo e vinculativo do que o de 2009. Ou mesmo caso seja necessário recorrer a um novo matrimónio, com noivas mais independentes, por exemplo. Tanto numa circunstância quanto na outra, parece-me assaz tranquilizador saber que a citada "Pérola do Nabão" acompanha o que há de mais moderno a nível mundial, uma vez que também disponibiliza "Acessórios", para o que der e vier. Muito oportuno, sem dúvida alguma, numa época em que sem adjuvantes já poucos conseguem cumprir cabalmente as suas tarefas...
Tarefa ingrata é esta do PSD/Tomar, que debalde vem tentando há meses e meses despachar a sua antiga sede concelhia. Porque será que ninguém se arrisca a comprar? Será por o preço ser demasiado elevado, tipo Convento de Santa Iria por milhão e meio de euros? Os os potenciais interessados têm medo que o edifício esteja assombrado?


Outra indicação urbana extremamente oportuna. Não só por haver cada vez mais animais na zona, mas também e sobretudo porque estando o Serviço Nacional de Saúde a encolher a olhos vistos, devido à penúria orçamental cada vez mais evidente, nada melhor do que ir procurando alternativas. Dirão alguns, mais cândidos, que os veterinários são para os animais e não para os humanos.  No meu entender, trata-se de uma visão parcial das coisas. Tudo devidamente ponderado, só um veterinário está habilitado e acostumado a examinar, diagnosticar e estabelecer uma terapêutica, sem nunca ouvir o enfermo. É ou não verdade?  Trata-se, portanto, do mais indicado para os tomarenses, visto que também nunca se queixam, a não ser às escondidas...

Queixar-se da rotunda, que custou desta vez um pouco mais de meio milhão de euros, mas continua cheia de mazelas e a ficar inundada logo que chove um pouco mais, praticamente já nem vale a pena. As aselhices são tantas em termos de obras, que já pouco ou nada surpreende os tomarenses. Resta assim continuar a assinalar os sucessivos abatimentos, devido a deficiente ou inexistente compactação em tempo oportuno. E ir observando as várias plantações de pincéis para a barba, (em segundo plano), cuja estética é uma verdadeira maravilha.

O que nos vai valendo é que a autarquia continua a incitar os habitantes a praticarem a marcha a pé, excelente para a saúde como se sabe. Afinal o aglomerado urbano é de tal forma reduzido que não faria qualquer sentido gastar elevadas verbas com transportes urbanos para minorias. Sobretudo agora, com a assustadora subida dos combustíveis. Felizmente que os nossos autarcas se adiantaram uma vez mais aos acontecimentos, tal como já aconteceu em relação às obras faraónicas, suspensas por causa da crise, conforme é do conhecimento dos eleitores/contribuintes/pagadores.

5 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Rebelo o edificio que diz ser sede do PSD já não é do PSD há mais de 7/8 anos. O PSD vendeu ao inquilino da loja do rés-do-chão. A sede do PSD é na Rua da Fábrica da Fiação, onde o PSD comprou uma loja.
Aqui fica a rectificação.

IM

Anónimo disse...

A população do concelho não vive, na grande maioria, comodamente na zona histórica da cidade. Caso não o entenda, existem largas centenas de pessoas a quem o TUTomar dá imenso jeito.

Tal como as barraquinhas de cerveja, que não vejo qual o problema de estarem ali. Se não se quer ajudar a malta do IPT, eles começam a rumar a outras paragens porque dizem que "a noite em Tomar está morta".

Isto consigo havia de ser uma província esperta. Deus me livre !!!

Anónimo disse...

O PSD ainda existe ?
No executivo camarário só tem um representante.
A política no concelho é delineada pelo Paiva.
Onde é que anda o PSD ?
A preparar um novo partido santanista ?
O Delgado não é santanista ?
O PSD não é uma máscara carnavalesca ?
O que é que a oposição espera para se unir e correr de uma vez por todas com o PSD ?
O PSD a governar com o infantário lidrado pelo Coelho e pelo Relvas só por piada de carnaval.
Como diz o Marcelo Rebelo de Sousa, o PSD não é um carnaval constante ?
Como carnaval constante tem de ir para o Governo, para nos fazer rir neste vale de miséria.

Anónimo disse...

"Oposição unir-se?" Mas a oposição que existe tem alguma credibilidade? Se tivesse há muito que tinha tomado posição inequívoca contra a situação escabrosa em que vivemos.
Não vêm, ou não querem ver, o que se passa com a utilização dos meios camarários pela lado dos IpT? O uso indevido, ao que nos dizem, por parte dos vereadores e até do João Simões.
Haja clareza.

Anónimo disse...

Em abono da verdade:

Uso indevido por parte do JOÃO SIMÕES - telefones,papel e equipamento informático.

O que é bem diferente de "...e até do..."

E o espalha-albardas continua calado que nem um rato.