sexta-feira, 18 de março de 2011

MAIS OBRAS À TROUCA-MAROUCA...


Durante as recentes obras da Rotunda do Muro-mijatório, foi possível constatar que os digníssimos autarcas  tinham aprovado o projecto mas não sabiam para que servia o muro e que a construtora contratada nunca se tinha visto em tais andanças. Em termos de preparação, planeamento e execução da obra, aquilo foi um verdadeiro circo dos mais pobres e desorganizados. O resultados estão à vista. O piso vai abatendo, os repuxos não funcionam, o sistema de rega automática avariou, a fonte funciona quando lhe apetece, temos piscina quando chove um pouco mais e o candeeiro junto ao busto de Manuel Mendes Godinho não acende.
Decorridos apenas alguns meses, eis-nos perante mais um empreitada do tipo meia bola e força. Falo da "Envolvente ao Convento de Cristo", coisa para quase dois milhões e meio de euros. Nesta primeira foto, a parte do terreno já sem vegetação indica o local de implantação de um parque de estacionamento para vinte e poucas viaturas ligeiras. Fica do lado esquerdo de quem sobe, imediatamente antes do desvio para a Senhora da Conceição. A foto foi tirada em sentido inverso.

Esta é a fachada norte do Convento de Cristo, junto da qual será instalado um parque para nove autocarros. A estrada já existente será alargada e haverá uma rotunda a poente do Pátio dos Carrascos, ali onde está aquele portão de ferro com as iniciais FP. Que significam Fazenda Pública e não isso que estavam a pensar.



Entretanto, a empresa adjudicatária, sediada em Viana do Castelo, visto que ninguém lhe indicou melhor opção para instalar o estaleiro, resolveu abarbatar a metade sul do parque de estacionamento da Cerrada dos Cães, (à direita na foto), que os senhores autarcas e projectistas gostam mais de designar como "Terreiro de Gualdim Pais".
As consequências não se fizeram esperar. O comboio turístico deixou de poder dar a volta e estacionar tornou-se um pequeno inferno para os visitantes e os motoristas de turismo. Apesar da crise e de ainda estarmos em Março, esta tarde por volta das 16 horas, o aspecto geral era o documentado nas fotografias.

Sete autocarros e uma dezena de automóveis ocupavam todos os lugares disponíveis. Os visitantes que chegaram depois, deram meia volta e foram à sua vida. Nas próximas férias da Páscoa e a partir de Junho, como vai ser? A Estrada do Convento vai ser cortada até Dezembro. O acesso de veículos ao monumento será feito apenas pela Estrada de Paialvo e pela de Leiria. Onde irão estacionar? Como irão os autocarros fazer inversão de marcha e aguardar o regresso dos clientes após a visita? Onde estarão as instalações sanitárias? Durante a Festa dos Tabuleiros, o que vai contecer?

Valham-nos a juventude e as paixões primaveris! A garantir que Tomar ainda um dia poderá vir a ser uma cidade exemplar...Basta contemplar de forma discreta este casal de apaixonados principiantes, sós no mundo e empoleirados na cobertura daquilo que devia ser a cafetaria do parque de estacionamento nas traseiras da Câmara. Devia ser...

3 comentários:

Anónimo disse...

Preferia que fossem dois rapazotes ou duas meninas a estarem aos amassos ? Ah maroto, sempre defensor do xuxialismo e das práticas gays...

Trouca-Marouca ? Foi buscar isso ao dicionário do Zimbábue ?

Jaques Xiráke

Unknown disse...

A preferência é sua. Não vejo onde esteja a defesa das práticas gays. À trouca-marouca = À trouxe-mouxe (Dicionário Porto Editora, página 1437)

Anónimo disse...

Não faça caso, sr. Rebelo! Nos tempos que correm nem o padre António Vieira se daria ao trabalho de pregar aos peixes...