segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alargar Horizontes



Na sequência do post "Paranóia e esquizofrenia", de ontem, o leitor Virgílio solicitou um comentário sobre as recentes e inflamadas declarações do senhor coronel Vasco Lourenço, um dos capitães de Abril. Perante a resposta, achou o nosso amável comentador que se confundira a árvore com a floresta. Convidado a esclarecer, disse que a árvore eram as declarações de Vasco Lourenço e a floresta as mentiras de Passos Coelho. Dado que, na minha maneira de ver, as declarações em causa são apenas um grão de areia, Passos Coelho um pequeníssimo arbusto e a realidade europeia a floresta, estamos obviamente perante visões diferentes. Se calhar causadas por óculos de lentes diferentes...
De qualquer maneira, é sempre útil alargar horizontes, fornecendo novos elementos para análise dos nossos leitores. Donde estes dois recortes. O primeiro do i de hoje, última página, assinado com as iniciais do director; o outro do Correio da Manhã, penúltima página. 

9 comentários:

Virgílio Lopes disse...

Em defesa da VERDADE factual :

1ºComentário de VIRGÍLIO:

"Senhor Rebelo,amigo e admirador indefectível de S.Miguel Relvas,

Muito apreciaria um seu comentário ao vídeo que encontrará em :


http://www.publico.pt/Política/vasco-lourenco-alerta-que-poder-foi-tomado-por-bando-de-mentirosos-1517770".



1ªResposta de ANTÓNIO REBELO :

"Para Virgílio:
Não percebo porque deveria comentar um vídeo com declarações do sr.coronel Vasco Lourenço."

Mas VIRGÍLIO não lhe solicitou comentário a um vídeo com declarações de Vasco Lourenço...

Pediu-lhe sim o que escreveu no
1ºcomentário e que clarificou no

2ºComentário:

Viu a "árvore" e não viu a "floresta" ou leu mal o que escrevi?

Muito apreciaria um seu comentário ao VÍDEO que encontrará em...

Admitindo que,por qualquer razão,não chegou ao tal VÍDEO,dou-lhe outro acesso :

http://www.youtube.com/watch?v=gNu5BBAdQec"

2ª Resposta de ANTÓNIO REBELO:

"Para Virgílo:

Visto e revisto o que me recomendou,continuo a não perceber onde quer chegar. Importa-se de explicar qual é a floresta da qual, na sua opinião, eu apenas vi a árvore?"

3º Comentário de VIRGÍLIO:

"Sr. Rebelo,

Trocado "por miúdos":

"ÁRVORE" - intervenção de Vasco Lourenço.

"FLORESTA" - AS MENTIRAS de Passos Coelho que indignaram Vasco Lourenço."


E agora brinda-nos com este novo POST.


Fugindo sempre ao cerne do que,desde sempre,quis chamar à atenção :

O VÍDEO com mais de 9 minutos de discursos de Passos Coelho,em que,de uma forma CHOCANTE,se escancara a diferença COLOSSAL entre o discurso para caçar votos e a PRÁTICA DE EXERCÍCIO DE PODER.

E,Sr. Rebelo,não sou um "RESSABIADO" votante de Sócrates.
Nem um "enganado" votante de Passos Coelho.

SOU um "militante" do VOTO EM BRANCO porque,como milhares de portugueses, não me revejo em qualquer dos partidos existentes.

Nada devo ao Poder,nada quero do Poder.

Quero e exijo :

VERDADE
JUSTIÇA
HONESTIDADE

Revejo-me completamente na defesa dos VALORES que Ernâni Lopes magistralmente sintetizou no quadro:

"VIA ÚTIL PARA O FUTURO"

http://infamias-karocha.blogspot.com/2010/06/aos-drs-ernani-lopes-e-medina-carreira.html

Finalmente,DUAS SUGESTÕES:

1ª- Publique o vídeo AQUI,para que todos os leitores nos percebam integralmente.

2ª- Publique AQUI o quadro do Professor Ernâni Lopes,porque merece ser conhecido.

E também porque quase sempre UMA IMAGEM vale mais que mil palavras escritas...


Cordialmente,

Virgílio Lopes

Unknown disse...

Senhor Virgílio:
Publicamos os seus comentários quando eles são, no nosso entendimento, publicáveis. Contudo, no que se refere a outros textos ou imagens, lembramos que devem ter alguma relação relevante com Tomar e obedecer ao alinhamento editorial decidido pelos dois administradores deste blogue.
Numa frase curta e crua: publicamos comentários mas não estamos de forma alguma às ordens dos leitores. Cada qual é livre de editar o seu próprio blogue, tanto mais que é gratuito. O senhor Virgílio está à espera de quê?

Luis Ferreira disse...

Prof. Rebelo

Ía mesmo sugerir que escrevesse isso ao Sr.Virgílio, sempre assíduo a opinar, mas prosa escrita, para que se entenda, com data e exposição permanente, nicles.

Tem o blogspot.com o wordpress.com o sapo.pt, enfim só três exemplos, para que percebamos o que de facto pensa e defende, sendo assim de facto útil à comunidade.

Percebeu agora porque bloqueei há vários anos o caminho a comentários no meu blogue. O meu amigo tem lido e ouvido das boas e mais não tem a exposição política que eu tenho, porque se tivesse então veria...

Virgílio Lopes disse...

Como eu o PERCEBO,Sr.Rebelo...

Eu não lhe DEI ORDENS...

SUGERIR é uma coisa bem diferente de DAR ORDENS...

Por outro lado,acha que as declarações do Primeiro-Ministro são irrelevantes para Tomar e para os Tomarenses?

E será que o quadro de Ernâni Lopes não tem nada a ver com as causas da desgraça na nossa terra?

Quanto ao seu "convite" para criar o meu próprio blogue,tenho de assumir o meu fraco domínio das ferramentas informáticas e a minha fraca capacidade e disponibilidade para "botar espicho" sobre tudo e sobre nada.

Embora compreenda bem o seu agastamento com alguns dos meus comentários de ANIMAL SEM COLEIRA.

Insubmisso como sempre,

Virgílio Lopes

Virgílio Lopes disse...

Ó "Meuj Amigoch",

Estou comovido com a vossa preocupação com este irmão sem abrigo.

Perdoem-me este "cuco" hábito de preferir aninhar-me nos ninhos dos outros.

Mas já viram a pasmaceira que se viveria nesta casa,não fosse os comentários do dono do blogue,do Cantoneiro,de "moi-mêmme" e do "político azeiteiro"?

Mesmo assim,o nº de posts é superior ao nº de comentários.

E,valha-nos Deus,o diálogo sempre é melhor que o monólogo,como acontece em casa do "exposto azeiteiro" que, vedando comentários a terceiros,não se inibe de (bem pago por todos nós) passar o tempo à frente do computador,a vigiar a blogosfera,a fazer em casa dos outros aquilo que proíbe na sua. Coerências. Ou desvergonhas. Digo eu...

Com toda a cordialidade,

Virgílio Lopes

Unknown disse...

Senhor Virgílio:
Estamos num raio de uma época em que já nem sequer é animal sem coleira quem quer ou quem o diz. Até para isso já é necessário ter um certo número de predicados que julgo não estarem ao alcance de qualquer mortal. Mas adiante.
Peço desculpa, mas sou muito clássico em questões de escrita e gramática. A mim ensinaram-me que um verbo no imperativo é sempre uma ordem. O que não significa que deva obrigatoriamente ser seguida. Depende do contexto. Assim, resulta patusco que o senhor Virgílio primeiro tenha escrito "Publique aqui...para que..." e "publique aqui...porque..." vindo depois dizer que se tratava de simples sugestões, como desastrada tentativa para corrigir o tiro.
Permita que lhe recorde o que já aqui foi dito e redito: Na comunicação escrita, oral, ilustrada ou gestual, o que conta não é o que se escreveu, disse ou mostrou, mas aquilo que os destinatários entenderam.

Humildemente,

A.R.

Virgílio Lopes disse...

Sua "Majestade" proclama:

"Permita que lhe recorde o que já aqui foi dito e redito: Na comunicação escrita, oral, ilustrada ou gestual, o que conta não é o que se escreveu, disse ou mostrou, mas aquilo que os destinatários entenderam."

Eu,humilde "súbdito", privilegio o conteúdo em detrimento da forma e lamento não ser sensível a habilidades e jogos de palavras.

Escrevi o que escrevi,disse o que queria dizer,sem habilidades,sem sofismas:

"Finalmente,DUAS SUGESTÕES:"

É no quadro de SUGERIR e não de ordenar que a seguir escrevo "Publique..."

A SUGESTÃO é sempre condicional,pressupõe sempre que o poder de decisão não está em quem sugere mas no destinatário da sugestão.

De qualquer modo,não conte comigo para "diatribes ou masturbações" intelectuais. Para isso terá de procurar outra parceria.

Já estou de acordo consigo quando diz:

"Estamos num raio de uma época em que já nem sequer é animal sem coleira quem quer ou quem o diz."

É verdade!

Só quem nunca viveu à custa ou á sombra do Poder ; só quem nunca teve ambições de poder pelo poder,de poder pelo dinheiro,de poder pelas honrarias,pelos holofotes ou pelo protagonismo ; só quem tem uma visão cívica de eventuais cargos públicos ; só quem não presta vassalagem a ninguém,

Pode afirmar-se ou reafirmar-se como UM SEM COLEIRA.

Orgulhosamente e bem acompanhado por milhares de concidadãos LIVRES,tão livres quanto é possível nesta democracia cada vez mais formal e virtual.

Porque os povos é-lhes concedida a ilusão de votar,de bradar,de protestar,mas NÃO DECIDEM,NÃO MANDAM.

Estão hoje refinadamente,seráficamente SUBJUGADOS,como nunca estiveram em qualquer época.


Com toda a insubmissa cordialidade,


Virgílio Lopes

Unknown disse...

Senhor Virgílio:
Apenas duas observações: 1 - Julgo que era dispensável essa do Sua Majestade proclama, tal como a alusão a masturbações e outras diatribes intelectuais. Envenena o diálogo e denota falta de abertura e de tolerância perante os outros. 2 - Já que insiste no problema das sugestões sempre condicionais, resta-me repetir que, em termos pragmáticos, essa condição depende do emissor e do contexto.Quando um polícia lhe diz cordatamente "Sugiro-lhe que saia daqui enquanto é tempo", trata-se de uma sugestão, de uma ordem ou de uma ameaça?

A. R.

Virgílio Lopes disse...

Sr. Rebelo,

Não conte comigo para conversa da treta. Isso é só para grandes actores e comediantes,como José Pedro Gomes e o saudoso António Feio. E eu, não sou uma coisa,nem outra.

E também não sou polícia,nem tenho mentalidade ou tiques policiais

E também não lhe disse nada parecido com o que lamentávelmente insinua,como qualquer leitor honesto e de boa fé pode ler atrás no meu comentário das 18:27 de 24 de Outubro(ontem).

Cordialmente,

Virgílio Lopes