sexta-feira, 7 de outubro de 2011

É preciso mudar de lentes...



No post anterior, Manuel Maria Carrilho incita os leitores a mudar de lentes, de forma a poder perceber as origens da crise e, eventualmente, encontrar soluções Numa postura menos ambiciosa, julgo também ser necessário mudar de lentes, mas antes de mais para ter pelo menos a coragem de se assumir enquanto cidadão eleitor. Já por diversas vezes aqui denunciei o péssimo hábito dos IpT do executivo, que sistematicamente apresentam declarações de voto contrariando objectivamente a opção tomada. É a chamada política janística (do deus Janus, de duas caras) ou, num tom mais popular, "política do feijão frade".
Pois apesar de tais tomadas de posição, ou por causa delas, parece que o estilo dúbio tem cada vez mais adeptos por estas bandas. Agora foram os eleitos socialistas na Assembleia Municipal que resolveram seguir a velha máxima galega, segundo a qual "Deus é bom, mas o diabo também não é mau". Quem ler estas linhas fará o favor de opinar. A primeira abaixo reproduz a moção sobre o alambor templário, que foi rejeitada no passado dia 30, com 11 votos a favor (IpT, BE, CDU) e 23 contra (PSD, PS, CDS).
A segunda ilustração é a declaração de voto dos socialistas. Estarei a ver mal, ou não se coaduna de modo algum com a votação do PS? O caso é ainda mais estranho, se tivermos em conta a recente declaração de Anabela Freitas de que o acordo de coligação não inclui a Assembleia Municipal. Sendo assim, ouso uma pergunta ingénua: Os socialistas votaram contra só para arreliar os IpT? Se foi o caso, não me parece nada recomendável, porque afinal os tomarenses não podem nem devem ser prejudicados por ódios de estimação. Ou por simples questões pessoais. Façam o favor de mudar de lentes quanto antes. Está em jogo o futuro de Tomar e da democracia participada.



Com atitudes destas, os eleitores menos familiarizados com estas andanças políticas ficam com a ideia de que estão sobretudo a tentar intrujá-los. E cada vez se afastam mais da actividade cívica, que o mesmo é dizer do exercício dos seus direitos de cidadania. Depois não se queixem.

6 comentários:

simon disse...

Boa noite. Peço desculpa mas como ainda tou de férias não tenho acompanhado o alambor. Quem é quem propôs o deitar abaixo dos muros de cimento...escavações....caminho pedonal, etc? Quem foram os proponenentes à assembleia municipal para 30 de setembro? Muito obrigado.

Unknown disse...

Os proponentes, a título pessoal foram João Simões, Jorge Neves e os eleitos da CDU e do BE. A matriz da moção resultou de trabalho conjunto do qual lancei o alicerce.

simon disse...

Bom dia. É de facto uma vergonha ter um partido político a votar contra uma proposta fazendo depois uma declaração de voto desta natureza. Só porque os proponentes são "os outros". Não podemos correr com todos eles. Assim Tomar não precisa de nenhuns inimigos, bastando tõ-só os políticos locais. Muito obrigado pelo esclarecimento. Os meus cumprimentos e um bom dia.

simon disse...

Bom dia de novo. O título do post deveria ser "É preciso mudar de políticos..." Obrigado.

Virgílio Lopes disse...

Assumindo a minha liberdade de pensamento e opinião, em detrimento de qualquer renovada acusação de "processo de intenções",estou absolutamente convicto do seguinte:

a)Luís Ferreira é,há muitos anos,o verdadeiro presidente/líder do PS de Tomar - primeiro directamente,depois através de Hugo Cristóvão (até este tomar consciência do papel que lhe foi destinado e ganhar coragem para "mandar com os aparelhos ao ar",e agora,desde há meses,através da "partenaire".

b)Hugo Cristóvão,libertado da canga,nunca podia subscrever o texto de uma declaração de voto que reproduz quase textualmente a letra e o espírito dos escritos do verdadeiro PRESIDENTE da CPC do PS Tomar.

Lamento muito que o passado,o presente,e porventura o futuro de Tomar seja influenciado ou condicionado por tais actores e figurantes.

Virgílio Lopes

Unknown disse...

Concordo totalmente com esta sua análise.