segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Novas receitas biológicas nabantinas

Como os leitores bem sabem, além da Feira de Santa Iria, está igualmente a decorrer, integrado no Ciclo Gastronómico Tomarense, o programa "Feijão com todos, todos com o feijão". Desejando contribuir para o desenvolvimento do turismo e da culinária local, de preferência fora da área da artilharia, que essa já está bem servida, com o feijão em Tomar e o chícharo em Alvaiázere, Tomar a dianteira resolveu fornecer algumas receitas novas, porém com ingredientes tradicionais e biológicos, típicos da Nabância.

A primeira dessas receitas tem uma designação catita: "Alambor limpo, à moda dos cavaleiros templários"  Por se tratar de um prato de difícil preparação, que exige muita mão de obra especializada, geralmente só se encontra de dez em dez anos, quando há qualquer comemoração.

"Naco de alambor multicentenário, albardado com ervas biológicas, entulho e outras sujidades", é outra especialidade nabantina, embora de naco diferente, que o da foto já marchou, vítima dos gulosos viciados em fundos europeus e outras drogas afins.

Para paladares mais modernos e requintados, temos "Pedaço de alambor templário do século XII, com escavadora, fundos europeus e muita ignorância".

Com a variante "Alambor rústico, apenas picado, acompanhado de terra de ninhos de andorinha", procura-se satisfazer o turismo chinês.

Para autarcas patuscos, oferecemos "Naco de 5 ou 6 pedras de alambor", acompanhado de projecto tosco e de molho de QREN. Um receita só para estômagos sólidos, habituados a certas comidas.

Com muita saída neste verão seródio  há o "Pedaço de alambor templário limpo, com guarnição de ferro e paredão de betão".
Só para os não católicos -por razões evidentes- oferecemos "Troço de alambor com preservativo artesanal e  muros de betão", em refeição acompanhada por música municipal e do defunto IGESPAR.

E passamos à Nouvelle cuisine française com "Alambor aux fines herbes biologiques"

"Alambor à la végétation sauvage..."

Ou "Alambor garanti d'époque, aux herbes biologiques et autre végétation templière".

Todas estas maravilhas, autênticos tesouros para as papilas gustativas, à vossa espera em Tomar - Capital templária.

Sem comentários: