domingo, 16 de outubro de 2011

Às arrecuas rumo à Senhora da Asneira

Ilustração 1 - Diário de Notícias - Dinheiro Vivo, 15/10/2011, página 8

Corredoura - Tomar. Ao fundo, em cima o castelo. No primeiro plano, à direita o posto de informação do turismo municipal, à esquerda o posto de informação do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

Times Square, o centro nevrálgico de Nova Iorque. No canto inferior esquerdo, o Centro de Recrutamento Conjunto das Forças Armadas Americanas.

Coitados dos portugueses! A braços com uma crise que ninguém sabe ainda como ou quando será resolvida, recorrem a todos os meios para poupar alguma coisinha. Agora até vão privatizar os postos de informação turística (Ilustração 1). Tudo por causa da falta de pilim. A concretizar-se tal ideia, vamos voltar aos anos 30 do século passado, quando Salazar nacionalizou, de forma encapotada, como sempre foi seu timbre, todas as Comissões de Iniciativa e Turismo, entre as quais a de Tomar, que passaram a ser Comissões Municipais de Turismo. Entretanto, em Tomar até deixou de haver comissão. Temos apenas um pelouro, neste momento a cargo da vereadora Rosário Simões.
Coitados do portugueses, mas felizes tomarenses! Em vez de um, têm até dois postos de informação, um em frente do outro e com os mesmo horários. (Ilustração 2) Que obviamente ninguém pensa em privatizar. Era o que faltava! O reino nabantino é riquíssimo. Os seus privilegiados habitantes/contribuintes podem bem continuar a pagar. Como até aqui. Afinal de contas, a autarquia não tem nada a ver com a crise. Ou terá?! De qualquer maneira,  a haver privatização, para onde iria toda aquela rapaziada, agora na função pública? Para a agricultura e a pecuária, onde até já há pelo menos uma galinha de crista?
Coitados dos americanos! Vejam lá e vejam bem! Uma nação que já foi a mais poderosa do mundo. Com  umas forças armadas que já foram as mais modernas e eficazes do mundo. Pois agora -se calhar por causa da crise que nunca mais acaba- até militares, marinheiros e aviadores US se vêem forçados a operar um centro conjunto de recrutamento. (Ilustração 3) Temos assim army, navy, air force and marines trabalhando lado a lado. Se isto já se viu nalgum lado! E logo em Times Square -uma das principais montras dos States! Aqui em Portugal, fala-se de um um hospital para os três ramos (Exército, Marinha, Força Aérea) e já anda tudo a refilar...
Bem dizia o Camões, que era zarolho: Esta é a ditosa pátria minha amada... Mas o malandro não falou de Tomar. Ingrato! Pois falo eu: Esta é a ditosa terra minha amada...cujos autarcas andam armados em carapaus de corrida, quando afinal são quase todos coxos!


Sem comentários: