quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sábado é outra vez dia D

Sábado é outra vez dia D, de demissão ou, como das outras vezes, de desilusão. Sábado é outra vez dia D, ou melhor dizendo, dia R, de renúncia ou de roer a corda. Em qualquer dos casos, o problema manter-se-à -a cidade e o concelho não estão bem nem para lá caminham. Pelo contrário. Aproximam-se a passos cada vez mais largos e rápidos do abismo da irrelevância.
Tenho para mim que nem podia ser de outra maneira. Não há planos, não há ideias encadeadas, profícuas e adequadas à nova envolvência. Não há audácia nem vontade de encarar a realidade como ela é. Tomar é assim uma carripana velha, conduzida por um piloto que não dispõe de qualquer mapa ou "folha de estrada", não sabe para onde vai porque desconhece objectivos e, como insiste em fixar-se no passado, nem sequer vai a olhar para a frente.
Indo ao cerne do assunto: Corvêlo de Sousa ter-se-à comprometido a renunciar no próximo sábado, dia 15, coisa que já terá feito outras vezes mas que ele nega. As hostes pensantes do PSD, que são pouco numerosas como se calcula, tal como nas outras formações,  estão naturalmente ansiosas e, apoquentadas pela realidade envolvente, cada vez mais agreste e adversa, começam a cair na real. Agora, finalmente, numa atitude assaz inteligente, até já admitem que, com Corvêlo ou com Carrão, até às próximas autárquicas os tempos serão apenas de "gestão dos assuntos correntes".
Deixam até escapar que, para a consulta eleitoral de 2013 (salvo qualquer imprevisto), há necessidade absoluta de arranjar um novo tema, um guião de qualidade e novos actores. Caso contrário -confessam- o poder social-democrata terá um funeral de primeira, pelo menos aqui pelas margens nabantinas.
Tarde é o que nunca vem. Este serôdio despertar dos laranjas tomarenses, que ainda não perderam o saudável hábito de raciocinar, vai de certeza desencadear movimentos similares nas outras forças políticas locais, sobretudo no PS e nos IpT. É bom para Tomar, pois não faria qualquer sentido que num contexto totalmente diferente do de 2009 os eleitores tomarenses fossem constrangidos a escolher entre a pobreza intelectual e a miséria conceptual, com já tem acontecido. Não devemos esquecer que Tomar é uma velha carripana, mas de marca Rolls-Royce, que infelizmente não tem tido mecânicos, nem condutores, nem programadores de itinerários à altura. Com os tristes resultados que estão à vista de todos, pelo que não há necessidade de os enumerar uma vez mais.
Oxalá consigamos, apesar de tudo,  aguentar sem estragos irreparáveis até Outubro de 2013 (na pior da hipóteses) e saibamos a partir daí realizar um novo filme que não nos envergonhe perante um passado cada vez mais longínquo, tanto no calendário como na qualidade...

2 comentários:

Anónimo disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Lidos os últimos posts qpetece-me deixar um comentário que toca nalguns deles.

Em primeiro lugar fazer um apelo veemente ao Presidente de Câmara, Dr. Corvelo de Sousa, para não cometer o erro de se demitir para dar lugar ao vice. Cairia no ridículo e prestaria favor ao jagunço político da terra. Leve o seu mandato até ao fim, reuna-se de um bom assessor, relance o seu mandato. Ganhe coragem e determinação, deixe de ser barata-tonta. Se precisar conte comigo e vai ver que o seu mandato ganhará pujança e eficiência. De borla. Assuma-se, seja presidente da autarquia. Deixe de ser lesma!"
--------------

Neste último post refere-se que se "insiste em fixar-se no passado" e isso leva-me ao post "revista de imprensa", tal a "ideologia" que anda a ser TRANSMITIDA neste momento.

António Barreto ao profetizar a catástrofe do desaparecimento de Portugal, está conscientemente a alavancar... (termo usado agora pelos "economistas"...) a velha ideia de um Messias salvador da pátria, de um qualquer professor de econ. e finanças.

Para este visionário senil, Portugal já nem contingência é (poder ser ou não poder ser), o povo não tem capacidade para decidir o seu destino, tão pouco capacidade para o conhecer. Já os teólogos conclamavam que o povo não tinha capacidade para estudar e compreender Deus, ninguém tinha, e agora também Portugal não pode ser estudado e compreendido pelos portugueses. Mas há sempre um Messias, incorpóreo ou humano e rápido que se faz tarde, quando não Portugal vai desaparecer...

Na mesma linha desta Casa Grande da Politeia portuguesa, também aqui neste blogue a notícia em destaque de que o novo Capitão de uma das suas escolas sagradas, TRANSMITE (criar não é com as escolas estatais) o que passarão a ser os sublimares "Onze Princípios Socialistas", numa arrojada, quão desavergonhada, tentativa de reduzir o múltiplo ao uno, a exigir uma rigorosa fase iniciática, na base de uma REGRA, cujo patrono é o novo capitão, para definir o modo de vida dos frades, cavaleiros e pés descalços... para surverem as delícias conventuais.

O sábio Barrete (aliás, Barreto), depois de ter queimado o Heterodoxo, foi o Escolhido por Deus, para a entrega, por um anjo amaricano..., duma revelação sobre o nosso país.

Vê-se por estes visionários exclusivamente metafísicos que Portugal continuará à deriva, na atmosfera das alturas, tal como depois da tragédia no norte de África, projetado primeiro no desígnio do quinto império, Cristo como rei, recuperado recentemente para uma pátria incorpórea (...é a Língua Portuguesa") e agora projetada para a completa destruição.

Cambada!

O meu Zézito é que tinha razão.

Mas ainda tenho esperança que o povo arraste esta canalha pelos aterros, picadas, estradas e ruas de Portugal como fizeram os "miúdos" em 1383-1385.

Isto começa a exigir uma revolução democrática e de ampla abrangência - nem que seja à estalada

Virgílio Lopes disse...

E O RELVAS NÃO TEM NADA A VER COM ISTO...

VERDADE?