domingo, 9 de outubro de 2011

Obras e uma obra-prima

Tinha destinado uma parte da tarde deste domingo para mais uma ida às infindáveis e azaradas obras da estrada do Convento, quando me apareceu esta preciosidade, verdadeira obra-prima da arte de enganar os turistas. Trata-se de um desdobrável para distribuição gratuita aos visitantes, editado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com sede gratuita no Convento de S. Francisco, co-financiado pela UE através do QREN Mais Centro.  Pois apesar da intervenção de tantas entidades, se o leitor reparar com atenção, na parte do mapa acima reproduzida o Ramal de Tomar (a tracejado) vai entroncar na Linha do Norte... a norte de Paialvo. Está-se mesmo a imaginar os comboios a passar ali pelas Algarvias e Cem Soldos!

Indo agora às obras, aqui temos um aspecto da primeira empreitada do consulado António Paiva. Perfeitamente integrada na paisagem urbana, como se pode ver. Se fosse uma obra particular, haveria logo um parecer qualquer desfavorável, mas tratando-se da autarquia e do seu cine-teatro Paraíso...

Mais acima, as infindáveis obras da Envolvente ao Convento de Cristo continuam paradas e neste estado. Ao que nos disse fonte credível, o empreiteiro está há já algum tempo com falta de ar, pelo que mais semana menos semana vai ser um ar que lhe dá. Apesar de a autarquia não lhe dever nada, note-se. Mesmo assim, com um bocadinho de sorte macaca, aquando da próxima festa grande, em Julho de 2015, se ainda houver dinheiro para a fazer nos moldes habituais, vamos continuar a ter obras na Estrada do Convento. Vai uma aposta?
Um outro aspecto das obras paradas. Neste caso o novo parque de estacionamento, previsto para 24 veículos ligeiros, já com as amostras do futuro revestimento. Ou muito me engano ou a ilustre donatária do terreno à câmara municipal, Dª Maria Luísa Madureira, já deve ter dado voltas na urna funerária...

E nem as velhas árvores parecem escapar aos novos alinhamentos...

2 comentários:

Luis Ferreira disse...

Sobre o mapa note, caro prof. Rebelo, que a legenda "Paialvo" se refere à Freguesia e não à localidade e que se encontra junto ao ponto branco da sua sede. A sede da Freguesia de Paialvo fica, não em Paialvo, mas no cruzamento na fronteira entre Curvaceiras e Carrazede, portanto, a Sul da linha do ramal de Tomar.

O mesmo acontece à Madalena, cuja sede é em Cem Soldos e não na Igreja matriz, bem como a Beselga, cuja sede é em Vale do Calvo e não junto à Igreja matriz da Freguesia.

Unknown disse...

Contudo, concordarás sem dúvida que o Ramal de Tomar nunca passou nem passa a norte da estrada nacional Tomar/Paialvo. Repara que o ramal começa/acaba na Lamorosa, que fica muito mais perto do Entroncamento que de Paialvo, ao contrário do indicado no mapa.