sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NOTÍCIA COM DESTINATÁRIO CERTO

EL PAÍS, 20/10/2011, página 10

É uma notícia à primeira vista sem qualquer interesse para Tomar e a sua região. Contudo, bem vistas as coisas, é bem provável que ainda venha a ser importante, quando houver um executivo digno desse nome ali na velha Praça da República. Entretanto, decidiu-se publicar a ilustração supra e traduzir uma parte do respectivo texto, tendo em atenção sobretudo determinado leitor de Tomar a dianteira, que tem acesso facilitado ao Álvaro, governante encarregado destas coisas.
Escrito em estilo europeu e assinado por V. Moliné, em Bruxelas, e C. Delgado, em Barcelona, o tema ocupa página e meia, sob o título "A União Europeia aposta na Espanha como porta ferroviária europeia" e tendo como chamada de título "Bruxelas dá prioridade aos corredores mediterrânico e atlântico.
Naquilo que mais directamente nos diz respeito, enquanto portugueses e como tomarenses, reza assim: "A União Europeia aposta nos cinco eixos ferroviários de mercadorias que Espanha apresentou em Bruxelas, com a esperança de que venham a integrar a rede básica que será co-financiada pelos fundos comunitários. Uma rede de linhas de alta velocidade que permitirá transportar mercadorias de uma ponta à outra da União Europeia, caso os estados membros cumpram as suas promessas.
O corredor mediterrânico e o corredor atlântico, serão prioritários em termos de co-financiamento, uma vez que fazem parte dos dez grandes eixos ferroviários europeus. Bruxelas dá assim o seu aval aos ambiciosos planos de Espanha, que se tornará na porta natural das mercadorias asiáticas para toda a União Europeia...através dos portos de Cartagena, Valência, Tarragona e Barcelona.
O corredor mediterrânico, de Algeciras a Portbou pelo litoral, e o eixo atlântico, de Portugal a França, por Valladolid e Vitória, são as duas prioridades espanholas. O que significa que, mesmo tendo sido admitidos cinco projectos, estes dois devem estar prontos antes dos outros três, visto que integram os grandes corredores trans-europeus.
Aquilo que em Espanha chamamos corredor mediterrânico, por exemplo, para a Europa é o início de um grande eixo que atravessa o sul de França, o norte de Itália, a Eslovénia e a Hungria, até à fronteira com a Ucrânia. Por sua vez, o corredor atlântico  é uma linha de conexão ferroviária entre Lisboa e Estrasburgo, com passagem por Paris."

Nota de Tomar a dianteira
Mais uma vez, já estamos a ficar tremidos nesta foto da alta velocidade para mercadorias e passageiros. Basta reparar que no mapa acima apenas figura a ligação Lisboa - Madrid, cuja parte espanhola já está concluída, mas não é prioritária em termos europeus. Quanto ao troço português do eixo atlântico, até à fronteira espanhola, apesar de prioritário, ainda nem sequer se sabe de onde saírá ou por onde passará. Excelente ocasião portanto para Tomar e o Médio Tejo usarem os seus trunfos. Trata-se do nosso futuro a longo prazo... Valha-nos S. Miguel Relvas, que bem pode!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Está a imaginar o nosso TGV a não ir diretamente a Madrid? A percorrer o nosso Médio Tejo em direção a Valladolid/Vitória/Paris, etc.?

Se é isso, o que faria com o mercado passageiros/mercadoria de Madrid, Barcelona, enfim, da costa mediterrânica? Avião ou Camião? Mas o TGV é para concorrer com estes 2 meios de transporte, reduzir ao máximo os trânsitos (transfers) e perdas de tempo em terra. E Sines ficava cada vez mais longe... E muitas mercadorias descarregadas em Sines, passavam a sê-lo nos portos mediterrânicos espanhóis ou atlânticos mais a norte de Portugal.

Isto, no pressuposto de que captei a sua ideia. E se captei bem (de contrário, peço desculpa), o S. Miguel Relvas não estará disponível para complicar mais a sua imagem, que atacou Sócrates por querer construir o TGV e atacou Sócrates por colocar muitas reservas à TSU (era preciso estudar muito bem). E foi muito por isso que perdeu as eleições. E vejam agora o que está a acontecer: não há TSU e vai hacer TGV à "velocidade boa"... Ainda bem.

Mas a sua ideia é capaz de não ser esta. Para ser franco não percebi onde quis chegar com essa do Médio Tejo.

Anónimo disse...

Meu caro Cantoneiro:
Peço desculpa por ter sido tão obscuro! O que pretendi veicular foi apenas uma ideia simples: dado que o percurso português do eixo atlântico de alta velocidade ainda está por definir, (ver linhas amarelas no mapa,mas deve forçosamente ir ligar a Valladolid, será melhor que passe por algures perto daqui. Digo eu...

Anónimo disse...

Meu caro Cantoneiro:
Peço desculpa por ter sido tão obscuro! O que pretendi veicular foi apenas uma ideia simples: dado que o percurso português do eixo atlântico de alta velocidade ainda está por definir (ver linhas amarelas no mapa), mas deve forçosamente ir ligar a Valladolid, será melhor que passe por algures perto daqui. Digo eu...