quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

Empreiteiro pediu prorrogação ao executivo, escreve CIDADE DE TOMAR, a propósito das infindáveis obras da Rotunda, o melhor exemplo de desorganização jamais acontecido em Tomar. Na mesma página 4, podem ler-se igualmente várias opiniões sobre a decoração final para aquele local, com maioria a favor dos tabuleiros. A homenagem aos templários, levada a efeito na Igreja de Santa Maria dos Olivais, ocupa toda a página 5, com várias fotografias. Nelas se podem ver vários cidadãos com o manto dos templários, numa profanação colectiva que outros tomarenses mais idosos nunca ousaram. Realmente, parecem ter chegado os tempos da barbárie, em que já não se respeita nada nem ninguém. É tudo como nas telenovelas -a fingir.

Noutras páginas, o semanário de António Madureira dá conta, de diversas formas, do agitado clima reinante na coligação que localmente nos devia governar. Devia...
O MIRANTE inclui esta semana um destacável de 8 páginas sobre a nossa Feira de Santa Iria, com um anúncio de página inteira a cores, bem como uma entrevista de página e meia a Casimiro Serra, chefe de gabinete do vice-presidente Carrão. Dessa entrevista, destacamos estas duas passagens: "Eu não sou homem de gabinete, embora esta afirmação possa parfecer contraditória num chefe de gabinete. ...A maior parte das pessoas nem sabe exactamente quais são as minhas funções." ..."Muitas vezes não sou culpado de nada, mas como sou eu que dou a cara, é comigo que as pessoas desabafam. Se têm que insultar o político que decidiu, e não o encontram, descarregam em mim." Quem fala assim, naturalmente que não merece castigo. Até porque nos dá mais uma preciosa achega para percebermos como não funciona a câmara nabantina. Quanto a "insultar o político que decidiu", a maior parte das vezes não será antes porque decidiu não decidir nada?

Igualmente no semanário sediado na Chamusca, uma recensão dos casamentos gay já celebrados no distrito, três segundo o jornal, dos quais o primeiro em Tomar, e o prolongamento temporal das obras da Rotunda. É indesmentível na verdade que nós, tomarenses, não temos tido nem estamos a ter sorte nenhuma. Apetece até parafrasear Augusto Gil -Que quem é pecador/Sofra tormentos enfim!/ Mas os tomarenses Senhor/ Porque lhes dais tanta dor?/Porque padecem assim?
N'O TEMPLÁRIO, o caso bem triste da menina de 4 anos que não fala nem anda, e cuja maleita os médicos não conseguem identificar. Destaque igualmente para os sucessivos adiamentos da abertura da tenda do mercado, e para a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que vai ter de ser reduzida. Na página 9 o "Caos no trânsito durante dois dias", a lembrar aquela salganhada da Rotunda, agora muito bem acompanhada pelo Largo do Pelourinho. Com recomeço previsto para a passada segunda-feira, as obras de calcetamento, afinal só começaram nesta quinta-feira, a partir das 4 e meia da tarde. Primeiro foram os automóveis estacionados, depois foi a necessidade de terraplanar, seguiu-se a falta de pedra e de serrisca, já com os calceteiros por ali sentados à espera, e por fim lá se começou. Para os calceteiros não houve prejuízo, uma vez que se trata de uma empreitada por ajuste directo...A câmara, se calhar, é que...
Para finalizar, um curioso anúncio, na página 34: "CAVALHEIRO procura senhora com idade entre os 30 e 40 anos para fins de amizade, podendo tornar-se assunto sério. Sinto-me carente devido a companheira se ter ausentado. Contacto..."
A companheira ter-se-á ausentado porquê? Falta de pilhas? Artilharia subdimensionada? Calibre exagerado? Falta de jeito do artilheiro?
Alguma coisa foi. E a informação não nos parece de molde a tranquilizar as eventuais pretendentes à sucessão. Ou será? Com todas estas mudanças de paradigma, se calhar até é capaz de já ser...

14 comentários:

Anónimo disse...

à atenção da academia nobel
"Depois do átomo e da descoberta do neutrão, do protão, do fotão, do electrão, do quark, do fermião, do busão, do gluão, o governo da nação portuguesa chefiado pelo cientista socrates sousa acaba de revelar ao mundo a existência... do 'pelintrão', um corpo sem massa nem energia, que suporta toda a carga."

adaptado do jumentoblogspot

Anónimo disse...

Sr Dr. Rebelo,


Então e os dois Boletins Culturais,um do Corvêlo e outro do Labrosta,não merece o seu realce e comentário?

Onde ficou a habitual acutilância e porquê?

Unknown disse...

Para 23:30

A sua pergunta pode muito bem provir sobretudo do facto de uma das citadas publicações ter sído parida sob a égide de Luís Ferreira. Ou estarei enganado?
Pois a resposta é simples. Ainda CIDADE DE TOMAR não tinha focado o assunto, já Tomar a dianteira criticara os 25 mil exemplares e os erros crassos na redacção do opúsculo do turismo. Ora como a pesporrência não é propriamente a especialidade da casa, achou-se por bem desempenhar agora o papel de cidadão Calado.
Uma vez que levantou a questão, é capaz de ser útil esclarecer que o periódico amalgamou coisas diferentes. O boletim é uma coisa fragmentária, mensal. O opúsculo é uma publicação anual da programação tomarense, tendente a dar a conhecer a nivel nacional (ou pelo menos a tentar) io que por cá se vai fazerm, de modo a permitir a programação atempada, designadamente dos operadores turísticos. Tem erros, é verdade; é bastante caro, também é verdade. Mas é uma tentativa corajosa e útil que deve ser saudada, embora não dispensada das críticas legítimas. E não tem, por assim dizer, nada a ver com o boletim/agenda.

Anónimo disse...

2 agendas ? Haja papel! A Almondina fica a 25km e Torres Novas só tem a beneficiar com o erro dos outros

- Foi mera casualidade! (?)
- Não foi deliberadamente intencional! (?)

Faz/fez parte parte da estrategica cultural tomarense

Os gestores/engelheiros/politicos tomarenses estão-se a enterrar á velocidade do TGV

Qualquer dia nem a equipa de salvamento do Chile/EUA os consegue trazer á superfice

GS

Anónimo disse...

Sobre O Mirante:

Com bons olhos vejo na capa uma mulher tomarense que será (caso exista interesse) uma enorme/mais valia no pelouro da educação no nosso concelho

Vereadora? Presidente?

Anónimo disse...

O Sr. Casimiro Serra, Chefe de Gabinete?
O que faz as peneiras! Se acha incorrecto dar a cara pelo erro dos outros, demita-se, isso não que depois ficava mais uma data de anos sem fazer nada, por causa da CGD.
O presidente pode ter chefe de gabinete, por enquanto, os vereadores só podem ter secretários.
Estes lugares são um roubo a uma naçao que anda a fazer de novo rico mas que não passa de um povo pacóvio e incivilizado, lugares estes que deveriam ser oucupados por profissionais qualificados como por exemplo a Sr. Avelina, Funcionária da Câmara que foi nomeada Secretária da melhor Vereadora da Edilidade, Rosário Simões.
Na suécia, pais Social Democrata de verdade, os deputados da nação nao tem secretarios, motoristas, e vivem em apartamentos diminutos, sendo que o 1 ministro vive numa casa de 300 metros quadrados e sem empregados.

Muito gostam de falar no lambebosta aqui, parece um site não oficial da criatura.

GANDA NOIA - Sim ainda leio isto.

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

O primeiro peródo da sua prosa é suficientemente esclarecedor.

Está híper-sensível.

Picou-se!?

Temos pena...

Unknown disse...

Para 10:48

Picar-me, eu?! Que ideia! Nesta abençoada terra já nada me admira. Só tenho pena de não ser suficientemente inteligente para compreender todos os leitores deste blogue. E depois a idade, também já não ajuda nada.
Mas tenho a certeza de que, aqui pelas nabantinas margens, há cada vez mais gente que não só não aprende nada, como insiste em martelar nas mesmas teclas, de um velho piano que já mal toca. Quando toca.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

A profanação da Igreja de Santa Maria dos Olivais é um assunto que devia ser discutido em Tomar, e merecer a sua indignação.
Aquela cerimónia bacoca não foi acompanhada de um almoço ?
Uma Igreja com aquele significado, que até teve um Papa por Bispo, não pode ser assim tratada.
Os tomarenses vão de mal a pior.
Padeira de Aljubarrota

Anónimo disse...

E o Templário só tem o pouco que você realça ? Não tem mais ?
Estão lá escritas coisas tão importantes ?
Por que é que todas as semanas desvaloriza o Templário ?

Anónimo disse...

Gostava de ter acesso à folha de vencimentos (e ajudas) dos funcionários da CMTomar...

Anónimo disse...

GANDA NOIA, explica-me lá, onde é que está admiração dessa coisa da suécia? Por acaso cá os deputados têm motorista e secretários e apartamentos?

E o Casimiro Serra é chefe de gabinete de quem? Que se saiba só o Presidente de^Câmara tem direito a chefe de gabinete, os vereadores só têm um secretário.

E a Rosário é a melhor vereadora em quê, se os seus pelouros, a começar na comunicação, passando pela educação onde é só caixa de ressonância, a acabar na acção social, são os pior geridos?

Anónimo disse...

Essa de a Rosário ser a melhor vereadora é a demonstração da incompetência assumida dos Independentes do Pedro Marques.
Sendo ela a responsável pela Acção Social (com um cidadão a viver num hotel de luxo = WC) e com os IpT a elogiarem-na, é caso para se perguntar: Então o que é feito da bandeira Social da candidata Graça Costa? Era um bluff? Estes Independentes (IpT) são cá uns Tiririca.
Perdão, estou com vómitos.

Anónimo disse...

Realmente o Templário é aqui desvalorizado... O autor do blogue esquece-se de dar destaque a assuntos que podem mudar as nossas vidas, casos do «jaquim» que matou a «amélia», do gigolo que tem 234 mulheres por dia, dos casamentos gays que estão a disparar, enfim, tudo assuntos que deveriam adiar o debate sobre o orçamento de estado. Poupem-nos destas trivialidades. Já agora, coloquem o título do Templário a cor de rosa. Haja paciência