sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COLIGAÇÃO 3+2: E AGORA?!?!?

Edifício da antiga Comissão de Inciativa e Turismo, depois Comissão Municipal de Turismo, ultimamente quartel general do vereador Luís Ferreira. No primeiro andar, a janela de canto renascença que pertenceu à residência de Frei António de Lisboa, o tomarense António Moniz da Silva, frade jerónimo formado em Espanha, confessor de D. João III, Dom Prior, inquisidor local e reformador da Ordem de Cristo. A janela fazia parte de um prédio que se situava no local onde agora está a Tipografia Gouveia, na esquina Rua de S. João/Rua dos Moínhos, no ângulo nordeste. Quase 500 anos mais tarde, ei-la no gabinete de Frei Luís Ferreira, tomarense, ex-prior, motor e inquisidor do PS local, confessor de vários reizinhos que não vem agora ao caso nomear.

O QUE VEM A SEGUIR...

O recente episódio político local, cujo ponto culminante foi a diplomática retirada dos pelouros da cultura e do turismo ao vereador Luís, não passou afinal de mero espectáculo. Como escreveu Lampedusa, era necessário mudar qualquer coisinha para que tudo possa continuar na mesma. Exactamente o que está a acontecer (ver o post "Políticos ufanos..."). Os dirigentes do PSD local local apressaram-se a anunciar em conferência de imprensa o seu primeiro triunfo post-eleitoral, mas entretanto já se devem ter dado conta de que afinal, não só continua tudo na mesma em termos práticos, como a situação política tomarense se tornou bem mais complexa. E delicada para ambos os partidos.
Tudo na mesma em termos práticos, porque como já aqui se escreveu, Luís Ferreira vai continuar a actuar, através do pessoal que colocou em lugares-chave e das estruturas e métodos de trabalho que implementou. Ninguém acredita que Corvêlo de Sousa venha a alterar o que quer que seja.
Com a situação política tomarense bem mais complexa, porquanto a) -Agora tornou-se evidente que tanto os eleitos do PSD como os do PS estão ligados apenas pelo dinheiro ao fim do mês e pelas benesses acessórias; b) - A coligação mantém-se tal como se nada tivesse acontecido; c) O PS vai tentar demolir eleitoralmente o PSD, que vai procurar fazer exactamente o mesmo. Já se diz até, pelas bandas socialistas, que "vão ser três anos a ferro e fogo". Com os tomarenses feridos e a arder, claro está. d) -A CDU, que nunca brinca em serviço, já declarou ser escandaloso manter um vereador a tempo inteiro com um único pelouro. E tem toda a razão, pois uma autarquia fortemente endividada e sem uma política eficaz, que mantém cinco autarcas a tempo inteiro, bem pagos, com telemóveis, secretárias, adjuntos, automóveis, gasolina, despesas de representação e ajudas de custo é algo de incongruente, insustentável e inadmissível. Uns a apertar e outros a alargar cada vez mais o cinto, é algo intragável, mesmo em ditadura.
De acordo com o primitivo itinerário, oportunamente estabelecido pelos dirigentes do PSD local, esta retirada de pelouros foi apenas um incidente imprevisto e sem consequências, para além do espectáculo mediático. Continua por alcançar o final previsto para a primeira etapa -a renúncia de Corvêlo, a promoção de Carrão e a entrada de Perfeito, após a qual aconteceria então a pretendida ruptura da coligação. Nestas condições, tudo indica que a equipa liderada por José Delgado, (que conta com pelo menos um bom estratega), vai agora procurar encontrar um atalho, como na informática. Quer-nos parecer que o próximo orçamento municipal pode ser essa via mis rápida, rumo ao objectivo final. Bastará conseguir, alegando a absoluta necessidade de cortar despesas, que se reduza o número de vereadores a tempo inteiro, se retirem cartões de crédito, telemóveis, computadores e automóveis já distribuídos, se suprimam lugares de secretários, adjuntos, chefes de gabinete e etc. Porque a lei apenas permite tais benesses. Não diz que são obrigatórias.
Caso nada consigam fazer de substantivo aquando da elaboração e posterior votação do orçamento para 2011, restará aos actuais dirigentes laranja seguir o sábio e prático conselho do velho cabo de corneteiros do 15: "Quem sabe tocar, toca. Quem não sabe, passa a corneta a outro, que não há cornetas para todos."

25 comentários:

Anónimo disse...

"
Ninguém acredita que Corvêlo de Sousa venha a alterar o que quer que seja.
"

Só mesmo a ingenuidade tomarense poderia pensar que se iria mudar algo.

Anónimo disse...

"Com a situação política tomarense bem mais complexa, porquanto a) -Agora tornou-se evidente que tanto os eleitos do PSD como os do PS estão ligados apenas pelo dinheiro ao fim do mês e pelas benesses acessórias;"

SÓ AGORA É QUE SE TORNOU EVIDENTE?

SÓ SE FOI PARA SI, DR. REBELO !

Anónimo disse...

Conferiram o imobilizado qauqndo da entrada do coiso e agora à saída dele???

Anónimo disse...

""Quem sabe tocar, toca. Quem não sabe, passa a corneta a outro, que não há cornetas para todos.""

Oh meu caro amigo e grande tocador, arredado de e quase sempre dos instrumentos activos: com orquestra afinada ou desafinada os seus tocadores vão continuar os mesmos até 2013 e não vai haver passagem de cornetas para ninguém; até porque a passar (credo), os tocadores, sem novo recrutamento e do que se vê, seriam sempre piores!

Realmente não há cornetas para todos, e para comprovar isso, basta ouvir a solfa do meu amigo todos os dias, onde a dissonância, talvez por falta da trombeta cobiçada, é sempre a mesma…
Mas continue! Pode ser que ainda venha a pôr o beiço na trompa ansiada!...

Anónimo disse...

Coligação ao charco já!

O PS não deve manter a segurança a corvêlo de Sousa.
O PSD não deve apoiar mais Carlos carrão e retirar-lhe a confiança.

Unknown disse...

Para 10:12

Lastimo ter de reconhecer que não tenho um raciocínio supersónico como o de cada vez mais tomarenses. pelo menos a julgar por aquilo que proclamam.
Neste caso da coligação, por exemplo, os PS tinham um excelente argumento, que de resto continua válido - Se eles saírem de cima, põem-se os IpT? Será melhor?
Por isso fui o primeiro a escrever que o ideal seriam novas eleições locais. A isto contra-argumentam que não adiantaria nada porque não aparece ninguém competente. Posso opinar que para alguém poder tomar banho, primeiro é preciso que haja água?

Anónimo disse...

Ó Dr. Rebelo !

A sua resposta fez lembrar-me aquela genial resposta que o saudoso Joaquim Lopes Faria deu para a definição de um "Prefeito do CNA" :

"É um gajo que «trabalha» para não fazer nada".

Tanta prosa para nada dizer e a nada responder!...digo eu.

CAVALEIRO TEMPLÁRIO

Bravura Lusitana disse...

Mais uma vez, na análise às notícias locais, a escalada da violência e dos assaltos em Thomar foi escamoteada.

Até quando vamos andar a brincar com a segurança dos nossos filhos e das gerações futuras ? Até quando vamos fingir que não se passa nada ? Por amor de Deus, mais polícia nas ruas, se faz favor !

Só o PNR é que vê isto ? Mal anda a sociedade civil !

Nota: este inquérito que se leva a cabo neste blogue tem tudo de sério e verídico. Já sabemos que vamos ter os comunas, destacadíssimos, a liderar as hostes nabantinas nos tempos que aí vêm... Enfim ! Que riso...

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

bem vistas as coisas foi CARLOS CARRÃO o empregado de escritório do Freitas Lopes e depois escriba às ordens de Madureira que levou isto há anos para o charco, quando para apanhar boleia, foi convidar um professor que caíu de parquedas no Politécnico
Lembram-se?

A partid adí foi o que se viu. os valores do PS bateram a asa e isto ficou à mercê de oportunistas

Funiculin disse...

Até que enfim que a "publicidade" aqui desenvolvida a favor dos 3+2 deu frutos para um elemento do PS. Ficou com menos duas responsabilidades a ganhar o mesmo então não é mesmo bom?
E como os bombeiros até gostam muito dele é natural que não esteja por lá muito mais tempo.

Anónimo disse...

Agora?!?!?!
Bate chapas e tinta robbialac!
Fica tudo como novo!
E toca a Banda com o Luis acordeonista, o Hugo trompetista, o Becerra ferrinhos, o Leonel rabecão, o Zeca adufista, a Anabela campaínha, e o Hugo violinista!
Do outro lado o Curvelo Sousa a maestrina, o Carrão saxofonista, a Rosário violoncelista, o Perfeito violista e o Delgado cornetim!
Vivó!

Anónimo disse...

Sr. Rebelo, v.exa. continua a errar no enunciado da coligação no poder em Tomar. Não é "3+2", mas sim "2+3".
Nestes casos deve indicar-se sempre em primeiro lugar o chamado elo mais forte, e só depois o lado fraco da dita...

Unknown disse...

Para Bravura Lusitana:

Nestas coisas, como em tudo, convém manter a serenidade. No que se refere
ao tema que diz ter sido escamoteado mais uma vez, se tiver a gentileza de reler, encontrará de ceteza esta frase, no espaço sobre O Templário:"Na 5 os cada vez mais numerosos assaltos e furtos em Tomar." Acha que isto é escamotear?
Sobre o inquérito, tenha a bondade de aguardar, pois tudo tem a sua explicação.

Anónimo disse...

Alguém sabe se o Ferreira vai a Vigo no domingo? Era preciso ter lata!

Anónimo disse...

Foi de férias e por acaso até já lá está, mas por conta própria.

Bravura Lusitana disse...

Aquilo a que me referi foi apenas ao facto de não ter desenvolvido o tema, apenas o indicou. Nunca o vi dedicar um post exclusivo ao aumento de criminalidade, violência e insegurança em Tomar. Desafio-o para esse exercício, caso tenha disponibilidade para tal. Gostaria de ler a sua opinião.

Cordialmente,

Bravura Lusitana.

Nota: Lanço aqui um desafio a todos os que têm uma imagem do PNR como uma partido fascista: passem no renovado site do partido (www.pnr.pt) e passem uma vista de olhos no Programa Político do Partido, expresso na parte do Ideário. Acredito que muitos se vão rever na nossa mentalidade.

Por Thomar, Por Portugal, PNR sempre presente !

Anónimo disse...

Por conta própria ou por conta da associação, grupo, embuste ou lá o que é em qué sócio do fiandeiro: que é como quem diz, por conta do erário?

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha.
Porque razão é que o Delgado mantem a coligação?
Porque é que quer que seja o Corvelo a tomar essa atitude, quando quem tomou a decisão de se coligar com a escumalha do PS, foi a Comissão Politica do PSD?
Esta é que tem de se assumir e ser responsabilizada pelo caos em que está o Municipio.
Será que o Delgado quer entregar de mão beijada ao PS e aos IPT a discussão das próximas eleições autárquicas?
Ou será que as suas empresas e os seus negócios lhe retiram o necessário discernimento politico?
Se o Luis Vicente era um palhaço telecomandado e à procura de benesses e de um tachito, o Delgado criou muita expectativa, mas o resultado é de muita parra e pouca uva, uma real incapacidade de visão estratégica para Tomar e um zero em politica.
Tomar e o PSD vão de mãos dadas para o buraco, tudo vai de mal a pior.
BASTA...
DEMITAM-SE.

Anónimo disse...

ERA BOM QUE SE SOUBESSE SE O DUPLO-QUEIXO ESTÁ DE FÉRIAS OU DE ATESTADO POIS COMO SE SABE DE FÉRIAS ESTÁ O TANAS PORQUE JÁ GOZOU O MÊS TODO DE AGOSTO. O TIPO ESTÁ É COM A NEURA POR TER ESBANJADO 1 MILHÃO DE EUROS TENTANDO MOSTRAR QUE A SUA DUPLA PAPADA SERVE PARA FAZER PICALHA E FINGIR QUE SE TRABALHAE O MAGRICELA LIXOU-O. QUE RECEITAS GEROU O DQ? NENHUMAS! APENAS DÍVIDAS. COM GAJOS ASSIM TOMAR PODE BEM DIZER: VAI MEU POIS AQUI NÃO SERVES, NUNCA SERVISTE E NUNCA SERVIRÁS.
O TÓ REBELO É QUE NUNCA SABE QUEM EU SOU E MAIS: NÃO SOU O PAIVA NEM GOSTO DELE POIS ONDE PASSOU FEZ BORRADA. POR ISSO SE FORES ESPERTO OH TÓ TENTA SABER QUEM SOU. TENHO MENOS ANOS QUE O PAIVA E NÃO GOSTO DE JOGAR TÉNIS E ODEIO POLÍTICA.
NENHUM TIPO VAI SABER QUEM EU SOU. NUNCA MESMO POIS SOU O MÁXIMO E UM GÉNIO DA ARTE DO BOM DISFARCE.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

A conta é própria, mas no fim vai ser apresentada a quem?

Anónimo disse...

Ainda ontem era ver o vereador ferreira na companhia do careca, seu braço direito, em almoçarada com o outro vereador socialista e o provisório presidente socialista.

Quase que aposto que um deles irá de passeata até Vigo. Assim acompanham os autarcas das Freguesias, mais os Tabuleiros e fazem campanha.

O espertalhuço do Ferreira decerto que não irá. Já preparou outra cama.

Anónimo disse...

Consta por ai que terá sido o Vitorino a ir no lugar do LF, será se assim foi continua o fado triste de uma câmara á deriva e um PSD em cacos.

Anónimo disse...

Luisito, já sabes! Dia 13 de Novembro ali junto à Câmara, na livraria, vai lá estar o "cobardolas". Força Luisito, não se te canse o verbo! Abaixo com ele e com todos os tomarenses pedantes que vão lá estar a ouvê-lo...

Anónimo disse...

O cobardolas do escritor dos tempos de Africa, vem cá mas corre mesmo o risco de levar nas fuças, pelas misérias que tem escrito sobre os militares portugueses, que sem saber nada tiveram de dar o couro numa guerra que nao queriam.

Terra bacoca e miserável que recebe qualquer um.
Melhor viesse ser rei do carnaval.

Anónimo disse...

PARA 23:14

Deves ser ruim como as cobras! E deves ter o quarto forrado com as peles dos gajos que mataste...

Ui!!! Que medo!!!