sábado, 16 de outubro de 2010

UMA EXCURSÃO À GALIZA?


Segundo o nosso prezado conterrâneo António Freitas, jornalista e alviobeirense/tomarense, apaixonado pela vida e pela sua terra, haverá uma luzida representação nabantina na próxima EXPOGALAECIA, a realizar em Vigo-Espanha, de 29 de Outubro a 1 de Novembro. Sexta, Sábado, Domingo, e o feriado de Todos os Santos. Sabem-na toda, os nossos amigos galegos. De acordo com a mesma fonte, o objectivo tomarense é a promoção da edição 2011 da Festa dos Tabuleiros. Em tempos de cada vez mais acentuada penúria, estamos assim perante um típico caso de tautologia. Promover a Festa Grande para quê? -Para promover a cidade. Mas promover a cidade para quê? -Para promover a Festa. E nunca mais saímos deste círculo vicioso. Mas é pena, lá isso é!
Lendo atentamente o cartaz, dois detalhes saltam à vista: A - "Salón de Turismo, Gastronomia y Artesania de Galícia y Norte de Portugal" (negrito e cor azul da autoria de tomaradianteira). Agora Tomar também passou a estar integrada na região norte de Portugal? B - "...le proporcionará numerosas ventajas a expositores y visitantes profesionales." Que vão os ocasionais amadores tomarenses fazer para um ambiente de profissionais? Que vão os tomarenses oferecer como hipótese de negócio, uma vez que, segundo o programa acima, "Se harán intercambios comerciales que generarán negocios entre los professionales de los sectores presentes en la feria."?  A Festa dos Tabuleiros? Mas que interesse poderá ter para os operadores turísticos, os fabricantes de pacotes TI, os agentes de viagens ou os transportistas, uma manifestação ocasional que se realiza apenas de 4 em 4 anos, e em data incerta? Os profissionais de turismo trabalham todos os dias, todas as semanas, todos os meses, para honrar os encargos que têm. Para eles só interessam hipóteses de negócio que sejam no mínimo anuais e em data fixa, de forma a integrá-las na respectiva programação sazonal, consoante as características e  a data do evento. Tal como tem vindo a ser organizada, a Festa Grande de Tomar apenas interessa, fora do concelho e da comunidade tomarense da saudade, a turistas em regime livre e, num ou noutro caso, a grupos excursionistas organizados por amadores. Em termos de turismo indusrial é irrelevante e sem qualquer interesse.
Os tomarensistas, pouco ou nada viajados, apaixonados pela sua terra e pela sua Festa Grande, tem todas as dificuldades deste mundo para entender que as coisas mudaram. Já não são o que eram. E nunca mais voltarão a ser. Cada comboio só passa uma vez em cada estação. Houve um tempo em que os Tabuleiros eram um cortejo de oferendas, a pretexto da pagã e ultrapassada festa das colheitas, visando matar a fome aos mais pobres, enquanto se procurava implicitamente inculcar na comunidade o mito do 5º Império, o Império do Espírito Santo, com fartura gratuita para todos. O Jones transformou-a num monumental "beija-mão" a autarcas nomeados pelo regime ditatorial, portanto não legitimados pelo voto popular.
Hoje em dia, nem cortejo de oferendas, nem 5º Império, nem "beija-mão" de que os autarcas já não necessitam, dado que ungidos pelo sufrágio livre, directo e universal. Promoção da cidade e do concelho? Mas promoção de quê, quando, para quem e para quê?
Que fazer então? Ousar, antes mais nada, adaptar-se ao tempo em que se vive. Tal como já não há ninguém no concelho que ande, em tempo normal, de barrete na cabeça ou botas cardadas, também os nossos recursos, entre os quais avulta a Festa dos Tabuleiros, devem ser actualizados, afinal a melhor (e a única?) maneira de os preservar. Como? Isso já é assunto para outra altura e noutro local. As ideias estão cada vez mais caras no mercado da promoção... pelo que, quem realmente as sabe gerar, guarda-as para os momentos considerados mais oportunos. Entretanto, que viva a festa no seu modelo organizativo actual! Enquanto houver dinheiro cdos contribuintes para a fazer, claro! Como dizia o meu avô, no século passado, "A Ordem é rica e os frades são poucos". Ainda será o caso?

15 comentários:

Anónimo disse...

Ó Amigo Rebelo, fale com o ferreira das farturas e venha com a gente à Galiza falar sobre Tomar e a sua história de séculos.

Ia gostar, os galegos ficavam a saber mais e a Cultura enriquecida!

Vá lá, amigo Rebelo, venha connosco a Vigo e ainda damos um saltinho a Santiago!

O autocarro novo da Câmara é muito bonito e cómodo, com um motorista de classe e o ferreira logo à frente a comandar!

Anónimo disse...

A mim parece-me que o principal objectivo (escondido) é uma passeata a Vigo dessa comitiva tomarense. Convem lembrar que há muito dirigente e seu amigo que nunca tinha saído da aldeia até ter um lugar no Estado (central ou local). Muitos passaram da carroça ou bicicleta para a primeira classe dos aviões! E tudo feito de forma legal, claro. Ninguem faz ideia das passeatas que esta gente organiza e justifica por conta do contribuinte.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Para anónimo das 16:26.
Aqui está o exemplo do discurso (normalmente pela calada) do novo-rico e xico-esperto. O contribuinte que se aguente. Até perder a paciência para tanto oportunismo!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Hã?

Promoção de Tomar num mercado com PIB superior em 50% ao da aldeia dos templários? Está tudo louco.

Mas porque razão algum galego ou nortenho há-de querer vir a Tomar ver uma pateguice Unica, que tem mais de mil figurantes envolvidos?

E a 30 km de Fátima?

Devemos é promover Tomar, na festa do chouriço de figueiró e do queijo de azeite da Aboboreira de mação.

Anónimo disse...

Sr. D. Pedro Miguel,

Então convidar o Prof Rebelo para ir na comitiva a Vigo dar uma lição de história de Tomar é de novo-rico e xico-esperto?

Considera que o ferreira das farturas é um novo-rico e um xico-esperto?!

Que grane injustiça!

Anónimo disse...

Ao Pedro Miguel. Por falar em passeatas, quem deve estar muito triste é o dr. Pires da Silva. Deve ter viajado mais em meio ano no Politécnico que em 30 de professor do colégio. Como fez de presidente durante 4 anos, é só fazer contas.

Anónimo disse...

Ora aí estão algumas passeatas a que alguns não dizem que não nem criticam como fazem com as dos velhinhos do aldeão Carrão...

..venha a nós...!!!

Anónimo disse...

No encontro dos autarcas socialistas com o José Sócrates, a propósito do Orçamnebte de Estado, um presidente de Câmara afirmou veementemente, que os almoços e os passeios nas autarquias tinham de acabar porque estamos em auteridade. O homem devia vir a Tomar para ver o que é uma terra rica.

ANTÓNIO FREITAS disse...

Melhor texto que o Do Porf. Rebelo nem que eu vivesse mais 50 anos e mais 30 dos jornais. Excelente. É mesmo isso.

Mas convém dizer que a Comissão da Festa DOS tabuleiros logo engatou alguns presidentes de JUnta para oferecerem o tabuleiro e irem na comitiva. Assim a minha pequena freguesia Alviobeira, onde há pessoas que ainda tem caminhos com lama à porta no Inverno oferece um tabuleiro e leva um par para a representar. Bem feitas as contas teremos de Alviobeira cinco pessoas e um tabuleiro. Ainda é bom semrpe vão conhecer VIFO o maior porto de pesca da Costa Atlântica. Que nenhum dos jovens fique por lá que agora a moda é emigrar.

Oxalá no próximo evento " CHEIROS E SABORES" ou no "CONGRESSO DA LAVADURA" não tenha que hablar castellano com tantos nuestros hermanos a visitar Tomar
EXCELENTE CINCO ESTRELAS O PROGRAMA DA TSF DIA 16 DE oUTUBRO DE TOMAR. SE NÃO CONHECESSE TOMAR - COMPRAVA. LÁBIA TEM ELES

ANTÓNIO FREITAS
DE ALVIOBEIRA SEM MEDO E SEM PRECISAR DE LHE COMER NAS MÃOS

Anónimo disse...

Sr. António de Freitas, o turismo do farturas pediu a TODAS as Juntas de freguesia para levar um tabuleiro, um par e acompanhantes.

A "sua" Alviobeira, tal como as outras aproveita a boleia e vai proporcionar a essas pessoas conhecer a capital da Galiza.

O que tem de mal?!

Só se for a despesa do turismo do farturas!!!!!

E já agora, Você se mandasse em Alviobeira desprezaria o convite? Não me parece!!!!!!!

Anónimo disse...

O ataque à Comissão da Festa dos Tabuleiros por parte de António Freitas é um verdadeiro remake.

António Freitas, ex-presidente da Assembleia de freguesia, actual membro dessa mesma assembleia, jornalista com carteira profissional, devia saber que ser jornalista e autarca é incompatível.

Devia entregar a carteira profissional de jornalista se quer ser autarca ou demitir-se de autarca se quer ser jornalista.

Mas não! É mais um a dizer sempre mal do que se faz em Tomar e nem sequer cá vota.
Uma vergonha este tipo de pessoas.

Anónimo disse...

Começa a não haver condições para efectuar uma Festa dos Tabuleiros como gostaríamos.
Está na hora da Comissão da Festa dos Tabuleiros fazer uma reunião extraordinária e analisar este assunto antes que o mesmo vire MAIS UM problema para as finanças do município.
Afinal, quando não há dinheiro, não há vícios...

A.A.

Anónimo disse...

"
António Freitas, ex-presidente da Assembleia de freguesia, actual membro dessa mesma assembleia, jornalista com carteira profissional, devia saber que ser jornalista e autarca é incompatível.

Devia entregar a carteira profissional de jornalista se quer ser autarca ou demitir-se de autarca se quer ser jornalista.
"

Seria incompatível se vivesse da política. Infelizmente a política não o alimenta.
Recusar a sua participação cívica na democracia é sinal de que anda a incomodar quem não se sente seguro. A estes melhor seria comprarem um cão (ou passarem pelo canil para darem um lar a um infeliz canídeo).

Lacrau do Nabão

Anónimo disse...

Este Freitas é intermitente, às vezes (poucas) acerta ma mouche, nas outras (a maior parte) não e aproveita para fazer política partidária rasca e tentar impor os seus pontos de vista (ou os dos amigos).

Tem razão o comentador, o Freitas devia optar pela crítica política pura e dura e saía do jornalismo, ou então optar pelo jornalismo e tentar relatar a realidade sem óculos partidários ou de interesses pessoais, abdicando da política.

O rapaz tem um desejo permanente - ser o Presidente da Junta de Alviobeira.

Mas como o não tem conseguido pelos votos, então quer controlar e condicionar os passos do Presidente da Junta.

Teve algum êxito com o anterior que lhe era afeiçoado, mas parece que não tem com este que é muito menos permeável!

Mas, o Freitas nunca vai abdicar de interferir na política aproveitando de forma partidária o tempo de antena do jornal de Tomar.

Está-lhe na massa do sangue!

Anónimo disse...

Óh Freitas, o comentário das 11:36 é dos teus amigos IpT do Pedro Marques. Também é verdade que o teu PS só se serve de ti para o conveniente, agora para reconhecer o teu valor, os meninos Luizinho e Huguinho não estão pelos ajustes.