quinta-feira, 21 de outubro de 2010

IMAGENS DA CIDADE

Continuam as obras no âmbito da infeliz e despropositada ideia de transformar a casa do guarda da Mata num museu ninguém sabe de quê.  Da casa propriamente dita, só aproveitam as paredes exteriores. É mais um lamentável exemplo de esbanjamento dos fundos de Bruxelas. Bem dizem os lordes ingleses: Não se pode dar demasiado dinheiro aos pobres. Estragam tudo, sujam tudo e fazem demasiado barulho. Terão passado férias em Tomar?
Foi uma excelente ideia "barbear" a vegetação circundante da Capela de Nª Srª da Conceição, que agora se vê muito melhor cá de baixo, facultando uma imagem a lembrar a região italiana da Toscânia. Magnífico.
Já sabíamos que os cidadãos eleitores também podiam ser utentes, clientes,  fregueses,  doentes,  e por aí adiante. Agora "resíduos sólidos urbanos", confessamos que é a primeira vez. Algo não bate certo nesta sinalização, ali à Várzea Pequena. Ou estamos enganados?
Imagens da procissão da Padroeira de Tomar, Santa Iria, realizada ontem. No final da procissão, os participantes lançaram flores ao Rio Nabão, no local onde, segundo reza a lenda, a Santa terá sido assassinada e atirada ao rio. A tradição multissecular do lançamento das flores fora interrompida a partir dos anos 20 do século passado, vindo a ser retomada pelos alunos e professores da então Escola Preparatória Gualdim Pais, actual EB 2/3 Gualdim Pais, nos anos 80. A procissão apareceu depois. O seu a seu dono...

10 comentários:

Anónimo disse...

Procissão que não contou com a presença dos vereadores socialistas ou independentes. Sozinhos os beatos do PSD lá fizeram pela vida, no pavoneio habitual destas ocasiões.

Mas já à tarde no Politecnico lá estava o estado maior socialista com Vitorino, Ferreira e Estanqueiro em lugar de destaque na tomada de posse do novo Presidente. Independentes continuaram desaparecidos.

Sinaletica da cidade e das aldeias, que o concelho Nao se esgota na praça da republica Dr.Rebelo, a habitual confusão à responsabilidade de Carrão.

Esbanjamento dos fundos emmobras ignóbeis, a também habitual sequência à responsabilidade de Corvêlo.

E a demonstrar que no melhor pano cai a nódoa, aí está a limpeza da encosta do castelo e da envolvente da Ermida da Sra. Da Conceição, realizada pelos Sapadores florestais para a Protecção civil, à responsabilidade do Ferreira.

Anónimo disse...

Deixe lá amigo, no meio de tanta coisa má, ainda se salvam a Santa, as crianças, as flores e os quadrúpedes; já que, os outros de duas pernas, estão bem entregues!

Muitas nozes, muitos figos, muitas castanhas, muita água-pé! Viva a feira, viva a festa da Padroeira!

Anónimo disse...

SANTA IRIA

A questão de Iria é muito mais vasta e não se pode limitar à cerimónias de 20 de Outubro.
Se não fosse o desfile das criancinhas o dia seria morto.
Escutei ontem num café de Tomar:"Hoje é o dia da Feira". Errado. Ontem era o dia de Iria, com Santa ou sem Santa. A Feira é uma tradição popular e comercial.
Há que rever o significado de Iria e realizar acções de nível superior, em constante, que ultrapassam o popular.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Esbanjem esbanjem nas festarolas que vão ver....

Anónimo disse...

Por falar em tomada de posse. O que veio cá fazer o Ministro das Obras? É para o dr.Pires sa Silva mostrar que tem amigos ministros?Hoje, no Correio da Manhã (pag 2 e24) gozam com o sr. porque prometeu antecipar pagamentos de SCUT onde ainda não há portagem!Francamente. Terá sido um copito a mais no Porto de Honra tomarense?

Anónimo disse...

O render da guarda no Politecnico

Após quase um quarto de século de existência, tomou posse o primeiro presidente do Politecnico de Tomar eleito.

O Prof. Eugénio de Almeida inicia assim a segunda vida do nosso Politecnico, instituição base do nosso Concelho e da nossa região.

A transição e a "refundação" do nosso Politecnico foi realizada pela mão do prof.Pires da Silva, que orgulhoso passou o testemunho a uma nova geração de dirigismo académico.

Conheço há vários anos, partilhando às vezes algumas boas reflexões sobre o mundo e a nossa região, o hoje Presidente do Politecnico de Tomar e estou convicto da sua visão e profissionalismo de actuação estratégica, num mundo globalizado e numa (sub)região que procura ainda o seu papel.

A valência técnica e educativa, prevalecentes no Politecnico de Tomar, sao essenciais para a afirmação de Tomar na sua sub-região e a sua única esperança, muito honestamente.

Um bom trabalho a toda a equipa liderante, é o meu sincero desejo.
Cidade Templária de Tomar, às 19:34

Anónimo disse...

para anónimo das 19:29. Correção:
Apesar do dr. Pires da Silva dizer que o dr.Pacheco Amorim lhe entregou a gerência, já houve outras eleições. Ou uma espécie de. Até o dr. Pacheco foi eleito uma vez.
Este presidente é o primeiro que não é reformado. E foi candidato único.

Anónimo disse...

O anónimo das 19:29 transcreve mais um texto exemplar do nosso Vereador Ferreira, no seu blogue pessoal.

Mais propaganda barata onde o vereador se insinua como amigo do presidente do Politecnico. Dr. Eugénio fuja, porque senão o estarola ainda pensa em se ir meter, também, no Politecnico.

E pensar eu que vamos ter este vereador mais três anos a dizer o que lhe apetece e a fazer o que lhe deixarem. Irra!

Anónimo disse...

Deus queira que ele (o ferreira das farturas) continue na Câmara até ao fim do mandato. Para o PSD é bem feito terem de roer o osso até ao fim, e para o dito vai valer de tiro no pé porque cada vez que "evacua" denigre mais e mais a imagem (se é que aquele coiso tem imagem...!).

Anónimo disse...

Só quem conhece o vereador luis ferreira, como o autor deste blogue, sabe que ele pouco se preocupa com o sobre ele escrevem.

E não o de em conhecer mesmo, se pensam que ele vai sair depois de 2013.

Ele já deve ter escolhido o "seu" candidato para essas eleições, que todos já perceberam não poder ser Becerra, que nem uma Associação recreativa ganhava, quanto mais uma Câmara Municipal.

E querem apostar, que há frente, ao lado ou por detrás da futura candidatura do PS, lá estará o socialista, hoje vereador, para ditar o seu caminho?