domingo, 3 de outubro de 2010

AS PRINCIPAIS MALEITAS LOCAIS

Para além de poder vir a servir um dia como documento de uma época, Tomar a dianteira já conseguiu averbar dois outros sucessos: A- Instituir um sereno e participado local de diálogo civilizado entre todos os tomarenses da blogosfera; B - Revelar as principais maleitas que estão na origem da nossa acentuada mas curável decadência.
Deixemos aquele, entre outros motivos porque, alterando uma situação de pasmaceira e ignorância velha de séculos, está a incomodar alguns. Os que ainda não entenderam que agora e doravante os blogues virados para as coisas locais e/ou nacionais, são os cafés-tertúlias do século passado. Quando o Café Paraíso era, por assim dizer, a Assembleia Municipal.
Sobre as maleitas locais, que bem entendido se sobrepõem mas não anulam as nacionais, será adequado abrir com uma conhecida anedota de humor negro e mórbido. Aquando da epidemia de pneumónica, no primeiro quartel do século passado, as vítimas mortais eram tantas e os médicos tão poucos, que não raras vezes iam para os cemitérios pessoas ainda com vida, mas já inconscientes. Num desses casos, o "defunto" foi mesmo enterrado, sem caixão e a pouca profundidade, como se fez na época, por ser mais barato e mais rápido.
No dia seguinte, durante um outro funeral, enquanto o padre fazia as habituais encomendações, ouviram-se umas palavras lancinantes, vindas do chão. Um dos presentes pôs-se à escuta e lá conseguiu ver uma mão fora da terra, revolvida de fresco, ao mesmo tempo que distinguiu uma voz abafada implorando: -Tirem-me daqui que eu não estou morto! Acto contínuo, o homem decidiu-se -calcou repetidas vezes a mão que saia da terra, enquanto ida clamando: -Ah pois não! Tu não estás morto! Estás é mal enterrado!
Esta história macabra e sórdida é um perfeito retrato da presente situação tomarense, caracterizada pelo sadismo, pela inveja negativa, pela calúnia e pelo oportunismo desenfreado. Tudo obstáculos à nossa urgente recuperação, que nos permitirá voltar a ocupar o lugar de cidade de referência, que já foi o nosso. Oxalá os tomarenses queiram e consigam mudar de mentalidade quanto antes. Ajudar em vez de espezinhar; procurar fazer melhor, em vez de deitar abaixo; respeitar a verdade, em vez de enxovalhar; desempenhar funções, em vez de se limitar a receber ordenado e mordomias. Oxalá! Amen!

24 comentários:

Anónimo disse...

Para adaptar a macabra historia do defunto`a situaçao tomarense, acrescentemos um pormenor: ao mal enterrado que agitava a mao foi retirado o ultimo anel (que a viuva deixou ir), por um dos chefes do cemiterio. So depois foi calcado, etc.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Luis Ferreira não tem uma ponta de decência, já todos sabemos! Mas que a sua cupidez e oportunismo o impeçam de pedir a demissão depois de praticamente toda a bancada municipal o ter condenado pelas tristes e desrespeitosas figuras que tem repetidamente feito, fazem dele um dos mais abejectas figuras da política local. Eu nem o classifico como político. Não passa de um infiltrado que por meios obscuros, ao que consta, colocou-se em posição de ser eleito. Falta-lhe tudo: civismo, educação, sentido de responsabilidade, maturidade e sobretudo honestidade intelectual.
Sinto que cada cêntimo que recebe pelas suas funções são um roubo ao concelho, cada gasto que executa um insulto às pessoas desta terra, cada aparição pública um deslustre para os tomarenses. Que o seu nome nunca seja esquecido no futuro, para memória futura, e para exemplo de como não se deve escolher gentalha deste tão baixo quilate para desempenho de cargos públicos.

Anónimo disse...

"Rosário Simões, honra lhe seja feita, sempre dispensou coisas do género, sabendo perfeitamente, como já aqui foi referido, que é de longe o melhor elemento do actual executivo". As pessoas simples e trabalhadores são assim, não precisam de aparecer todos os dias para a fotografia...
O Professor costuma dizer que Tomar a dianteira é um blogue feito para abordar questões locais. Mas, olhe, ilustre 'combatente' tomarense, não fica mal trazer para aqui alguns exemplos que vêm nos jornais diários e se ouvem nas rádios nacionais ou nas televisões. O povo precisa de estar atento. Na página 2 do ‘Correio da Manhã’ de hoje, domingo, logo a abrir o director-adjunto, Eduardo Dâmaso, diz que “O Governo prometeu (…) este mundo e o outro nas eleições de 2009. Para as ganhar, Sócrates e Teixeira dos Santos distribuíram dinheiro sem olhar a quem”. Se calhar, outros, no passado, terão feito igual. Na mesma página o conhecido presidente da Câmara Municipal de Santarém e Professor Universitário, Francisco Moita Flores, diz que “Sócrates apresenta orçamento em que espatifa o poder de compra e a capacidade de sobrevivência de milhões” e acrescenta: “A multidão de oportunistas, de boys, de indivíduos que vivem à custa do orçamento e à nossa custa, à espera apenas da próxima campanha eleitoral, aí estão, quietinhos, sossegadinhos, sem um resmungo que seja”. E termina: “Ao menos que os nossos filhos e netos tenham direito à esperança. Ao menos isso”
Só Deus nos pode salvar!
Cordialmente,
Zé da Ponte

Anónimo disse...

Sr. António Rebelo,

Gostaria de deixar-lhe aqui e agora um repto.
Comecemos pelo princípio. Existe em Londres um grande parque chamado Hyde Park que tem uma particularidade: num dos seus pontos mais frerquantdos existe um pequeno palanque a que qualquer cidadão pode aceder e daí discursar para quem o queira ouvir sobre o tema que quiser, desde que em tom decoroso. Chama-se a esse pequeno "spot" o "Speakers Corner".

Então a sugestão que lhe deixo é a seguinte: crie aqui um espaço de opinião livre, em que os comentários entrem directamente após o ue serão eliminados ao fim do dia.
Estou em crer que há por aí muito boa gente com vontáde de dizer as verdades verdadinhas e chamar os bois pelos nomes, mas muitas vezes não o fazm por saberem que à partida não vêem publicados os seus comentários. A responsabilidade seria inteirinha de cada um.

Obrigado

Anónimo disse...

Senhor Luís Ferreira, Vereador:
Tenha, uma vez na vida, a nobreza de honrar os que votaram na sigla PS, há um ano atrás, apresentando a sua demissão das funções que desempenha na Câmara Municipal!
Honre o Partido!
Honre os que votaram no Partido Socialista!
Honre o Cabeça de Lista, o Arquitecto Vitorino!
Honre a Câmara Municipal!
Respeite a Assembleia Municipal!
Poupe o Presidente da Câmara!

Anónimo disse...

Hoje há eleições no Brasil. Diz-s no Público que "1968 terminou". Em 13 de Dezembro de 1968, Márcio Moreira Alves, deputado pela ARENA, o partido único imposto pela ditadura militar de 1964, fez um discurso no Parlamento, que levou ao encerramento deste, ao agravamento da ditadura, e à fuga de Márcio para o estrangeiro, através da Amazónia.
Márcio Moreira Alves é de família do norte de Portugal,que enriqueceu no Brasil, com Bancos, etc. A sua mãe, na altura, era a única mulher com assento na Cúria Romana, no Vaticano.
Quando o conheci, Márcio era casado com uma Rotschild. Márcio Moreira Alves foi meu professor de Ciência Política na Faculdade de Economia. Ele era amigo pessoal de Fidel de Castro, escreveu alguns livros sobre Cuba, e sobre o 25 de Abril. Amigo da actriz Fernanda Montenegro, ambos estiveram ligados ao processo de alfabetização do Brasil.
Mais recentemente passou uma telenovela chamada "Senhora do Destino", que comça no dia 13/12/68. Em 1979 passou a telenovela "O Astro", com Tony Ramos, que representa a personagem de Márcio, filho de um banqueiro que admira S. Francisco de Assis, inspirada em Márcio Moreira Alves.
O Brasil está a mudar. Mas os perigos de entrar em crise, porque está a viver a crédito, são grandes. No entanto, Tomar, à semelhança de Évora, devia saber aproveitar as oportunidades.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Para anónimo em 14:33

Agradecemos o seu comentário e a sugestão nele contida, que todavia reputamos inaplicável neste momento. Pelos motivos que passamos a alinhar.A - Durante meses e meses este blogue esteve aberto a ventos e a marés. Quando se verificou que estava transformado, em muitos casos, na latrina local, passou-se à moderação de comentários. B - Se tivesse a ocasião de ler o que por vezes aqui chega e não é publicado, estamos certos que retiraria imediatamente a sua proposta. C - Tomar a dianteira é um blogue aberto, que não censura ideias, por mais originais ou rudes que sejam. Limita-se a eliminar aquilo que o decoro e a boa educação exigem, bem como referências à vida privada dos políticos, ou das suas famílias, que naturalmente nada têm a ver com a política local. Crítica sim, má lingua não, calúnia ainda menos.
D - Assumimos o compromisso de publicar qualquer texto que nos seja enviado por mail, desde que subscrito por autor identificado e acompanhado pela fotocópia de documento de identidade comn fotografia, o qual naturalmente não será publicado, nem usado para qualquer outro fim.

Cordialmente,

Pelos administradores do blogue

António Rebelo

Anónimo disse...

Para Zé da Ponte:

Como decerto sabe, uma vez que é comentador assíduo deste blogue, o que agradecemos, publicamos tudo o que nos parece importante, desde que se possa relacionar com a cidade e/ou o concelho. Até peças traduzidas da imprensa estrangeira. Dito isto, podemos bem entendido estar enganados, posto que só não erra quem não faz, sendo porém nossa convicção que a urgente, indispensável e inevitável regeneração deste país, que é o nosso e que adoramos apesar tudo, terá de partir do local para o nacional, e não o inverso. Por outras palavras, se e quando tivermos conseguido limpar o lixo à nossa porta, teremos mais autoridade moral para pedir aos outros que façam o mesmo. Não lhe parece?
Perguntará concerteza "Como é que isso se faz?" Pois com coragem, audácia, muito estudo e ainda mais trabalho. Tudo em prol da causa pública, sem se preocupar com interesses pessoais. Para já, o melhor que nos poderia acontecer seria os actuais autarcas renunciarem aos seus lugares, dado que visivelmente não dão conta do recado, nem lá perto, apesar de serem boas pessoas, honestas, trabalhadoras e cheias de boas intenções. Infelizmente não basta, como está à vista de todos.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Talvez não seja este o post mais adequado para deixar este meu comentário, e nem sei se já foi abordado neste blog.

Recentemente a CMT aumentou o número de ecopontos no nosso concelho. Mas não por iniciativa própria, segundo a imprensa local a isso foi obrigada por lei que estipula o número de ecopontos consoante a densidade populacional. Assim sendo, teve que aumentar em cerca de 50% o número de ecopontos.

Pois há 1 mês, perto de minha casa, instalaram um destes novos ecopontos, e neste período nunca foi despejado. Eu e os vizinhos vamos para despejar o lixo e temos que voltar para trás, para não deixarmos o lixo no chão mesmo.

Afinal para que serve a tal secção do ambiente da Junta de Sta Maria dos Olivais senão para pulverizar herbicida nas valetas?! (ambiente=asseio?)

Não vamos esquecer também que o nosso concelho também só tem ecopontos por causa de lei nacional e não por iniciativa autárquica. Quando finalmente aqui chegaram já Ourém os tinha há anos.

Anónimo disse...

Caro Professor, a juntar às muitas qualidades que se lhe reconhecem, o Senhor é, também, um diplomata!
Cordialmente,
Zé da Ponte

Anónimo disse...

Já analisaram a água de Tomar? Não os SMAS mas sim uma entidade independente. E as águas do Centro, o que fazem - nada! Estão ambas paradas! Cuidado, podemos cidadãos estar a ser lentamente envenenados sem o saber.
O Polvo do Nabão.

Anónimo disse...

Quem ataca o vereador ferreira fá-lo porquê?
Porque não concorda com as suas opiniões?
Não gosta do que tem feito?
Não gosta do que tem escrito?
Quer-se colocar no lugar dele?

Mas já agora: tirando ele, de que sempre estão a falar, mais alguém tem uma pinga de ideia do que se deve fazer na Camara e lá esteja?

Anónimo disse...

Para o anónimo das 12,35h :

Assino por baixo.

Anónimo disse...

Ultimada SIC. Água da Asseiceira com rede contaminada, incluindo a da Linhaceira. Centrais e técnicos topo de gama com 500.000 análises ano dão para nada, uma vez que as redes prediais estão degradadas. Águas, serviços? Para onde vão os impostos. Paguem, paguem, e continuem a pagar que é bom.
Passem bem!
O Polvo do Nabão.

Anónimo disse...

Quando Luis Ferreira ganhou as eleições de 2004 para a liderança do PS, contra Jose Pedro Vasconcelos, hoje deputado Municipal dos IpT, estabeleceu-se nos blogues de então uma enorme campanha de difamação dele.

O blogue que na altura mais animou essa campanha, alimentada pelos elementos derrotados de então, era do responsável do bloco de esquerda de Tomar.

Luis Ferreira, nesses anos de 2004-05 esteve por duas vezes a um passo de ser destituído de presidente do ps de Tomar, em duas traições sucessivas, uma primeira desenvolvida pelo seu candidato a presidente de Camara na altura, de nome Elio Bernardino, que entretanto se passou para o PSD e a segunda, pelo seu número dois da altura o médico Antonio Mendes, com o apoio do ex-vereador Antonio Alexandre.

A tudo isso ele sobreviveu e instalou-se no governo civil de Santarém durante quase 5 anos, levou o seu Delfim para o IPJ de Santarem, ate à sua extinção e colocou a sua companheira como Deputada.
Hoje, após ter sido o número dois da lista derrotada do PS, é o vereador da Camara com maior visibilidade.

Será desta derrotado e parado?

Bravura Lusitana disse...

Visto que o PNR se candidatará às próximas eleições autárquicas, achamos que seria de bom tom colocar o nome do nosso partido na sondagem que está a levar a cabo.

Sem mais de momento,

Por Thomar, Por Portugal, PNR SEMPRE PRESENTE !

Anónimo disse...

Para Bravura Lusitana:

Nas próximas autárquicas o PNR fará o que lhe parecer melhor. Entretanto não está representado nem no executivo, nem na Assembleia Municipal, pelo que não figura na nossa sondagem em curso. Outro tanto acontece com o "Tomar em primeiro lugar", pela mesma razão.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Hoje foi inaugurada a 25ª Feira dos Frutos Secos em Torres Novas, que soube ultrapassar a secular Feira dos mesmos produtos em Tomar.

Nos anos 80 do século passado houve quem procurassse desenvolver a Feira dos Frutos Secos e das Passas em Tomar, tendo tido contactos com organismos oficiais do sector. Há escritos nos jornais sobre o assunto.

O PS e o PSD de então impediram qualquer desenvolvimento do projecto.

Se sem Regionalização foi assim, com Regionalização e com Santarém como capital da zona autónoma, como será ? Até o Convento de Cristo mudará para Santarém. E no lugar do Convento até se pode montar uma baraca, como a do Mercado. Tomar capital das barracas.

Soneca

Carlota Joaquina disse...

Quando souber quem faz parte do PNR de Tomar vou me divertir um bocado, e não será difícil descobrir, basta, através de um programa acessível, encontrar a origem do ip do utilizador. Há de chegar o dia.
Ninguém vos quer por cá, gentalha, desandem !

Anónimo disse...

PARA CARLOTA JOAQUINA

Não se incomode com eles! São como os arrumadores! Há uns anos aparecerem por aí dois ou três mas a coisa não pegou! Com estes queques do PNR vai acontecer o mesmo...

Anónimo disse...

A feira de Frutos Secos de Tomar foi abandonada à sua sorte pelos grunhos que têm mandado em Tomar, e passo a explicar porquê:

A Feira de Tomar era uma feira eminentemente rural e popular. Quer isto dizer que os vendedores que apareciam em Tomar por ocasião da Feira de Santa Iria eram os produtores, e só esses ocupavam os lugares de venda. Progressivamente a Câmara começou a escorraçar essas pessoas e a substituí-las por revendedores que na sua maior parte vão abastecer-se a Espanha, tudo com o fito de se fazer pagar mais pelo espaço do terrado. Por isso, cada vez mais a Feira da Passas se parece com uma feira dos trezentos.
Antigamente o facto de os produtores directos saberem que tinham sempre lugar na feira de Tomar estimulava a sua actividade. Agora não! E olhem que a Feira das Passas tinha cartel nacional, pois era frequente ver por cá gente da capital e de muitos pontos do país nos dois fins de semana que durava.
Reduzi-la ao que é agora foi um acto selvagem de destruição do acervo cultural que Tomar possuía.

Anónimo disse...

Carlota Joaquina, não sei se tem razão.

Ninguém cá quer o PNR, mas numa terra com tantos fascistas mais valia que eles estivessem agrupados num partido e assim melhor identificados!

Anónimo disse...

Lá isso é verdade, e que se reunissem num contentor...e que a gente soubesse!

Anónimo disse...

Hoje nas notícias falaram de uma iniciativa em Penafiel em que jovens se dedicam a agricultura biológica. Vendem sempre toda a produção. Produzam pouco ou muito. Parece que em Abrantes também já têm uma iniciativa semelhante. Deve ser uma coisa demasiado chunga para uma cidade como Tomar... Falam de um fórum como o de Aveiro para o sítio do mercado, mas não falam que do outro lado da ria junto ao Fórum de Aveiro está o quê? O mercado antigo, intacto. Noutra zona da cidade também fizeram um novo edifício há uns 10 anos com 1º andar, que curiosamente também tem um centro comercial nas proximidades. Não esquecer que até uma cidade cosmopolita como Barcelona tem um grande mercado tradicional numa transversal da sua rua turística mais movimentada, as Ramblas.

Nem sabem o nome da cidade a que se candidatam. Não é Thomar, é Tomar. Se querem dar assim uma perspectiva histórica, porque não escolher um qualquer outro nome que o sítio já teve? Será que quanto mais antigo for o nome, melhor?