terça-feira, 12 de outubro de 2010

CADA OBRA CADA CASO

Após a saída em falso de ontem, relatada no nosso post anterior, recomeçaram finalmente as obras no Largo do Pelourinho, interrompidas há três anos. Sem qualquer explicação aos moradores, como é habitual. Os nossos autarcas não gostam de dar satisfações a quem os elegeu. Eles lá sabem porquê. Reconhecendo, à boa maneira tomarense, que "tarde é o que nunca vem", as obras agora reiniciadas prometem vir a ser longas. À cautela, Corvêlo de Sousa já informou Augusto Barros, o presidente da junta de freguesia, que devem estar concluídas o mais tardar antes da Festa dos Tabuleiros. Estarão? Nunca fiando, que o vereador Carrão também informou um dia destes os comerciantes do mercado que a tenda abriria a 12 de Outubro, e afinal não abriu. Sem qualquer explicação, como é costume. Coitadinho de quem tem de pagar impostos e contribuições!
  
Enquanto decorrem as obras do Pelourinho, na Rotunda trabalha-se como sempre -sem qualquer organização digna do nome. Conforme documenta a fotografia, enquanto lá ao fundo se vai colocando o definitivo tapete de asfalto, no primeiro plano tapa-se à pressa uma vala aberta na primeira camada asfáltica, pois foi necessário colocar um colector de esgoto, esquecido na fase anterior. Foram os moradores da zona que alertaram a autarquia, ao terem verificado que, num dos sumidouros, saía mais água do que entrava. Resultado: nova conduta e, aproveitando a ocasião, mais uma caixa de visita, que por acaso também não tinha ainda sido instalada. É o que aquele trabalhador da direita está a fazer -a abrir o asfalto já colocado, para instalar a tampa da caixa. Se por acaso não tem chovido entretanto, ninguém dava por nada. Que rica fiscalização!

E aqui temos a camada asfáltica definitiva, do lado direito. A opinião dominante entre os mirones que por ali andam, é de que na próxima chuvada a sério, vamos ter um lago até à Rua Nova, porque a rotunda está agora a um nível bem mais alto do que anteriormente. Veremos!

O que entretanto já conseguimos ver foi a "factura" da nova e pacóvia rotunda, com paredão-mijatório e tudo. Vá-se lá saber porquê, quase no final da obra, lá se resolveram a colocar as obrigatórias informações determinadas pela Comissão Europeia. Ficamos assim a saber que se trata de uma obra integrada na requalificação do Centro Histórico; que custa a ninharia de 515. 530 euros, e que a autarquia terá de desembolsar 220.940 euros. Temos de reconhecer que se trata de verdadeira pechincha, para uma obra de tal gabarito. O que nos dói a alma é a origem das verbas europeias para este atentado ao bom gosto -FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Que rico exemplo de desenvolvimento. E que rico vocábulo, que explica a atracção dos nossos eleitos por tais fundos -tudos gostam muito de FEDER. Deve até ser por isso que na Rua dos Moinhos e em certos troços da Rua de Gil de Avô, alguns sumidouros FEDEM que se farta. (Para os menos versados em língua pátria, esclarece-se que ferder = cheirar mal = empestar; o nome, ou substantivo é "fedor", na origem dos "gato fedorento", que como é sabido também adoram FEDER.

Também na Mata continuam as obras, visando transformar a casa do guarda num museu, não se sabe bem de quê. Nome é que já tem. Será o "Museu das quatro assoalhadas e casa de banho". Neste momento restam apenas as paredes mestras, havendo já algumas vítimas a lamentar. Estas floreiras, originárias do jardim da Várzea Pequena, e em tempos cedidas pela autarquia, não resistiram ao progresso. Qual quê! Modernaço é que é bom! Como os novos sanitários com balcão de recepção e tudo. Bem dizem alguns lordes ingleses -não é nada conveniente dar muito dinheiro aos pobres. Sujam tudo, estragam tudo, fazem  demasiado barulho, e nunca agradecem nada.

Na ausência de quaisquer indicações no local, apesar de obrigatórias, torna-se necessário usar de muita paciência para conseguir caçar alguma coisa. Aqui temos a empresa associada à da Lena Agregados, já responsável pela ligação pedonal cidade-castelo pela mata, que agora procede à demolição da antiga casa do guarda. Tudo à custa da câmara, que o ICN, a entidade de tutela, não tem verbas nem sequer para a manter em estado minimamente apresentável. Quem não acreditar que vá lá ver. 
Concluindo: é a primeira vez que vemos uma empresa de "espaços verdes, silvicultura e vedações" encarregada de demolir uma casa. Mas nesta desgraçada terra já nada nos admira.

25 comentários:

Anónimo disse...

Convenhamos que falta de notícia e pontos de interesse não há...basta estar atento. Não só não fazem nada de jeito, como ainda destróem o que temos. Fino recorte estético. Quem vai ser responsabilizado? Que falta faz cá o povo da Islândia.
Laura Rocha

Anónimo disse...

Câmara Municipal de Tomar:

Corvelo de Sousa - Não é pelo presidente que o executivo tem desiludido. Foi apanhado numa corrente negativa, não está bem acompanhado, mas tem tentado equilibrar a balança. Disponível, mediador e responsável. Peca por não ter coragem de dar um murro na mesa.

Carlos Carrão - O pior elemento do executivo. Manifestamente infeliz na área do Mercado Municipal, onde já faltou ao prometido por diversas vezes. Não anda no terreno para enfrentar os problemas. Como vereador do desporto ainda é pior. Vale pela disponibilidade em comparecer nas mais diversas localidades, muito embora só o faça para ocasiões festivas.

Rosário Simões - Simbolo de competência, o que faz dela uma figura que raramente é colocada em causa, nem mesmo pela oposição. Fala pouco, faz muito. Joga contra si o facto de ser low profile, ou seja, para o cargo público que tem, passa algo despercebida.

José Vitorino - Outro low profile, o que lhe tem valido passar ao lado da polémica constante entre PSD e PS relativamente à coligação. Prima pela eficiência, ainda que tenha responsabilidades nas obras (inexplicalvelmente longas), buracos e pó em que Tomar está mergulhada. Deveria ser o primeiro a exigir competência aos empreiteiros.

Luís Ferreira - O mais «fogueteiro» do executivo mas, louve-se, tem um espírito de iniciativa bem acima da média, procurando não ser dono do total protagonismo e a prova disso é que se faz acompanhar pelo presidente em diversas ocasiões. Por vezes fala demais, nem sempre com razão. Mas a frontalidade ninguém a tira.

Pedro Marques - A experiência neste meio é uma grande vantagem no «dia-a-dia» da vida autárquica. Sabe quase sempre do que fala e a prova disso é que tem confiança de grande parte da população. Tal como Corvelo, tem a desvantagem de estar mal acompanhado na sua associação.

Graça Costa - Parece estar à altura de Pedro Marques, provando que não foi por acaso a sua escolha para número dois dos Independentes. Mas carrega o fardo de até há bem pouco tempo defender as ideias do PSD com unhas e dentes... e agora estar do outro lado da barricada, como quem muda de camisa (não é caso único no executivo). E aproveitar uma Assembleia para se alimentar é de alguém que não sabe a importância do cargo que ocupa.

Anónimo disse...

O vereador das obras, Carlos Carrao, queria ser presidente;
contava para isso com a ajuda do Joao tenreiro, apenas para ser diferente;
Foi entregue a um Casimiro e figueiredo, que não parecendo, até é gente;
E no final ficou a ver passar o poder, certo para a rosa e fê-lo todo contente.

Anónimo disse...

Sobre o não aviso de obras aos tomarenses:
-quem tem feito o que tem feito;
-quem tem o curriculum de serviço publico que tem;
-quem tem tido o descaramento de se apresentar ao eleitorado sem planos realistas para a urbe;
-quem, mesmo assim. tem recebido, sucessivamente, a maioria dos votos (1º e 2º);
-quem tem vindo a transformar metodicamente a cidade em aldeia e deprimida;
acha que lhe passa pela cabeça que tem que dar satisfações sobre obras na via dita pública a esses tais de tomarenses?
Engano seu. Lamentavelmente,
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Para anónimo das 23:23. Alternativa de colocações em empresa séria:
Corvelo-estagiário no gabinete jurídico.
P. Marques-vendedor porta-a-porta
Vitorino-recepcionista ou ascensorista, havendo elevador
Outros-ao serviço com: pano do pó, esfregona Vileda e balde na mão!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Mas como não querem gastar dinheiro? Dou só um pequeno exemplo: Poseram passadeiras de calçada de pedra, nós sabemos que são bonitas, mas é como por um tapete branco, num sítio onde esta sempre a passar pessoas, esta sempre sujo.
Quem ainda não vui a passadeira ao pé do colégio, para o lado de esquerdo e ao chega ao fim da rua, mesmo antes entrar na retonda tem outra. Há alguém que passe lá e não se lembre de estar lá um buraco?Acho que não hà semana que não haja um. Arranjaram na segunda-feira. Quanto tempo vair durar? Mas como de custo-me não vai durar muito, não é por ser pessimista mas realista, porque onde passam camionetas a camiões diáriamente, desculpem mas não é sitío indicado para por passadeiras daquelas.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 23:23,
a descrição que faz do executivo quase dá a ideia que aquilo é tudo muito bom, tendo apenas um outro defeito.
Mas é precisamente ao contrário, aquilo é tudo muito mau, com um ou outro aspecto menos mau.

O pior é o presidente pois é o primeiro responsével. Não preside, não lidera, não decide, não orienta, não é coisa nenhuma. Não o queria nem para servir cafés.
E ao contrário do que é dito responsabilidade das obras públicas também é dele e não do vereador do urbanismo que ou estou muito enganado ou isso foi alterado, é responsável apenas pelas obras particulares.

O vice-presidente Carrão é o segundo pior, exactamente por ser o segundo mais responsável. Só serve para acompanhante de idosos em passeios e encontros de copos de vinho. Devia ir fazer um curso de animador social.

Aquela que tendem a considerar a mais competente, não o é, pois a essa não só lhe faltam as capacidades técnicas como as políticas. Será a eterna secretária de António Paiva. Os seus pelouros são os pior geridos, à parte a educação onde se limita a fazer o que o governo obriga. basta ver a acção social. um coisa relativamente simples como realojar/internar um homem que há não sei quantos anos vive num wc continua por resolver.

O Becerra dizem que é bom técnico, que está a tentar por o urbanismo na ordem. Não sei, não se dá por ele.

O Ferreira, é um dos dois políticos do executivo. tenta fazer umas coisas, fazer alterções, mas cada vez que abre a boca sai asneira. Ele e a Rosário são os menos populares, ou mais odiados.

O Pedro Marques é o outro político, o tempo dele já passou, e isso só não é importante para os que se juntam à sua volta, que por sua vez são mais uma razão para todos os outros não queiram ter nada que ver com ele. Além de ter ligações obscuras bem patentes na questão das contas de campanha.

A Graça Costa não conta nada para o filme, é uma personagem completamente secundária, daquelas que quando muito contribuem para alguns momentos humorísticos. Ninguém gosta de pessoas que num dia são de um clube e no dia logo a seguir são de outro. Ninguém a leva a sério, e ela também não se esforça por isso.

Venham mas é outros, que dali pouco ou nada se aprende.

Anónimo disse...

"
José Vitorino - Outro low profile, o que lhe tem valido passar ao lado da polémica constante entre PSD e PS relativamente à coligação. Prima pela eficiência, ainda que tenha responsabilidades nas obras (inexplicalvelmente longas), buracos e pó em que Tomar está mergulhada. Deveria ser o primeiro a exigir competência aos empreiteiros.
"

Ou seja, é low profile para não lhe atirarem pedras, pois telhados de vidro tem às carradas...

Anónimo disse...

O comentário das 23:30 é um perfeito disparate porque não corresponde em nada à verdade que se sabe.
O comentário das 15:19 vem colocar os pontos nos ii com muita precisão.
Em ambos os casos, parece, trata-se de gente que conhece os meandros. O primeiro comentário-onde são só elogios-é alguém de dentro a tentar vender um produto e para isso envolve de forma positiva os outros.
O segundo comentário, também é de alguém que conhece os meandros mas não vai em futebóis.
Por isso o segundo merece o meu apoio.

Anónimo disse...

Ferreira dos menos populares? E comparável à Rosário?

Menos populares porque os políticos profissionais e os que o queriam ser não gostam deles?

E se um é político e competente e o outro só técnico de educação e incompetente no resto, em que ficamos?

Precisamos de outros lá para quê?
Temos lá o Vitorino e o Ferreira, que são os únicos competentes no meio daquilo. Precisamos é de mais como eles.

Anónimo disse...

Anónimo das 15:19, análise 5 estrelas, absolutamente de acordo consigo, mas à humoristica graça que até come nas assembleias municipais, eu juntava aind o carrão e o crovelo que também parecem saídos dum filme a preto e branco e mudo à charlot. e depois o Ferreira também é cá um pandego.
Pensando bem, humoristas não sei se são, mas cómicos de primeira linha, são todos!!

Anónimo disse...

O ferreira das farturas e o seu acólito huguinho fartaram-se de comentar louvaminhando os dois xuxas que estão na câmara e têm até o desplante de afirmar que são os únicos competentes e trabalhadores!

Pois, serão únicos, um a gastar à tripa forra em propaganda e em encher a barriga e os bolsos aos amigalhaços, outro a tratar cirurgicamente das suas obrinhas do prédio da Rua de Coimbra e outros negócios no local exato, preciso - o departamento camarário que trata das obras particulares.

mas o que estão cá a fazer os dois inspectores da inspecção-geral da administração do território?

e viva a rambóia dos xuxas à custa do orçamento municipal.

ó abreu......!!!!!!!!

tem pai que é cego???!!!!

Anónimo disse...

VIVA O LABROSTA FERREIRA!!

VENHAM MAIS 6 LABROSTAS!!

LABROSTAS AO PODER!!

VIVA A CÂMARA LABROSTA!!

VIVAM OS TACHISTAS LABROSTAS!!

TOMAR AO FUNDO,JÁ!!

Anónimo disse...

E sabem a ultima? Reparem no Twitter do vereador Ferreira. Mesmo antes de se saber oficialmente, ele anuncia que vai buscar as crianças à escola de uma aldeia para as trazer ao Cine-Teatro, criando o pomposo nome de 'Cine-teatro para todos'.

Mas até quando é que temos de aguentar isto?
Então qual é a dele em ir buscar os miúdos as aldeias para virem, pagos pela Camara, ao cinema ou ao teatro ou o que seja.

Não há pachorra.

Anónimo disse...

Ao
Nanónimo de 13 de Outubro de 2010 21:55

Está enganado. A Inspecção respeita à gestão dos dois últimos mandatos. Não tem NADA a ver com este.

Anónimo disse...

Portanto, se a inspecção está às voltas com os anos anteriores é agora que vamos ficar a saber a barracada que foi a gestão de Corvelo, como vereador do pelouro e depois como Presidente.

Anónimo disse...

O Paiva que se cuide...
Já deve ter o rabo a arder...

Anónimo disse...

Então agora as crianças não têm o direito de ir ao teatro ?

Só má língua nesta terra !

Anónimo disse...

Ó meu caro anonimo 1:15
A sua massa cinzenta escreveu:
"Mas até quando é que temos de aguentar isto?
Então qual é a dele (L. Ferreira) em ir buscar os miúdos as aldeias para virem, pagos pela Camara, ao cinema ou ao teatro ou o que seja."

Ó meu caro,
Desculpe mas não posso deixar passar o seu comentario TACANHO

Posso falar?
Vamos lá pôr o raciocinio a trabalhar!

O que vale mais?

Gastar uns trocos no combustivel para enriquecer a mente dos mais novos?

ou

'Derreterem' milhares/milhões em rotundas da treta, que não valem a 'ponta d 1 corno'?
Forradas a granito, coisa que se enquadra perfeitamente com a zona de Tomar ...até parece que estamos (no minimo) na Beira Alta.

ATENÇÃO!!! QUE EXISTEM TURISTAS QUE NÃO SÃO BURROS!

Por favor!
Pela Santissima Trindade!
Organizem-se!

Tenham respeito por quem trabalha
Tenham consciencia do que são capazes

Um mau politico, até pode ser um bom advogado, um bom bancario, um bom empregado de balcão ou até mesmo um bom desempregado.
Por vezes, vale mais não fazer nada do que fazer m.......

i + ñ digo

1 anti-ferreira
Alviobeira City

Anónimo disse...

Não esquecer que as rotunda da falecida fonte cibernética paulina não vai ficar assim. depois de colocado tapete novo para os popós circulares serão abertos vários roços que depois de tapados vão pôr aquilo tudo ao estilo estrada pula-pula!!!

Anónimo disse...

A avaliar pelo aspecto do alcatrão colocado na rotunda Alves Redol, aquilo não vai durar um ano com a intensidade de trânsito que há a passar-lhe por cima mais as chuvadas fortes que deverão cair este Inverno.
E que se cuide o pessoal da Levada porque agora a rotunda despeja em força para lá porque a fizeram inclinada e não vejo escoamento de água de jeito.

Anónimo disse...

Ao ver estes comentários em defesa do despesismo camarário, em favor das viagens pagas às crianças para tomarem banhos de cultura, e com o mesmo argumento serão em defesa das viagens dos idosos um pouco por todo o país, tenho vontade de fugir para longe. Tenho vontade de partir para onde a demagogia barata não seja a arma de arremesso de políticos incompetentes e sem valores sociais e morais.

Anónimo disse...

para anonimo das 10:45 que escreveu;
"tenho vontade de fugir para longe"

Pois bem, prepare-se, que o TSUNAMI ainda não chegou.

É melhor fugir daqui pra fora, quanto antes.
Tomarenses (?) como você não são prioritáriamente necessários.
Deixe lá passar a 'intencionada' boa vontade da CMT em oferecer umas viagens ás crianças e idosos!!!!!!!!!

passe bem

Anónimo disse...

todas as noticias e comentarios do seu blog sao bons e muito pertinentes,continue pois so assim conseguimos saber as verdades,parabens.

Anónimo disse...

Parabens ao vereador Luis Ferreira, por esta iniciativa de levar as crianças das áreas rurais ao Cine-Teatro.

O senhor fala demais sobre certas coisas, mas acerta na estratégia que demonstra ter para a cultura.