terça-feira, 5 de outubro de 2010

MUITO ANIMADO O MERCADO 1910




Apesar de ter menos bancas, em relação à anterior edição, esteve muito animado e com grande afluência a feira à moda antiga, que todos os anos ocorre por esta altura na Praça da República, o local do antigo mercado. Organizado pelos ranchos folclóricos do concelho, e por eles animado com música popular e trajes da época, consiste sobretudo na venda de produtos da agricultura biológica, de animais vivos, criados no campo, de enchidos, de doces, de pastelaria e de cozinha, tudo de origem caseira. E naturalmente sem aditivos, nem prévios tratamentos de conservação e normalização.
A única reclamação que ouvimos relacionou-se com a fila para obter os réis, "moedas" indispensáveis para efectuar os pagamentos. Resultou claramente da falta de adequada informação. Com efeito, o fisco exige que todos os vendedores tenham máquina registadora, que emita recibo de pagamento, o qual deve ser sempre entregue ao cliente. Como é evidente, tal não era possível  neste enquadramento, dado que os vendedores só aqui vêm uma vez por ano, o que mal dá para o combustível, quanto mais agora para máquinas registadoras modernas.
Houve por conseguinte necessidade de encontrar uma solução aceitável por ambas as partes -os ranchos organizadores e a ASAE. Daqui resultou a tal banca com máquina registadora a cambiar a "moeda" para os pagamentos. Que deviam ter posto mais um ou dois locais de câmbio?! Lá isso deviam! Mas estamos em Tomar, caros leitores. Capital do estilo manuelino. Convém nunca esquecer esse facto, que explica muita coisa. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria eu de saber o que é que o estilo manuelino explica em Tomar. mesmo que seja pouca coisa. Muito reconhecido ficaria ao Autor se nos pudesse levantar a ponta da meada.

Unknown disse...

Para 23:07

Uma explicação cabal não caberia nos limites deste comentário. Seguem por isso apenas alguns tópicos.
Como decerto já reparou, uma das obras-primas do manuelino nunca serviu para nada, por manifesta inadequação. Demasiado grande para umas coisas, demasiado pequena para outras. Trata-se bem entendido da Torre de Belém. Em Tomar onde o manuelino da nave e da fachada poente não tem filiação, nem com o antes nem com o depois,a linha geral é que nada é simples mas deliberadamente complicado. Sem utilidade a não ser para o espavento. Assim, por exemplo, se pegar numa foto da janela do capítulo e lhe cortar o avental, fica com um magnífico portal. Onde já se viu tal coisa em arquitectura?
Pois a alma tomarense é assim: Complica tudo,nunca simplifica, torna tudo tortuoso, nunca parecendo à primeira vista aquilo que na verdade é.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Em Tomar tudo o que é de brincadeira pega de estaca, mas quando toca ao sério...aí é que a porca rorce o rabo!

Anónimo disse...

Só para lembrar que os produtos vendidos no mercado da República, tal como nos mercados de 1900, não são necessariamente provenientes de agricultura biológica, nem tão pouco de agricultura tradicional. São sim de produtores ocasionais que produzem apenas para consumo próprio. Podendo usar ou não adubos, pesticidas, herbicidas ou outros produtos químico/industriais que não podem ser usados em agricultura biológica.

De lembrar que para algo poder ser vendido como proveniente de agricultura biológica,precisa de certificação.

É preciso descolar a agricultura biológica da agricultura tradicional dos nossos avós, pois não se limita a isso, podendo usar até tecnologia mais elaborada do que a agricultura "industrial".

E esclarecer que a maioria das pessoas que têm uma pequena horta, há muito tempo que não cultiva como os seus avós. Isso são histórias para contar aos lisboetas que nunca viram uma horta na vida...

http://ec.europa.eu/agriculture/organic/organic-farming/what-organic_pt

http://en.wikipedia.org/wiki/Organic_farming

http://en.wikipedia.org/wiki/Permaculture

Espero não estar a complicar...

Anónimo disse...

O comentador das 00:47 (hora centro da Europa ?) complicou.
Lisboa está cheia de hortas, mesmo ao longo dos auto-estradas.
Há hortas no vale de Chelas, em Benfica, no Jamor, e nos arredores de Lisboa. Há hortas em quintais, e até em varandas.
Esqueceu-se que a maioria da populção de Lisboa veio da província e ainda mantém salutares tradições.
As Feiras de 1900, como a de Tomar, são mais para "tomarenses olha o balão" do que para lisboetas.
Os tomarenses deslumbram-se com as estátuas que vêm de Lisboa, que exporta a sua sub-cultura.

Anónimo disse...

caros comentadores 00:47 e 23:49

AMBOS TÊM RAZÃO!!

Sou Lisboeta ....Tomarense .....e 'Além-Fronteiras'
Sou cliente regular de alimentos provenientes de cultura biologica..são mais pequenos, saborosos, ...e óbviamente mais ricos em nutrientes.

Quanto a alimentos 'frescos' (Ag. Bio) á venda em Tomar..... ZERO! NÉPIAS! NADA!
E para mim não basta ter uma sinalética com os dizeres 'Agricultura Biológica' no meio de um quintal.....
Tal como é importante a utilização no cultivo de produtos alternativos ADEQUADOS, ....também a sua localização é de extrema importância.

ex: cultivo biológico á beira de uma estrada de grande tráfico ou .....na encosta de um cemiterio.

A grande maioria dos (pequenos) agricultores tomarenses tem uma informação muito reduzida sobre a regularização necessaria para a certificação de 'Agricultura Biológica'.

O evento 'Mercado de 1900' foi criado com base na 'Agricultura Tradicional'...tal como alguns ainda o fazem no Mercado Municipal ás 6ª feiras.
A 'Tradicional' tem sofrido bastantes alterações nos últimos 30/40 anos....hoje mais se parece com a 'Industrial'.....onde tudo vale...é preciso é crescer depressa e matar o bichinho o mais rápido possivel

A Agricultura Biologica não é fácil!
Os agricultores portugueses têm muito que apreender .....estamos anos de luz da maioria dos europeus....e até dos norte-americanos

O cultivo na nossa zona é escasso
Mais abundate no Alentejo....e na sua maioria feito por estrangeiros (alemãs, holandeses, ...)

Em Lisboa a 'coisa' vai pegando aos poucos.
Uma feirinha ali, um mercadinho acolá...como é o caso no Jardim do Principe Real (aos Sábados)
Enfim, existe alguma procura, ...pena é que os preços sejam exagerados
Também os grandes supermercados (Jumbo) começam a ter 'frescos' de Ag. Bio

Residi no estrangeiro durante quase 2 decadas e assisti ao grande desenvolvimento desta forma de cultivar.....aderi e tornei-me cliente assiduo...já lá vão quase 30 anos.

Protejam o AMBIENTE
Faça Reciclagem
Promovam a PAZ

o A.B. (Agricultor Biológico)