terça-feira, 12 de outubro de 2010

DOIS CASOS ELUCIDATIVOS


Esta foto, d'O TEMPLÁRIO ON LINE, (a quem agradecemos), ilustra um caso ocorrido ontem, relatado por aquele semanário no seu usual estilo sóbrio. A dada altura, chegaram ao Largo do Pelourinho camionetas carregadas de pedra, máquinas e pessoal. Iam naturalmente para dar início à tão ansiada conclusão das obras. Na boa tradição desta câmara que temos, ninguém avisara previmente os automobilistas, nem colocara barreiras metálicas para impedir o estacionamento. Resultado: voltaram todos para trás, supondo-se que terão ido desempenhar tarefas úteis para outros lados.
Parece anedota. Trata-se porém de algo cada vez mais habitual nesta desgraçada terra. Hoje, por exemplo, o engarrafamento era geral na cidade velha, logo pela manhã. O empreiteiro da rotunda resolveu mandar fechar todos os acessos, para iniciar a colocação do tapete final de asfalto. Até aqui tudo bem. Infelizmente, a empresa em causa revelou, mais uma vez, que não tem preparadores de trabalho, nem encarregados à altura.
Como tem sido evidente ao longo da atribulada obra. Abre, tapa, volta a abrir, volta a tapar, começa, interrompe, muda de frente de trabalho...
Desta vez esqueceram-se de avisar a câmara, cujo pessoal fechou a via poente da Várzea Grande, devido à próxima realização da Feira de Santa Iria. Mas também a autarquia julgou desnecessário avisar a população, como é costume. Desta conjugação comportamental, que revela bem o desprezo que tanto autarcas como empreiteiros nutrem pelos cidadãos eleitores, resultou o tal pandemónio matinal, com os automobilistas a buzinarem e a barafustarem.
Para concluir, se não fosse demasiado sádico, diríamos que, pelo menos aparentemente, os tomarenses gostam assim. Caso contrário, apareceriam nos locais oportunos e nas datas convenientes, para dar a cara e dizer, com serenidade, mas de modo firme e determinado -"Basta! Vão-se embora!" Enquanto assim não acontecer, a festa continua...

17 comentários:

Anónimo disse...

António Rebelo, como toda a gente sabe, aquilo ali na Câmara é só cabecinhas pensadoras...

Funiculin disse...

O programa do PS para a Autarquia dizia o seguinte: CONTRA A CRISE - A FAVOR DE TOMAR onde JUNTOS conseguiam ultrapassar o momento difícil para todos. Tinham nisso o seu compromisso. O do PSD, dizia: TOMAR NÃO PODE PARAR com uma equipa de confiança. Onde é que estas frases se enquadram no que acabámos de ler? O que foi que ambos fizeram. Um casamento após os resultados das eleições e lá estão JUNTOS com TOMAR PARADO.

Anónimo disse...

A todos os coerentes e acérrimos críticos do Vereador Ferreira, que usam este espaço para, mais do que criticar, atacar publicamente, deixo apenas o desafio para um simples exercício.
Imaginem o que já aqui teríamos lido e que posições teriam já sido assumido pela nóvel direcção concelhia laranja, se estes dois casos (mero exemplo de muitíssimos mais) ocorressem nas áreas de tutela do Vereador Ferreira.
Sim, concretizo, do alto da vossa coerência a questão que devem colocar é: Reúne o Vereador Carrão condições objectivas para manter os seus pelouros?

Anónimo disse...

Mais uma demonstração do trabalho dos nossos autarcas do PSD e do PS. Após tanta conversa da Comissão Politica do PSD e da do PS, tudo continua na mesma, alguns querem é Festa e o dinheiro ao fim do mês, Tomar que se lixe. Grandes políticos estes e nós ás má línguas que só dizemos mal. Caro Dr. Rebelo o Senhor e outros tantos têm é que ir comprar uma cana de pesca e aproveitar o vosso e nosso tempo a pescar no Rio Nabão, pois estamos bem servidos de autarcas e de políticos na autarquia, de nada vale falar nem vergonha têm na cara, pelas grandes barracas que fazem. Vá na quinta-feira na Assembleia Municipal, vão assistir ao grande debate sobre o estado de Tomar e na Festa dos Tabuleiros não se esqueçam de bater palmas aos nossos digníssimos autarcas.

Anónimo disse...

Pelo menos na cultura há actividade e o turismo tem promoção, mas com a cidade bate estado, só apetece fugir .

Terra templária macabra.

Anónimo disse...

Quem é que pode,sem ser a soldo,vir defender um tal de Ferreira?

O que querem que ele faça mais para concluírem que é o maior VILÃO,o maior TACHISTA,o tipo mais DESVERGONHADO que alguma vez passou pela vida política da nossa terra?

E isso nada tem a ver com as incapacidades e incompetências do Carrão,que são visíveis à légua.

São coisas diferentes.

Mas esse tal de Ferreira ultrapassa todas as marcas.

Não tem condições minímas de carácter,de educação,de civismo,de cultura,e sobretudo de ÉTICA para desempenhar qualquer cargo público.

É,talvez genéticamente,um verdadeiro ESCROQUE político,uma ABERRAÇÃO da Democracia.

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Foi criada ontém em Tomar uma associação, a que chamaram

"Movimento nacional de autarcas independentes",

e foi nomeado como presidente

o Sr. Pedro Marques dos independentes de Tomar.

Estes autarcas propõem-se fundamentalmente defender a

Regionalização.

Ora este acontecimento é um SINAL.

E o SINAL representa sempre alguma coisa, mas não se sabe que coisa é. Provoca a curiosidade, o desejo de saber, de conhecer a substância.

Nesse meu esforço, o sinal dado por este acontecimento é de que a maioria dos independentes que se candidatam às autarquias, quase sempre os das Listas B que perderam contra os das Listas A, não trouxeram nada de bom ao municipalismo; bem ao contrário, anima-os uma ganância desmedida pelo poder, por viver à custa das tetas do Estado, e como não apresentam alternativa convincente às populações, não conseguem, salvo pouquíssimas excepções, cavalgar o poder, única coisa que os move. Nunca os interesses das populações.

Vai daí, apostam agora noutro cavalo, aliam-se aos bandos ressabiados da política e a centenas de autarcas que não podem, por lei, recandidatar-se nas próximas.

Esse cavalo chama-se Regionalização e nela apostam quase todos os oprtunistas em que o pobre povo português tem vindo a votar.

Estes bandos, trucidados nos partidos em que estiveram pelos mesmos golpes e ilicitudes que por lá praticaram, estão animados pela esperança de que Portugal venha a ser retalhado em "Mil Terreiros do Paço".

Afinal em Tomar sempre acontecem coisas que devem despertar muita curiosidade: SINAIS, daqueles de fácil descodificação...

Anónimo disse...

Pois o que está a dar não é contratar serviços em vez de ter pessoal para os fazer? Sai mais barato, dizem. Convém, porque assim cada um faz o que lhe apetece. Como são privados, a ganhar dinheiros públicos, não têm que dar contas a ninguém, e quem de direito, a bem da não ingerência no serviço privado, esquece-se de regular o que devia. Ou agora os donos das obras passaram a donos da cidade? A salganhada está à vista. Precisam lá de avisar ou prestar contas a quem quer que seja. O cheque que lhes foi passado foi em branco, pelo que pode ser preenchido como bem apetecer.

Laura Rocha

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Duas correções ao meu comentário sobre a Ass. Nac. de autarquias independentes.

A reunião não foi ontém, mas no dia 10/10/10.

Não é segura a minha informação se o Sr. Pedro Marques é o presidente, ou apenas membro da comis. instaladora.

Tomar foi por eles designada como sede dessa associação.

Anónimo disse...

Para Funiculin:Tomar não está parado! Está em grande velocidade mas... de marcha a ré. Basta andar uns quilometros e comparar com os últimos anos de qualquer vizinho; e não é preciso Lisboa ou Leiria.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

No seu afã de atacar o pedro marques o cantoneiro da borda da estrada nem sabe ler a notícia e confunde tudo, mas tudo.

A dita associação ainda está no ovo e já este cantoneiro vem descobrir intenções malignas.

Deve estar a ver-se ao espelho!

Quem mal pensa ....!

Enfim .... demências, que já se tratam no hospital de Tomar!

Anónimo disse...

Corrigindo o Cantoneiro. Foi criada a AMAI-Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes. Os IPT fizeram uma nota de Imprensa de que destaco o seguinte:

MOVIMENTOS AUTÁRQUICOS INDEPENDENTES CRIAM ASSOCIAÇÃO NACIONAL E JÁ TÊM UMA COMISSÃO INSTALADORA.

Após alguns meses de reflexão, os Movimentos Autárquicos Independentes decidiram ontem criar uma Associação Nacional.
A decisão foi tomada por unanimidade num Encontro que teve lugar este fim-de-semana em Tomar, que também aprovou os Estatutos e designou uma Comissão Instaladora. O registo no Registo Nacional das Pessoas Colectivas irá ser já requerido e a Associação é aberta a todos os Movimentos.
Dos órgãos da Associação destaca-se a criação do Conselho Nacional de Autarcas eleitos pelos Grupos de Cidadãos Eleitores (GCE) e a criação de órgãos regionais.
A Comissão Instaladora é composta pelos representantes dos seguintes Movimentos:

Pedro Marques, pelo Movimento Independentes por Tomar;
José Vitorino, pelo Movimento Vitorino com Faro no Coração;
Horácio Pina Prata, pelo Movimento de Cidadãos Pina Prata, Agora Sim, de Coimbra;
Arlindo Carvalho Lopes, pelo Movimento Independente do Concelho de Rio Maior;
Agostinho Neves da Silva, pelo Movimento Autárquico Renovação, de Mira;
Pascale Lagneux, pelo Movimento de Cidadãos Azeitão no Coração, de Azeitão;
Maria Teresa Maia Santos Milhanas Serrenho, pelo Movimento Viver o Concelho de Caldas da Rainha;
Manuel Malícia da Trindade, pelo Movimento Dedicação, Ambição, Responsabilidade, do Fundão.

...podem sempre consultar o sítio dos IPT, ou a sua página no facebook

Laura Rocha

Anónimo disse...

Doze anos de PSD em Tomar têm isso como resultado.

Anónimo disse...

Ó Laura,
sítio dos IPT?!
O que é isso?

Anónimo disse...

...podem sempre consultar o sítio dos IPT, ou a sua página no facebook

O blogspot dos IPT contém toda esta informação, e muito mais... a ultima noticia foi de 16 Janeiro de 2010!
Aqui fica o link http://independentestomar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Depois da Associacao dos movimentos independentes, dependentes da construção civil das suas vilas e cidades, a Laura vai criar a Associacao dos professores-utentes de ensino especial. O internamento é no quinto piso.

Anónimo disse...

E o xuxa anônimo - 12 de Outubro de 2010 23:39 - vai ser o primeiro cliente da psiquiatria renovada, deixando assim a ala norte do Júlio de Matos em Lisboa!

Ele há cada um, doido/maluco certificado!