quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A ESCOLA PROFISSIONAL TAMBÉM SE VAI???

Casa dos tectos, na antiga Rua da Graça. Edifício da primeira metade do século passado, aprimorado pelo seu último proprietário "civil", o tomarense Augusto Gonçalves. O imóvel acabou por ser comprado pela autarquia, após nele funcionar desde há vários anos a Escola Profissional de Tomar, por 80 mil contos = 400 mil euros.
Como bem demonstra este aspecto das traseiras do mesmo prédio, a câmara que temos é tão boa a governar o concelho como a cuidar daquilo que é seu, que o mesmo é dizer de todos nós. Proprietária do imóvel desde há mais de 10 anos, nunca alí mandou fazer o mais pequeno melhoramento. Até a incompleta fachada virada  norte está tal  e qual. Nem sequer houve o cuidado de a mandar pintar...
E não se trata de um caso isolado. A autarquia anda a pagar a transformação da antiga casa do guarda da Mata -que não lhe pertence- num museu não se sabe de quê. Mas não tem dinheiro para mandar reabilitar o Palácio Alvim, antiga esquadra da PSP -de que é proprietária- para nele instalar serviços que funcionam em locais pelos quais paga elevadas rendas mensais. É a isto que se chama boa gestão da coisa pública?
De acordo com fonte geralmente bem informada, a Escola Profissional estaria em vias de ser transferida para a "parte restante" do ex-Colégio Nun'Álvares. Tomar a dianteira contactou a vereadora da educação, que nos confirmou haver estudos em curso, mas que neste momento nada está decidido pelo executivo. Acrescentou ser por enquanto prematuro decidir transferir ao não a Escola Profissional, uma vez que as instalações do antigo CNA, devolutas a partir da data em que a Escola Nun'Álvares passar a funcionar nas novas instalações, pertencem ao ministério da educação, que ainda as não transferiu para o município.
Quanto à subsequente  afectação da Casa dos Tectos, caso a EPT venha a mudar de instalações, referiu-nos que ainda não se debateu esse assunto, dado não haver uma posição definitiva sobre a hipotética transferência.

9 comentários:

Anónimo disse...

"
Quanto à subsequente afectação da Casa dos Tectos, caso a EPT venha a mudar de instalações, referiu-nos que ainda não se debateu esse assunto, dado não haver uma posição definitiva sobre a hipotética transferência.
"

Não é esta a informação que tenho. Foi-me informado que a CMTomar pretende desocupar a Casa dos tectos para o vender com vista à conversão do mesmo numa casa de turismo de charme.
Até me foi garantido que terão havido grupos, nos quais estariam também envolvidos tomarenses conhecidos, interessados na viabilização deste empreendimento. Mas com a crise a bater à porta não sei se o interesse se manterá...

O lacrau do Nabão

Unknown disse...

Para Lacrau do Nabão:

Não serão os mesmos que estavam interessados no ex-Convento de Santa Iria? Estar interessado é fácil. Qualquer um pode estar. Quando se trata de assinar o cheque, a música já é outra.

Anónimo disse...

ANEDOTA
Andavam perdidos na floresta um hindu, um judeu e o PINTO DA COSTA. Ao cair da tarde os três encontraram uma casinha modesta perdida por ali. Aproximaram-se e bateram à porta.
Atendeu um senhor de certa idade:
- Pois não?
O judeu, adiantando-se começou a explicar o caso:
- Sabe o que é: estamos perdidos e a noite está caindo! Seria possível passarmos a noite por aqui e de manhã continuamos a procurar a saída desta floresta?
- Tudo bem! Só tem um problema: o espaço aqui na casa só dá para dois. Um de vocês vai ter que dormir no celeiro.
O hindu prontificou-se logo:
- Eu vou. Não há problema algum.
E foi-se. E os outros entraram... Dai a dez minutos:
- Toc! Toc! Toc! Batem à porta. Foram atender e encontraram o hindu:
- Sabe o que é, meu amigo: não haveria nenhum problema em eu dormir no celeiro, mas é que lá há uma vaca que para mim é um animal sagrado. Eu não posso dividir o mesmo local com a vaca, pois considero isto um desrespeito.
O judeu respondeu:
- Tudo bem! Vou eu, não me importo de dormir no celeiro.
E foi-se. E os outros entraram... Dai a dez minutos:
- Toc! Toc! Toc! Batem à porta. Foram atender e...era o judeu:
- Sabe o que é, amigo: eu não tinha nenhum problema em dormir no celeiro, mas é que lá há um porco que para mim é um animal impuro. Eu não posso dividir o mesmo local com o porco, pois considero isso um desrespeito às minhas convicções.
Então, Pinto da Costa manifestou-se logo de seguida:
- Não há problema nenhum! Eu durmo no celeiro.
E lá foi, entrando os outros na casa... Dai a dez minutos:
- Toc! Toc! Toc! Batem à porta. Eram o porco e a vaca!

Anónimo disse...

Em Tomar há demasiado turismo de charme, ou de chacota?
Tem o executivo alguma ideia claro sobre qualquer assunto?
O executivo tem alguma ideia do que quer da Escola Profissional?
A EPT corresponde às expectativas criadas aquando da sua criação? Ou foi apenas para dar entrada de mais uns fundos comunitários w agora não sabem o que fazer com ela?
Se a EPT estivesse na alçada dos pelouros socialistas, nós sabíamos muito bem o que fazer.
Mas a EPT está na alçada da "competente" Rosária a quem até os IpT elogiam.
Querem saber qual o futuro da EPT? Perguntem aos vereadores dos IpT, eles é que têm a vereadora em boa conta.
O que eu acho mesmo é que os IpT não só não têm nenhuma ideia clara para Tomar como se entretêm a engraxar a dita para tentar criar divisões entre os eleitos do PS e PSD.
Ai ai ai ai olhe o Vira.
Ai ai ai ai ora vira para ali ora vira para acolá = IpT.

Anónimo disse...

Proposta.
Considerando que em Tomar todas as casas com significado estão à venda para hóteis.
Considerando que se pode resolver o problema de uma vez por todas.
Propõe-se:
Que toda a zona histórica de Tomar seja expropriada, e todas as casas sejam vendidas para hóteis.
Ficava: Tomar, a cidade hotel e o concelho anedota.

Anónimo disse...

Tomar até poderia recuperar as célebres casas de meninas, com tanto hotel de charme esse é que era o caminha para a tão necessária recuperação económica cá do sítio.

Anónimo disse...

O sr. Josué, o empresário mais antigo de Tomar, daria uma boa utilização à Casa dos Tectos, olarilólela!

Anónimo disse...

Que tal instalar na Casa dos Tectos um lar de meninas sérias gerido pelo Josué?

Era um autêntico must!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Afinal o que ficar na casa dos tectos? e a escola? sempre se vai embora? o que é que dizem as fontes bem informadas?