sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DEFENSOR DE CAUSAS PERDIDAS: RELVAS 1 - TOMARENSES 0


Um comentador acha que "Os seus leitores interessados esperam a crónica sobre a Assembleia Municipal." Outro interroga e responde: "Para quando o comentário ao que assistiu na Assembleia? Os leitores merecem esse esforço." Perante isto, vamos à tarefa, com a alegria habitual. Parafraseando De Gaulle, "Acabamos de perder uma batalha, mas ainda não perdemos a guerra."
Para usar uma expressão corriqueira na política portuguesa, correu muito bem o projectado ajuntamento de tomarenses na sessão da Assemblei Municipal. Correu muito bem para Miguel Relvas, na qualidade de orientador técnico, bem como para todos os outros eleitos sentados à mesa do orçamento. À hora regimental, verificou-se que faltava o representante do CDS, o vereador Pedro Marques, o vereador Vitorino...e os cidadãos tomarenses indignados. No Salão Nobre éramos pouco mais de meia-dúzia.
Constatando o triunfo, Miguel Relvas mudou de semblante. Passou a alardear satisfação e sorriso de circunstância, naquela postura de pater famílias ufano e condescendente perante a sua numerosa prole. Tão intimamente contente que a dada altura até se embrulhou no discurso, comentando que julgou tratar-se de "Uma acção redutora das despesas dos gastos." Acontece a todos, mas como língua pátria, temos de reconhecer que é assaz peculiar.
Além do evidente triunfo conseguido, a confirmar, se necessário fosse, que os tomarenses, no essencial, continuam iguais a si próprios, não esquecendo nem aprendendo nada, revelando assim que a inteligência nunca foi nem é uma das suas principais qualidades, Miguel Relvas tinha e tem outros motivos de íntimo contentamento. Basta ler a peça supra, d'O MIRANTE de ontem. Sempre são mais de 40 mil euros mensais, em média. De tal jeito que até custa a perceber o que mantém o nosso presidente da AM na política tomarense e nacional. Ou será que é mesmo por causa da política que...? Tanta obra, tanta obra, todas mais ou menos graúdas, devem ter certamente alguma explicação, já que a utilidade para os cidadãos nem sempre é evidente...
Sobre a sessão da Assembleia, conforme tinha sido dito previamente, não havendo cidadãos em número suficiente para fundamentar uma intervenção em nome do eleitorado, dei corda aos sapatos e regressei a penates. Estive no salão nobre pouco mais de meia-hora. Deu para constatar, além da evidente falta de comparência dos tomarenses, que tem havido grandes mudanças nesta pobre terra. Tal como em todos os outros sectores, também na Assembleia Municipal os instalados se foram expandindo. De tal forma que, onde há vinte anos havia 75 cadeiras para o público, e ainda sobrava muito espaço, agora, com a mesma superfície, mal lá cabem 15 cadeiras destinadas à assistência, num canto sem luz natural nem ventilação adequada. É mais uma habilidade, além da convocatória para horas laborais, da grelha de tempos e da entrada por portas escusas, para afastar os potenciais interessados.
Indo à substância, tratava-se apenas de despachar assuntos correntes e cumprir calendário. A lei impõe um certo número de reuniões anuais do órgão, pelo que mal parecia não as efectuar. Nestas condições, convoca-se para o último dia do prazo legal, combina-se tudo previamente, fazem-se umas intervenções para armar aos cucos e fingir que, vota-se e está feito. Os eleitores que vão chatear outros, que nós temos mais que fazer. "Deixem-nos trabalhar!"
Do lado da oposição, vão-se fazendo umas intervenções, assim tipo carreira de tiro, para ficar a constar da acta e poder depois ser transcrito eventualmente na imprensa local. Sobretudo para "apresentar serviço". Nada de substancial.
Neste ambiente deletério, qualquer observador atento e imparcial nota que nem uns (a transitória maioria) nem outros (as oposições), perceberam ainda que o paradigma mudou. Que nunca mais o futuro será igual ou sequer parecido com o passado. Que os nossos filhos e netos vão viver pior do que nós. Que os empregos vitalícios serão cada vez mais raros. Que os salários vão baixar. Que o desemprego vai aumentar. Que a insegurança tende a a agravar-se. Que os tomarenses ou mudam de mentalidade, ou mudam de terra, ou estão lixados, com lixa da mais grossa.  Que, que, que, que...
Erram portanto os que continuam a cuidar que vamos ter melhorias, que a crise vai passar. Quando muito, haverá cidades onde as coisas serão menos graves do que noutras. Mas para isso é preciso coragem, sentido de antecipação, planeamento atempado e rigoroso, projectos sólidos e muito trabalho. Como sempre, mergulhados querqueiram, quer não, no caudaloso rio da evolução, que ninguém consegue parar, os que sabem nadar vão-se safando. Os outros vão na corrente. Paz às vossas almas, tomarenses! Lá nos encontraremos! Mas eu irei pelos meus próprios meios, pela margem do tal rio caudaloso.

33 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Dr. Rebelo está nitidamente influenciado por uma leitura assídua das páginas cor de rosa das publicações deste País e só relata fofoquices e fait divers.

Para quem admitia que ia avaliar politicamente aquilo que se passou (e a que assistiu) fica a total desilusão.

Mas percebe-se, o Sr. Dr. Rebelo ficou muito incomodado com aquilo que aconteceu ao seu querido amigo ferreira das farturas.

Diz quem assistiu à sua intempestiva saída que o Sr. Dr. foi aos arames quando foi finalmente votado a favor (com o voto de qualidade do Sr. Relvas) a moção do Bloco a condenar esse tal seu amigo ferreira e saíu com cara de poucos amigos.

Se assim foi, olhe é a vida e quem semeia ventos colhe tempestades, com semeia arrogância colhe um xuto no traseiro.

Custa-lhe, mas tem de aguentar.

Habituem-se!!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Professor, não há dúvida, o Senhor foi docente competente e é, também, ecléctico, ou seja, aborda qualquer assunto com à-vontade extraordinário - a crónica a propósito da assembleia municipal tem um toque que mais parece destinada a um jornal desportivo de referência, onde até a famosa frase do grande militar e presidente francês que foi o general Charles De Gaulle sobre a guerra fica bem! Também se podia dizer, quanto à assembleia, que a “montanha pariu um rato”. Olhe, Caro Professor, se ainda não ouviu ou não teve oportunidade de ler, o Doutor Mário Soares, quer se goste ou não dele, disse ontem numa conferência que a Europa está a desfazer-se por falta de políticos competentes. Em Portugal, este cantinho que o mar um dia acabará por engolir, já tínhamos dado por isso há muito tempo…
Cordialmente,
Zé da Ponte

Anónimo disse...

professor não percebeu nada do que se passou ontem na assembleia municipal e é pena.

Anónimo disse...

Pena sentirmo-nos a navegar contra a corrente, quando todos os outros vão ao sabor da mesma rumo a uma queda fatal.
Não se sinta só que não é o único (embora por vezes pareça...).

A.A.

Unknown disse...

Para anónimo em 09:26

Não se terá sido por dormir mal, ou por qualquer outro incidente a que sou totalmente estranho; a verdade é que você decidiu pintar um quadro fantasista, sem qualquer relação com a realidade. Qualquer pessoa sincera lhe dirá que regressei a casa quando ainda nem sequer se falava dessa tal moção do BE.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Se alguém tiver integridade de carácter,retirará conclusões do voto de qualidade do Presidente da Assembleia Municipal contra o Vereador Luís Ferreira!
Queram algo de mais importante, a nível político local, do que este acontecimento? Só não vê quem não quere ou quem está a dormir!
Falta ver se toda a gente continua de mãos nos bolsos a assobiar para o lado...

Anónimo disse...

Não acredito!

Então o General abandonou as tropas a meio da batalha e deu "às de vila diogo"?...

Novamente, não acredito; o sr., naturalmente e com convicção, esteve até ao fim, e terá feito ( se bem interpretei as suas intervenções prévias, escritas, e mobilizadoras da GRANDE CONCENTRAÇÃO do povo de Tomar para a AM), com certeza, mil e uma perguntas, duas mil interrogações, aos eleitos e legítimos representantes do Povo de Tomar!...
E que tal, ficou satisfeito com as respostas? Convenceram-no?

Como vê amigo, o POVÃO legitima e respeita (o que é bonito, educado e evidência URBANIDADE) aqueles que elegeu; para e durante QUATRO ANOS;
O resto são tretas e o seu blogue megalómano e visionário; como tudo o que é virtual…


ps: E o Relvas, a contrário do que o sr. inquisitoriamente persegue, não tem nada a ver com este filme!


“povo é quem mais ordena”

Unknown disse...

Para anónimo em 10:58

Obrigado pelo seu comentário, em cheio no centro do alvo.Realmente, sempre fui um bocado vazio de ideias, e de compreensão lenta. Como é do domínio público. Então agora, com a idade... Terá de fazer o favor de me perdoar e, se não for pedir-lhe demasiado, abusando da sua bondade, enviar aqui para o blogue a sua interpretação/reportagem sobre a AM.
Fará esse favor?

Antecipadamente muito obrigado.

Cordialmente,

A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 13:18

Permita-me que, antes de mais nada, lhe peça licença para agradecer o seu comentário, apesar de algo descontrolado e fora de contexto.
Limitei-me a cumprir aquilo que antes aqui anunciara por escrito: Não havendo tomarenses em número suficiente, abandonarei o local e regressarei a casa. Poderá fazer o favor de conferir se está ou não escrito no devido local.
Quanto ao resto, caro (ou cara?) correspondente, como bem sabe, o povo nunca ordenou nem ordena nada. Até por ignorância. E largos dias têm cem anos. Ou, se preferir, acalme-se, e dê tempo ao tempo. Um ano destes voltaremos a falar. Lá para depois do PEC V ou VI...

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Então o sr. Prof. Rebelo não acompanhou a sessão pela net?

É claro que sim!

Instalado num bom maple, com um copo de água e uma rennie a jeito para o que desse e viesse, não é verdade?!

Pois, solidário com o ferreira das farturas, acabou por tomar a rennie, não é verdade?!

Pois é!

Anónimo disse...

"Esta tarde na reunião da Assembléia Municipal de Tomar foi aprovada uma Moção apresentada pelo BE que no seu último parágrafo refere: « a Assembléia Municipal de Tomar, decide que o vereador Luis Ferreira não reúne condições para continuar a exercer os pelouros da cultura e do turismo».


A Moção intitulada «Um caso triste que pôs Tomar na imprensa pelas piores razões» foi apresentada pelo único Eleito do BE, Paulo Mendes mas foi aprovada depois do Presidente da Assembléia ter sido «obrigado» a usar o seu voto de qualidade e, fazendo-o, decidiu votar a favor.
Colocada à votação a Moção recolhia o voto a favor do Deputado do bloco mas também dos Deputados do grupo Independentes Por Tomar, as abstenções do PSD e CDU e os votos contra do PS. Resultado 9 a favor, 9 contra, 18 abstenções. Colocado á votação uma segunda vez o resultado manteve-se e Miguel Relvas usou o voto de qualidade decidindo votar a favor fazendo que a Moção fosse aprovada.
As afirmações de Luis Ferreira nas redes sociais sobre Lobo Antunes e também sobre os tomarenses e a dimensão que uma «estória ainda por esclarecer» teve a nível local, regional e nacional resultou segundo o Bloco e aqueles que o acompanharam na votação da Moção apresentada num «caso triste que pôs Tomar na imprensa pelas piores razões».
Luis Ferreira para além de cidadão é também Vereador e tem à sua responsabilidade os pelouros da cultura e do turismo pelo que « neste caso a imagem de Tomar saiu denegrida pela pena de quem tem a devia promover» lê-se na Moção."

ATÉ QUE ENFIM O DUPLO-QUEIXO ESTÁ FERIDO DE MORTE... UM SENHOR QUE ESTÁ A FAZER POR SI POIS PASSA A VIDA A GASTAR O DINHEIRO DA CÂMARA. OS CONTRIBUINTES DE TOMAR ATÉ PAGAM ANÚNCIOS NA TV. EM TEMPO DE CRISE ISTO É NORMAL OU O TAL EX-VEREADOR É UM APRENDIZ DO SÓCRATES. O DUPLO-QUEIXO TEM VINDO A ARMAR-SE AO PINGARELHO DESDE QUE CHEGOU À CÂMARA. VITORINO NADA MAS O LUÍS FERREIRA PASSA A VIDA A DISTRIBUIR DINHEIRO PARA ESTE PARA AQUELE E AGORA RELVAS FARTOU-SE E ACABOU COM A COLIGAÇÃO. O PS COM AQUELE IMATURO, INTERESSSEIRO E CARREIRISTA DO CRISTOVÃO TAMBÉM NÃO VAI A LADO NENHUM E A CÂMARA PRECISA DE GENTE MADURA QUE RESOLVA OS PROBLEMAS. POR EXEMPLO PEDRO MARQUES É UM HOMEM EXPERIMENTADO E AGORA RELVAS TEM QUE LEVAR COM ELE.
P8 AGORA OLHA ACABOU-SE O TEU TACHO. LUÍS FERREIRA NA RUA TU ESTÁS MENOS CANDIDATO A UM LUGAR.
ESTÁS A VER O QUE DÁ TER GENTE NA POLÍTICA QUE SEMPRE FOI CARREIRISTA? É GENTE QUE PENSA QUE TEM A PASSADEIRA VERMELHA E AGORA PORQUE OFENDEU GENTE COMO LOBO ANTUNES DE UMA FORMA INTOLERÁVEL ESCORREGOU E ESTÁ DESEMPREGADO. TRABAHAR NÃO É ESTAR NOS BLOGUES, FACES E TWITTER MAS METER MÃOS Â OBRA QUE É ISSO QUE VOU FAZRR AGORA MESMO. PASSA BEM P8 E JÁ AGORA VISTEONTEM O ARTISTA DO NOSSO PM SEM SAÍDA NENHUMA? ONTEM FOI HUMILHADO E COMO NÃO TEM TACHO AINDA CÁ ESTÁ.
QUANDO ELE SAIR VAMOS VER QUEM VAI MAIS DEPRESSA PARAR À CADEIRA: SE LELE SE VALE E AZEVEDO.

MEGA MASSA PRO!

Unknown disse...

Para MEGA MASSA PRO:

O melhor, antes de mandar palpites, será ler com atenção os últimos posts do vereador Ferreira, no seu blogue vamosporaqui.blogspot.com
Quanto às outras considerações, são assaz claras, pelo que dispensam qualquer comentário.

Unknown disse...

Para anónimo em 14:48

Tendo em conta a situação do país e, em particular, do concelho de Tomar, pensa mesmo que eu ia perder tempo a seguir a sessão da AM pela Net? Ou é apenas um inocente provocação sua?

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Quanto às declarações de quem já se devia ter demitido constatamos que com a inauguração da "polícia de costumes" inaugurou-se também a "policia política" que parece querer impedir que um elemento de outro partido exerça os direitos consignados no cargo para que o povo o elegeu. Como se tivesses cometido alguma ilegalidade ou imoralidade! E de facto com a expectante ameaça final, deixa tranparecer um espírito verdadeiramente democrata, o rapaz! Curioso não se ter referido ao Miguel Relvas...

Anónimo disse...

Para anónimo MEGA MASSA PRO das 15:48

Meu caro, ou cara, conforme lhe der jeito, vê-se mesmo que de política entende o básico. Então está radiante com o voto de qualidade do Relvas. Mas isso tem algum significado? Como é que votou a bancada do PSD? Não lhe interessa ver por esse lado? Não comenta a proposta de "louvor" à vereadora por parte dos IDT? Porquê? Isso é bajulação! Os IPT são mesmo uns básicos. Agora vão-se entreter, para consumo interno apenas, com o voto do Relvas. Quantas propostas foram votadas na AM e ignoradas pelo executivo? Acham que ali não há dedo do Relvas?
Uma coisa é certa: o Relvas sózinho como o grupo dos Independentes (IpT) na totalidade 8 deputados municipais e 2 vereadores, come-os que nem canja!
O curioso é que o Relvas e todo o PSD sabem que os IpT tudo farão para tomarem o lugar do PS e, por isso mesmo, vão andar com a cenoura e o cacetete.
Estou mesmo a ver o chefe a dizer aos pupilos. "Eu não vos disse! Aquilo está por um fio! Até o Relvas vota a favor da moção a pedir a destituição do LF! Os IpT não têm um programa, não têm um projecto consistente, não têm propostas alternativas credíveis, vivem numa ilusão alimentada pelo chefe de que o poder está próximo e aí vai haver uns tachos para distribuir (secretários, mais umas nomeações para os pelouros, mais isto e aquilo).
Até a Graça Costa, que tanto mal diz do Relvas, vai ao beija mão do senhor. Ética? Onde é que páras?
O Relvas sózinho chega e sobra para tanta mediocridade. No final da AM, já cá fora, ouviam-se comentários de membros da maioria como estes "é uma palhaça", ou "anda à procura de tacho". Qualquer dia até a mim me vem cumprimentar com um beijo, depois de tudo o que disse de mim "é gente sem vergonha" É a política da subserviência e da disponibilidade para qualquer coisa. Perante este espectáculo é caso para dizer GRANDE RELVAS.

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Estive na Assembleia Municipal desde o início conforme constatou e fiquei até depois de todos saírem, sempre bem disposto, ao contrário do que anterior comentador especulou.

Mais do que bem disposto, estive mesmo divertido.
Em primeiro lugar por finalmente ser evidente para todos que o adversário das oposições da "esquerda tonta", BE e eleitos do grupo dos independentes na Assembleia, sou eu na especialidade e o PS geralidade.

Em segundo lugar, por ver os rostos de ódio e inveja pura de dois dos nove que tiveram a coragem de se transformar
na nova "polícia dos costumes" de Tomar, pessoas que tive oportunidade de derrotar democraticamente no PS,
quando em 2004 exerci as funções de presidente da secção de Tomar.

Em terceiro lugar por não ter tido o voto favorável do presidente a Assembleia Municipal, que exercendo o seu voto de qualidade, apenas fez o que lhe competia:
defender o verdadeiro autor da Moção, seu acólito ausente da AM, porque nem sequer teve a coragem de se candidatar às eleições.

Imaginem o que seria de mim, politicamente falando, se
tivesse tido o apoio de Miguel Relvas, Secretario-geral de um partido, que além de ter demonstrado durante 10 anos ser incapaz de desenvolver Tomar, defende hoje a nível nacional uma coisa, faz outra amanhã e pretende destruir o apoio social, dado à generalidade da população.

Por isso meus caros membros do "clube de fãs": sei ao que vim, como vim e para onde vou.

Ou, melhor ainda: "As notícias da minha morte, são claramene exageradas".

Se virem mesmo bem, ganhei mais uma Batalha e saí dela
ainda mais reforçado.

Um especial agradecimento a outros dois actores que muito contribuíram para este feliz desfecho: ao meu ex-Prof. Manuel Faria e ao meu bom companheiro de algumas excelentes refeições em Santarém, Joaquim Emidio (JAE), dono do jornal O Mirante. Usá-los, tem sido para mim um especial prazer!

Um bem haja a todos.
O vereador (até 2013, ou mais, logo se vê)

Anónimo disse...

São desnecessárias palavras próprias quando outrém descreve de forma magistral a realidade que vivemos.

Em "o Livro do Desassossego"

"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se o não fizerem ali?

Laura Rocha

Anónimo disse...

Não é de estranhar esta triunfalista posição do ferreira das farturas!

O tacho é bom e farto, há que lutar por ele, não jogando à defesa, mas partindo para o ataque!

Inspirou-se no Ministro da Defesa de Sadan quando os yanques invadiram Bagdad.

Este ferreira não tem princípios, não tem vergonha na cara, é um carreirista encartado.

Com isto vai mamando à custa do orçamento municipal, qual vitelo a mamar na mãe!

Conseguiu arranjar um bom aconchego para a sua companheira!

Distribuiu lugares por amigalhaços e camaradas de partido!

E o Curvelo, mudo e quedo.

Pudera, está a pedalar para a reforma e não quer desarmar este exército de sangue-sugas!

Ainda para mais é independentes do PSD!

O Relvas tem o cargo honorífico, vem cá quando "o rei faz anos" e aguenta bem estas mordidelas do sócio na coligação dos tachinhos.

E quem paga este regabofe todo .... os do costume - povão de Tomar!

Paga e com língua de palmo!

Socialistas estes gajos, sociais democratas estes gajos!

São é comilões da corrente, amigos de encher o bandulho!

Tomar mais pobre, eles mais ricos!!!!!!

Que tristeza!

PQP

Anónimo disse...

AH Ganda Luís Ferreira! Assim é que se fala sem papas na língua! Gostei!
Os cães ladram mas a caravana passa!
Votos de continuação de um bom mandato!
Quanto ao Faria e ao Emidío como deves calcular obedecem ao mesmo dono!
Afinam pelo mesmo diapasão!

Anónimo disse...

Hoje ouvi um retrato do meu país, como há muito não ouvia. No telejornal das 21h00, na SIC Notícias, foi entrevistado um padre de seu nome Ventura que disse com todas as letras que o rei vai nú!

Não irei certamente usar as suas palavras, porque o vou citar de cor, mas o seu conteúdo. Dise o senhor padre Ventura:

"Portugal devia aprender com a Islandia, o seu ex-primeiro-ministro está a ser julgado em tribunal pelo mal que fez ao país."

"Estão deliberadamente a enganar os portugueses com as novas oportunidades. Aquilo não é nada. Estão a fomentar a certificação sem qualquer sentido, porque não lhes dão competências nenhumas."

"Neste país, o mais importante é ter um título: Engenheiro; Doutor; etc... sem se saber bem para que servem, ou como o adquiriram. Creio que no BI não consta nenhum título desses, mas, para essa gente, mais importante do adquirir competências é adquirir um título."

"Mentem com todos os dentes ao povo. Em vez de formarem sériamente o povo, enganam-no permanentemente, dão-lhe um título em vez de competências"

"Esta gente é responsável pela situação em que o país se encontra. Mas estão permanentemente a auto-ilibar-se. Deveriam ser presos. Os problemas que hoje o país tem são sensivelmente os mesmos que que tinham na primeira república. Não aprenderam nada."

Etc...etc...etc...

"Os portugueses estão a ser preparadaos para serem os varredores do lixo dos países nórdicos e do centro da europa."

Etc...etc...etc...

Os actuais dirigentes partidários das associações que nos têm governado nas últimas décadas, são os verdadeiros respoinsáveis pela estado em que o país se encontra. A questão é: Para quando uma alteração legislativa que obrigue os políticos a assumirem as responsabilidades do mal que fizeram ao país, sejam ao nível central seja ao nível local!!!

Amanhã já é tarde!

José Soares

Anónimo disse...

o que vale é que o sr. vereador continua em forma como se prova no comentário que faz.
"Imaginem o que seria de mim, politicamente falando, se tivesse tido o apoio de Miguel Relvas, Secretario-geral de um partido, que além de ter demonstrado durante 10 anos ser incapaz de desenvolver Tomar, defende hoje a nível nacional uma coisa, faz outra amanhã e pretende destruir o apoio social, dado à generalidade da população."
o que vale é que o psd só foi incapaz de desenvolver tomar durante 10 anos.
sr. presidente está à espera de quê?

Anónimo disse...

O vereador Ferreira é a voz determinada que faltava nesta pasmaceira toda.

E o resto são tretas.

Mesmo que o presidente Curvelo lhe tirasse os pelouros, ele já mostrou o suficiente para facturar os restantes anos de mandato.

Anónimo disse...

Grande Vereador Ferreira, assim é, que falar mostra a tua raça, dá-lhes e mostra o que eles ainda não sabem quem és.
Pois dizer mal deles e usá-los para teres tacho é pouco, dá-lhes, critica os projectos dessa criatura chamada Paiva, que os fez (mal ou bem)e trabalhou para que tenham fundos comunitários, para os pagar, e depois trama-os ainda mais, aprovando-os nas reuniões de câmara, com o teu voto. Mostra a raça de politico que és, usa o poder do teu partido em teu beneficio e dos teus, e dá a volta á praça em alegria. Alegria de teres uma cambada, que te deixa fazer asneiras e dizer disparates. Agradece que tens bons amigos, que não te conhecendo bem as manhas e atitudes, te apoiam. Agradece que isso um dia pode acabar. Por isso ri enquanto é tempo. Mas cala-te, não digas mais disparates.

Anónimo disse...

ferreira das farturas ao poder!
ferreira vai em frente que está lá a tua gente!
quem não está com o ferreira não é bom chefe de família!
ferreira o comandante de castelo dos tempos modernos!
ferreira o novo bento batista de Tomar!
ferreira há só um, o do avental e mais nenhum!
com ferreira turismo e coltura a vida inteira!
ferreira e rebelo melhores que o marcelo!
ferreira e becerra, sempre na berra!!!!!!
vivó!

Anónimo disse...

GRANDE RELVAS ou PEQUENOS TOMARENSES ?

O Bloco de Esquerda não é controlado pelo Relvas ?

Vai uma bejeca ?

Anónimo disse...

Mas porque lhe chamam Ferreira das farturas?

Realmente a política em Tomar é para o fraquinho... Rennies, basófias ora toma! e pouco mais...

Até dizem mal dos IpT por votarem como o PSD. Mas agora o sentido de voto tem patente ou é propriedade intelectual? Ou serve apenas como contabilidade política de declarar alianças e ódios de estimação? Que formas tããão inteligentes de se votar.

Ao que estamos entregues...

Acho que temos mesmo que aprender artes marciais. :)

Anónimo disse...

Quando o ferreira chegou lá à frente do ps em 2004 também escreveram cobras e lagartos dele.

E agora está na câmara a organizar galas e outras actividades de animação e a mulher é deputada.

Se não o pararam na altura e não imparam agora, onde acaba a história?

Unknown disse...

Para anónimo em segunda tentativa às 16:39

Nesta terra que me viu nascer, já nada me agasta, após mais de 50 anos de originalidades. Acontece, no entanto, que detesto a inveja, a calúnia e o sadismo disfarçado.
Ainda que pudesse ser verdade aquilo que escreveu, que culpa têm os filhos daquilo que os progenitores fizeram ou deixaram de fazer? Você por acaso escolheu os seus pais? E o local de nascimento?
O Lenine não era descendente de uma família da alta burguesia csarista?

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

ferreira das farturas, por causa da fartura de tachos e mordomias (próprias ou para amigalhaços), da fartura na propaganda, fartura nos fogos de vista, fartura nos gastos de cacau da autarquia, fartura no queixo, fartura no peito inchado, fartura na barriga,

mas com tanta e tanta fartura, empanturrado, um dia destes rebenta como o sapo.

Anónimo disse...

(Continuação)



Continue a morder a mão que lhe deu a sopa e a servir-se dos "amigos" (Manuel Faria e JAE) para ganhar a suas batalhas políticas, fica-lhe bem anunciar publicamente o que é. Escusam muitos de andar enganados. Está preocupado com o fim do estado social, pela mão do PSD. Como argumento e slogan político é curto. Devia antes procurar compreender como é que conseguiram condenar tantos á indigência que os leva a ter que aceitar esmola do Estado. Bem sei que dá jeito em anos de eleições. O medo de ficar sem subsídios, sem reformas de miséria, sem diplomas NO, faz milagres...é o que se pode chamar uma clara aposta na qualificação dos portugueses. Como vê pode orgulhar-se das suas batalhas e sucessos políticos. Cada um orgulha-se do que pode e sabe. É a minha opinião, completamente irrelevante.

Laura Rocha
(Membro da Assembleia Municipal pelo Grupo de Cidadãos Independentes por Tomar)

Anónimo disse...

Boa, Amigo Rebelo.

Que viva Vladimir Ilich Ullianov - Lenine!

Anónimo disse...

Para o Dr. Rebelo,post das 21,48h :

Nunca pensei que fosse tão limitado e subjectivista na apreciação do post que censurou.

Passa-lhe pela cabeça que alguém, normal e em perfeito juízo, possa ter inveja(!)de tão vil personagem?

Onde foi vislumbrar calúnia e sadismo no epíteto benevolente de oportunista químicamente puro?

Conhecendo-o como o conhece,qual a qualidade que consegue enxergar no figurão?

Pode crer que ele nunca foi, nem é, nem será socialista.

É um legionário destes tempos "modernos"...

Mas, se assim entender, continue a tratá-lo com pinças...

Porque ele merece...

Um dia, pessoalmente, falaremos sobre isso.

Unknown disse...

Para anónimo em 00:07 (que certamente não é James Bond!)

No comentário referido, o detalhe que motivou o seu envio para a lixeira foi a alusão aos pais do visado, conforme já argumentado.

Cordialmente,

A.R.