segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DOIS CASOS DE SUCESSO



A conhecida e confrangedora falta de cultura da esmagadora maioria da população tomarense; o problema ainda mais grave dos labregos que se julgam cultos; a permanente patranha, difundida por quase todos os políticos locais; tudo isto amalgamado, resulta em situações equívocas, prejudiciais para a comunidade tomarense. Uma dessas situações, já aqui bastas vezes mencionada, é a manifesta alergia à critica, qualquer que seja a sua origem, forma ou gabarito. Está tudo muito bem até que se trate de criticar os outros, com ou sem razão, com ou sem calúnia. Quando nos toca, alto lá! Eu não mereço isso! Nem reconheço a quem quer que seja categoria para o fazer!
Neste ambiente deletério, solidificou-se a ideia, errada e nefasta, de que Tomar a dianteira existe apenas para dizer mal. Que os seus administradores só gostam da má língua, pelo que nunca falam dos êxitos locais. A realidade, porém, é que até nos dói a alma de cada vez que somos forçados pelos factos a malhar de alto a baixo, sem dó nem piedade. Acreditem que, como a qualquer outro ser humano, julgamos nós, ser-nos-ia muito mais agradável difundir os sucessos, os êxitos, as façanhas, as vitórias locais. Mas onde estão uns e outras?
Por ser tão raro por estes lados ter a ocasião de louvar em vez de condenar, é como imensa alegria que desta vez escrevemos sobre dois grandes êxitos locais.
Um já é conhecido desde a recente publicação dos rankings nacionais das ecolas dos ensinos básico e secundário, não lhe tendo sido, todavia, dado o devido relevo. Como devia ser do conhecimento geral, mas está longe de ser, em cada país há regiões que lideram, que levam as outras a reboque, e outras sem liderança, que são rebocadas e vivem praticamente à conta das primeiras. Nos países do hemisfério norte, tal fenómeno é particularmente evidente com a Lombardia, em Itália, a Flandres, na Bélgica, ou a Catalunha/País Basco, em Espanha. Há igualmente a evidência de que em geral as regiões costeiras são mais desenvolvidas e dinâmicas do que as dos interior.
Em Portugal é relativamente consensual que a região a norte do Mondego reboca e tende a sustentar economicamente o resto do país. Basta recordar as tonitruantes e habituais declarações de Pinto da Costa sobre os mouros, que não são assim tão "bimbas" como parecem... Na verdade, o norte tem muito mais clubes de futebol federados do que o resto do país. E quem tem força, tende a servir-se dela. Igualmente aceite sem grandes discussões, é o facto de haver uma faixa costeira, -algarvia, e entre Setúbal e Viana do Castelo-, que lidera, reboca e atrai população. Foi pois com muita alegria que se constatou, nas duas ilustrações acima, (excelentes trabalhos de "geomática", publicados pelo EXPRESSO), que o nosso concelho faz parte das regiões liderantes ou rebocadoras, tanto no ensino básico, como no secundário. Temos assim que, graças ao esforço de pais, encarregados de educação, funcionários auxiliares, alunos e professores, por enquanto ainda não perdemos o comboio do progresso. Os nossos alunos e professores continuam integrados nos pelotões de vanguarda. Oxalá assim continuem, pois vai depender deles o futuro desta terra.

Outro êxito local é a tradicional Feira das Passas, obra de muitas gerações, desde há mais de 400 anos, em boa hora transferida para o seu local natural -a Praça frente aos Paços do Concelho. Com pouco material, alguma boa vontade e escassa publicidade, atraiu mais uma vez milhares de compradores, tanto tomarenses (sobretudo, como é natural), mas igualmente visitantes. De tal forma que a data oficial da sua realização é amanhã, mas nesta altura já há vários vendedores ocasionais que esgotaram o que tinham para negociar. Mais uma prova evidente de que os eventos com qualidade, genuinidade, autenticidade,  -de preferência com muita idade-, se não forem abastardados, podem render muito dinheiro. 
Faltou, mais uma vez, o trabalho a montante. Os encorajamentos à dinamização local da agricultura biológica, ao gosto pelo trabalho, às actividades artesanais na área agrícola, ao retorno à terra, afinal. Lá havemos de chegar, com tempo, saber e paciência. Porque afinal é com a Feira das Passas (apesar da usurpadora e moderna Feira nacional dos frutos secos, em Torres Novas, este ano com menos gente do que a nossa), o Congresso da Sopa, o Nabão, os Tabuleiros, o Convento, o Castelo, a Mata e os Pegões que vamos de ter viver e de nos desenvolvermos economicamente. A teta do Estado está a secar. Definitivamente. Estamos cada vez mais na fase do cada um para si e Deus para todos. Onde quem não souber nadar, nem quiser aprender, acaba por morrer afogado, mais cedo ou mais tarde. Culpando os outros, é claro.

23 comentários:

Anónimo disse...

"
Outro êxito local é a tradicional Feira das Passas, obra de muitas gerações, desde há mais de 400 anos, em boa hora transferida para o seu local natural -a Praça frente aos Paços do Concelho."

Plenamente de acordo. A Praça dos Paços do Concelho, que alguns chamam da Rapública, e outros mais saudosistas chamam de D.Manuel I merece ter dinamizada com acções deste tipo. Espero que continue assim...

Anónimo disse...

Já repararam que o labrosta LF se tem vindo a insinuar como maçon ?

Primeiro,colocou no seu site um link para o GOL (Maçonaria).

Hoje,vem reproduzir uma entrevista do Grão-Mestre António Reis.

A ser verdade que "o môço" seja maçon,vejam ao que a podridão está a chegar.

É que para ser maçon teve de ser proposto por outro da mesma "escola" e assim por diante.

Quer isto dizer que,apesar do que cada um possa pensar da dita organização,não era costume admitirem vermes e larvas que só sobrevivem nos podres.

Se agora até exemplares como o labrosta LF têm abrigo na Maçonaria,isso é mais um forte sinal do...

QUÃO ESTAMOS F......!!!!!

Huga-se!!!!!

ANTÓNIO FREITAS disse...

PROFESSOR REBELO

Como nem sempre vou a TOMAR e me vou cultivando nestes blogues e pela imprensa regional e tendo atentamente ouvido na TSF a transmissão da nossa cidade no passsado Sábado, alguma dúvidas e esclarecimentos agradecia ter, já que pelOS jornais pouco mais vi a saber. O que é que foi aquela representação TEMPLÁRIA com capa e tudo na Igreja de Santa Maria dos Olivais? Não falei com o meu amigo Padre Mário e nem sabia que o alependre da dita era utilizado para estes fins. Em Coimbra onde reuniu, recentemente a Ordem dos Templários sediada em Portugal o Grão Mestre desconhece esta agreminação tomarense. Muito gostaria de um comentário do meu amigo a esta nobre causa e evento

ANTÓNIO FREITAS

Unknown disse...

Prezado António Freitas:

O evento realizado na Igreja de Santa Maria dos Olivais foi uma inciativa da Templanima, uma associação privada, neste caso específico com o apoio do turismo municipal e a participação do vereador Ferreira do dito pelouro. Tratou-se de celebrar a data do início do processo que culminou, por essa Europa fora, com a prisão, julgamento, condenação e execução do templários. Comemorou-se igualmente a morte natural de Gualdim Pais, ocorrida mais de um século antes. Para surpresa minha, houve almoço medieval na nave da igreja, com os convivas a comerem à mão. Ao que me foi dito, custava 30 euros por boca, mas havia descontos, por exemplo para os presidentes de junta. Participaram sobretudo militantes e simpatizantes do PS. PS/Tomar/Templários, mesmo combate? Não me parece. Mas nunca se sabe as voltas que o mundo dá...

Anónimo disse...

Sejamos realistas: os bons alunos formados nas escolas de Tomar, por falta de trabalho irão para outras regiões. Os bons professores que os formaram, no estado actual das coisas, ficarão à espera da reforma e desejosos de se verem livres de ministros incompetentes como Dª M.de Lurdes. As directoras dessas escolas sonham talvez já com um lugar na política(vide posts colocados no dia),ou como diz Marcelo, um cargo de Marajá!
A faixa litoral é o que é por aí estarem as empresas, como já estiveram em Tomar e, por isso, Tomar foi o que foi e já não é.
A Feira das Passas é original e se se aguenta desde o tempo dos Filipes...
Pedro Miguel

Anónimo disse...

É boa! Não sabia que havia Ordem dos Templários em Portugal ou no Mundo! Mais a mais em Coimbra. Estou deveras estupefacto. Com Grão - Mestre e tudo! De certeza mais uma organização impostora das muitas que aí andam, sem Norte nem Conhecimento.
E depois de uma iniciativa local de turismo e cultura já criticam e denominam Ordem a um evento puramente cultural. Tanto quanto sei a Ordem foi extinta e transformada em Ordem de Cristo, não houve mais nada a não ser um grupo que se denomina de Irmãos Primogénitos da.....que, segundo pareçe, nem se sabe se ainda existem. Bem, bem! Façam o mesmo lá por Coimbra! Têm inveja, trabalhem!

O Polvo do Nabão!

Anónimo disse...

Essa do LF ser da maçonaria é para rir e a ser verdade, de quem o aceitou, pois era suposto que fossem antes analisar as suas qualidades, mas pelos vistos a crise já chegou ás condições prévias, para um cidadão da qualidade do LF ser aceite, em organizações que antes tinham bons rigores de selecção e valores de conduta na sua acção, é a crise no seu pior. Mas como os valores de antes andam invertidos, poderá ser normal para alguns estas coisas.

Anónimo disse...

O comentário das 11:24 é indigno de aparecer nesta página.

Anónimo disse...

Que eles andam a deitar a mão a tudo quanto possam, já sabia, agora que também se dedicam a comer como os mais primatas desta raça de primatas é que me parece de brandar aos céus.
Já agora, podiam comer ao lado das mulas e de outras cavalgaduras tão do agrado dos cavaleiros medievais.
Pelo menos ficavam em boa companhia...

Lacrau do Nabão

Anónimo disse...

Começa a não haver condições para efectuar uma Festa dos Tabuleiros como gostaríamos.
Está na hora da Comissão da Festa dos Tabuleiros fazer uma reunião extraordinária e analisar este assunto antes que o mesmo vire MAIS UM problema para as finanças do município.
Afinal, quando não há dinheiro, não há vícios...

A.A.

HC disse...

Prof. Rebelo

Mandaram-me agora mesmo um sms a "perguntar" se o que dizia neste comentário era verdade e cá vim verificar o que dizia.

Ficam-lhe mal essa afirmações perfeitamente gratuitas mas não ingénuas, que felizmente só não são perceptíveis para quem tenha olhos formatados.

Dizer que no tal almoço "participaram sobretudo militantes e simpatizantes do PS" é totalmente falso, gratuito e neste contexto, usado de forma perjurativa. Eu estive lá, convidado como todos os outros deputados municipais, o senhor não. Portanto, ou está deliberadamente a induzir as pessoas em erro, ou foi mal informado.

E já agora António Freitas, tão defensor do turismo e das actividades relacionadas com o mesmo, e bastantes vezes dinamizador das mesmas, deverias reflectir melhor antes de fazeres perguntas sem nexo. Os teus colegas jornalistas estiveram lá, podias confirmar com os mesmos que evento foi afinal, e até se não é habito já acontecer.
Porque se não ficamos com a dúvida com que intenção afinal se coloca a questão.

cumprimentos

Pensamentos soltos disse...

"...mas havia descontos, por exemplo para os presidentes de junta. Participaram sobretudo militantes e simpatizantes do PS."
É sempre a mesma classe... sem mais comentários...

ANTÓNIO FREITAS disse...

Obrigado pela explicação. Mas deixe que lhe diga que não eram só do PS pelo que vi nas fotos publicadas na imprensa local.
PELO QUE VI NA FOTO ESTAVA O PRESIDENTE DA MINHA JUNTA - MANUEL DUARTE ALCOBIA ( Independentes) mais o Sr. Américo da Junceira ( Independentes) mais o das Olalhas (PSD) mais o Carlos Silva da Beselga (PS) mais um membro do executivo da de Santa Maria (O Ferreirinha) PSD e o Cidade de Tomar referia o presidente da Asseiceira que não quis meter a capa, o Augusto Lopes.~

E VIVAM OS NOBRES CAVALEIROS TEMPLÁRIOS QUE ERA UMA ORDEM RICA

30 EUROS PARA COMER Á MÃO?

NADA BARATO. MAS A ODEM É RICA E OS FRADES SÃO POUCOS COMO DIZIA O SEU AVÔ

ANTÓNIO FREITAS

ANTÓNIO FREITAS disse...

Camarada Hugo

Desconhecia e coloquei a questão ao Prof. pois o evento tem interesse a até merecia mais cobertura mediática já que a cidade só tem a ganhar na sua ligação aos Templários. Não há segundas intenções e como do Gabinte de omunicação da Câmara nada recebi e da agenda cultural nada vi, fiquei na dúvida e quando se têm dúvidas pergunta-se. Aliás eu sou pago e há 30 anos para perguntar

António Freitas

Anónimo disse...

"
É que para ser maçon teve de ser proposto por outro da mesma "escola" e assim por diante.
"

Podem falar com o Lacão, padrinho do nosso Ferreira...

Anónimo disse...

Tem razão, é o local adequado.
Quem é que terá sugerido este local?
Penso que não terá sido ideia do Corvelo nem do Carrão, mas tiveram o bom senso de a pôr em prática. Ao menos isso. Parabéns.

Anónimo disse...

LF e Templanima, mais parece uma nova estrutura que o tal LF se propôs financiar com dinheiros públicos.
Por isso ele apregoa que já gastou€ 1.700.000,00! Fantástico!
O exemplo perfeito do que há de pior no PS e no poder local.
Viva o LF e o Corvelo que o apoia. VIVA.
Ao ponto a que Tomar chegou. Isto é uma TRISTEZA. Jé não há VERGONHA.
DEMITAM~SE...

Anónimo disse...

Caro Professor, estou desiludido. No post onde faz, justamente, o elogio da qualidade do ensino em duas escolas de Tomar, há um comentário, creio que da autoria de um docente e político (15:59), que escreve perjurativa, em vez de pejorativa. Francamente! Assim, não vamos lá...
Cordialmente,
Zé da Ponte

Anónimo disse...

O LF já nem tem chat nem coloca as ordens de trabalho das reuniões do executivo no seu blog. Tem receio de quê?

Anónimo disse...

É curioso que um evento banalíssimo seja motivo de grande algazarra para o lado dos políticos de trazer por casa.
Já com o Paiva e Relvas os políticos locais (executivo, juntas de freguesia, membros da AM e outros convidados) deixavam o discurso da treta e perdiam a vergonha quando se tratava de comezaina. A comer é que eles estão bem. O povo? Esse sáo conta na hora de lhe pedirem os votos.
Com uma crise profundíssima a bater à porta dos que ganha, menos, onde estiveram os políticos locais na hora da refeição medieval??? E os IpT? Também lá estiveram. Não há emenda, são iguaizinhos aos outros. O resto é conversa para entretenimento dos tolos.

Anónimo disse...

Procurei no outro dia as ordens de trabalhos das reuniões de Camara no site da Camara e não encontrei.

Falei então com um funcionário da Camara que me disse que isso era com os serviços da vereadora Rosário.

Fiquei perplexo. Então mas a vereadora que tem a acção social, onde faz um péssimo trabalho, é responsavel pelo site? Onde nem sequer existe em tempo útil qualquer referencia ao que é discutido nos órgãos da autarquia?

Anónimo disse...

Rosário ao poder. A autarca relativa ao poder. os IpT apoiam-te.
Rosário ao poder. A autarca relativa ao poder. os IpT apoiam-te.
Rosário ao poder. A autarca relativa ao poder. os IpT apoiam-te.

Anónimo disse...

Não convém saber-se as ordens de trabalho do executivo porque senão descobre-se a careca do Becerra e do Pedro Marques... Como os orgãos de comunicação social só se interessam pelo zé povinho que lá vai queixar-se da estrada em mau estado nas reuniões públicas as coisas "importantes para os bolsos de alguns" seguem pela calada.