quinta-feira, 7 de outubro de 2010

APELO AO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Imagem copiada do blogue O Jumento, a cujo administrador agradecemos.

Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Tomar

Dadas a nossa diferença da idade, as nossas divergências ideológicas, os nossos percursos políticos, as nossas experiências de vida e as nossas maneiras de estar, -tudo a separar-nos um do outro-, nunca pensei ter de apelar a V. Exa, no sentido de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar esta terra e os seus cada vez menos habitantes. Todavia, porque nos une a mesma língua-mãe, a mesma Pátria e o mesmo amor por Tomar, resolvi ultrapassar as minhas reservas mentais, tendo em conta que o tenho por um cidadão honesto e sincero que, ocupando um lugar proeminente no principal partido de oposição, e sendo o lider de facto do PSD nabantino, não deixará de mover Céu e Terra, tentando evitar o nosso naufrágio colectivo, enquanto comunidade nabantina, orgulhosa do seu passado.
A informação escrita enviada à AM pelo senhor presidente da Câmara, nos termos da legislação em vigor, é um daqueles documentos administrativos dos quais se diz que são "documentos Ómega". Não adiantam nem atrasam. Lendo-a de fio a pavio, à primeira vista nada consta de alarmante, ou sequer de menos correcto. Como diria o Pangloss, a imortal personagem criada por Voltaire, aparentemente "vai tudo pelo melhor, no melhor dos mundos". O pior, senhor presidente, o pior é que na página 13 consta que a margem legal para o endividamento do município (curto+médio+longo prazo+líquido) estava em 13 milhões 158 mil euros, em 31 de Julho p.p. Mesmo admitindo que não haja "esqueletos nos armários", é alarmante. Sabe-se, com efeito, que a actual liderança municipal tem vindo a  endividar o município ao ritmo de quase milhão e meio de euros por mês. Basta consultar os dados contabilísticos disponíveis para constatar que, no mínimo, assim é. Significa isto que dentro de um ano, no máximo, deixará de ser possível continuar  a "governar" o concelho parcialmente a crédito, tal como está a acontecer com o governo PS de José Sócrates, a nível nacional. Que faremos então, senhor presidente, para ultrapassar semelhante obstáculo? Vão os eleitos da maioria continuar a praticar a "política do ouriço", a qual consiste em enrolar-se sobre si próprios, camuflar informação, nada dizer e só mostrar "espinhos"? Vão persistir na ideia de tentar desacreditar todos aqueles cidadãos que desde há muito vêm alertando para o descalabro local, a exemplo do que tem sido feito a nível governamental, apodando o antigo ministro das finanças, Medina Carreira, de lunático, senil, apóstolo da desgraça, louco, fantasista, alarmista, e outros mimos do género, quando afinal...? Continuarão a proclamar, contrariando as evidências, que em Tomar está tudo sob controlo? Que com os fundos europeus e as obras previstas, o desenvolvimento, a riqueza e o progresso estão já ali ao virar da esquina? Os tomarenses estão fartos de promessas, senhor presidente. Agora, estão como diziam os latinos -res non verba, que é como quem diz "Queremos factos e não palavras".
O senhor soube precaver-se em tempo útil contra eventuais crises, venham de onde vieram, sejam onde forem. Presto-lhe por isso a minha homenagem. Tem muito mundo, condição sine qua non para saber alguma coisinha. Conseguiu uma longa carreira política, recheada de êxitos, que seria triste rematar em Tomar com um monumental fracasso. Nestas condições, senhor presidente, tendo em conta o ponto único da OT da próxima sessão da AM, ouso apelar ao seu seu tomarnsismo e ao seu patriotismo, no sentido de agir com toda a coragem e toda a audácia que conseguir congregar, tanto em si como à sua volta. Ouse um grande golpe de asa - Acabe com a coligação e aja de modo a provocar a realização de eleições autárquicas intercalares. Só assim, "com os contadores novamente a zeros", será possível começar a debelar as maleitas que nos afligem. Sem planos não vamos conseguir sair do atoleiro, e neste momento não há planos. Nem condições para os elaborar, quanto mais agora para os discutir, aprovar e implementar.
O futuro da cidade e do concelho está nas suas mãos. Oxalá o senhor tenha vontade e consiga estar à altura das circunstâncias. Desejo-lhe as maiores felicidades.

Cordialmente,

António Rebelo

17 comentários:

Anónimo disse...

O caro Antónuio Rebelo precisa de enviar parea reparação o termómetro que utiliza para medir o "amor por Tomar" e o "tomarismo" dos diferentes protagonistas. Ou então anda carregado de ironia quando coloca o Presidente da AM no mesmo patamar de amor à causa....

Anónimo disse...

Luisito, está visto que tens o mundo contra ti, pá! Mas não te abaixes! Luta como o D.Quixote lutava contra os moinhos de vento! Agarra-te ao tacho como se disso dependesse a tua vida! Luta por te manteres á tina como um náufrago.
Força Luisito, Tomar não está contigo mas só dependes de ti.
se não cuidades de ti quem é que cuidará?
...mas onde é que eu já ouvi isto???!!!

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Rebelo,

Estou estupefacto com a sua ingenuidade e falta de sentido de oportunidade.

Senão,vejamos:

1º - O passarão do Relvas nunca ia tomar qualquer decisão que parecesse a anuência a um pedido público seu,ou de outro "opinion maker". NUNCA!

2º - O Relvas já decidiu fazer ruir a coligação quando usou o voto de qualidade contra o labrosta na AM.

3º - A carta da CPC e da Mesa do PSD local ao Corvêlo,exigindo a retirada de pelouros ao dito cujo, é uma iniciativa articulada e concertada com o Relvas. Ou melhor,é uma ordem do Relvas acolhida de braços abertos pela CPC.

4º - É altamente improvável que,neste momento,o Relvas avance para eleições antecipadas,já que a pacificação entre Relvas,a actual CPC e Delgado,passará pela candidatura deste à presidência da Câmara. Mas,para isso,vão ter de lançar uma campanha pré eleitoral de promoção pessoal do Delgado e do seu currículo.

5º - Contráriamente ao que era previsível há meses atrás,Relvas transformou um problema(CPC adversa)numa oportunidade e vai tentar "matar três coelhos de uma cajadada" - o labrosta e seus sequazes,o Corvêlo e as pazes com a CPC do PSD.

6º - Tudo isto só é possível,sem grandes ondas,porque o Relvas conseguiu reentrar pela porta grande dos laranjas e,hoje,tem o poder e influência que tem.

7º - Mas ninguém pense que o Relvas arrisca qualquer decisão para perder - votos,influência ou prestígio - por causa do problema localizado da Câmara de Tomar.

8º - Ele tem plena consciência que que só há três forças com aspirações e possibilidades reais de ganhar a Câmara - PSD,PS e IpT. Sabe que que o PS não tem quadros à altura e está refém de mentecaptos dirigentes - o labrosta e seu "Américo Tomás".
Também sabe que os IpT só poderiam lá chegar afastando Pedro Marques,Soares e quejandos, transformando-se numa frente de "centro-esquerda" ( com CDU E BE,mas sem PS)e apresentando uma equipa de gente séria e capaz,fiel aos princípios de 2005 e com um programa sério e realista.O que não seria nada fácil.

De qualquer maneira,e no imediato,o labrosta vai de cangalhas.

O Corvêlo podia resistir ao Delgado...mas já não tem hipótese,nem outras coisas,para resistir a uma decisão conjunta Relvas/Delgado.

Espere para ver e diga-me se o COMENTADOR POLÍTICO DESEMPREGADO não merecia estar no activo e com um ordenado "à labrosta".

Até mais ver...

Unknown disse...

Para Comentador Político Desempregado:

Tem razão! Sempre fui e continuo muito ingénuo. Tanto que até insisto em pensar que faz falta na política alguma ingenuidade. Como no amor sincero e platónico...
Quanto ao sentido de oportunidade, é tudo uma questão de pontos de vista. No que me toca, sempre me guiei pelo clássico "antes da hora ainda não é a hora; depois da hora já não é a hora". Simplesmente, como tenho passado a vida a meter os pés no prato e a remar contra as marés, é a coisa mais natural que não estejamos sintonizados.
Finalmente, no que diz respeito à coligação, convém não contar demasiado com o ovo no oviduto da dita. Aconselharia uma leitura atenta do post de Luís Ferreira, no blogue dele (vamosporaqui), particularmente aquela frase que começa por "Se o PS...", a mostrar que já houve conversas com a outra parte e que a solução arranjada pode não ser aceite pelo principal interessado. Essa solução, segundo julgo saber, passará (caso venha a ser aceite) por retirar ao Ferreira o Turismo e a Cultura, deixando-lhe os bombeiros, a protecção civil e o desporto, a que seria acrescentado o pelouro das feiras e mercados, por razões óbvias. Tudo isto MANTENDO-O COMO VEREADOR A TEMPO INTEIRO, afinal a mola real do problema. Há porém um óbice de monta: sem turismo nem cultura, lá se vão para outras mãos os eventos e os subsídios, que dão tanto jeito para constituir um sólida rede de amigos, com vista a futuras autárquicas...
Cordialmente,
A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 10:31

Olhe que não se trata de tomarismo, mas exatamente do seu oposto -tomarensismo = trabalhar em prol de Tomar sem visar dividendos, sejam eles quais forem...excepto a satisfação do dever cumprido.
Reconheço que essa do termómetro e da ironia está bem achada. E mais não digo.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Pelo que esta meia dúzia de sempre os mesmos vai dizendo, até parece que nesta terra não existem, não vivem, não duram, não pensam, quase meia centena de milhar de outros que, de facto, são os que ditam o querer e o sentir do colectivo tomarense!
E esses, pensaram, disseram e votaram a situação hoje existente! Certa, menos certa, errada? É assim a democracia e suas regras a aceitar: umas vezes melhor outras pior!

A minha modesta e simples pessoa, uma das ditas cinquenta mil, pensa (se calhar mal), que há que respeitar as instituições e seus eleitos; e não, quais D. Quixote inventar, delirar e fantasiar (e FANATIZAR) cenários de tormenta que só na cabeça zurzida e suplicante de alguém que, apressadamente (ou já fora de tempo), andará atrás, nem bem eles saberão de quê (de tacho?: reclamado e contestado aos que legitimamente ocupam os cargos?)!

Oh meus caros, sejamos prudentes, sensatos, respeitadores!

E, em 2013, quem tiver viola e souber tocar, poderá obrar a mais bela melodia!


instantefatal

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Cada um é livre de apelar a quem muito bem entende, seja para o que for, pelo meio que achar mais eficaz.

Surpreende-me este seu Post Aberto, o seu conteúdo, ao presidente da AM de Tomar; mais ainda por vir de sua parte, com inesperadas palavras encomiásticas ao destinatário. “ O futuro está nas suas mão!”. Como assim?!

Tinha como adquirida a crença verdadeira, e tantas vezes expressa neste blogue, que a tão contestada alança "3+2" tinha sido fabricada pelo destinatário do Post Aberto para servir em primeiro lugar o seu interesse pessoal político. Ou seja: a alegada oportunística e interesseira aliança teria sido forjada para servir a estratégia do presidente da AM de Tomar, considerado por muitos um valentíssimo manobrador da máquina partidária de que é "sócio", o homem que propaga nas televisões a cassete dos 700 mil desempregados, do nosso endividamento público, como se fôssemos um país especial que jamais poderia ter sido envolvido na grande crise internacional que rebentou recentemente, escondendo a inevitabilidade de sofrermos, mais que nenhum outro, os seus efeitos, tendo em conta a "Nomenklatura" instalada, também da responsabilidade do Sr.. P. da AMT - e, pelos vistos, mais diretamente, da situação política e económica da autarquia templária.

Surpreende-me mais ainda o modo proposto pelo Dr. Rebelo: deitar abaixo a coligação! Apelando a uma pessoa, agora de Hierarquia, pior ainda, ao seu arquiteto, artista destacado do partido que busca o poder, reivindicando redução nas despesas públicas, sabendo a maioria das criaturas deste nosso Portugal, que são o maior partido autárquico, cujas câmaras gastaram à tripa-forra, quase todas afundadas em dívidas, por investimentos muitos no mercado dos votos, e prática de compadrio no carrear de correligionários, amigos e familiares para a mesa do OE, ora em competição ora em partilha com os outros partidos que não lhe ficam nada atrás nesses desmandos. Só que agora o senhor presid. quer que José Sócrates faça o trabalho sujo, onde não querem meter as mãos pelas perdas eleitorais que acarretariam. Manda-os tu embora, corta-lhes os vencimentos, põe-nos tu na ordem, manda o P.G.República para a rua, para o bando delapidador dos impostos dos contribuintes no BPN e BPP, etc., etc. não serem chamados à pedra… Há, por trás deste senhor, e do seu partido, um feroz lobby de mãos sujas, que se está lixando para o povo português, e que manobra inteligentemente estes peões de brega do PSD, para impedir este governo de governar e fazer chegar ao poder quem os defenda dos crimes que cometeram e que por ora estão apenas concentrados num deles, dado ao sacrifício... na sua, seguramente, bela residência, com os seus amados familiares.

Dr. António Rebelo: se o seu apelo fosse no sentido de o senhor P. da AMT mover as suas grandes influências para pôr (ou repôr) ordem séria e democrática, responsabilidade e ética política, competência, no seu partido local e nos seus autarcas no executivo, ainda compreenderia. Se há saneamentos e renovações urgentes a fazer é no PSD. Se há responsabilidades a pedir é ao PSD, ao presidente da Câmara. Nunca uma solução que envolva o PS, pois, este seu Post Aberto, pode deixar subjacente a ideia de que o PS é o responsável dos problemas. E não é. Não pode ser. A desordem é no PSD. Se há medidas urgentes a tomar é no PSD. E isso não implica deitar o executivo abaixo.

É precisamente aqui que essa figura de Hierarquia pode mover influências saudáveis para os tomarenses. Na minha opinião, os responsáveis dos problemas na autarquia devem-se aos autarcas do PSD, que urge, assim, substituir. Passe os olhos pela lista dos elementos eleitos pelo PSD e talvez encontre alguém que possa substituir os ou algum dos que estão em funções.

Melhor seria que se pedisse a demissão do Sr. Presidente da AM, já que, no seu entender, incorpora em si tamanho poder.

Não me leve a mal. Compreendo a sua preocupação com os problemas da nossa terra.

Anónimo disse...

ECONOMIA
Hoje numa conferência, no Porto, que contou com a presença do Presidente Cavaco Silva e do Rei de Espanha, o ex-Ministro da Economia pelo PS, Daniel Bessa, avisou que as PME é que sofrerão mais a crise do que as grandes empresas. Estas têm meios e serviços capazes de se adaptarem à conjuntura, enquanto as PME não o têm. Disse, as PME quando precisam recorrem aos consultores, as grandes empresas estão sempre em cima dos acontecimentos daí o seu poder de adaptação.
Durante 17 anos fui Director de Estudos de Conjuntura - Adjunto da Administração de uma multinacional, pelo que entendo bem o que diz Daniel Bessa. Fazia estudos a nível mundial, nacional, regional, distrital e concelhio. Face às minhas previsões distribuia-se a produção pelos concessionários de todos os Concelhos. Tomar já era apresentado nos anos 80 do século passado como Concelho perdedor. Foi isto que me permitiu, desde 1987, antever a crise estrutural de Tomar.Os tomarenses disseram que eu era pessimista, catastrofista, etc., os estrangeiros orientaram a sua actividade pelos meus estudos e ganharam. Os tomarenses perderam, e continuam a defende que o futuro, apenas, está em micro-empresas. Condenados pelo futuro.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

SÍMBOLOS
A Fundação Champalimaud inaugurou o Centro do Desconhecido, um dos melhores em investigação científica e de tratmento de doentes em todo o Mundo.
Significativamente:
- ficou localizado junto à Torre de Belém, de onde partiram as caravelas portuguesas para o Mundo;
- chama-se Centro do Desconhecido, à semelhança doS Descobrimentos marítimos que partiam para o desconhecido;
- tem, no interior, duas velas de caravela com a Cruz da Ordem de Cristo. Não sei se sabem, mas a Ordem de Cristo tinha sede em Tomar, e foi ela quem liderou todo o projecto dos Descobrimentos, e, Portugal foi grande quando a Ordem de Cristo foi Grande, com a sua decadência Portugal entrou em decadência.
Sabem ? Então expliquem por que é que a Cruz da Ordem de Cristo está no chão de Tomar a ser espzinhada por toda a gente ?
Ou será que o simbolismo da Ordem de Cristo, e todos os outros de Tomar, só são reconhecidos fora de Tomar ?
A Fundação Champalimaud não quer comprar Tomar e fazer a sua regeneração ?
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

MERCADO E TURISMO

O Diário de Notícias de hoje publica uma página inteira dedicada ao Mercado da Ribeira em Lisboa, que vai receber a ModaLisboa "in the Market".
Diz o DN: "O Mercdo da Ribeira é um lugar vivo onde todos os dias homens e mulheres levam até aos seus clientes os legumes mais frescos, o peixe mais saboroso ou a carne mais tenra".
Pacóvios. Não vieram a Tomar para aprenderem que os mercados tradicionais são para deitar abaixo, e, no su lugar, fazerem-se mamarrachos iguais aos que existem por todo o Mundo.
O Mercado da Ribeira em Lisbos tem a Moda Lisboa ? O Forum em Tomar vai ter a Moda Mundo, quando Tomar for capital de qualquer coisa.

Peniche quis ser "capital da onda". Os comerciantes e os restaurantes queixam-se que não beneficiam com o mundial de surf na cidade, e que tiram mais proveito com os eventos em Óbidos.
Surf é para malta nova que só gosta de "fast food". O que é bom para quem gosta de boa comida; se eles gostassem da boa comida os preços subiam, e tornava-se mais difícil comer o bom peixe e a boa carne. Viva o "fast food".
Óbidos é um turismo diferente, mais exigente. Até tem ópera no verão. E tem restaurantes de classe, onde se comem uns fabulosos crepes Suzette.
Tomar vai vivendo de um turismo sem sustentabilidade, e com pouca qualidade.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Apoiado. Eleições intercalares , já!
Tomar precisa de um novo Executivo que enfrente os problemas que tem e os de futuro, que serão muitos e perigosos.
Tomar está a morrer.

Anónimo disse...

Ó Dr. Rebelo,

Deixemos de lado os subjectivismos da ingenuidade e falta de oportunidade.

Vamos ao que interessa :

O labrosta escarrou no prato e agora,com o Relvas e o Delgado unidos para o apear,não deixará de contorser as beiçolas e a dentuça,bem cerradas,para não perder o tacho ou,ao menos, uma malguita.

A questão que se coloca é se o Cassola está disposto a isso ou,dito de outra maneira,se isso lhe continua a interessar.

Estou crente que não. Porque ele já deve ter percebido que,para as suas hostes,é melhor ter o labrosta a "zurrar" longe da manjedoura.

Não é preciso ir para Vincennes VIII para analisar retrospectivamente e ver,com ojectividade,que a dupla labrosta/"américo tomás" perdeu votos e mandatos em 2005 e,em 2009,mais por demérito dos IpT ao reincidirem no erro Pedro Marques/Soares e quejandos,conseguiram uma míngua de votos a mais,mas perderam mandatos e uma Junta de Freguesia.

Em termos políticos,sobretudo para o PS a dita dupla não passa de "ganga" que,de derrota em derrota,os conduzirá à "vitória final".

O PS/Tomar anda a queimar-se há mais de 6 anos e enquanto a sua estratégia e prática política for ditada pelo labrosta não tem hipótese de se reabilitar.

O Cassola deve estar a ver tudo isto e,por demérito dos concorrentes,estará a perceber que consegue manter a Câmara com uma equipa nova liderada pelo experiente(apesar de pouco visível) Delgado.

E esperem para ver a "castanhada" que o PS, liderado pelo labrosta ou por alguém por ele imposto, vai
apanhar.

Tal como os IpT, se não se desenvencilharem de Pedro Marques,Soares e outros que não granjeiam qualquer prestígio e estima junto dos eleitores.

Aliás,se estes,em 2009,tivessem concorrido só à CM e AM,tal como aconteceu em 2005,o descalabro tinha sido total. Valeu-lhes as candidaturas às JF,algumas muito boas,para segurar votos.

Resumindo e concluindo :

- Relvas está com o olho na mira,a pensar bem se há-de disparar já,ou não.

- O labrosta está em pânico mas mostrando aquele sorriso macilento e a pesporrência habitual.

- Os outros estão a ver em que vão parar as modas e,provávelmente,sem estratégia nenhuma definida.

Esperemos pelos próximos tempos - dias,semanas e talvez meses.

Porque as próximas "guerras" na alta política também não deixarão de ter influência no extremar de posições a nível local.

E cá me vou...procurar um trabalhito que me seja pago sem cortes ao fim do mês.

COMENTADOR POLÍTICO DESEMPREGADO

Anónimo disse...

Cuidado e atenção que a CPC do PS vai reunir na próxima sexta feira e dali sairá fumo branco ou não. O Luizinho lá vai mais uma vez mostrar s sua raça. Mas o “comentador” poderá ter bastante razão na sua análise, isto podem não ser só dois mais quatro, mas dois mais dois vinte e dois. Pois o baralho é grande e no meio existem os interesses pessoais, de muita gente, a ver vamos, mas no entanto já muita coisa mudou e o BE, deu um importante contributo nas soluções. Talvez um dia Tomar ganhe alguma coisa, até agora só pagou. Meu caro Dr. Rebelo o Amigo não muda, é realmente boa pessoa mas isso não basta.

Anónimo disse...

Caro Professor,admiro a sua luta, a sua persistência, faz bem em continuar a bater-se pelo melhor para esta terra, mas acho que está a remar contra a maré. Quanto isto der o estoiro, vai ver que ninguém é (foi) responsável pelo desastre...
Para usar a delicadeza que distingue o Professor de muita gente,
Cordialmente!

Anónimo disse...

Amigo e Sr. Dr. Rebelo,

De acordo, no essencial, mas com muitas reticências em relação a eleições antecipadas.

Isto porque, nada iria trazer de novo a esta terra mártir.

E como se ultrapassa isto!

O PSD tem legitimidade para governar.

O PS e os IpT são oposição.

O PSD apresenta um programa de salvação concelhia aos PS i IpT e negoceia com os dois blocos um programa comum, para ser cumprido à risca.

Escolher a dedo e com pessoas capazes os lugares "políticos", sem clientela política e por acordo entre todos!

Parece romantico!

Mas com gente consciente do perigo e com alguns tomates consegue-se.

Haja vontade política!!!!!!

Haja amor a TOMAR! SEMPRE!

Anónimo disse...

Para o último comentário (19:31).
Tomar não dá nem dará nenhum estoiro. Não esperem por isso. Tomar está há 25 anos a estoirar devagarinho, perdendo todas as batalhas da velha e da nova economia. Perdendo populaçao e riqueza. E com o pessoal político disponível em serviço é capaz de nunca mais recuperar aquilo que foi. Paciência,mas é uma pena!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Mais uma vez, Tomar está nas mãos das decisões que Ps e PSD possam tomar.

Miguel Relvas por um lado e huguinho/luizinho por outro ditarão o futuro. Corvelo e Becerra, meros joguetes e Marques e Carrao figurantes.