segunda-feira, 11 de outubro de 2010

QUATRO EM UM, A DOENÇA TOMARENSE

Conforme foi escrito, temos no post anterior, na desassombrada e certeira linguagem de Medina Carreira, uma peça tipo "dois em um". Há partes em que até parece que o conhecido fiscalista e advogado, falando do país, está mas é a falar de Tomar. Terá dado por aqui uma demorada volta, antes de ir para a entrevista? É que a urbe nabantina cada vez se assemelha mais a um Portugal em miniatura...
Pois agora, do "dois em um" passamos ao "quatro em um". Tantos quantos os principais sintomas da doença tomarense. Que já não nos arrasta para o abismo. Mantém-nos antes entretidos, no beco da nossa incapacidade e insignificância, onde vamos marcando passo, andando de Herodes para Pilatos e deste para aquele, nadando em potes de yogurte, pedalando com energia, montados em bicicletas estáticas, correndo num daqueles tapetes rolantes em que não se sai do mesmo sítio. Tudo isto porque, paulatinamente, fomos sendo atingidos por uma doença silenciosa mas que não perdoa, pelo menos a julgar pelo aspecto exterior da vítima -ruas porcas, espaços verdes por tratar, calçadas esventradas, obras por acabar, prédios a cair, acampamentos ciganos, cidadãos a dormir em espaços impróprios até para animais, gente sem esperança, desiludida...
Essa doença, a que poderemos chamar, à falta de melhor designação, decadência galopante, parece-nos, a nós que nunca estudámos medicina, caracterirzar-se por quatro sintomas principais, donde o nosso título "Quatro em um". Primeiro, parece agora consensual que a actual maioria autárquica, sendo embora composta por gente boa e honrada, "não vale um chícharo", "não dá conta do recado", "estão lá só para se governarem", "não querem saber disto nem da gente para nada", para citar apenas algumas das muitas opiniões que por aí circulam. O que se compreende, pois os eleitores tomarenses sentem-se enganados, três vezes enganados, e sempre pelos mesmos.
Com efeito, os membros da actual maioria apresentaram-se livremente ao eleitorado, dando assim a entender que tinham capacidade para o cabal exercício das funções autárquicas, e afinal não têm. Garantiram que tinham projectos estruturados e adequados para o desenvolvimento da cidade e do concelho, e afinal não têm. Atacaram-se mutuamente, e nada disseram sobre alianças ou coligações, durante a campanha eleitoral, mas logo a seguir fizeram um acordo de partilha de lugares e de benesses. Como diria Henrique Granadeiro, o pessoal sente-se corneado e com toda a razão. É o primeiro sintoma grave, que urge debelar.
Se a actual liderança autárquica não cumpre nem de longe os mínimos olímpicos, a alternativa balbuciada pelos novos dirigentes concelhios do PSD também não entusiasma, antes desanima o eleitorado nabantino. Realmente, se a câmara presidida por Corvêlo de Sousa, um cidadão educado, culto, sensível e amigo dos seus amigos, está a milhas de dar conta do recado, quem se convence que sem Corvêlo mas com Carrão na presidência, as coisas mudariam para melhor? Com a entrada de Perfeito, que afinal já lá está, como chefe de gabinete do presidente? Sem novos planos?  Cuidam que o Carrão é o Lula do Nabão? Se fosse o caso, já se saberia desde há muito. A inteligência é como o dinheiro novo -onde está em quantidade faz sempre barulho. E temos o segundo sintoma a tratar: a eventual alternativa, afinal não o é.
Embora refilando, protestando, criticando, queixando-se, lamentando-se, a verdade é que os cidadãos tomarenses, salvo raras e por isso mesmo honrosas excepções, continuam a manifestar o seu cada vez mais evidente descontentamento apenas pela surra. Quando se trata de assumir publicamente o desacordo ou o protesto, de dar a cara, de assinar por baixo, de apresentar o peito às balas, pois sim! Vai lá tu, que estás mais habituado. São dignos discípulos dos nossos irmãos da fronteira norte -Os galegos, que desde há muito vêm dizendo "Deus nosso senhor é bom, mas a Diabo também não é mau". Maneira ardilosa de dar a entender que é sempre conveniente estar de bem com Deus e com o Diabo. O que, sendo verdade, por vezes só prejudica. E neste caso uma comunidade inteira. Trata-se, portanto, do terceiro sintoma. Um eleitorado maioritariamente oportunista (por conseguinte exactamente como aqueles que acusa de indecorosa e prejudicial ocupação do poder), sempre à espera de benesses, sempre aguardando que volte o tempo das vacas gordas, sempre na expectativa de que os papalvos do costume saquem as sardinhas das brasas, para então as manducarem com todo o gosto.
Com uma maioria autárquica a substituir quanto antes, uma alternativa balofa e um eleitorado doentiamente manhoso, as lideranças políticas locais não escapam à crónica mediania local. O pessoal de gabarito, salvo um ou outro caso, desde há muito que votou com os pés, escolhendo para viver paisagens físicas e humanas mais acolhedoras. Temos assim dirigentes partidários igualmente boas pessoas, educadas, cultas, sensíveis, solidárias, algumas excelentes profissionais até, mas com um tique tipicamente nabantino -Em vez de olharem para e almejarem o futuro, continuam virados para o passado, à espera do regresso das vacas gordas. Ainda não se deram conta de que por estas bandas, as vacas gordas foram sendo substituídas pelas magras, e estas pelas esqueléticas, que por sua vez se puseram na alheta e a trote, logo que puderam. Agora nem os ossos!
Tudo isto para dizer que, em vez de envidarem esforços no sentido de haver novas eleições a nível local, para tanto quanto possível recomeçar com os contadores a zero, pois não senhor. Vão insistindo em pôr pensos rápidos numa velha perna de pau carunchosa. É o quarto sintoma, a eliminar com urgência.
Com tudo isto, se realmente desejam um outro futuro mais risonho, por favor não continuem à espera que sejam os outros a ir à guerra. Até o corajoso Medina Carreira desabafou na entrevista já citada "Pensei em candidatar-me a presidente, mas ia ter uma série de maçadas, pelo que acabei por desistir." Há cada vez menos paciência para aturar ovelhas ranhosas, sobretudo quando não se tem necessidade de fazer currículo, de arranjar amigos, de penacho, ou de ganhar mais... Vão tomando nota, por favor.

22 comentários:

Anónimo disse...

De facto a situação está mal. Passados mais de doze anos de PSD e com uma estranha coligação com estes, os socialistas nabantinos lá vão, pouco a pouco, ditando as regras e demonstrando que com eles, se calhar, a situação não seria tão má.

Anónimo disse...

Lá está o ferreira das farturas a falar dele mesmo em anonimato.
Distúrbios da personalidade...

Anónimo disse...

Pois não, xuxa!

Seria ainda pior!!!!!!!!

Anónimo disse...

Meu amigo se o PSD nos dá isto o PS apoia isto e ainda faz de pudica. São iguais mas para pior Luis Vitorino e Hugo farinha do mesmo saco. Tomar está tramada, como Portugal com o Sócrates.

Anónimo disse...

Os portugueses (e em especial os tomarenses)convenceram-se que podiam viver (melhor)na sombra do Estado. A revolução e a "construção do socialismo real" também deram uma ajuda`a essa mentalidade. Outros acharam que vinham aí as "novas tecnologias, de ponta". Outros, ainda hoje, pensam que é o Convento. Alguem se importou muito com o fecho de fabricas nos anos 80 e 90? Alguem falou na importância da actividade agrícola e florestal? Não. Cuidaram foi de conseguir urbanizar terrenos para venda com 5000% de lucro. Fizeram-se estradas e compraram-se carros. o cidadão que pudesse trabalhar no Estado não ia para as obras ou para o campo. E o grande cidadão "com conhecimentos" não ia trabalhar para lado nenhum: fazia negócios com o Estado, forma rápida de enriquecer! Abundam exemplos.
Agora, é de aguentar!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Os vereadores do PS querem continuar a servir-se do erário público e por isso não rompem a coligação. Exemplo disso é o vereador/arquitecto/empresário José Victorino. Desde que está no poder tem conseguido desbloquear um processo na rua de Coimbra de uma empresa da qual foi sócio-gerente até 2 de Abril 2010. Veja-se a deliberação pelo executivo a 26 de Agosto 2010 sobre o Plano de Pormenor da UOPG 8 - zona entre a Rua Lopo Dias de Sousa e a rua de Coimbra que o beneficia. De facto segundo a acta o vereador ausentou-se da votação mas a verdade é que o seu assunto estava parado com reservas e "por acaso" começou a andar após a sua eleição. Seria interessante isto ser analisado.

Anónimo disse...

Talvez fosse interessante dar a conhecer este assunto victorino aos inspectores do IGAL, que estão agora a trabalhar na inspecção o Município.

Isto de tratar assuntos privados no desempenho de cargos públicos da mesma área tem que se lhe diga.

E para que serve a ética republicana de serviço público tão apregoada aos quatro ventos pelo ferreira das farturas!

Pois é, pimenta no cú do outro é remédio!!!!!!

Ó Abreu .......!!!!!!!!

Anónimo disse...

Percebendo o erro de ter aceite que um seu vereador fosse colocado a decidir matéria sobre o qual tem interesse, Hugo Cristovao já decidiu que Becerra não voltará a ser candidato e quer afastá-lo o quanto antes desse sector.

Ele combinou isso com o Presidente da câmara depois da reunião do PS. Corvelo terá ficado de pensar e aguarda apenas uma conversa com Delgado, para decidir se retira o pelouro do urbanismo ao arquiecto-empresário.

A solução final passaria por entregar a cultura e o turismo à vereadora Rosario, ficando Vitorino com a educação, Carrão assumiria o urbanismo, passando ferreira a ter a salubridade e ambiente urbano.

Anónimo disse...

O IGAL não faz nada. Só vem reconhecer as situações para depois as "taspar" a preceito. E o Tribunal de Contas é uma fantochada só para dar tacho a uma mão cheia de boys. O POCAL é uma farsa, uma espécie de contabilidade de faz de conta.
A gestão camarária é que está a dar. É só roubalheira, e não faltam candidatos que se esgadanham todos para lá chegarem.

Anónimo disse...

OLHEM PARA ESTE MIMO RETIRADO DO BLOG DO HUGUINHO :

Comentário de alguém que assina "PBX" :


– PBX
Mas cuidado com a carteira.
Olhe que anda por lá um tal de Fiandeiro que gosta de "meter a mão no alguidar"
Para seu bem,não se misture com gente dessa e diga ao seu amigo Luís que fez mal em dar-lhe 4.500,00 euros por mês.
Eu e muitas pessoas sérias ficámos mal impressionadas com isso.
Há até algumas que mandam bocas chatas sobre a hipótese do Luís ganhar alguma comissãozita com isso.
É também por isso que eu há dias lhe dizia para se impôr ao Luís.
Olhe que ele não tem a sua categoria e pode prejudicar muito a sua imagem e o seu prestígio.
Tenha cuidado. Quem o avisa seu amigo é.

RESPOSTA DO HUGUINHO :


Yesterday, 15:56:14– Flag – Gostei – Reply – Delete – Edit – Moderate ugocristovao
Pois...
Mas também era importante que as pessoas usassem a inteligêngia sobre toda a quantidade de "notícias" e boatos que circulam localmente, nacionalmente, mundialmente, seja o que for. Era bom que tivessem espírito crítio e dedução lógica, antes de se porem simplesmente a difundir ao jeito de carneirada tudo o que lhes impingem pelos olhos ou ouvidos.
No caso, essa da comissãozita é simplesmente ridícula. O Luís pode ter muitos defeitos, corrupto não é seguramente um deles.
Quanto ao Fiandeiro, é muito fácil a pessoas que detêm um jornal contar meias verdades contra quem não tem os mesmos meios para se defender.
Ou acha que mesmo que fosse verdade, era assunto para ser capa de jornal regional?

Quanto aos 4500 euros mensais do protocolo com a APTC, informe-se primeiro sobre para que servem, e vai ver que até acha pouco.
É muito fácil criticar. Se as pessoas não fazem critica-se, se fazem critica-se, sugerir alternativas é que é mais difícil.

PARA QUE CONSTE !

Anónimo disse...

Tão má língua que os meninos são!
Porque é não vão à câmara e pedem para ver os dossiês?
Ou façam isso, uma denúncia à inspecção. Vejam bem é o se o tiro não sai ao lado, tipo a algum vereador advogado que represente boa parte dos projectos que entram na câmara.

Há quem ache que a melhor forma de desviar as atenções, mas esquecem que as pessoas não são tão parvas como pensam.

Anónimo disse...

Era bom para Tomar que todos os processos que estão parados na gaveta andassem de vez. Gangava a Câmara e ganhava Tomar, e os tomarenses!!!

Anónimo disse...

A fidelidade canina do "chefe" huguinho ao ferreira das farturas dá nisto.

Claro que tudo aquilo que se diga do ferreira e dos seus negócios municipais é tudo calúnia, mentira, inveja.

O ferreira é um homem seriissimo, incapaz de falar à ética republicana do serviço público, um filantropo!

O contrato com o fiadeiro, não existe, é tudo invenção.

Aliás, é barato o esforçado trabalho desse fiadeiro e mulher a favor do concelho e das suas gentes é meritório e devia ter uma recompensa muito superior.

Que tal dar meia dúzia de milhares de euros, sem impostos, com direito ainda a cama, mesa, roupa lavada e condecoração no dia do orgulho tomarense?!

Que tal propor na câmara a medalha de mérito municipal para tal fiadeiro, mulher, boys do PS, quejandos, derivados e afins?!

Que tal o huguinho vir a ser presidente honorário da câmara em pagamento do trabalho que tem tido na promoção de Tomar e por andar sempre a dar milho aos pombinhos na praça da república?!

As putas ao poder, os filhos já la´estão!!!!!

Anónimo disse...

Más linguas?
Perguntem aos funcionários que estão sob a alçada do construtor Victorino o que acham da peça.

Anónimo disse...

como voltámos ao tempo da censura e o Rebelo corta aquilo que não lhe convém, não há outro remédio que não seja o de ignorar este blog, tipo passatempo do sapiente Rebelo.

Unknown disse...

Para anónimo em 11:02

Você, manifestamente sem querer, acertou na mouche. Este blogue é mesmo um passatempo meu. Mas um passatempo que se procura que seja útil aos meus estimados conterrâneos, por conseguinte à nossa terra.
Sobre o seu censurado comentário, permita-me o seguinte e sóbrio reparo. Qualquer cidadão tem direito ao bom nome, à sua reputação, não é verdade? Sendo assim, escapou-lhe que, caso publicasse o seu comentário, passariam a apodar-me de louco. E teriam razão.
Faço-lhe, ainda assim, uma concessão: Você assina por baixo e manda a fotocópia do seu documento de identidade, com fotografia, e terei todo o gosto em publicar o conjunto, com o devido relevo. Não como comentário, mas em post do blogue, com título a vermelho e tudo. Aceita o desafio?
Caso não aceite, demonstra que estava de má-fé ao enviar o dito comentário. Porém, já devia saber há muito que eu não nasci ontem, nem vim à bola...

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

O vereador advogado é o Pedro Marques, pelo que se o anónimo das20H52 de ontem, 11/10, sabe quais os processos que ele patrocina, que diga quais são, bem como se tomou ou participou em qualquer decisão relativamente aos mesmos.
Se não sabe e é só má lingua então que se cale.
Mas, a respeito do Vitorino, todos sabemos que tutela um sector em que tem interesses directos e os seus processos são decididos nesse sector e analisados por técnicos sobre os quais detem hierarquia e delegou competências.
Também sabemos que a incompetencia dele é manifesta e que técnicos e demais funcionários a vão apregoando aos sete ventos cá fora.
O Vitorino incompetente e o Luis Ferreira esbanjador e ainda mais incapaz, para além de malcriado, a juntar ao deixa andar do PSD, não se sabe onde é que isto vai parar.
Uma TRISTEZA e uma VERGONHA.
Eleições a curto prazo!
Porque não?

Anónimo disse...

Ó esperto(a) das 11:16, então para o Pedro Marques é má língua e para o Vitorino não é?

Ai para o Vitorino é evidente e para o Pedro Marques não é?
Então o Pedro marques que foi presidente de câmara e que desde o mandato passado anda pelos serviços da câmara, que toda a gente sabe as ligações que tem, não é evidente?
Que anjinho...
Então conta lá, a megalómana campanha que custou muito mais que a de todos os outros juntos, quem é que a pagou?

PSD/TOMAR disse...

Façam lá eleições a curto prazo, que quem ganha somos nós.

PSD/TOMAR Sempre na vanguarda :)

Esta oposição nabantina não vale um chavo, e nós detemos o controlo total dos que nos garantem a vitória (votantes mais idosos, das freguesias rurais). Embrulhem !

Anónimo disse...

Isto cheira a contra-ataque dos xuxas.

Como o victorino é uma nulidade encartada e foi justamente denunciado o seu envolvimento em processos urbanistas, ele que é construtor civil e tem obras a licenciamento, trata de mandar umas bojardas sobre o vereador do inimigo e insinuar umas coisas, assim a modo de baralhar para voltar a dar.

Mas, a resposta chegou e bem - se sabe explique-se para todos ficarem a saber. Se não sabe meta a viola no saco e olhe lá para a victorinada do urbanismo!!!!

Estes socratinos são do piorio que a nossa sociedade pariu. Incompetentes, arrogantes, desonestos, esfaimados por massa e tachos!!!!

Levaram o País à rotura e estão de parabéns por tão meritória facécia.

Tralha da sociedade rasca!

Anónimo disse...

Aí meu deus.
Tanta inveja e tanto disparate.

Anónimo disse...

Os tachistas julgam que são invejados...
Pobres tinhosos!