domingo, 3 de outubro de 2010

LIGAÇÃO PEDONAL CIDADE - CASTELO: OBRAS PARA INGLÊS VER

Estão praticamente concluídas as obras de requalificação da via pedonal entre a cidade e o castelo, através da mata. Obras de mero fogo de vista, conforme se pode ver na fotografia. Bastaram umas chuvadas fracas para o terreiro junto à Totrre da Condessa ficar neste estado. Dado que a via requalificada está agora um pouco mais elevada, e que ninguém julgou útil instalar sumidouros para as águas pluviais por estas bandas, vai ser bonito! Quando chover mesmo a sério, teremos aqui um pequeno lago. Excelente para instalar os patos do Nabão, em caso de inundação forte. Aqui fica a ideia.
Doravante, os visitantes que entrarem na mata para aproveitarem a via pedonal requalificada, deparam-se com este muro decrépito, a precisar com urgência de reboco, pintura e limpeza do passeio anexo. Atractivo, não é?
Logo a seguir, quer queiram, quer não, são forçados a meter a pata na poça (Com o devido respeito!) . Tenham paciência que é exactamente o que os nossos autarcas têm andado a fazer, mesmo quando não chove nem há poças.
Logo à direita de quem entra na Mata, as novas instalações sanitárias, em estilo europeu evoluído. Para já, além do acentuado contraste com o tal muro leproso, estão como o célebre submarino do saudoso Solnado, que era muito jeitoso, mas não flutuava. Neste caso, as retretes são muito jeitosas, mas não funcionam, porque estão encerradas. Até quando?
Quanto à via requalificada, é capaz de ser defeito nosso, mas continuamos sem perceber porque arranjaram apenas metade do piso. Como na outra metade a terra foi remexida e não compactada, na primeira bátega forte, vai tudo na enxurrada. É só esperar para ver!
Para quem tenha dúvidas em relação ao que acima foi dito, aqui está uma amostra. Com as primeira chuvas já houve entupimentos e parte do novo piso foi arrastado pela água da valeta. Quando chover a sério...
Finalmente, após uma agradável passeata ao verde e uma escada algo desconfortável, os visitantes encontram a ligação para o castelo fechada. Em tempos que já lá vão, havia uma sineta, a cujo toque o jardineiro Matos acudia com as chaves. Entretanto o jardineiro reformou-se e não foi substituído, enquanto que a sineta foi roubada, tal como a do outro portão,  mais acima, junto à ruínas do lagar do conde. De forma que, para chegar ao Convento,  resta aos turistas regressar ao ponto de partida e subir ao castelo pelo exterior da Mata. É sempre assim. Mal empregado dinheiro, gasto em obras para inglês ver. Fogo de vista, é o que é.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Rebelo,
Fico grato pelo seu POST informativo, q só vem confirmar (+ uma vez) a incompetencia d gere a nossa cidade 'historica'

HÁ QUEM ANDE A BRINCAR COM DINHEIRO EM TEMPO DE CRISE! SÓ PODEM!

O Sr. Rebelo, ou alguém m sab dizer quem é 'Mestre' responsável por tal obra?
Arquitecto Paisagistico?
Engenheiro?
Pedreiro?
Servente?

Quem foi q idealizou, criou e desenvolveu o dito projecto?

NOMES, POR FAVOR!?

100Soldos

Anónimo disse...

António Paiva, concepção.
Carlos Carrão, responsabilidade no acompanhamento das obras.
Juntar esta à maravilha da rotunda, do largo do pelourinho e de todas as intervenções que, não são feitas, nas freguesias.

Anónimo disse...

A incompetência tem rosto?

Anónimo disse...

Mas essas obras foram feitas por quem?

Anónimo disse...

Só a autarquia sabe quais os autores do projecto, que naturalmente não revela, para evitar que possam vir a ser cobiçados por outras autarquias. Para executar a obras houve duas empresas associadas. Uma por mero acaso do Grupo Lena Construções, onde está colocado António Paiva e outra de jardinagem e vedações a VENDAP.
Tudo gente acima de qualquer suspeita, bem entendido. Salvo erro!

Anónimo disse...

Muitas perguntas.
Algumas respostas generalizadas.
Zero respostas concretas.

Fico á espera d alguém nos informe d + RESPOSTAS, ROSTOS e NOMES

Anónimo disse...

Não é de admirar. Estamos em Tomar!
Terra cigana, terra templeira...