sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SEMANÁRIO "O RIBATEJO" É NOSSO AMIGO




É uma frase feita que "quem não tem amigos, morre pobre". Ainda bem, porque esta adorada terra nabantina tem muitos amigos, e numerosos trunfos para alcançar um futuro brilhante. 
Cidade limpa e airosa, não faltam estacionamentos gratuitos para autocarros de turismo em pleno centro. Sanitários modernos e funcionais, também gratuitos, há-os praticamente por todo o lado. E depois, come-se bem, ao preço da chuva no inverno, para não dizer da uva mijona, que é demasiado reles. A visita ao Convento é gratuita e sempre acompanhada por guias de elevado gabarito. Os potenciais investidores têm ao seu dispor um gabinete especializado, com toda a documentação necessária, pronta a ser transferida para os seus computadores pessoais, bem como funcionárias habilitadas e sorridentes, sobretudo na área económica e de marketing.  Quanto ao acolhimento em geral, todos os visitantes partem daqui desvanecidos com tanta simpatia, e já amargurados pela saudade. 
Não espanta por isso que o semanário O Ribatejo, editado em Santarém, mas propriedade do Grupo Lena, no qual Miguel Relvas costuma mandar publicar os editais a convocar as sessões da Assembleia Municipal, nos trate geralmente com muita amizade e deferência.
Desta vez, noticiando os cortes nas verbas a transferir pelo governo para as autarquias, em 2011, grafou esta admirável e ternurenta frase: "Olhando para o mapa, nota-se que os quatro municípios do distrito com maior expressão demográfica -Santarém, Ourém, Abrantes e Torres Novas- sofrem cortes superiores a um milhão de euros." Só para não pertubarem o sono dos nossos autarcas e o nosso, tiveram a gentileza de esquecer esta nossa amada aldeia, que por acaso até entraria logo a seguir a Ourém e antes de Abrantes, de acordo com o total de eleitores inscritos. Quanto não vale uma doçura assim? Que até nos volta a poupar na série de seis municípios logo a seguir, que já engloba os executivos com cortes inferiores a um milhão de euros, tal como o nosso? É nestes detalhes que se ficam a conhecer os verdadeiros amigos.
Obrigado senhor Joaquim Duarte. O seu semanário é uma maravilha de jornal. Faz tudo para não criar incómodos desnecessários aos leitores tomarenses. Incluindo, neste caso, o uso da denominada "verdade criativa". Bem haja pois! Só é pena aquela enumeração do lado direito, onde já consta Tomar, e que era perfeitamente escusada. Mas pronto; tratou-se certamente de um lapso. Acontece aos melhores.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

Gostava de ler a sua douta opinião sobre o debate desta tarde entre Hugo Cristóvão e José Delgado.

Não acredito que tenha perdido o evento.

Anónimo disse...

Ia propor um boicote ao jornal o "o ribatejo" mas não há necessidade já ninguém compra tal pasquim... Por falar em pasquins tambem cá temos dois belos exemplares, não sei se seria melhor uma fusão ou a eliminação dos dois!!! que desgraça de informação. Valha-nos o tomaradianteira e a radio hertz!

AS

Anónimo disse...

Pelos vistos, a importância de Tomar é tâo pouca que só através de pagamentos "amigos", via publicidade, se conseguem notícias agradáveis. Casos relatados do Ribatejo/Assembleia Municipal. Caso do Mirante/Politécnico.
Verdade que para as notícias desagradáveis alguns tomarenses puseram-se a jeito.
Uma tristeza!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

E foi preferível terem esquecido Tomar.

Senão o que diriam?
Que perdemos menos do que os outros, porque não perdemos quase nada do IRS, o que significa que mantemos elevada capacidade de absorver o impacto?

E falar de Tomar porquê?

Unknown disse...

Para 23:09

Foi um debate em conformidade com o esperado. Nada trouxe de novo. Tornou apenas mais evidente uma dupla contradição: Nem Crístóvão nem Delgado parecem concordar com os parceiros de coligação, mas também não querem pôr-lhe fim. Porque será?
A parte final animou de tal forma que chegou a parecer uma peixeirada, com cada um a tentar sobrepor-se ao outro.

Anónimo disse...

Foi uma peixeirada final é verdade, pois Delgado não conseguiu explicar porque não pedem a retirada de pelouros, a uma vereadora que há vários anos permite que um cidadão viva numas casas de banho da câmara.

Delgado matou-se a si próprio.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo a vossa indignação!! Estamos em 2010 e não nos anos dourados de Tomar. Este pequeno "abre olhos" serve para tomarmos consciência do nosso lugar. Pés na terra e humildade é o caminho para criar algo mais solido.

Anónimo disse...

Coitados dos debatentes, um muito tenrinho e totalmente a milhas e milhas disto, muito delgado; o outro mais sabido, demagógico, defensor de más causas e cheio de pretensiosismo, um hugo.

Mais valia terem ido conversar para o Santa Iria (ou para o magnífico Café do Rio) em privado, enquanto bebiam um fino acompanhado de camarões do Nabão.

Com directores políticos destes Tomar só tem a perder!

Anónimo disse...

Se o Cristóvão e o Delgado continuarem a vir todas as sextas feiras à tarde a Hertz ainda acaba sem audiência.
Ponham antes o Sérgio Martins e o Rebelo para alegria da malta.
Obrigadinho.