domingo, 31 de outubro de 2010

TRAVAUX PUBLICS ORANGE À LA MODE DE TOMAR

Os amáveis leitores desculparão o  título em francês. São influências da "nouvelle cuisine", que isto ainda não há como ir às origens. Traduzindo para uma língua não obstante ainda parecida com a que usaram Camões e António Vieira, embora por vezes não pareça, temos "Obras públicas laranja à moda de Tomar" (como decerto já tinham percebido). O que significa obras públicas caríssimas, de utilidade duvidosa ou nula, de execução demasiado longa, em geral mal feitas e/ou mal acabadas.
Guiados pelo texto supra, assinado pelo legalmente primeiro de todos nós até 2013, se assim o entender, lá fomos, ontem à tardinha, como se fora a primeira vez.
Desilusão! Primeira cavadela, primeira minhoca! Como não houve aquilo a que se pode chamar uma tromba de água, nem coisa parecida, logo à entrada saltou-nos à vista que o sistema de escoamento está longe de ser eficaz, ou sequer adequado. À mínima chuvada a água salta para o pavimento, que o mais tardar no fim do inverno estará ainda menos praticável do que antes das obras ditas de requalificação. Basta olhar para a fotografia com atenção. Ou, melhor ainda, deslocar-se ao local.
Aqui um exemplo entre tantos daquilo que se acabou de escrever. Esta valeta não tem qualquer escoamento, a não ser para o terreno junto às mesas e bancos de madeira, agora ali instalados, que por este andar vão chegar ao Verão com os pés podres.
Para amenizar um pouco. Quando por ali passámos, um casal de meia idade, certamente vindos de outras paragens, pois não os reconhecemos, olhavam com atenção para esta miniatura de moai, que vemos no primeiro plano, enquanto a senhora tacteava na parte de cima. -É um candeeiro, minha senhora. O dispositivo de iluminação está virado para baixo... -Muito obrigada. Julgávamos que era um marco para pedir socorro, como aqueles das auto- estradas. Continuámos o nosso caminho. Cinquenta metros andados olhámos para trás, buscando enquadramento para mais uma foto. Estava a senhora de cócoras, a ver se confirmava que era um poste de iluminação... Desconfiados, estes portugueses, que a vida não está para brincadeiras.
Aqui temos a piscina, que à mínima chuvada se forma no terreiro de acesso à Torre da Condessa, cujo portão  dando passagem para o castelo continua fechado, pelo que o caminho agora requalificado, afinal não leva a lada nenhum. Por enquanto?
Mais acima, um dos esgotos do convento, por acaso o que serviu de  argumento para toda a obra, uma vez que corria para a mata ao ar livre. Afinal, concluída a requalificação continua na mesma. A secção do colector agora instalado demonstra não ser suficiente para absorver os efluentes. Bastou uma pequena chuvada para deitar fora e alagar a tosca obra.

Outro exemplo de obras mal feitas. A água da valeta deixou de correr por onde devia, porque a passagem depressa ficou entupida com a areia do pavimento.
Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado. E neste caso até é em simultâneo surpreendente e decepcionante. No caso das obras da rotunda, já deu para perceber que aquele empreiteiro não tem pessoal com experiência à altura daquela obra, que por isso não deve estar acabada antes do fim do ano. E sem ponta de qualidade. Mas aqui na Mata havia quem esperasse mais. É que a empresa adjudicatária, a  AQUINO S.A. até dispõe nos seus qudros de pelo menos um engenheiro muito competente -António Paiva, ex-presidente da câmara de Tomar, com maiorias absolutas, autor da ideia que esteve na origem do projecto. Mas se calhar esteve e está-se nas tintas, para não dizer outra coisa.
E assim vamos tendo, um pouco por todo o lado nesta terra, o mesmo tipo de obras. Mal enjorcadas e mal acabadas. O empreiteiro apenas está interessado nos lucros e está-se cagando para o resto. Os trabalhadores querem é o ordenado, e estão-se cagando para o resto. A fiscalização quer é dias passados, e está-se cagando para o resto. Os autarcas, enfim, querem é as remunerações e vantagens principais e acessórias, e estão-se cagando para o resto. Quanto aos cidadãos, querem é paz e descanso, e estão-se cagando para o resto.
Com todos a cagarem-se para o resto, depois ainda se admiram de estarmos atascados em merda? Estavam à espera de quê? Então não vêem que, mesmo nas obras modestas, como esta da Mata, os colectores são demasido pequenos?

13 comentários:

Anónimo disse...

E o responsavel político pela obra continua aí, sem ninguém lhe dizer nada?

Nem uma moçãozita na Assembleia?
Então agora já não há responsáveis?

Anónimo disse...

Mais de uma vez cogitei comigo mesmo: este blogue, que muito aprecio, parece, às vezes, exagerar nas críticas aos autarcas, coitados...

O que neste texto é denunciado é deveras preocupante, a que não falta o envolvimento de uma empresa a que está ligado um ex-presidente da câmara de Tomar.

Tem sido meu entendimento que Tomar, apesar de tudo, tem uma enormíssima vantagem em relação a muitas autarquias de Portugal: tem um presidente honesto, que não se abotoa, que não irá deixar o cargo mais rico em património; não será grande "estrela", mas não envereda por essa prática miserável.

Não será ele capaz de dar um murro na mesa e assumir as suas responsabilidades?

Ó sr. presidente, faça uma coisa:

-reduza o nr. de vereadores a tempo inteiro e leve para junto de si um assessor à maneira. Não tem dificuldade em encontrá-lo. Nem que seja alguém que muito justamente fustiga o executivo com críticas. É sempre tempo de restabelecer um rumo certo.

Se o não fizer rápido vão passar o resto do mandato a c.....-lhe em cima e no final mandam-no pela porta fora com o epíteto de "boa pessoa" - mas péssimo político.

De boas pessoas está o mundo cheio.

Anónimo disse...

O(s) Responsavel(eis) politicos e não politicos que tenham a coragem de se identificarem...
Os tomarenses estão fartos de incompetentes
A rotunda Alves Redol vai ser mais um projeto para 'inglês-ver'

Anónimo disse...

Estimado VASTO AUDITÓRIO

Alguém sabe, quem são os responsáveis?

Anónimo disse...

Aproveite, aproveite Sr. Presidente, franquezas como a de cima , das 13 e 55, V.Exa. não tem muitas.
Esse ASSSSessor far-lhe-ia tudo, o Sr. só teria de fazer de conta; ele há cada um!...
C´amanda cada cag--a!

Anónimo disse...

Presidente
Seções: 400.001
Seções Apuradas: 360.934 (90,23%)

Eleitorado: 135.804.433
Apurado: 123.649.774 (91,05%)
Abstenção: 26.129.579 (21,13%)
Comparecimento: 97.520.195 (78,87%)

Votos: 97.520.195
Brancos: 2.290.680 (2,35%)
Nulos: 4.294.278 (4,40%)
Válidos: 90.935.237 (93,25%)

Seq. Nº Cand. Nome Candidato Partido / Coligação Qtde. Votos
1 13 DILMA PT - PRB / PDT / PT / PMDB / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PC do B 50.215.464 (55,22%)
2 45 JOSÉ SERRA PSDB - PTB / PPS / DEM / PMN / PSDB / PT do B 40.719.773 (44,78%)

Anónimo disse...

O responsavel político pelos financiamentos comunitários, é o próprio presidente Corvelo e o do acompanhamento da obra é a competência costumeira: Carrão.

Idem para o projecto da Rotunda Alves Redol.

Anónimo disse...

É necessário ter os ditos no sitio. Mas com uma maioria folgada de 3 PSD + 2 PS está na realidade tudo se lixando para Tomar e nós cidadãos o que fazemos nada. Com um País assim e uma câmara destas, ficamos piores que antes do tal 25 de Abril, em que o Povo é que mais ordena como está na parede da câmara escrito, mas só na parede. Depois digam aqui alguns que é só má língua, esta á vista de todos esta miséria de poder autárquico no nosso concelho.

Anónimo disse...

Não é "3+2", arre porra!!!
É "2+3". Será que ainda ninguém percebeu quem é refém de quem???!!


Poooooooorra!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

1 projecto q é 1 verdadeiro nojo

só mostra a incapacidade dos nossos governantes

os obreiros deviam d ser julgados em praça pública

tá á vista que não percebem nada de nada

a sentença, no minimo, era a reforma aos 85 anos

Anónimo disse...

Poupem-nos. Reforma aos 85 anos para pessoas como Corvelo, Carrao e Rosário.

Eu ate pagava para que fossem para casa já.

Anónimo disse...

Se a Câmara não tem competência para fiscalizar as obras que lança o melhor era estarem quietos ao invés de lançarem dinheiro fora.
Será que somos todos tão ricos que possamos desperdiçar recursos financeiros desta maneira?
A.A.

Anónimo disse...

para o anonimo das 15:06

Quando eu disse reforma aos 85, referia-me á sua continuação na Câmara como ajudantes de pedreiros

Você mencionou que queria que eles fossem para casa!
Então não vê que é isso que eles querem??