sábado, 2 de outubro de 2010

POBRE ROTUNDA! POBRE TERRA! POBRE GENTE!

Ao princípio, nos idos de 70 do século passado, era assim. Este arranjo foi feito para uma Festa dos Tabuleiros, como se está mesmo a ver. E com pouco dinheiro. Era quase tudo em platex, salvo as esculturas, que eram em gesso. Ainda ninguém pensava sequer nos abundantes, tentadores e demasiado fáceis fundos europeus. E muito menos em negócios por baixo da mesa.
Após as várias soluções implementadas e falhadas, este é o desenho do aspecto final das obras em curso, ninguém sabe ao certo quando. Finalmente lá se resolveram começar a trabalhar ao sábado, decerto para ver se acabam antes da Feira de Santa Iria. Não sei não, diria um brasileiro. Se calhar acordaram demasiado tarde.




No desenho do projecto, as árvores estão todas de excelente saúde e com um aspecto magnífico. A realidade, porém, é outra, conforme documentam as fotos. De acordo com um engenheiro silvicultor contactado por Tomar a dianteira, os choupos estão todos decrépitos e em fim de vida, pelo que deviam  ter sido cortados e arrancados, antes de se proceder à pavimentação da zona. Quanto à cameleira, situada a nordeste, segundo a mesma fonte, há fortes hipóteses de não sobreviver muito mais tempo. Resta o cipreste, situado a sudoeste, que vale a pena preservar.
Para substituir os choupos, o melhor seria optar entre plátanos do oriente, como no Mouchão, plátanos bastardos, oliveiras ou pinheiros mansos. Mas tudo já de médio porte, ou até oliveiras o mais velhas possível e de copas grandes. Aqui fica a sugestão, fornecida por um técnico credenciado. Mas os senhores autarcas é que sabem. Eles é que foram eleitos, pelo que passaram a pertencer a uma classe superior. Julgam eles, pelo menos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Paulo Fonseca, actual presidente da Distrital do PS de Santarém, recandidatou-se ao lugar e, pelos vistos, sem oposição (eleições dias 8/9 deste mês).

O Sr. Paulo Fonseca, experiente em atribulações na política…, avança, no seu amor ao distrito, pela instituição de um “Terreiro do Paço” em Santarém. Para grandes feitos convém um Grande Guia, e segue aquele conselho que o grande patriota Álvaro Pais deu ao Mestre de Avis, “Promete o que não tens; dá o que não é teu”, para trazer os hesitantes e traidores para consolidação do reino – “Acorramos” em apoio ao legítimo herdeiro do senhorio de Santarém e arredores…

E então….

-promete a “Regionalização como prioridade”, como passo fundamental para afirmar o distrito no contexto nacional. E continua: "Ganharemos outra autonomia e visibilidade e podemos evitar erros num território com necessidades e interesses próprios, com dimensão para ser ouvida" (nem Jorge Lacão, sublime orador, consegue fazer chegar a voz de Santarém ao Governo...- digo eu).

-E mais: promete "criar uma identidade regional no distrito", ou seja, ela não existe (a que existe é nacional), mas o Paulinho do PS tudo fará para desnacionalizar as comunidades da região, tomarenses incluídos, e terá seguramente assessores de gabarito intelectual para produzir literatura, revlar símbolos, lendas e - quem sabe - pôr à luz do dia achados arqueológicos de um povo que habitou no distrito e foi anexado pela força bárbara do nosso Afonsinho.

O que se propõe fazer, para além da regionalização, para atingir a independência da região de Santarém?

Olhem só:
-"um caderno reivindicativo contra a eventual introdução de portagens no troço da A23"…
-"uma postura responsável, sem necessidade de obedecer cegamente àquilo que
vem das estruturas nacionais do partido e do Governo". "TEMOS QUE TER AUTONOMIA!" – e esta!!

-E mais ainda: Não tem dúvidas de que “reúno o consenso no partido”! E espevita esperanças e ambições, como convém, pois, “tenciona criar equipas de trabalho na Federação Distrital”, como quem diz, equipas que irão comigo para o novo Terreiro do Paço em Santarém, lembrando que “por força de lei muitos dos actuais presidentes de câmara não se podem recandidatar", como quem diz, abram a pestana… e sigam-me. Outros esbulhos nos esperam.

-"É preciso preparar as melhores soluções com antecedência"…, “preparar os mais jovens para as autárquicas”…

O Fonseca vai preparar, eu diria, educar, talvez formar um bando épico, uma horda, quadrilhas, para tomar com determinação o Centro de Portugal, de que aspira ser o Chefe. E Tomar fará parte do seu senhorio.

Ora digam lá se muitos dos nossos políticos são assim tão bananas como se diz por aí...; se estão assim tão indiferentes e despreocupados com o bem-estar público e com a democracia portuguesa... Político previdente vale por muitos, e o povo agradece. Haverá algum em Tomar que vai entrar neste processo de formação? Parece que se aceitam candidatos, pois, com esta determinação, até é capaz de ir recruta-los ao cú de judas...

Estão a ver... O momento difícil que vivemos a nível local e nacional nada tem a ver com estes senhores que por lá se alaparam. Renovação, campanhas de aderentes válidos e revolução cultural no interior dos partidos de alto a baixo, prestação de contas, chamada à pedra dos que têm apodrecido os partidos e a política portuguesa é para esquecer.

A minha esperança é que Tomar e os tomarenses, inspirados nos Cavaleiros Templários, assumam sem tibiezas as suas seculares responsabilidades históricas...

Anónimo disse...

Ahhhhh!!! Vai ficar tão bonita, com o muro da mijação ali mesmo a jeito...

Anónimo disse...

Olha o Paulinho do PS a adivinhar que o chefe está para cair da cadeira e começa a dar o gripo do Ipiranga. Autonomia face ao Largo do Rato, já!!!!. Fica-lhe bem em campanha eleitoral. Mas há já pelo menos 10 anos que repete o discurso e as promessas...qual paladino scalabitano de Ourém. Um conselho: Largue os fatitos brancos, dão-lhe um ar de Roberto Leal e ficam mal nas fotografias.

Anónimo disse...

Sabem que o publico tem um instrumento sobre denuncias de obras malfeitas, inoperancias, acontecimentos contra os cidadãos e má gestão autárquica. O programa chama-se denunciar o que se passa na nossa rua. Aproveitem e avancem contando as macacadas que se passam nesta cidade tão bonita desfigurada por macabeus aparolados.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Paulo Fonseca, o regedor de Jorge Lacão do Distrito de Santarém, é um novo político, com mentalidade de velho.