sábado, 30 de outubro de 2010

RESULTADOS DA NOSSA SONDAGEM


Antes da análise dos resultados, a experiência entretanto adquirida torna necessário e indispensável um curto esclarecimento. As sondagens valem o que valem. Tudo depende da pertinência da amostragem, da formulação das questões e da competência dos analistas. No caso da blogosfera, sendo certo que cada conta só pode votar uma vez, não há qualquer amostra seleccionada previamente, e nada impede a acção militante junto de amigos e conhecidos, no sentido de clicarem no item pretendido. Dentro destas condicionantes, também não faz sentido ser contra o termo sondagem, preferindo o de inquérito, uma vez que são sinónimos, podendo-se até adicionar-lhes, aos sinónimos,  pesquisa, investigação, inquirição, indagação...
A nossa mais recente sondagem conseguiu 227 votos, mais 10 em relação àquela em que se perguntava se preferiam mudanças na autarquia, ou eleições autárquicas atecipadas. Dado que em geral, aquando de cada consulta eleitoral, se constatam cerca de 50% de abstenções, esta nossa consulta está em conformidade com a estatística da google, que nos credita entre 500 e 600 visitantes regulares por dia (24 horas).
Parabéns ao Bloco de Esquerda, ao PSD e, sobretudo, à CDU, que conseguiram mobilizar os seus militantes e/ou simpatizantes. A CDU poude assim demonstrar mais uma vez que para militância e mobilização popular, não há como eles, graças à longa e profícua experiência do PCP. Mas nada de ilusões. Os 23% obtidos significam apenas o acabado de referir, não prenunciando, no nosso entender, qualquer subida eleitoral em futuras consultas locais. E daí, nunca se sabe!
Nota positiva também para o PSD, que, causticado por vários mandatos bastante criticados, consegue apesar disso e do actual clima de descrença, um resultado que não deslustra. Já o PS e os IpT, continuam a ser os irmãos siameses da política autárquica nabantina. Não conseguem ganhar nem descolar um do outro. Tal como ocorreu nas autárquicas de 2009. O que significa que cada um atrapalha o outro. Como no caso dos irmãos siameses.
Conquanto inferior ao verificado na anterior  pesquisa sobre eleições antecipadas (73%), o total dos votos "de protesto" -BE+CDU+Branco+Outros+Nulo- continuam a somar uma confortável maioria absoluta, neste caso = a 60% dos votos entrados. Parece-nos ser um facto a ter em conta pelos nossos políticos, pois evidencia o largo descontentamento popular, igualmente patente no fraco resultado conseguido pelo PS.

Nota final: Alguns dos nossos seguidores sugeriram-nos uma sondagem sobre putativos candidatos à Misericórdia de Tomar. Trata-se, como se sabe, de uma instituição multi-secular, com estatutos muito próprios, algo obsoletos no mundo actual, designadamente no que concerne à admissão de "irmãos". Tratando-se de "uma eleição fechada" em que apenas podem eleger e ser eleitos os membros da seleccionada irmandade, não faria sentido solicitar e tornar pública a preferência dos leitores de Tomar a dianteira, a esmagadora maioria dos quais não é "irmão" daquela "Santa casa".

10 comentários:

Anónimo disse...

Reflexão de sábado chuvoso


Nas páginas deste blog tudo o que é o pior da terra tomarense está reflectido nas constantes manifestações de inveja, cobiça, ciúme e traição entre os reles peões de brega das duas burguesas instituições chamadas partidos políticos e que são, para mal de todos, ps e psd!
Deixem o homem em paz, deixem-no cumprir o mandato para que a maioria o elegeu.
Sejam homenzinhos!

Anónimo disse...

isso de cada um poder só votar uma vez não é bem assim........se não houver nenhum login( e cada um poderia criar os registos que entendesse), se o ip mudar em cada ligação à rede, pode-se votar as vezes que quizer, logo....

Anónimo disse...

Câmara da sondagem (Hondt)

Presidente:
BRUNO GRAÇA (CDU)

Vereadores:
2 PSD (Curvelo de Sousa e Carlos Carrão)
1 CDU (Mª Carmo Carrão Graça)
1 IpT (Pedro Marques)
1 PS (Vitorino Becerra)
1 BE (António Carlos Godinho)

Grande equipa!

Anónimo disse...

Tudo muda ou pode mudar até ás eleições, mas será quase de certeza uma coisa assim, o PSD ganha com nova gente e mais credível em Tomar, o PS e os Independentes vão tirar á sorte da campanha o 2º ou 3º lugar, a CDU segue e depois o BE. Não será muito diferente disto, mesmo que exista por ai um grupo de cabeças pensantes, que se imagina com outra intervenção na politica local. Para o bem ou se calhar para o mal de Tomar, não existe a capacidade da sociedade Tomarense gerar uma outra alternativa ganhadora em Tomar, pois muitos dos que podiam dar bons contributos não se dão a esse trabalho e os que por ai andam a mexer não terão a credibilidade suficiente e por isso o apoio a todos os níveis incluindo no voto. Assim será e é isso que a sondagem com o mérito e desmérito mostra.

Anónimo disse...

Bruno Graça nunca deixará de ser um mero gestor associativo. Não tem dimensão para mais.

Quem se entretem neste blog a mudar o mundo e se esquece de o fazer na vida real, nada melhora a sua vida, nem a dos outros.

Anónimo disse...

anonimo das 12:46

Esta equipa seria a DES-GRAÇA do nosso concelho

Com Bruno GRAÇA a presidente,
Uma coisa é certa
Viajariamos no tempo
Da era dos BURROS à dos DINOSSAUROS
O regresso ao pré-básico estava garantido!

Anónimo disse...

A pretensão de chamar a "esta coisa" de sondagem é algo de hipócrita, mas que fazer.
Quem não tem nada de útil para fazer na vida, vai perdendo tempo desta forma e sonhando com a hipótese de o seu amigo L. Ferreira provocar eleições e o levar como cabeça de lista do PS.
Vá sonhando Dr. Rebelo!

Anónimo disse...

O PSD ganhar de novo?! Só se os eleitores andarem a dormir, pois todos vimos a situação em que Paiva e seus seguidores nos estão a levar, à MISÉRIA.
Também já todos nos apercebemos que o Delgado não tem estratégia, deve ter o rabo preso e é manifesta a falta de coerência e de consistência na sua acção.
Em minha opinião se tudo continuar até aqui, o PS vai crescendo, o PSD vai-se afundando e a única alternativa ao PS serão os IPT, caso comecem a afirmar no terreno as suas propostas.
De qualquer modo o PSD está acabado e vai ter um novo retiro de 8 a 12 anos no minímo.

Anónimo disse...

Pela "sondagem" aqui do berloque o B. Graça era Presidente e os outros indicados Vereadores.

Pela votação do eleitores o Curvello é Presidente e alguns dos indicados (Carrão, Pedro e Becerra) são Vereadores.

O resto são cantigas (comentários).

Vale o que vale!

Anónimo disse...

Carissimos Anónimos
O Eng. Bruno muito tem feito por Tomar
Se o fez bem ou mal, a conversa é outra

A verdade seja dita,
Sempre o fez em beneficio da sua S. F. Gualdim Pais,

Não o vejo como Presidente da Camara
O seu futuro está mais que garantido como o coração ditatorial da SFGP