segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SÁTIRA POLÍTICA DE OUTONO

A municipal Divisão de Animação Cultural foi particularmente assertiva nos três filmes supra anunciados: Os Mercenários, Os Predadores e o Aprendiz de Feiticeiro. Deste último, dizem as más línguas do costume tratar-se do vereador do respectivo pelouro, Luís Ferreira himself. Também dizem quem são os outros. Porém, por uma questão de respeito, deixamos aos nossos leitores o cuidado de os identificar.

UM REBANHO RUMO AO ABISMO -COMO PASSAR DE CIDADE A ALDEIA... 

Como complemento da nossa programação acima anunciada, temos a honra e o prazer de participar aos tomarenses a realização de mais um extraordinário espectáculo. No próximo dia 14 de Outubro, quinta-feira, desta feita a partir das 17 horas, para aplacar algumas reclamações, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mais uma sessão durante a qual será representada a conhecida tragicomédia "Um rebanho rumo ao abismo - Como passar de cidade importante a aldeia insignificante, com pouco trabalho". O elenco é fabuloso. Nos principais papéis temos Miguel Relvas, actor e argumentista, funções que desempenha igualmente no drama lisboeta "À espera do FMI", em parceria com PP Coelho e outros actores de nomeada. A secundar Relvas em Tomar, temos mais dois protagonistas -Corvêlo de Sousa, actor, co-argumentista e encarregado de dar música durante o desenrolar da peça; e Luís Ferreira, o das farturas e dos foguetes,  actor-protagonista, convidado só até 2012, o mais tardar. Nos desempenhos de segunda linha actuam o conhecido animador de pista Carlos Carrão, a trabalhadora discreta Rosário Simões e o cenarista José Victorino, que vos fará um desenho na tranquilidade do seu gabinete (ou na sala de espectáculos, se a isso for obrigado pelo seu ensaiador). Por sua vez,  Pedro Marques e Graça Costa desempenharão as habituais funções de figurantes contrariados, mestres na arte de falar para as paredes, visto que na prática ninguém ouve aquilo que dizem.
Haverá ainda mais de três dezenas de figurantes e figurões, todos da melhor sociedade nabancense, por conseguinte todos homens-bons e mulheres-boas (salvo seja!). Alguns até botam discurso de quando em vez, embora nem sempre consigam dizer alguma coisa.
O espectáculo tem uma duração prevista de três horas. As entradas são livres. Os espectadores só pagam IVA, IRS, IRC, Imposto sobre os combustíveis, Selo do carro, Portagens, Água, Luz e Telefone, como é costume, mais as recentes medidas de austeridade. Não há serviço de bar, o que é pena. Assim nem sequer se pode dar de beber à dor.
Não falte, porque mesmo faltando terá de continuar a pagar. Que remédio! Quem o mandou nascer cá em Portugal? Então a Europa não é incomensuravelmente maior?

Com os agradecimentos aos administradores do blogue, que sem isto não publicam nada,

Vosso servidor,

Ovelha negra (a não confundir com Bode expiatório, s.f.f.)

21 comentários:

Anónimo disse...

Deliciem-se com esta prosa do tal FERREIRA,aquele que levou com a "tábua da carroça" na última Assembleia Municipal. Vejam até que ponto pode ir a completa falta de vergonha do CANGACEIRO,qual legionário destes "modernos tempos.

Exemplar PARADIGMÁTICO daqueles que criaram o "caldo de cultura" que permitiu ao "BOTAS" CHEGAR AO PODER.

«sic»

4.10.10
Coligar ou descoligar
"Para dançar o tango são precisas duas pessoas", disse há alguns meses o Secretário-geral do PS e Primeiro Ministro, depois do acordo para o PEC II com o líder do PSD, Passos Coelho.


Tenho para mim, dadas certas "condições excepcionais" necessárias para a governação, que uma coligação fraca e com espinhos é sempre melhor do que governar em minoria e, espero não mentir nos próximos anos vir a arrepender de ter escrito isto em 2010.

A grande dificuldade está nessas mesmas condições execepcionais.

Se em termos locais elas se percebem com facilidade e estão fundadas na absoluta necessidade de manter afastados dos negócios municipais métodos e formas de "conivência", "favorecimento" e criação de "caldos de cultura" favoráveis a práticas ética e legalmente duvidosas, decididas quer por PS, quer por PSD, após 1996, em termos nacionais tal não se tem revelado fácil.

Mas enquanto que em termos nacionais, apesar de tudo se trabalha com um PSD com estratégia, torpe, desajeitada, mal coordenada e de eficácia a médio prazo altamente duvidosa, em termos locais a "desgraça" é total, porque:

1- A coligação que gere a Camara só funciona por especial "paciência" e "empenhamento"'dos eleitos socialistas e dos seus gabinetes de vereação;

2- A coordenação política, para as mínimas acções concretas de desenvolvimento, entre os partidos da coligação nunca existiram, sendo um verdadeiro desastre a sua actuação ao nível, quer das juntas de freguesia, quer da assembleia Municipal;

3- A esse nível em concreto tem sido o PS a fazer toda a "despesa", sendo certo que quem tomou a iniciativa de propor a coligação, como por diversas vezes tem afirmado o presidente do PS de tomar, foi o PSD;

4- A disponibilidade, espirito de sacrifício e empenho na procura de soluções para os graves problemas do concelho, por parte do PS, não têm sido aproveitadas pelo PSD, para corrigir o rumo seguido na ultima década e que teve os resultados estrondosamente medíocres obtidos por Tomar a quase todos os níveis;

5- A diferença de opiniões em questões cruciais, como as condições objectivas para a fixação de empresas, a facilitação por acção e redução de burocracia ao investimento;
.../...

Anónimo disse...

Grande comentário. Sentido de humor precisa-se, já que a realidade é bem negra, ovelha negra. Promete, oxalá, ser uma sessão animada. Mais do que programas eleitorais precisam-se projectos, de preferência low cost, capazes de mobilizar o esforço de todos e devolver a Tomar o rosto e a dinâmica que muitos ainda guardam na memória.
Laura Rocha

Anónimo disse...

O prof.Rebelo ainda não leu esta noite o blogue do vereador Luis Ferreira, pois não???Ora vá lá ler o que ele escreveu. E tire as suas conclusões do escrito violento.!!! Morra a coligação! PUM!

Anónimo disse...

Luis Ferreira provou, objectivamente, que a coligação tem de terminar já.

Para o PS ser poder em 2013, tem de sair já e deixar o PSD a governar o descalabro onde enfiou Tomar.

Unknown disse...

Para anónimo em 09:51

Desde o início da coligação que não tenho cessado de dizer isso mesmo. Até agora sem resultado. Infelizmente. Neste país, e sobretudo nesta terra, é sempre mau ter razão antes do tempo. Até já disseram que o Medina Carreira é louco. Afinal...

Anónimo disse...

Olha o FERREIRÃO...!

Rosna e ladra, mas sempre de caninos cerrados na teta do orçamento camarário.

Se estás tão agastado com os comparsas do casório,larga a teta e pede o divórcio sem mútuo consentimento.

É o pedes...!!!!!

Habituado como estás,há longos anos,a viver à custa do erário público só largas essa teta se fores escorraçado ou se já tiveres outra a jeito para ferrares as dentolas.

És mesmo...

Não digo,senão o Vincennes VIII usa o lápis azul...

Anónimo disse...

E mais...:

O figurão, de ontem para hoje,alterou completamente o final da prosa inicialmente publicada.

Sabem?

Caíu nele e viu que tinha apontado o tiro para os "pézes".

E,assustado com a hipótese de ficar desmamado,vai de adoçar a pílula...assim tipo "homem de Estado"...

Que ridículo e repugnante !!!

Anónimo disse...

Medina Carreira louco ? Quem o diz são os loucos hospitalizados neste manicómio que é Portugal.

Há três anos a Islândia foi classificada como tendo o melhor Indicador de Qualidade de Vida do Mundo, ultrapassando a Noruega. Em 2008 os dois principais Bancos islandeses foram à falência, e o país ficou com uma dívida a pagar em 25 anos.
Hoje, as televisões portuguesas passaram a manifestação na Islândia contra o Parlamento. Mais de 25 % dos islandeses estão na iminência de ficar sem casa, porque não têm dinheiro para pagar as dívidas. Os estrangeiros estão a ficar com os bens daquele país, como meio de amortizarem as dívidas.
No discurso de Ano Novo de 2008, o Presidente Cavaco Silva avisou que se nós não pagarmos as dívidas ao estrangeiro, este virá buscar os nossos bens...
A Alemanha acabou de pagar, em 3/10/2010, a última prestação dos encargos estabelecidos após a 1ª Guerra Mundial, pelo Tratado de Versalhes.
Os portugueses. machos e espertalhões, dizem logo: não pagamos! Não deixava de ter piada ver os exércitos estrangeiros a entrarem no País, e, qual "homem de fraque", a exigirem o pagamento da dívidas...
A Islândia está com um processo inflaccionista. O grande receio é que Portugal venha a entrar num processo de subida desenfreada dos preços, o que reduziria os salários e principalmente as pensões de reforma a pó.
Em Tomar o povo começa a dizer que a cidade está parada. Se até o povo, que é cegueta, já vê que a cidade está parada é porque o está. A voz do povo é a voz de Deus.
O Mercado Municipal não será reaberto com este Executivo autárquico. Talvez com o próximo, depois de 2013.
Não tenham ilusões que esta Câmara não cai.
Ontem no "Prós e Contras" os historiadores disseram que a Revolução Liberal de 1820 e a República tinham como objectivo o desenvolvimento e a modernidade do País, o que não foi conseguido. Nem nunca o será.
Como é que Tomar foi importante na falência da Revolução Liberal ?
Por que é que Tomar hoje é um foco de reaccionarismo e de anti desenvolvimento e contra a modernidade ?
Há dias perguntei a uma estudante que veio no quadro de honra da escola em Tomar, que está no 10º ano, se ela sabia o que era a Ordem de Cristo. Não só não sabia, como me perguntou muito surpreendida se Tomar tinha sido tão importante na História de Portugal como se diz.
Adoro este País e Tomar.
O Republicano falido.

Anónimo disse...

Ontem, 4/10, na minha Nota do Dia na Rádio Hertz disse que os Bancos centrais preparavam estímulos para combater a dupla crise que se avizinha. Hoje, o Banco do Japão baixou as taxas de juro para próximo dos zer por cento, com o objectivo de estimulau a economia. So que, como sabem os economistas, taxas de juro tão baixas não estimulam nada, e só geram especulação e criam inflação.
Um processo de inflação em Portugal, com o País a aprofundar a recessão, a chamada estagflação, será terrível.

O Turismo de Lisboa e Vale do Tejo enviou-me e-mail com notícias e fotografias da visita da actriz brasileira Ângela Veira a Tomar. Agradeço. Ainda há dias, neste blog, referi a telenovela Senhora do Destino, onde ela é a actriz principal.
Foi pena não ter podido comunicado com ela pessoalmente, porque teríamos falado daquela novela e de outra, a Sucessora.
Ângela Vieira também foi exilada política, na Argentina, após 1968.
A Sucessora é inspirada num livro do mesmo nome. Fabuloso. De cariz psicológico.
Continuo a dizer que Tomar não sabe tirar proveito das oportunidades. Podia-se ter feito mais desta visita. Até se podia ter discutido política internacional, do Brasil, etc. E até falar de cultura.
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

CORRECÇÃO.
NO MEU COMENTÁRIO CHAMEI À ACTRIZ BRASILEIRA ÂNGELA VIEIRA, É SUZANA VIEIRA.
AS MINHAS DESCULPAS
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Idílico casamento, destroça corações Socialistas

Conclui o senhor Vereador Luís Ferreira que a coligação PSD/PS só sobrevive devido à paciência e empenho dos eleitos socialistas. Adivinha-se facilmente que as ferroadas de lacrau apenas pretendem precipitar o divórcio. Estas conclusões não são, por certo, um pedido de desculpa ou um assumir de culpa pelas decisões tomadas, palavras inexistentes no léxico do senhor vereador, como sabemos. Apercebeu-se só agora que ao aceitar a coligação, empenhava a posição de oposição do partido Socialista? Ou achou que era possível servir Deus e o Diabo em simultâneo? Não pensou em primeiro lugar no Partido, quando definiu a estratégia, ou porfiou que estratega só há um, ele e mais nenhum? Se a coligação não serve o partido Socialista, serve a quem? Os interesses de Tomar não, com certeza. De qualquer modo não se pode queixar de lhe terem tolhido a acção, antes se deveria queixar das suas acções irreflectidas e precipitadas e do seu mau hábito de minar tudo por dentro. Em minha opinião, completamente irrelevante, fica-lhe mal o desabafo e, pior ainda, a tentativa de imposição do divórcio, com o anúncio mediático. Quem está mal muda-se, não espera que seja o outro a mudar-se, já dizia a minha avó. Se ninguém, nem os interesses do PS, o obrigaram a aceitar, também ninguém o obriga a ficar e a desbaratar a possibilidade do PS ” vir a governar, de forma liderante, Tomar”. Já não existem salvadores da pátria, nem D. Sebastião regressa amanhã. Os exemplos que dá de Ourém e Torres Novas, levam-me a pensar que apenas em Tomar reconhece o mérito do PS. Nas cidades que refere o PS só ganhou porque o PSD desistiu delas…interessante, mesmo muito interessante…que pensarão disto os seus camaradas Paulo Fonseca e António Rodrigues?
Laura Rocha

Anónimo disse...

Este Ferreira é um potento.

Dá luta a tudo e todos ao memso tempo.
E no fundo avisa: quer queiram quer não, já decretei o fim do passeio do PSD até ao fim do mandato.

Quando a coligação terminar, vai escrever que disse o que disse, com tempo de antecedência.

De facto não há como ele.
e O PROBLEMA É QUE TEMOS DE LEVAR COM ELE ATÉ AO FIM DO MANDATO!

Grande gaita!!!

Anónimo disse...

É estranho que se privatize empresas do Estado por causa da lei da concorrência e depois de vendidas continuem efectivamente a ter o monopólio do mercado. Caso da EDP e da PT (que apenas não é tão flagrante porque já não se usam tanto telefones fixos). Pois onde querem ter receitas se vendem tudo o que a gera? Restam os impostos.

Estão a vender tudo o que é público, até Tomar se compremeteu com a Parq T por décadas. Se o contracto continuar efectivo, quem irá regular os lugares de estacionamento e decidir futuras alterações urbanísticas na cidade? A CMT ou o Parq T?

Como é possível um estado ou câmara ou qualquer organismo público pedir empréstimo a privados? Estão a vender a retalhos o que é de todos a preço de sucata.

Anónimo disse...

Caro Sérgio Martins
Como vê é muito mais importante vender tomates, cebolas e "ovos a peso" na praça da República, para comemorar o Centenário. Algo de inovador e que nunca acontece em Tomar durante o ano inteiro. Cartazes enormes e baratinhos a anunciar o evento. Discutir política nacional ou até internacional? Aprender alguma coisa? Para quê, se já sabemos tudo e somos donos da coutada?
Laura Rocha

Unknown disse...

Para anónimo em 17:48

Olhe que não! Caso nada aconteça a nível local em 2011, lá para Agosto de 2012 já o PSD terá retirado os pelouros ao PS. E retirados os pelouros...

Anónimo disse...

Amigo Rebelo, diga lá, o senhor acredita que esta cUligação passa o Natal?

Se acredita é um homem de fé, inabalável e socialistica!

Unknown disse...

Para anónimo em 21:55

Ia a escrever que depois de ter visto um elefante a andar de patins, já nada me admirava, mas resolvi rectificar o tiro. Assim: Depois de ter visto a câmara que temos gastar 190 mil euros = 38 mil contos, para "requalificar" um inútil caminho pedonal na Mata, (que nem sequer lhe pertence), já acredito em tudo. Até em bruxas e aviões submarinos.
Sobre a estranha e nefasta coligação, o meu entendimento é o que segue.Os socialistas precisam dela como de pão para a boca. Não só por ser bastante lucrativa. Igualmente para permitir que Luís Ferreira vá conseguindo currículo e uma agenda bem recheada, muito útil aquando das próximas autárquicas. O PSD, por sua vez, é refém de Corvêlo de Sousa, um independente que só terá condições para se aposentar em Julho de 2012. Pelo que até lá fará tudo para não cair da carroça do poder local. Por isso tanto lhe faz que os actuais caseiros da nabantina quinta laranja gostem como detestem. Tem de ser assim, e não adianta falar mais no assunto. A não ser que, como tudo parece indicar, haja eleições legislativas em 2011, depois das presidenciais; que o PSD as ganhe e forme governo. Nesse caso, já com Relvas como ministro de estado e Paiva pelo menos como secretário de estado, é provável que Corvêlo possa vir a ter direito a um lugarzito bem pago, na capital. Se assim for, a coligação estoira logo que ele renuncie.
Como pode constatar, não se trata de ter ou não simpatias por este ou por aquele. Apenas de "saber ler" a política local sem óculos partidários. Se é assim tão fácil? Não; não é. Se fosse, toda a gente conseguiria fazer previsões acertadas.


Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

A Laura tem toda a razão. Festejar os cem anos da República com cebolas, que fazem chorar, e legumes é uma originalidade tomarense. Havia quem na Praça dissesse que a Feira antevia o futuro de Tomar, o regresso ao passado.
Na intervenção de Sérgio Martins há um pormenor importane: ele propõe o debate de política a partir da presença de uma mulher, o que vai contra os cánones ribatejanos e nacionais.
Falar de política internacional e sei lá que mais com uma mulher ? Falar de cultura com uma mulher ? Heresia. Condenado à fogueira, na Praça da República.
Padeira de Aljubarrota

Anónimo disse...

Ó Sr. Dr Rebelo...

Está a esquecer-se que num casamento qualquer das partes pode tomar a iniciativa de desencadear o processo de divórcio.

Mesmo nos casamentos de conveniência,como é o caso.

E não esqueça que a inteligência,perspicácia e manha mansa do Relvas supera sempre a grosseria e as chantagens do pretensioso e ridículo labrosta.

O Relvas só usa material descartável...

Portanto,o labrosta só manterá a bocarra na teta até o Relvas pensar que é o que lhe vai interessando.

Corvêlos,Hugos e Delgados são apenas figurantes e o labrosta não passa do que é - pedante,arrogante,convencido,inculto,peixeco de águas turvas e sujas, e estúpido.

O Relvas é que vai decidir até quando vai durar o tango à nabantina.

Assim,o labrosta só tem a mama garantida a prazo incerto.

Ditado o veredicto pelo MR,O Becerra volta para onde estava e o labrosta vai mendigar nova manjedoura do erário público ou,em alternativa,volta para Câmara de Alpiarça ou, ainda em alternativa,passa ("como o outro")a ter a profissão de "marido de uma deputada" ...

E o resto são cantigas...!


ANALISTA POLÍTICO DESEMPREGADO

Unknown disse...

Para analista político desempregado:

Vai-me desculpar, mas parece-me que olvidou um pequeno detalhe que condiciona tudo o que afirma. Relvas será como diz. A verdade porém é que nem ele nem ninguém pode demitir o Corvêlo do lugar que ocupa. Segue-se que, ou lhe arranjam lugar mais sumarento -o que supõe que o PSD esteja no governo- ou nada feito. O respeitável autarca só arrumará as botas depois de Julho de 2012, uma vez que lhe tenha sido concedida a aposentação, que não poderá requerer antes. É assim, com ou sem gente manhosa, habilidosa ou inteligente, com muita ou pouca tarimba. Que o diga a equipa do Eng. Delgado.

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo,

Desculpe,mas, por lapso, respondi-lhe no último artigo que publicou.

Li sua resposta,depois fui ler o outro artigo(muito correlacionado)e zás...respondi lá.