quarta-feira, 13 de outubro de 2010

RECORTES DA IMPRENSA DIÁRIA

(Clique sobre a imagem para ampliar)

Numa altura em que nas margens nabantinas se fala com insistência em sociedades municipais de reabilitação urbana, vale a pena ler atentamente estas duas peças, recortadas do PÚBLICO de ontem. Que há na parte antiga de Tomar bastantes edificações a necessitar de obras urgentes, está à vista de todos. Que alguns desses prédios, por mero caso, até pertencem à autarquia, também é do conhecimento geral. Que, finalmente, quanto mais regulamentos houver, mais pesada é a burocracia e menos vontde têm os proprietários de recuperar os seus edifícios, isso é fora de quaisquer dúvidas. Conviria que, ao fim de tantos anos de fracassos evidentes, a câmara reconhecesse enfim que o chamado Regulamento do Núcleo Histórico nadea mais é que um obstáculo intranponível para a urgente reabilitação de toda a zona. Pois se nem o município se mete nisso, como pretender que os particulares arrisquem, numa verdadeira selva de diplomas regulamentares, alguns mesmo contraditórios entre si?


Conforme tende a demonstrar este recorte do DIÁRIO DE NOTÍCIAS, a recente constituição, numa reunião havida em Tomar, da Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes ou (ao contrário do Brasil, como reza a canção famosa), não foi (ainda?) abençoada por Deus, ou não houve por enquanto quem a ungisse com os santos óleos. De qualquer maneira, uma coisa parece certa - O DN foi deliberadamente mauzinho, ao associar à nova confraria autárquica uma figura muito competente, mas igualmente muito controversa e alvo de processo judicial em curso, já com sentença ainda não transitada em julgado. Quando afinal o autarca de Oeiras nem sequer assistiu à reunião preparatória, não fazendo por isso (por enquanto?) parte da ora fundada agremiação política. Nesta situação, porquê e para quê tanta verrina? Quem será que os independentes associados já estão a incomodar, e que tem tão boas relações no DN, um diário de referência? Ele há coisas!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Rebelo
Curiosamente (ou talvez não) os cinco estarolas da culigação aprovaram o agravamento de taxas do IMI em relação aos prédios do "Centro" Histórico devolutos há mais de um ano ou em ruínas.

O Presidente Curvelo justificou a medida como forma de "obrigar" os malandros dos proprietários a arranjar os predios ou a arrendar os tais devolutos.

É claro que a Câmara tem vários prédios em condições de agravamento, não tendo assim moral para punir os outros por aquilo que ela não faz.

E foram apontadas várias irregularidades na decisão que poderão ser levantadas pelos atingidos quando os quizerem tributar e então a Cãmara mete-se em mais uma boa salganhada e fica com taxa para receber!

Mas já estão habituados!!!

Anónimo disse...

Caros POLITICOS e NÃO-POLITICOS
Façam o favor de dar uma 'olhadela'

A Vida dos politicos na Suécia (mãe do IKEA)

O Vídeo diz tudo:
http://www.youtube.com/watch?v=3aC4A7bSnXU

'O EXEMPLO TEM QUE VIR DE CIMA, CASO CONTRÁRIO NÃO TEM LEGITIMIDADE!'

GS

Anónimo disse...

Quais são as propostas dos IpT para Tomar? É que ninguém as conhece. O que se sabe é que o Pedro Marques tem ligações aos construtores civis. O que se sabe é que o Vitorino lhe tirou a mama de ir tratar dos assuntos dos construtores nos serviços sem dar cavaco a ninguém. O que se sabe é que o Pedro Marques ficou totalmente desorientado com a decisão.
Agora anda às voltas com a associação de independentes, para inglês ver? O Isaltino (grande peça) deu-lhes sopa e por cá estiveram apenas os que constam nos órgãos instaladores. Uma mão cheia de nada. Andam lobos no quintal o que já não há é galinhas para os lobos.
Até a Graça Costa já anda toda feliz por conhecer alguns construtores civis (os tipos do pilim) via Pedro Marques. Sendo ambiciosa como é, diz-se por aí que ela está a preparar-se para nas próximas autárquicas, se tiver o apoio dos EUROS dos ditos construtores deixar o Pedro Marques para trás e arrancar com alguns camaradas IpT que lhe são fiéis (coisas de homens).
Dadas as expectativas a montanha pariu um rato e o secretário (criado) pessoal do Pedro Marques João Simões anda empenhado na criação da dita associação como lerdo do movimento que é.
Ou será que os construtores também têm uma migalha para o João Simões? Consta por aí que ele é tão lerdo e tem feitio de criado que os construtores nem precisam de perder tempo com ele.

Anónimo disse...

Voto no Pedro Marques como Presidente desta nova associação!

Anónimo disse...

Não restam quaiquer dúvidas que os Independentes estão mesmo a incomodar! Quer a nível nacional, quer a nível local!
Se não prestam não percam tempo com eles!...

Anónimo disse...

Eu também e no João Simões para relator e na Graça Costa para pau-de-cabeleira

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Não sou de todo contra as associações de independentes na disputa de eleições autárquicas. Em situações absolutamente excepcionais até se podem justificar, como numa pequena freguesia ou concelho onde os partidos não criaram raizes. Mas duvido muito dessas alternativas num regime democrático, cujo pilar fundamental são os partidos. Muitos defendem-se com o argumento de que os nossos partidos são responsáveis pelo grande descrédito em que caíu a polítiica junto dos portugueses. E é verdade.

Mas vejamos: onde está a culpa? nos partidos ou nas pessoas que fazem parte deles? Ou nas pessoas que pretendendo fazer política recusam associar-se a um partido com que mais se identifiquem ideologica e programaticamente?

Põe-se outra questão: sou indpendente porque no espectro partidário português não existe nenhum partido com espaço para defender o que penso para o meu país ou minha autarquia, o que, especialmente em Portugal, não passa de subterfúgio. A pluralidade de opções é ampla, e podemos constatá-lo à direita, ao centro e à esquerda. Mas há outras opções, muito pessoais e interesseiras: sou independente porque, assim, como pessoa que ganhou algum carisma (quase sempre num partido), fico disponível para várias ofertas dentro de uma ampla área ideológica. Ora aqui está um mau exemplo de se ser independente.

E ainda outra, entre tantas: sou independente porque me aborreci com o meu partido, não me reconheceram valor e não fizeram justiça às minhas ideias e propostas.

Neste caso, como acontece frequentemente, e querendo continuar a intervir, optaria pelo partido que melhor se casa com o seu pensamento e visão que tem das coisas e da vida.

Finalmente, para não alongar esta temática: sou independente, faço parte de uma lista independente, exerço mesmo nessa condição cargos políticos e como acho que é uma maravilha para a democracia, vou lutar por uma associação nacional de autarcas independentes, uma associação que pretende, na prática, associar, organizar todos os independentes e reivindicar, pelo diálogo com os outros partidos e o Estado os mesmos direitos dos partidos políticos. Está-se mesmo a ver que o que pretendem é estruturar uma organização que dispute o poder tal como os partidos e, assim, enfraquecer a democracia - o partido dos independentes!... Paradoxal, não é? O nosso país tem experiências macabras com esta filosofia política.

Este tema dava um grande debate público local.

Antes de Abril 74 eramos quase todos "independentes", não tínhamos partidos - eles não existiam, não estavam autorizados. Hoje têmo-los e com fartura, para todos os gostos.



Pessoalmente não estou filiado em nenhum partido, mas as minhas opções relacionam-se sempre com um deles. Nunca votaria em listas independentes.

Anónimo disse...

Olha o maroto das 19,17h...

Um ferreirista,se não o próprio dito cujo,com uma lenga-lenga mal amanhada e curiosa no remate :

"Pessoalmente não estou filiado em nenhum partido, mas as minhas opções relacionam-se sempre com um deles."

Digamos que é um indepedente que ora mama aqui,ora mama acolá,conforme "as opções se relacionam com UM DELES"

É por causa de labrostas destes que Portugal está a saque.

São INSACIÁVEIS!!

Huga-se!!!

Anónimo disse...

Há para aí muita gente a ficar incomodada e a badalhoquice começa logo a vir ao cimo. Os donos da democracia e mentores do descalabro a que chegámos ao nivel nacional e local, estão com medo,ainda bem. Tivessem sido competentes.

Anónimo disse...

Ó anonimo da 21:26

comentário sobre 'o maroto das 19,17h'

ESSA FOI BEM ARREGANHADA!
CAIU COMO PÃO PRÁ BOCA!

PARABENS!

Anónimo disse...

Para o cantoneiro da Borda da Estrada:
A última desavença no interior do PS, entre André Figueiredo e Vítor Batista, não abonam nada o seu anterior comentário!
E soube-se deste caso porque a zanga foi grande!

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres...descobrem-se as verdades.

Que podridão!

Que nojo!

Labrostas não há só em Tomar...infelizmente!

Anónimo disse...

Os anónimos de 13/10-23H40 e 14/10-10H23, são mesmo pesoas de má índole ou ressabiados.
Dizem mal por dizer sem nos trazerem qualquer fundamento objectivo para as suas insinuações, reproduzindo textos de autêntica má lingua e ofensivos.
De salientar que o administrador deste blogue ao publicar estes textos sob a capa do anonimato é também responsável pelos mesmos.
O Dr. Rebelo ou anda distraido ou é conivente?
Em que ficamos?

Anónimo disse...

Os anónimos de 13/10-23H40 e 14/10-10H23, são mesmo pesoas de má índole ou ressabiados.

São o ferreira das farturas e o seu heterónimo farturas do ferreira!

Um grande músico!!!!!!!

Anónimo disse...

O ps sem o ferreira estaria muito melhor: cheio de amigos da conzel ou da tégula.

Vamos correr com o ferreira e colocar os empreiteiros a mandar no ps.

Se no PSD já está o engenheiro porque não fazer o mesmo no ps?