sábado, 9 de outubro de 2010

COMENTÁRIO DE UM LEITOR SIMPÁTICO


Bem haja por este seu admirável comentário. Oxalá que todo o bem que nele me deseja, lhe venha a ser facultado a dobrar. Amen!
À leitura do dito cujo, percebe-se logo que o seu autor, seja ela ou ele, é tomarense de gema. Nado, criado e educado à sombra das muralhas gualdinas. Somos, por conseguinte, conterrâneos nesse aspecto. Quanto a vivência, comportamento, opções políticas, cultura, etc., etc., já é outra música. Entre dois tomarenses, a experiência ensinou-me que o diálogo é sempre muito árduo e geralmente sem frutos. Tentar levar um nabantino a mudar de opinião é praticamente o mesmo que querer pôr o Nabão a correr para cima. Ou conseguir enfiar o Rossio na Rua da Betesga.
Neste caso do seu comentário, a tarefa é ainda mais agreste e estéril porquanto, com o devido respeito, e antecipadas desculpas pela imagem, que todavia me parece a mais adequada às circunstâncias, tudo indica que vossemecê se habituou  a julgar os outros e o mundo através do orificio anal. Não estranhará, portanto, que só lobrigue o que por tal canal transita.
Indo mais directamente ao seu excelso escrito, aceite os meus redobrados agradecimentos por nele me comparar com o vereador Luís Ferreira. É que acertou mesmo em cheio. Quem nos conhece sabe bem o quanto somos parecidos. Idade, aspecto físico, comportamento, cultura, vivência anterior, somos praticamente irmãos gémeos, não é verdade? Há só um pequeno detalhe que me incomoda -Eu podia ser pai dele, mas o inverso é impossível. Tirando isso, temos algumas características que com muito gosto partilho: somos tomarenses, portugueses, usamos a mesma língua de comunicação, temos ideias socialistas, gostamos muito desta terra que nos viu nascer e procuramos ir fazendo alguma coisa em prol dos nossos conterrâneos, pelo nascimento ou pelo coração. Eles são pobres (de espírito) e mal agradecidos? Pois são. Mas não temos outros. É com eles que temos de partilhar esta terra.
Restam as suas duas perguntas. A primeira é de resposta extremamente simples. Pago os meus impostos, sou maior de idade, gozo de todos os meus direitos cívicos, cumpri o serviço militar obrigatório em circunstâncias difíceis, sem ler, escrever e contar com correnteza, em português. Cabe-me portanto a mim, e a mais ninguém, decidir em cada caso se me candidato ou não, e porquê. A legalidade vigente garante a cada cidadão total liberdade de opinião, mas não o direito de ter sempre razão, pelo que, neste seu caso, aquilo que pensa e/ou escreve vale o que vale. Tal como acontece comigo.
A outra pergunta é bastante mais embaraçosa. Assim sendo, permita-me que use a habitual prática dos jesuítas (= membros da Companhia de Jesus), os quais gostam muito de responder a perguntas com outras perguntas. Eles lá sabem porquê.  Quem imaginou e redigiu o novo estatuto para o Convento de Cristo, em 1983, que culminou com a transferência para o então IPPAAR? Quem elaborou o dossier de candidatura da cidade e do Convento a Património da Humanidade? Quem conseguiu em Santarém, durante reunião com todos os autarcas do distrito, que a Comissão Regional de Turismo viesse para Tomar? Quem arranjou o nome oficial para a mesma? Quem providenciou a criação da freguesia de Além da Ribeira? Quem idealizou o dístico "Tomar -Cidade Templária -Volte Sempre!" ? Quem deu a ideia para os estudos superiores de turismo cultural? Quem guiou centenas e centenas de visitas à cidade e ao Convento, durante mais de 40 anos? Quem trouxe o ministro da saúde Maldonado Gonelha a Tomar, e o convenceu da necessidade de um novo hospital?
Antes do seu insólito comentário, estava convencido de ter sido eu, matendo-me ainda assim calado, porque nunca gostei nem gosto de "apresentar facturas", nem de ostentar medalhas.  Agora fiquei na dúvida. Terá sido você?
Em todo o caso, para futuras intervenções, queira tomar nota na sua consciência -Ninguém fez, faz ou fará o que quer que seja por Tomar. Pelos seus habitantes, concerteza. Por Tomar, não!

Fraternalmente,

António Rebelo

14 comentários:

Anónimo disse...

08-10-2010 20:03 - Unir jantar de Natal com aniversário é a razão para Anacom gastar 150 mil euros em jantar

A Anacom completou 20 anos de actividade em Novembro de 1989 e quis comemorar isso com o reforço da união entre os funcionários da empresa. Para tal, foi decidido em 2008, aquando da elaboração do Plano de actividades para 2009-2011, que o jantar de aniversário em Novembro seria realizado em conjunto com o habitual jantar de Natal.

Em comunicado, a Anacom diz que o objectivo era “racionalizar custos com este tipo de eventos”, mas a reguladora acabou por gastar 150 mil euros no acontecimento. O mesmo iria, então, “fomentar a coesão e a motivação dos seus colaboradores”, num momento em que se ia dar início a “um novo ciclo da vida da instituição”.

O mesmo ocorreu em instalações próprias, cumprindo assim o disposto na legislação, tal como divulgou as despesas, acrescenta a Anacom.

O envio do documento foi uma resposta à denúncia do PSD, que perguntou a José Sócrates se sabia que tinham sido “gastos cerca de 150 mil euros, divididos em despesas diversas, para a organização de um jantar de comemoração dos 20 anos”.

O deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Luís Menezes, tinha considerado que este era um gasto “completamente obsceno” que configurava uma questão “de moralidade” e não de “legalidade”.

O regulador indica que a firma é “uma entidade dotada de autonomia administrativa e financeira, cujo financiamento não onera o Orçamento do Estado”. Acrescenta o regulador que tem vindo a “contribuir continuamente com entregas para o Estado”, que totalizam um aumento de “cerca de 72,5 milhões de euros”.

E ESTES GAJOS AINDA TÊM O DESPLANTE DE VIR AFIRMAR LEGITIMIDADE PARA A OBSCENIDADE???

NÃO SÃO DEMITIDOS?

O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO INVESTIGA,NÃO ACUSA?

NÃO SÃO JULGADOS E CONDENADOS POR ESBANJAMENTO E ROUBO?

QUAL FOI O CUSTO POR COMENSAL?

É QUE ESTAMOS A FALAR DE 30.000 CONTOS !!!

A nossa impotência individual e colectiva perante esta impunidade, estes crimes de lesa-pátria,vai,inevitávelmente,desembocar em algo de muito grave.

Para que serve ter um Presidente da República,uma Assembleia da República,um Governo e os Tribunais???

Expliquem-me,por favor o que é e para que serve um Órgão de Soberania.

Isto,além de vergonhoso e repugnante,é aviltante!!!!

Anónimo disse...

O sr. Rebelo tem de ter a elasticidade suficiente para conviver com comentários adversos. Acontece a quem se expõe, não é?

Aliás, não foi essa a explicação que uma vez deu ao sr. Luis Ferreira quando este o terá abordado por causa de comentários hostis?
Então, sr. Rebelo, já se esqueceu? Ou será que acha que o que é bom para outros não lhe serve a si, e julgar-se-á assim tão superior que é merecedor de tratamento diferenciado?
Se assim for, penso que o senhor não reúne aquilo que é necessário para ser um bom autarca.
Utilizar um cargo político para pavonear o ego não, muito obrigado! seria mais do mesmo, e para mal já basta assim...

Anónimo disse...

OS MAMÕES ESTÃO MESMO À RASCA!!
NÃO LARGAM O TACHO SE NÃO FOREM ESCORRAÇADOS!!

Vejam só esta "lenga-lenga" redonda,redondinha,quase a pedir de joelhos para não lhes tirarem a teta das beiçolas.

Este comunicado é bem paradigmático daquilo em se tornou o PS/Tomar no já longo consulado do LABROSTA e do seu "américo tomás",vulgo huguito...

Vejam só como é possível escrever tanto e não concluir NADA :

" Sábado, Outubro 09, 2010
Comunicado da CPC
Reunida a sua Comissão Política a 8 de Outubro, para análise deste primeiro ano de governação da Câmara Municipal de Tomar e das atitudes recentes da direcção do PSD, entende o PS de Tomar fazer público o seguinte:

Há quase um ano atrás o PSD, forçado pelos eleitores que o elegeram em minoria para a governação autárquica, veio de encontro ao PS solicitando auxílio para uma governação em estabilidade da autarquia municipal.

O PS, após ponderada reflexão, acedeu tendo em vista os melhores interesses do concelho e desde logo assumindo dois princípios basilares: A lealdade para com os seus valores e visão para o concelho defendida junto dos cidadãos; e a lealdade para com o parceiro da coligação que para a mesma nos convidou.

Assumiram os dois partidos publicamente, num processo totalmente transparente e correcto, os princípios desse acordo comprometendo-se igualmente a um trabalho conjunto, procurando mediar ou atenuar as diferenças de posição existente, tanto na forma global da gestão camarária até então, como face a projectos concretos.

Até hoje, o PS manteve-se fiel aos dois princípios antes enunciados. O PSD contudo, nunca até hoje particularmente depois das suas mudanças internas, mostrou qualquer disponibilidade em honrar os seus compromissos, em trabalhar seriamente, e particularmente em ver além das querelas partidárias para aquilo que realmente importa: o estado difícil do nosso concelho sua responsabilidade há mais de 12 anos.

Não só a direcção do PSD não mostra qualquer interesse no trabalho sério com o PS, como parece apostada pela sua acção, em diminuir ou prejudicar os seus próprios autarcas a começar no presidente de câmara, como se pretendesse rapidamente livrar-se dos mesmos. Essa não é a política séria.
.../... continua

Anónimo disse...

.../... continuação


Não é o PS que está em falta na governação autárquica nabantina, não é o PS que tem a postura errada, não é o PS que está a desonrar o compromisso para com o parceiro de coligação e para com os tomarenses. O PS não alinha nas tricas, meias palavras, agendas escondidas, guerras internas e tentativas de golpes palacianos do PSD de Tomar.

O trabalho do PS e em particular dos autarcas socialistas na vereação, com os pelouros que lhe estão atribuídos, aumentou notoriamente a qualidade desses sectores como há muito não se via e como qualquer análise isenta o poderá confirmar. Os tomarenses sabem-no. Percebemos que isso incomode quem só persegue interesses eleitoralistas, mas não foi o PS quem pediu responsabilidades, foi o PSD quem nos convidou para elas.

O PS mantém-se assim fiel ao compromisso que assumiu, não aceitando por isso qualquer imposição unilateral que não seja a afirmação clara de querer romper o acordo assumido. Do PSD só aceitamos trabalho em prol do concelho.

Há muito a fazer, há muito na forma de gestão do município a alterar, há temas urgentes a trabalhar e para isso o PS está disponível. Há por exemplo o Orçamento Municipal para 2011 a definir, e que só se mostrar sinais claros de mudança no paradigma seguido nos últimos 12 anos – na forma de relacionamento e apoio às juntas de freguesia, na forma de encarar o associativismo, da reorganização dos serviços, na pro-actividade da câmara em relação aos investidores, entre mais – poderá merecer o nosso apoio.

O PSD parece não compreender o sinal dado pelos eleitores nas eleições de há um ano, como parece obstinado já na campanha para 2013, passando por cima de todos incluindo os seus actuais autarcas, sem qualquer outro propósito que não sejam fins eleitoralistas. Mas as campanhas eleitorais são de quatro em quatro anos. Entre elas, os cidadãos esperam dos políticos responsabilidade, trabalho e determinação na resolução dos problemas da comunidade, e não estão nada interessados em novelas de intrigas ou jogos medíocres de poder.

Por tudo isto, o PS é uno e está coeso em torno dos seus autarcas e da defesa de Tomar e da melhoria de qualidade de vida dos tomarenses. É por todos nós tomarenses que lutamos.

A Comissão Política Concelhia de Tomar do Partido Socialista"


ISTO É MESMO UM "BRINQUINHO" DE OPORTUNISMO EXPECTANTE.

NEM JOGAM,NEM DÃO CARTAS...

TUDO PELO TACHO,NADA CONTRA O TACHO!

O que os preocupa não são novas políticas,novas opções de gestão,racionalização das despesas,etc.

O que os preocupa é defender o TACHO E O PENACHO!!!

O resto são tretas...

Anónimo disse...

"Cabe-me portanto a mim, e a mais ninguém, decidir em cada caso se me candidato ou não, e porquê"

Ó Rebelo, você é o meu herói. Tanta coisinha boa que você fez... é pena que ninguém saiba.

Mas olhe, quanto à sua afirmação supra, não é assim, está enganado. Não se preocupe é um erro comum mesmo entre políticos mais experimentados, mas é um engano.

Não depende de si, até porque se assim fosse não havia dúvida da decisão.
Para poder ser candidato, ou tem um partido que o convide, ou arranja uma lista de pessoas, que não é assim tão pequena, que o apoiem e façam o restante trabalho consigo, recolha de assinaturas, fundos de campanha, a dita campanha, etc.........
Portanto, todos sabemos que não vai ser candadidato. Não porque não queira, mas porque não consegue.

FR

Unknown disse...

Para FR:

Agradeço-lhe o seu amável comentário. A minha posição continua a ser a mesma, de há anos a esta parte: Se vier a fazer falta, saberei estar disponível. Porém, nada farei para forçar as circunstâncias. Coloco-me nas mãos (e na consciência) do tomarenses que realmente amam a sua terra. Se precisarem, estou aqui. Trata-se de um dever de cidadania, tal como o serviço militar, que cumpri.

Fraternalmente,

A.R.

Unknown disse...

Para anónimo em 14:42

Agradeço-lhe o seu conselho. Pode crer que a tolerância e a não-violência são dois princípios basilares, que procuro cultivar o melhor que sei.
Penso que escreveu na sequência da minha resposta. Se assim é, tenha a bondade de pensar que a escrita não mostra nunca o tom, nem a expressão, nem a real intenção de quem escreve. No caso em apreço, aceitei de bom grado, e sem me sentir ofendido ou sequer beliscado, limitando-me a responder como se estivera a jogar ténis. Na desportiva e sem sombra de rancor.
Se ainda assim se sente magoado, por favor aceite as minhas desculpas por um acto não intencional.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Sobre o comunicado da C.Política do PS, continuamos na mesma:
Mas o PS e o PSD coligaram-se para quê?
Para, estando juntos, aquecerem-se e poupar energia? Para simplesmente "fazer barreira" aos outros partidos? Para bloquear as sempre inconvenientes fugas? Para "sacar a meias" as benesses que ainda há?
O futuro de Tomar continua esperando e talvez nunca cá chegue!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Sr. Rebelo, não diga que não usa de violência ou que cultiva a não-violência quando responde a um seu interlocutor dando a entender que ele vê o mundo...com sua licença...pelo lado do olho do cú, portuguêsmente falando, só porque a conversa não lhe cheirou, isto é, pôs em causa a sua pessoa elativamente a certos assumtos e/ou posições ue o senhor toma ou defende.

É fraquinho da sua parte e revelador do seu verdadeiro carácter, mas se acha que essa é a melhor forma de contrapor...vamos por aí!
Como dizia o outro: "as acções ficam para quem as pratica".

Passe bem, e vá tendo calma.

Anónimo disse...

Ó Sr. Dr. Rebelo,

Diga lá o que pensa de a continuidade,ou não,do acordo PS/PSD,subscrito há um ano pelos dois " " das Comissões Políticas Concelhias dos dois partidos,ser agora reavaliado para manter ou romper,apenas numa conversa entre o "Presidente" do PS e o Corvêlo que,segundo julgo saber,nem sequer é militante do PSD,ignorando completamente a CPC do PSD.

Será porque o Corvêlo é que tem o poder legal de dar ou tirar pelouros aos MAMÕES?

Mas,se assim for,estão a esquecer que é à AM que compete decidir sobre o nº de vereadores a tempo inteiro ou parcial. E,por essa via,com o acordo dos IpT e eventualmente de outros,o PSD tira o tapete ao Corvêlo e aos MAMÕES.

Se o PSD tiver um mínimo de dignidade,só pode abominar esta manobra dos MAMÕES e do Corvêlo - irmanados na defesa de interesses pessoais/materiais convergentes.

O LABROSTA está sem qualquer margem de manobra.

Só sobreviverá com a complacência e caridade do Relvas e do Delgado.

Mas,se isso acontecer,o pântano tudo engolirá e a situação tornar-se-á ainda mais paralizante por desorientação e desgoverno absoluto.

Deixaremos de ter uma Câmara para ter um grupo de pauliteiros ferrados,de unhas e dentes,no orçamento camarário.

Ficaremos numa situação em as instituições democráticas locais deixarão de funcionar...

Teremos circo da mais rasca qualidade e sempre com os mesmos caríssimos "artistas"...

Triste sina. ARRE PORRA!

Isto é a NEGAÇÃO COMPLETA do 25 DE ABRIL!

É só e apenas a "DEMOCRATIZAÇÃO" da CORRUPÇÃO.

Unknown disse...

Para anónimo em 18:34

Se vê as coisas assim, que lhe hei-de responder? Que opinar não significa ter razão? Que a liberdade de opinião é total e igual para todos? Que quem diz o que quer, arrisca-se a ouvir o que não gosta? Que usar uma imagem escrita não é de modo algum ser violento? Que há quem embirre por tudo e por nada?
São tantas as hipóteses, que achei melhor deixar ao seu critério o que melhor corresponda ao que gostaria de ler.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Boas análises aqui colocadas sobre o momento que vivemos em Tomar e sobre o comunicado do PS. A rapaziada que está a tratar das suas vidas e a mamar do orçamento municipal, os dois vereadores com os seus secretários e mais assessores, não dizem nada sobre a gestão municipal ou mesmo sobre os projectos em curso, nada pois isso não faz parte das suas preocupações, para esta rapaziada assim está bom. O LF e o seu Tomás são os maiores em unanimidade

Anónimo disse...

Não devem ter lido o mesmo comunicado que eu li.

Está lá preto no branco que a coligação cai na apresentação do orçamento para o ano 2011. E até tem bem escritinhas as condições de manutenção.

Hugo Cristóvão, finalmente, marca o tempo e lidera uma coligação onde não está.

José Rodrigues disse...

Bons dias a todos os que verdadeiramente amam esta terra templária.
Nasci nesta terra e sou tomarense, mas pouco Pato Bravo,pois tenho assistido impávido e sereno ao desagregar, à falta de respeito pelo nosso património cultural por parte de diversos governantes que agem como se fossem uma empresa Público-privada e defendem mais outros interesses do que aqueles para o qual foram eleitos. Tenho de pedir desculpas , penso não ser o único, aos meus filhos, aos vossos a todas as crianças desta terra pela minha inoperância pela minha letargia, por lhes deixar menos que aquilo quem encontrei quando nasci. Nasci numa dessas ruas alegres da cidade"velha" onde habitavam cerca de 35 pessoas e onde hoje, em virtude do abandono não vivem mais que 5 ou 6. A CMT tem preferido fazer algumas obras "vistosas" de gosto duvidoso a recuperar para dentro da cidade velha aquilo que é realmente essencial -o factor humano . A CMT tem descarecterizado um pouco as ruas tipicas.
Ainda à pouco passei pela Travessa do arco e emocionei-me por ver que os moradores tentam contrariar a "uniformização" das ruas e colocaram vasos onde em tempo deviam existir canteiros , numa tentativa de recuperar o conceito de Rua-Jardim que confere ás nossas ruas carisma e agrada a quem nos visita.É de louvar quem consciente ou inconscientemente dedica parte do seu tempo pessoal e amor a dar alguma côr e vida ás nossas ruas. Bem hajam.
Tenho de ressalvar as obras de infraestructuras feitas pela CMT. Tenho tambem de agradecer a alguns privados que tiveram a coragem de investir,recuperar,modernizar e re-habitar, ou por aluguer ou por habitação-própia as nossas ruas, nestes incluo o sr.Rebelo, bem hajam. Por aquilo que faz pela nossa terra bem-haja.
Sr.Rebelo peço-lhe por amor à nossa terra que se candidate à presidência da CMT , eu como cidadão descrente na política preferia vê-lo sem ligação a partido algum , prefito vê-lo numa plataforma de pessoas competentes e realmente queiram o melhor para Tomar e estejam dispostos a lutar pela cidade e não pelos seus interesses pessoais.
Espero ter sido NAIF o suficiente e que comigo alguem continue a ACREDITAR em Tomar cidade templária .