Com os políticos locais ocupados na questão do hospital, para a qual ainda não apresentaram qualquer solução alternativa (suspender a aplicação não é propriamente uma ideia brilhante, com o défice a aumentar e num país onde NÃO HÁ DINHEIRO...), a vida local continua em todos os outros sectores. Eis um pequeno filme.
Duas da tarde. Telefonema. Mãe aflita. Tenho a casa toda inundada. É um cheiro que não se pode aguentar. A minha filha teve uma menina a semana passada. Foi suturada com 45 pontos em baixo. Precisa de descansar. O senhor que é o senhorio tem de resolver o assunto.
Já no local com um artesão especializado. Constata-se entupimento dos esgotos nas caixas de visita. Tenta-se resolver com uma mangueira ligada à torneira. Sem resultado. Outra rendeira queixa-se. Tenho a sanita entupida. Estou farta de deitar baldes de água mas não desentope. (É a água que vai inundar o outro apartamento, passando pela caixa entupida). Porque é que ainda não se queixou? Para quê? Um dia destes chamei os bombeiros. Mandaram-me dois polícias.
O melhor é chamar aquele carro de desentupir dos serviços da câmara. Opinião do homem chamado para resolver o problema. Manda-se aguardar no local. Ida aos SMAS. Atendimento imediato e simpático. Não havia mais ninguém. Explicação do problema. Telefonema da funcionária para o encarregado do serviço. Informa a funcionária que vai voltar a chamar. Telefonema-resposta. Encarregado informa que não consegue contactar os funcionários da viatura.
Subida ao primeiro andar. Pedido para falar com determinado responsável superior. É favor aguardar um momentinho que está ocupado. Desistência cerca de meia hora depois. Regresso ao local do entupimento. Abertura da caixa de visita interior que não dispunha de tampa amovível. Consegue-se desentupir a muito custo. Entupimento da caixa de visita exterior. Abertura da respectiva tampa amovível. Desentupimento mais fácil. Colector mesmo ao lado.
De regresso a casa. Passagem pelos SMAS para anular o pedido de desentupimento. Leitura de mail do responsável dos SMAS que estivera ocupado. Pede desculpa e informa que estão a fazer o possível para solucionar o problema. Resposta. Agradecimentos mas já não é preciso. Não parece correcto nem aceitável que um encarregado não possa contactar com o seu pessoal a qualquer hora. Numa autarquia com mais de 200 telemóveis entregues aos funcionários.
Tem havido evidentes melhorias nos SMAS. Instalações. Atendimento. Facturação. Falta rever os preços. E sobretudo melhorar a organização interna. Com um sistema fiável de comunicação imediata. De modo a poderem acudir prontamente em caso de urgência, acidente ou tragédia. No melhor pano cai a nódoa.
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