sábado, 14 de janeiro de 2012

Concentração de protesto junto ao Hospital de Tomar

Cerca de 700 pessoas concentraram-se esta noite à entrada do hospital de Tomar, como forma de protesto contra a anunciada perda de valências e de postos de trabalho já anunciadas. Numa cidade nada atreita a tal tipo de manifestação, juntar tão elevado número de cidadãos à hora do jantar e numa noite em que jogava o Benfica, mostra ser grande o descontentamento e a ansiedade perante um futuro cada vez mais incerto. Um dos vários cartazes improvisados resumiu perfeitamente o clima reinante no local: "Levem-me tudo. Aqui têm as minhas cuecas."
Entre os presentes, vários médicos do hospital, os vereadores Pedro Marques, Luís Ferreira e Graça Costa, vários presidentes de junta do PS e dos IpT, o padre Mário Duarte, que antes dissera durante missa que os fiéis deviam ir à concentração, os deputados municipais Anabela Freitas, Hugo Cristóvão e Rosa Santos, bem como os jornalistas habituais + António Freitas.
Nas várias declarações recolhidas e filmadas pela Rádio Hertz, a tónica foi bem entendido o direito à saúde e o ataque aos direitos dos tomarenses, o que coloca a mesma questão de sempre: Tomar não quer perder valências nem postos de trabalho, Abrantes também não e Torres Novas tão pouco. Tendo o governo constatado que não há meios para manter as coisas no CHMT como estavam até agora, não se vislumbra como ultrapassar o problema, tanto mais que, estando o presidente da AM muito bem situado em Lisboa, seria assaz estranho que houvesse uma conspiração anti-tomarense por parte do ministro da saúde Paulo Macedo. É certo que uma fonte nos disse no local da concentração que estão a transferir serviços para Abrantes, que é a unidade mais antiga, para desocupar e mais tarde privatizar o hospital de Tomar. Foi a primeira vez que tal ouvi dizer. Em todo o caso, uma eventual privatização poderia não ser necessariamente um desastre para os tomarenses, tudo dependendo das condições facultadas depois aos utentes do SNS. Agora para os adeptos do tudo-Estado, claro que seria uma cruel derrota, menos de 40 anos após o 25 de Abril e a Constituição mais progressista da Europa do sul. 
Que fazer então? Cabe claro está aos partidários da saúde inteiramente a cargo do Estado, esclarecer qual a solução exequível que propõem para o aperto actual. E quem asseguraria os fundos indispensáveis. Na sociedade em que vivemos, infelizmente nada é gratuito. Para alguns não pagarem, outros o têm que fazer. E estamos num país e numa terra com imensos adeptos das borlas, mesmo depois de os barretes já terem passado de moda há muito. Porque será?

4 comentários:

Luis Ferreira disse...

Estimado conterrâneo, pequenos acertos à sua contagem, que decerto não pretendeu ser exaustiva dos autarcas que estiveram presentes: Da vereação estiveram presentes 4 vereadores, os dois do PS e os dois dos IpT. Presidentes de Junta de Freguesia vi por lá 9 dos 16, os quatro eleitos pelo PS (Alem da Ribeira, Beselga, Madalena e Sabacheira), dois eleitos dos IpT (Alviobeira e S.João), dois eleitos do PSD (Casais e Sta. Maria) e o eleito CDU de Paialvo. Deputados Municipais vi a Anabela, o Hugo Cristovao e a Fatima Duarte do PS, o Paulo Macedo da CDU e a Rosa Santos do PSD e acredito que estivesse também algum dos IpT.

Foi portanto bastante representativa, em termos de espectro político do Concelho e a população pautou a sua atitude pela elevada urbanidade. Fora as criticas à ausência, totalmente injustificada do Presidente de Camara em exercício, tudo correu com calma e próprio de uma comunidade civilizada.

Penso que terá ficado bem claro para todos os que pensam que a população vai aceitar sem protestar que este ataque ao Serviço Nacional de Saude tenha sucesso, desenganem-se.

E quem no processo não se colocar do lado de Tomar, pagará o seu preço.

Pata Brava Tomarense disse...

Professor Rebelo não sejamos cínicos escrevamos verdade. Por isso estes senhores do vídeo merecem a minha estima: falam o que nos vai na alma e não têm interesses políticos: http://www.youtube.com/watch?v=YUIq2El9vP4

alexandre leal disse...

Caro Professor Rebelo

As minhas felicitações p'lo rigor da projecção e lucidez da analise do problema em apreço.
Faria bem aos nossos políticos de vão de escada lerem o livro a que dedica a sua ultima crónica: queres ser deputado,puto

alexandre leal disse...

Caro Professor Rebelo

As minhas felicitações p'lo rigor da projecção e lucidez da analise do problema em apreço.
Faria bem aos nossos políticos de vão de escada lerem o livro a que dedica a sua ultima crónica: queres ser deputado,puto