terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tarde, pouco, fraco e de má vontade...

 Inicialmente, o aspecto era este: uma pequena quantidade de gravetos resultantes da poda num quintal.

Após dez dias, três telefonemas, dois mails e um post, o resultado agora é este.

As duas fotografias acima documentam um exemplo do principal problema do Município de Tomar. A evidente falta de ascendente e autoridade dos eleitos em relação aos funcionários prejudica gravemente os tomarenses e a cidade. Neste caso concreto, só passada mais de uma semana vieram recolher uma pequena quantidade de ramos. Fizeram-no de má vontade, porque foram obrigados, e isso nota-se. Deixaram uma parte, como quem diz -"Se pensam que mandam na gente, estão enganados!" Claro que agora vão alegar que não são da "varredura" e que por isso não varreram. Pois! Mas nestes últimos tempos, o funcionário da "varredura", o antigo "varredor", só por aqui tem passado uma vez por mês. E é quando passa! Resta portanto aguardar para o mês que vem. 
Mal empregado dinheiro que se é obrigado a pagar para saneamento, para tratamento de esgotos e para recolha de resíduos sólidos. Como por exemplo ramos da poda dos arbustos do pequeno quintal.
Trata-se na minha tosca opinião, de quem não conhece mundo, de uma das graves doenças do país e particularmente de Tomar. Funcionários intimamente convencidos de que os eleitores-contribuintes estão ao serviço do Estado e da autarquias, quando é (ou devia ser) exactamente o contrário. Os funcionários é que são pagos para servirem os contribuintes. Se não servem para isso, também não servem para mais nada, que gastar dinheiro qualquer um sabe. Enquanto não houver eleitos com coragem para implementar tal evidência e fazer cumprir o dever a cada um, os senhores funcionários-donos-da-autarquia vão continuar a trabalhar pouco, tarde, mal e de má vontade. Fora o resto, nalguns casos...
Claro que há notáveis excepções, por isso mesmo honrosas. Dado porém que quem cala consente, ficamos por aqui. Só alguns comem os figos, mas rebentam os lábios a todos. Como dizem os de religião judaica "Deus saberá escolher os justos, quando a ocasião se apresentar".

1 comentário:

alexandre leal disse...

Sabe meu caro Prof. estas temáticas remetem-nos para reflexões mais importantes .
No tempo do Engº Paiva tenho a idéia que este tipo de chico-espertices lusitanas eram mais dificeis de passar no crivo. E , contudo , quando eu digo que o Engº Paiva foi, objectivamente, o melhor presidente de câmara que conheci em Tomar, sou olhado de lado, como atrazado mental , à revelia e a contra- pé das elites "eruditas" que há décadas berram na nossa cidade sem qualquer sucesso.Estou por cá já lá vão mais de 30 anos.Será que acham que o melhor presidente foi o actual e sequioso lider dos independentes??!!
Entre a direita bacoca e reacionária e a nossa pseudo esquerda cheia de" intelectuais" e acolhendo alguns tipos que deviam aguardar julgamento em prisão preventiva , totalmente impreparada e inútil ,não há grande diferença. E eles sabem que isto é verdade!

É uma pena mas assim não vamos a lado nenhum !

Cumprimentos