sábado, 21 de janeiro de 2012

O Pluto e os filhos da mulher do Pluto

Os amadores de banda desenhada conhecem bem as aventuras e desventuras do Pluto, da esposa e dos filhos dela. E dele, claro! Pois no meu tosco entender, a política nabantina tem cada vez mais parecenças com as ditas personagens. Assim, os independentes locais são filhos da determinação de Luís Ferreira que, ao cabo de uma laboriosa campanha, conseguiu enxotar Pedro Marques das listas socialistas. Desta vitória pírrica vieram a resultar até agora 14 anos bem agitados. Mas isso o audacioso e pertinaz socialista não o podia prever. Certo é que, a dada altura, o líder das hostes PSD deu de frosques, rumo a paragens mais rentáveis, deixando o poder local aos seus mainatos. Cujo actual chefe executivo vai demonstrando, a cada dia que passa, que não estava minimamente preparado para a função, ao invés daquilo que me foi dito meses antes e está gravado.
Entretanto, outro chefe se queimou já, na fogueira implacável do poder local, onde só cultura, sensibilidade e boas maneiras, não chegam nem levam longe. Tanto mais que a actual e relativa maioria de plutos é por assim dizer de ilegítimos detentores do poder. Na realidade, não fora a absconça candidatura dos plutos independentes, cujas diferenças programáticas em relação aos plutos socialistas ninguém conseguiu ainda enxergar, o PS teria ganho com maioria absoluta e os plutos laranja estariam desde Outubro de 2009 no conforto da oposição solitária.
Sabedor de como o resultado dos plutos IpT fora conseguido, ciente de que um pássaro na mão vale que outra coisa noutro sítio, o mentor de toda a operação apressou-se a engodar os plutos socialistas com substanciais mordomias, deixando os outros a chuchar no dedo. Estes por seu lado nada puderam fazer na área da retorsão, pois um pluto preso pela arreata não pode ir a lado algum.
A estranha mancebia durou dois anitos. Tempo para os plutos socialistas se convenceram de que a situação local estava cada vez mais levada de um filho da Pluta. Consumaram o divórcio da dita mancebia, que nunca havia sido realmente festejada na horizontal, e esperaram para ver. Foi então que os plutos independentes demonstraram uma vez mais que poderão ser tudo menos isso -independentes. Em vez de alinharem com os socialistas numa renúncia colectiva imediata, de forma a provocar intercalares, têm-se entretido a alambicar posições, num cinzentismo confrangedor, a beneficío dos laranjas instalados.
Seguro de que os auto-denominados plutos independentes não dispõem de autonomia para provocar intercalares, o pluto-presidente-provisório vai encadeando asneiras após asneiras. A mais grave foi aquela do hospital. Depois de ter reunido duas vezes com a administração, a quem deu os ámens necessários, nem sequer teve a franqueza de informar os outros plutos do executivo. O que lhe permitiu depois garantir aos manifestantes que estava do lado deles e dos interesses de Tomar. Incomodado e surpreso com tanta falta de lealdade, o pluto-administrador-hospitalar pôs a boca no trombone. Pouco depois o pluto chefe dos independentes foi taxativo: "Temos de saber quem está a mentir", disse ele. Maneira ardilosa de virar parcialmente o bico ao prego, descarregando metade da areia da camioneta presidencial para cima do pluto-administrador. Que afinal se limitou a dizer a verdade e só a verdade. O outro pluto é que foi dúplice.
Assim vai a cidade. Mais de um mês após o fim da mancebia PSD/PS, tudo como dantes, valências hospitalares de Tomar para Abrantes. Os plutos mainatos do Paiva continuam sentados nas cadeiras do poder local, mas já não mandam nada. São assim um aparente mini-império dos sentados.
Para a história local ficará que o corajoso e oneroso gesto dos plutos socialistas, ao romperem a mancebia, foi afinal em vão, pois os plutos ditos independentes continuam a proteger os seus benfeitores laranjas. E não adiantará virem com desculpas tardias de circunstância. "Em política o que parece é" e os factos estão à vista de todos. "Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele".

4 comentários:

Luis Ferreira disse...

Estimado prof.Rebelo

Simpatia sua de achar que foi em resultado de uma campanha minha que em 1996, numa reunião da Comissao política do PS, por unanimidade, sob a presidência de José Mendes, esta decidiu não candidatar o então presidente independente eleito pelo PS.

Todos sabemos em Tomar o porquê de tal decisão.
Como já escrevi em diversos momentos, essa corajosa decisão ao tempo "custou" ao PS uma longa e ainda não terminada travessia de oposição em Tomar. Mas todos sabemos que o que se passava na altura, não era possível de comtemporizar mais.

Felizmente, parece que o tempo ajudou o ex-Presidente independente a evoluir para uma posição, fora um ou outro "coxo" político, capaz de conduzir a uma plataforma de salvação de Tomar, onde este não lidere, em prol de um futuro para o nosso Concelho.

Também no PS se evoluiu muito e hoje, são imensas as pessoas que entendem ser impossível continuar a ajudar, por muita boa fé que tivéssemos, quem reiteradamente não aprende, não houve, não negoceia, não lidera, não governa, não constrói, enfim nada faz de jeito...

Por isso meu estimado conterrâneo o caminho para mim é simples: Rua com esta gente. Seguida da criação de uma plataforma de salvação do Concelho, onde socialistas e independentes tenham um papel de destaque, mas que receba também a participação e contributo de outros sectores da comunidade. Só há para isso uma ou duas condições prévias, uma das quais é que essa plataforma não seja liderada por nenhum dos protagonistas do passado, especialmente o ex-Presidente.

Estou certo que ele será dos primeiros a compreender isso, porque quem deu a cara como ele deu na defesa intransigente dos interesses de Tomar contra o Governo PPD, nesta questão do Hospital, saberá bem não defraudar os tomarenses quer na continuação do combate e da exigência de suspensão desta reestruturação do hospital e final da sua existência a médio prazo, como saberá dar um passo atrás, para permitir que se encontre uma solução para "expulsar" democráticamente estes "usurpadores" que por lá se instalaram na Câmara.

Porque meu caro o problema de Tomar neste momento não se resolve com qualquer caça às bruxas do passado, ou com o reescrever da história dos meados dos anos noventa do século passado. O problema de Tomar resolve-se, quanto a mim, com uma forte unidade entre toda a comunidade na defesa do hospital, do politécnico, do aproveitamento dos recursos económicos e culturais existentes. De valorizar o que se faz bem, terminando com as "coxas" invejas e "pedantes" estares que nos fazem perder no assessório. Tomar precisa de se livrar do PPD e das pequenas "máfias" que se instalaram aqui e ali e que nos tolhem o futuro.

Já ontem era tarde!

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

"Já ontem era tarde"!

Está tudo dito.

Nem bulir nem mugir! Estas coisas querem-se na paz do bom senso democrático.

Sem precipitações. Para não caminhar às cegas.

Sem arrenegações.

Virgílio Lopes disse...

ESTÁS QUASE LÁ!...


"...Só há para isso uma ou duas condições prévias, uma das quais é que essa plataforma não seja liderada por nenhum dos protagonistas do passado, especialmente o ex-Presidente."

ESQUECESTE-TE DE FALAR NA 2ª CONDIÇÃO PRÉVIA...

PORQUE PASSA POR TI!


Como alguém já aqui disse em 26/12/2011 :


" Ó MEUJ AMIGOCH...


Luís Ferreira e Pedro Marques são parte do PROBLEMA político em Tomar.

Como querem que possam fazer parte da SOLUÇÃO ?

Enquanto os protagonistas do PS e dos IpT forem esses dois figurões não há nada de bom a esperar.

Os problemas resolvem-se com Homens e Mulheres de PROJECTO, exclusivamente dedicados A SERVIR.

O que não é o caso.

São ambos homens de interesses, ávidos de poder pelo poder, desavindos porque galos em luta pelo mesmo poleiro e suas benesses, sem projecto e sem espírito de servir.

Enquanto os socialistas e os independentes não se virem livres de um e de outro, o Relvas continuará a reinar à vontade e a praticar em Tomar o que "condena" em Lisboa.

Triste sina a nossa...


Com todo o respeito,

Virgílio Lopes

26 de Dezembro de 2011 15:22


A VIDA ENCARREGAR-SE-Á DE O CONFIRMAR OU NEGAR...

Esperemos.

Tomarense de gema disse...

É hora de virar a página em Tomar!!!
É necessário juntar figuras que lutem com todas as forças em prol de Tomar, chega de 14 anos de desgoverno, só foram obras e mais obras... parques T, destruição de Estádio, Pavilhão, Parque de Campismo este apesar de reaberto, já não é o que era, entre outras asneiras que se cometeram em Tomar.
Nunca se trabalhou uma agência para captação de investidores em Tomar, antes pelo contrário afugentaram-os a pensrem que em tomar os terrenos são ouro, sei que no concelho em tempos houve uma mina de ouro na localidade de Poço Redondo , mas que dessa mina só restam os buracos.
Na minha modesta opinião poderiamos juntar profº Rebelo, Drº Correia Leal entre outras figuras ilustres de Tomar que nada tiveram a haver com gestões de passado em Tomar!!!
É tempo de acordar!!!!!