quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Principais temas da semana


 O grande tema desta semana é naturalmente a contestação à reforma do CHMT, que merece o principal destaque de CIDADE DE TOMAR. Do relato da sessão extraordinária da AM, com a habitual transmissão directa da Hertz e colunas de som na Praça da República, relevo para os ataques a Carlos Carrão, centrados no facto antes aqui denunciado de já saber muito bem o que se passava, mas nada ter transmitido aos restantes membros do executivo. Na resposta, o presidente interino lá foi repetindo que está na autarquia há 14 anos e sempre defendeu os interesses de Tomar. A dado passo acrescentou que, por muito que custe a algumas pessoas, "O PSD vai ganhar em 2013". Ignoro em que elementos se baseou para semelhante previsão. Julgo porém que nova vitória laranja pode vir a ser possível, mediante duas condições sine qua non: que o senhor Carrão não seja o cabeça de lista e que PS e IpT colaborem como habitualmente, roubando votos um ao outro.
Ainda sobre o hospital, o presidente da câmara de Torres Novas  declarou ao CIDADE DE TOMAR que se "devem deixar de lado as polémicas e todos os autarcas devem agir com serenidade, trabalhando em conjunto para reforçar a sustentabilidade do CHMT... ... a unidade de Torres Novas ficou menos rica do que a de Tomar, mas isso para mim não é determinante, nem me passa pela cabeça protestar porque perdi as urgências. Importante para mim é manter os três hospitais e, nesse sentido, devemos trabalhar todos em conjunto."


Além da polémica sobre a reforma hospitalar, O TEMPLÁRIO publica um excelente texto de J.A. Correia Pais sobre a evolução demográfica do distrito de Santarém. Graças à infografia da página 9 ficamos saber que entre 1981 e 2011, três décadas portanto, Abrantes, Alcanena, Alpiarça, Chamusca, Coruche, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Barquinha perderam população, com destaque para Abrantes (-19,2%) e Tomar (-10,9%), além de outras localidades menos importantes. Em contrapartida, durante o mesmo período aumentou a população residente em Almeirim (10,5%), Benavente (78%), Cartaxo (8,3%), Constância (2,7%), Entroncamento (68,7%), Ourém (11%), Rio Maior (6,5%) e Salvaterra (16,9%).
Outro tema interessante no semanário dirigido por José Gaio vem nas páginas 16 e 17, dando a conhecer a opinião dos estrangeiros que escolheram viver na nossa cidade. Trata-se de conteúdo que devia ser distribuído aos senhores autarcas da relativa maioria (e outros). A ver se abandonavam os gargarismos do costume e se resolviam finalmente, senão a implementar, pelo menos a propor soluções para problemas que nos atormentam há décadas e não parecem incomodá-los minimamente. O realojamento dos ciganos, ou o mercado, por exemplo...


N'O MIRANTE desta semana, além da vistosa capa (Fotos de Bruno Graça e Miguel Relvas),  há as habituais piadas do Cavaleiro Andante e do Mirante cor-de-rosa ("Administração garante que não vão faltar aspirinas nem termómetros nas urgências de Tomar e Torres Novas"), bem como a magnífica crónica susbscrita por JAE, que pode ser lida em http://ultimapaginaomirante.blogspot.com

1 comentário:

alexandre leal disse...

Professor

Que pena os autarcas do nosso concelho nada aprenderem com o P.Câmara de Torres Novas. O homem mostra-se pragmático como habitualmente. Mas onde fica Tomar em relação a Torres Novas?
E continuam néscios ,a brincar aos políticos de aldeia.
Cumprimentos e as minhas felicitações pela forma irrepreensível como escreve.